Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Vega

[Ajuda] - Helix B 12W - Caixa

Recommended Posts

Olá Pessoal!

Montei um projeto buscando qualidade e CxB, mas preciso de ajuda.

Meu set é:

HU: Sony CDX-GT657UI

Kit 2 vias: Helix E 52c

Subwoofer: Helix B 12w

Duas SD250.2 (uma para o kit e uma para o sub)

Obs.: Estou aguardando a chegada de um DAT 4100 para tocar o set

Fiz uma caixa selada com 35 litros (mdf 15mm) conforme indica o manual, mas achei os graves muito "secos". Em praticamente todas as músicas, se ouve mais o grave do que se sente ele, não sei se vocês me entendem. Aumentando a litragem da caixa eu consigo resolver isso? Alguém poderia me ajudar com algum projeto?

Utilizo no player o corte LPF em 60hz (se eu subo o corte para 80hz por ex o problema piora) e o HPF desligado

Especificações do Sub

Power handling RMS / Max - 300 Watts / 600 Watts

Sensitivity - 90 dB 1 W / 1 m

Impedance - 2 x 2 Ohms

Resonance frequency - 29 Hz

Qms 4,72

Qes 0,58

Qts 0,52

VAS 90 liters

Linear cone exkursion +/- 6 mm / 0.24 "

Mounting depth 138 mm / 5.43 "

Editado por Vega

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho. Tenho esse mesmo sub, em cx de 35 litros, tb. Comprei depois de uma dica de um outro user daqui, q tem boa experiência com equipos mais sérios. Achei bastante musical e macio, mesmo com corte de 80hz.

Talvez, o q esteja acontecendo é q vc esperava mais SPL. Se for isso, testa ele numa selada. De quebra, ainda ganhará graves mais estendidos. Eu tenho bastante curiosidade p/ouvir nessa config.

Q tipo de música vc costuma ouvir?

Meu set:

HU Alpine W205 + PXA-H701

RCA DLS SL1

Cabo Canare 4S12

Amp McIntosh MC431 (p/midbass e sub)

Amp McIntosh MC423 (p/tw)

Midbass RF PWR-64 (usava o RFA-54 e usarei o RFA-64)

Tw ScanSpeak Illuminator

Cabo Absolute Acoustics Turbilion Ice 12.

A minha caixa está forrada por dentro com feltro/cobertor de mendigo.

Antes, eu usava um subwoofer IDQ 12D4V3 com um amp PPI PCX1250.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho. Tenho esse mesmo sub, em cx de 35 litros, tb. Comprei depois de uma dica de um outro user daqui, q tem boa experiência com equipos mais sérios. Achei bastante musical e macio, mesmo com corte de 80hz.

Talvez, o q esteja acontecendo é q vc esperava mais SPL. Se for isso, testa ele numa selada. De quebra, ainda ganhará graves mais estendidos. Eu tenho bastante curiosidade p/ouvir nessa config.

Q tipo de música vc costuma ouvir?

Meu set:

HU Alpine W205 + PXA-H701

RCA DLS SL1

Cabo Canare 4S12

Amp McIntosh MC431 (p/midbass e sub)

Amp McIntosh MC423 (p/tw)

Midbass RF PWR-64 (usava o RFA-54 e usarei o RFA-64)

Tw ScanSpeak Illuminator

Cabo Absolute Acoustics Turbilion Ice 12.

A minha caixa está forrada por dentro com feltro/cobertor de mendigo.

Antes, eu usava um subwoofer IDQ 12D4V3 com um amp PPI PCX1250.

Alves,

Estou usando uma selada mesmo, eu comprei com o Rene (r2audio) e conversei com ele a respeito de usar uma dutada, mas ele indicou a selada mesmo.

Eu usava um Bomber Dub em uma caixa selada de 50 litros e antes de vende-lo instalei o B 12 na caixa (que foi junto com o bomber :banghead ) o grave embolava só um pouco, mas a diferença foi absurda!

Como você disse ele realmente é muito musical e com graves bem macios (mesmo utilizando as SD's) e é disso que estou sentindo falta na caixa que eu fiz conforme o manual.

Ele toca seco demais, sem profundidade, até dói os ouvidos!

Não estou usando nenhuma forração interna nela, nem mesmo acrilon.

Quanto ao spl até estou satisfeito, as vezes tenho que atenuar ele, se não o grave aparece demais.

Eu sou beeeem eclético, tenho preferência por hip hop/rock, mas acabo escutando de tudo que tenho uma boa musicalidade, digamos assim.

Ah! esqueci de falar sobre a fiação

Rca's da UniqCable Power series

Alimentação (+/-) 16mm (não sei a marca)

Sub 2x4mm (não sei a marca)

Kit 2x1,50mm (não sei a marca)

Compartilhar este post

Link para o post

Vê se consegue uma caixa um pouco maior (de uns 40 litros) p/testar. Talvez ajude e ñ fique embolando. Se fizer isso, volta aqui e diz o que achou. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vê se consegue uma caixa um pouco maior (de uns 40 litros) p/testar. Talvez ajude e ñ fique embolando. Se fizer isso, volta aqui e diz o que achou. ;)

Vou ver se eu consigo alguma Alves

Eu joguei os dados do sub naquela calculadora da própria autosom (http://autosom.net/artigos/box_design.htm) e pra uma resposta bem plana a caixa teria que ter 60 litros. Será que vale a pena arriscar e fazer uma caixa com esse volume?

Vi um tópico, mas não me recordo qual era, um sub da própria helix (spxl12 se não me engano) o cara fez uma caixa acima do estipulado pelo manual (a caixa ficou em torno de 85 litros) e teve um bom resultado

Srá que o mesmo vale para esse sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei no site crutchfield duas dicas de caixa, uma selada de 28 litros (creio que já descontando o sub) e outra dutada de 43 litros com duto de 4" x 15" 1/2 pol (cerca de 39 cm)

Será que vale a pena arriscar uma dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensava q a dutada seria de 45 litros. Cheguei perto, então.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é!

De repente a dutada te satisfaça mais!

Então cogumelo jones, mas será que essas medidas dariam certo na dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de instalar um SD400.4 no meu set. Dá uma olhada direito ai. Aqui ficou bom. Sub rápido, musical e macio.

Vê tb como está o corte.

Compartilhar este post

Link para o post

35 litros pra 12 polegadas dutada

Acho poko!

Tem que ver as recomendações do fabricante!

Então Cogumelo esse é o problema a unica recomendação do fabricante é a selada com 35 litros :banghead

Só que fuçando pela internet encontrei alguns montados em caixa dutada...

Na verdade a caixa dutada que eu encontrei no site crutchfield usa 43 litros (devem ser já com o sub descontado, ou seja, +/- 50 litros brutos) com o duto de 4" por 39cm, eram sobre essas medidas que eu me referia.

Acabei de instalar um SD400.4 no meu set. Dá uma olhada direito ai. Aqui ficou bom. Sub rápido, musical e macio.

Vê tb como está o corte.

Então Alves já verifiquei, as SD250.2 não tem corte, só apliquei o corte no cd player (60hz), mas continua seco...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um teste aí: desliga o amp do kit e ouça só o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...