Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo Kalanascovic

[Discussão] Até onde é dispensável o uso de subwoofer?

Recommended Posts

Fala rapaziada, tudo bom ?

No cenário atual, o qual apresenta inúmeras opções de kit componente voltado para SQ, até onde seria dispensável o uso de subwoofer?

Explico, estou reformando um veiculo e pretendo montar um sq provisório, composto por:

> IVA D800 - sem h800 ou qualquer outro processador.

> Kit componente 2 way

> Amplificador

Como se trata de um projeto provisório, contudo utilizando equipamentos para um futuro projeto (em outro veiculo), gostaria de debater até onde eu irei obter êxito utilizando o básico do SQ. Claro, o veiculo terá o devido tratamento acústico, cabos selecionados (preciso ler alguns review) entre outros fatores comum na instalação.

Motivo para não utilizar sub neste momento: Economia para o futuro set, pois ira envolver compra de processador, amplificador mono, nova fiação e cabos, bateria, processo de tratamento acústico, criação de box para sub e o subwoofer.

Acabei selecionando alguns equipamentos e gostaria de opiniões:

Kit componente:

Focal PS165FX

Focal KR2

Alpine SPX 177a

Alpine SPX 17PRO

Hybrid Audio Unity

Morel Tempo

Hertz HSK 165XL

German Maestro Epic

Amplificador:

Focal FPP 410

Hertz HCP4

Mosconi One 120.4

e talvez DAT 4100 ou Audiophonic

Costumo ouvir muito show acústico, podendo citar Maroon five, Jack Johnson, algumas musicas Capital inicial, RHCP, Charlie Brown, além de alguns set Avicii, Swedish House Máfia, Benny Benassi, Projeto BPM, Nick Romero, Nervo, Leon Bolier, Cedric Gervais, Calvin Harris, Afrojack... Além do amado sertanejo Hehehe.

Qual meu objetivo? Retirar ao máximo de um bom kit duas vias, sem a necessidade imediata de um subwoofer.

E agora José, o que vocês acham, será possível obter sucesso somente com kit duas vias (dos modelos citados - havendo a possibilidade de acrescentar outros modelos de kit 2 vias até 1.500 reais)?

Abs.

Editado por Rodrigo Kalanascovic

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves falou que o Status da GM, quase dispensa o uso de Sub... O bixo deve descer bem...

Cheguei a escutar o Comcept - German Maestro em um DLS, esta a tocando muito bem (com a/c ligado). Gostei do kit!

Procurei o modelo Status no site do Cady e nao encontrei, contudo tem o modelo Epic, ira entrar para lista junto com o amplificador Mosconi One 120.4 ( só nao tem em estoque).

Dos kit que citei, o único que conheço bem é a linha KR - Focal. Contudo tive o KRX3, caso seja o mesmo mid estarei bem servido. Outro modelo é o Hertz 165XL, vamos ver o que o pessoal tem a dizer.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu carro oe um 3 vias montado na frente com o 4" nar cw3 e 6" 650cw3 e tw vifa e cross feito para eles com o William Santiago. Na porta tratada da blazer eles estam descendo muito.bem! Vai ate os 40-45 hz tranquilo e audível. Mas não dispenso um bom sub pesado por nada. Ta pra levar ? Da! Mas acho que seria mais gosto pessoal que regra. Se tratando de um bom kit,obvio.

Enviado do Nokia lumia 1020. Já sei que não sei escrever! Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Também cogitei alguns 3 vias DLS, inclusive um modelo que o Massami esta vendendo por 1.500 reais.

Contudo acho muito complicado "alinhar" um 3 way. O que eu sofri com o krx3 e depois com o MLK nao esta no mapa, é muito complicado.

Esse NAR cw3 é da serie nova ou daquela antiga? Pensando aqui, se for esse kit NAR que aparece no banner por 12x de 45 (snme), teria como eu comprar um 10w6 ou talvez um morel ultimo SC, assim usaria o Focal 4100 em todo set. Depois quando estiver montando o set definitivo compraria mais dois w6 ou mais dois Morel, ficando do jeito que planejei ( três sub 10' na mala).

Compartilhar este post

Link para o post

E o.novo. O de kevlar! E na boa! Se vc quer espaço vai de 8w3v3 eu tinha e posso falar que e um.baita sub!!!! Já o nar de 8" e bom. Porem não desce mais que uns 35-40hz não!!!!! E mesmo assim vc vê que ele não fica a vontade nessas frequências não!

Enviado do Nokia lumia 1020. Já sei que não sei escrever! Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer um som sem subwoofer, vai de diaond hex em pezinhos se,ados de uns 6 litros... O bicho parece um sub... Ti testando um agora no meu set... Absurdo oq esse mid faz em pezinhos...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Usei um Helix B62C por cerca de 1 ano sem sub.

Liguei direto no DVD e não usei amp. Carro é um Civic que tem portas muito boas! Pela baixa potência, vc não precisa cortar o midbass e ainda pode dar um reforço nos graves que ele aguenta bem! Muita gente achava que eu tinha sub no carro!

O problema é que quando vc acoatuma com um SQ completo com sub, fica difícil manter o som assim! Sempre sente falta de algo! Uma batida mais macia...mais presente e com mais spl, daí só o sub mesmo! Ou seja, pra quem gosta das características d um sub, impossível ficar sem ele! Pode ficar um tempo, mas logo vc se cansa!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Hertz ESK165XL + Hertz HCP 4;

Mid parrudo, desce bem, tweeter nada estridente como falam por aí. HCP 4 será o próximo amp que vou pegar, recomendação fortíssima do Massami.

Compartilhar este post

Link para o post

Hertz ESK165XL + Hertz HCP 4;

Mid parrudo, desce bem, tweeter nada estridente como falam por aí. HCP 4 será o próximo amp que vou pegar, recomendação fortíssima do Massami.

Eu uso HSK 165 XL nas portas do Golf, com amp Morpheus (100 WRMS pra cada mid) e concordo com o que voce disse.Mid desce bem.

abs

Editado por Newsom

Compartilhar este post

Link para o post

Audison AV K6 não rola?

125w rms @4 ohms

Frequency response 50-22k

Esse kit ganhou o Eisa Award “European In-Car Speaker System 2010-2011”

Dizem que esse kit lembra o Hertz HSK pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso HSK 165 XL nas portas do Golf, com amp Morpheus (100 WRMS pra cada mid) e concordo com o que voce disse.Mid desce bem.

abs

Na minha opinião esse midbass desce bem por tocar a partir dos 40HZ.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião esse midbass desce bem por tocar a partir dos 40HZ.

Nesse seu pensamento meu german maestro desce ate o inferno então...afinal a resposta dele é a partir de 30hz segundo o fabricante...rsrsrs

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um novo kit da focal performance que eu acho bem legal que é o Focal PS 165 FX, ganhou o EISA Award (2013/2014)

80w rms @ 4 ohms

Frequency response 55-28KHz

Na documentação fala que o crossover é BI AMP, único com o cone FLAX, e que toca bem até nas baixas frequências.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala rapaziada...

Cy,

Questão em si nao é espaço, até porque cogitei o Focal 40kx e de acordo com manual a brincadeira começa com 40l, 60l e por fim 80l.

Contudo não basta ter bons equipamentos sem ter um layout bacana, assim optei por três modelos de 10". Além do setup 3 10", pensei em fazer algo mais europeu, com um sub (10w6 ou até mesmo 10w7, Morel ultimo...) acima do step, digo, um segundo assoalho.

Guto,

Já usei 600s a muito tempo atras, em portas tratadas. Na época não tinha muita bagagem, contudo pode ser que não retirei o máximo do kit. De qualquer maneira acho que o Reginaldo tem alguns modelos a venda.

Rodvts,

Estou a um bom tempo usando set oem (sportback s3) e a muito tempo não invisto em audio. Creio que por ser algo provisório nao irei sentir tanta falta do sub. Creio que assim irei conhecer muito bem o front stage do set, quando montar o projeto definitivo, havendo a possibilidade de usar processador irei conseguir detectar os gargalos do set.

Kíred,

Pensei nesse setup, HCP4 + 165XL, irei pesquisar sobre o kit um pouco mais e depois analiso o que será melhor.

Maurício,

Como citaram, disseram que AV K6 é semelhante ao HSK. Mais irei analisar o Audison.

O PS165FX eu coloquei na lista, é um bom candidato junto com o FPP 4100.

Alias pessoal, o que podem dizer sobre a linha FPP? Queria muito o FPS mais no momento é inviável. Seria como tampar a bunda e ficar com pinto a mostra hehe

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai do gosto do freguês.

No carro eu convivo bem sem sub com praticamente qualquer duas vias, não sou "ligadão" em graves.

E tem nego com mid parrudo que acha essencial ter uma via de graves boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai do gosto do freguês.

No carro eu convivo bem sem sub com praticamente qualquer duas vias, não sou "ligadão" em graves.

E tem nego com mid parrudo que acha essencial ter uma via de graves boa.

Na época que usei o mlk III, numeras vezes chegava a desligar o subwoofer por conta do excesso. Alias, toda mídia que tenho gravadas no estilo acústico, eu desligo o sub.

De qualquer maneira, irei conversar com o Edgar, Dimi, Spalenza pois todos eles tiveram o NAR kevlar e sempre elogiaram. Isoo em 2009~2010, nao é possível que o modelo tenha sofrido downgrade, assim terei um pequeno caixa para um sub até mesmo um Questo 250.

Creio que terei bons resultados com o setup.

Vai ter que fazer um tratamento animal nas portas se quiser descer bem, além de um Mid hipertrofiado.

Rapaz, por incrível que pareça o tratamento acústico é a parte que mais gosto de fazer, e sim, será um tratamento BRUTO!

Um mid que desça até 45~50hz esta ótimo, nao preciso mais do que isso.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi falar bastante que se pode dobrar a quantidade de potencia enviada à um kit-componente, por exemplo se um kit tem 50w rms você pode amplificá-lo até 100w rms sem distorção, isso consta? Porque se é verdade com um Hertz 165XL com 150w rms você pode aplicar 300w rms nele?

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um novo kit da focal performance que eu acho bem legal que é o Focal PS 165 FX, ganhou o EISA Award (2013/2014)

80w rms @ 4 ohms

Frequency response 55-28KHz

Na documentação fala que o crossover é BI AMP, único com o cone FLAX, e que toca bem até nas baixas frequências.

Na versão em inglês do site tem um vídeo mostrando o kit: http://www.focal.com/en/expert/437-ps-165-fx.html

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi falar bastante que se pode dobrar a quantidade de potencia enviada à um kit-componente, por exemplo se um kit tem 50w rms você pode amplificá-lo até 100w rms sem distorção, isso consta? Porque se é verdade com um Hertz 165XL com 150w rms você pode aplicar 300w rms nele?

Mais ou menos... Mais ou menos.

Acredito que você tem que conhecer o que tem mãos. Pode ser que o 165XL toque muito bem na faixa de 140-160rms e um subwoofer toque muito bem com o dobro de sua potência nominal. Já dizia M. D2 " A procura da batida perfeita"

Tem que testar e encontrar e subtrair o melhor.

165FX é lindo, pelo visto é o sucessor do 165V30.. Irei procurar review do modelo.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Diamond Hex em pezinhos! +1!

DLS em pezinhos também descem bem mas acho que eles dão pico em alguma faixa de médio grave e não descem tanto

Sent from my iPad using Tapatalk - now Free

Compartilhar este post

Link para o post

O que vcs acham que e um tratamento bruto nas portas??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...