Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gledson Borba

Corte Ativo x Passivo

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo certo?

estou pensando em fazer algumas mudanças em meu sistema de som (bem basico) e pensei que na região de SQ fosse o mais interessante a se fazer.

tenho um kit 2 vias Sony XS-GTR1720S (fotos abaixo)..

j0ri.jpg

7q54.jpg

lxv9.jpg

bp5h.jpg

Parametros:

• Potência Máxima: 320W cada.

• Potência Nominal: 75W RMS cada.

• Impedância: 4 Ohms.

• Cone: cone de polipropileno com mica e diafragma de 17cm

• Sensibilidade: 89 dB/W/m

• Woofer: com magneto de ferrite de bário

• Tweeter: tipo Domo Polyester 2,5cm com magneto de Neodímio

• Tela de proteção fornecida

• Divisor de frequência LPF, HPF - frequencia de corte 3,2 Khz - 12db / oitava com ajuste Odb ou -3db

• Dimensões: 184 x 184 x 91 mm (LxAxP)

• Flexibilidade de instalação: profundidade de instalação de 63,2 mm.

• Peso: 3,2 kg.

sendo empurrados por um amplificador MBQUart FX4.50 (cada lado em bridge no amp) usando em Full.

2659_1.jpg

fx450.jpg

Minha ideia inicial seria trocar o Cross passivo por um corte ativo.. utilizando o cross da Clarion MCD 360 que faz cortes de 32hz a 8000hz, mas apenas Hi-pass (12db/8)

MCD360,0.jpg

me baseando na resposta do Kleber do topico (http://autoforum.com...assivo-x-ativo/):

.."Opa... a diferença é nenhuma.

Sim, nenhuma... o princípio é o mesmo, muda apenas a aplicação.

O passivo normalmente é utilizado entre o amplificador e a carga (falante). É um filtro ressonante, ou mais de um associado (crossovers de 2a, 3a ou 4a ordem são associações de 2, 3 ou mais filtros).

Um capacitor oferece resistência à passagem de um sinal abaixo de seu ponto de ressonância (reatância capacitiva). Uma bobina oferece a mesma resistência a frequências acima de seu ponto de ressonância (reatância indutiva). Este ponto de ressonância vai depender de 2 fatores: O seu valor (capacitivo ou indutivo) e o valor (em ohms) da carga a ele ligada.

Já o ativo é formado dos mesmos filtros, porém utilizam circuitos isoladores (buffers) e pré amplificadores para eliminar as perdas produzidas pelos circuitos. A grande diferença é que os ativos não utilizam bobinas, pois há uma forma mais simples, precisa e barata: Os "giradores". Eles simulam as bobinas, e são construídos a partir de capacitores também.

Os buffers são utilizados para garantir a precisão nos cortes. Como os filtros dependem da impedância da carga ligada a eles para determinar seu ponto de corte, utilizam-se resístores para simular estas cargas, e operacionais para evitar que outros circuitos influam no ponto de corte.

É notório que os ativos são melhores que os passivos, por serem muito mais precisos (como o alto-falante não tem impedância constante, o crossover é altamente influenciado por ele), e por possuirem construção mais barata. Infelimente o custo de implementação pode ser maior que o passivo."

desanimei em relação a essa mudança.. mas a forma de pensar ainda é a mesma?

acredito que se comprar a qualidade do cross ativo x o cross passivo que acompanhar o kit, o ativo poderia se sair melhor..

o que os amigos pensam a respeito?

só teria um contra no caso do corte ativo.. que seria o fato de não fazer BandPass no woofer.. ele seria ligado em Hipass para Full.

o que os amigos pensam a respeito?

agradeço desde já a ajuda de todos!

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não trocaria. Além de ser "a mesma coisa", terá mais pontos, cabos, conexões sujeitos a ruídos no seu sistema.

Se realmente quer um sistema ativo, acho mais negócio trocar o player por um que faça 3way.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, você precisa MESMO dessa potência toda?

Se não, biamplificar já é bem interessante. E aí nem precisa investir em um cross ativo, pode fazer uns upgrades no seu crossover mesmo, já que ele aceita biamp. Um capacitor melhor e um jumper naquele protetor térmico e pronto. A vantagem é poder ajustar o SPL dos tweeters e dos mids independentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem do cross passivo no sistema é poder economizar em amplificador... E só...

No corte ativo o TA pode ser melhor explorado. Sem falar nos micro ajustes de ganho independente das vias.

Os pontos de cortes podem ser bem explorados também.

HOJE eu só retornaria pro corte passivo se fosse para economizar em amplificador.

Sent from my XT390 using Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não trocaria. Além de ser "a mesma coisa", terá mais pontos, cabos, conexões sujeitos a ruídos no seu sistema.

Se realmente quer um sistema ativo, acho mais negócio trocar o player por um que faça 3way.

pensei nisso também.. mas os players com 3way ultimamente andam BEM caros.. e precisaria ter USB..

pode não ter a mesma qualidade do cd, mas sempre pego musicas em 320kbps e a facilidade ainda eh insuperável..

Bom, você precisa MESMO dessa potência toda?

Se não, biamplificar já é bem interessante. E aí nem precisa investir em um cross ativo, pode fazer uns upgrades no seu crossover mesmo, já que ele aceita biamp. Um capacitor melhor e um jumper naquele protetor térmico e pronto. A vantagem é poder ajustar o SPL dos tweeters e dos mids independentemente.

pensei na possibilidade do biamp.. mas ao mesmo tempo sempre fiquei encucado com fazer os cortes ativos.. me passa a impressão que potencia do amp seja "melhor aproveitada"..

como os mids são BEM parrudinhos (duvido nada que dê de usar como sub de 6"), ele precisa de um pouco mais de potencia para aparecer.. ou o cross esta "comendo" bastante potencia..

usando os mesmos como entrada unica.. enviando teóricos 50rms por lado, o som ficou BEM apagado.. visivelmente "pedindo" mais força..

sobre esse upgrade do cross.. conhece alguem que poderia fazer?

obrigado pela ajuda pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pq ñ usa o $ do x-over ativo para trocar de player e pegar um q faça 3way? Afinal de contas, acaba sendo mais um equipo no set, com + cabos (RCA) tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Pq ñ usa o $ do x-over ativo para trocar de player e pegar um q faça 3way? Afinal de contas, acaba sendo mais um equipo no set, com + cabos (RCA) tb.

ate já pensei nisso também.. mas é que já tenho o produto e por hora sem chances de custo com som.. (reforma em casa)..

se eu conseguisse vender o outro zx que tenho, quem sabe poderia partir para um DEH80PRS..

Compartilhar este post

Link para o post

ate já pensei nisso também.. mas é que já tenho o produto e por hora sem chances de custo com som.. (reforma em casa)..

se eu conseguisse vender o outro zx que tenho, quem sabe poderia partir para um DEH80PRS..

Vc já tem o x-over ativo? Se tem, vende! Mas antes (se tb tiver os cabos) faz um teste em bi-amp. :vts

Se ñ tem, então, espera ter o $ para fazer o que é melhor.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

um cross passivo vai te comer potência se ele for HP e com corte bem baixo, onde os componentes, se forem baratos, vão apresentar bastante resistência mesmo

se for LP e cortando alto, como é o caso de um kit duas vias, não se preocupe com isso, tu não está perdendo potência

existem vantagem e desvantagens pra cada escolha

- no ativo tu vai precisar de mais amplificadores

- no passivo a mudança dar marcas e modelos de capacitores vai te trazer características particulares de sonoridade, tu pode adapta ao teu gosto (a um cu$to, claro)

- no ativo tu pode escolher um ponto de corte, slope e ganho de forma totalmente independente

- no ativo tu tem controle de TA mais adequado

o que vale pro ativo, vale pro passivo em bi amp tb

eu só não entendi o MOTIVO pra pensas nessa mudança

mudar por mudar, não tem vantagem alguma

mudar pensando em aprimorar alguma falha do set, aí tem que se pensar na questão de o custo envolvido poder ser absorvido e se o retorno vai ser o esperado

Compartilhar este post

Link para o post

um cross passivo vai te comer potência se ele for HP e com corte bem baixo, onde os componentes, se forem baratos, vão apresentar bastante resistência mesmo

se for LP e cortando alto, como é o caso de um kit duas vias, não se preocupe com isso, tu não está perdendo potência

existem vantagem e desvantagens pra cada escolha

- no ativo tu vai precisar de mais amplificadores

- no passivo a mudança dar marcas e modelos de capacitores vai te trazer características particulares de sonoridade, tu pode adapta ao teu gosto (a um cu$to, claro)

- no ativo tu pode escolher um ponto de corte, slope e ganho de forma totalmente independente

- no ativo tu tem controle de TA mais adequado

o que vale pro ativo, vale pro passivo em bi amp tb

eu só não entendi o MOTIVO pra pensas nessa mudança

mudar por mudar, não tem vantagem alguma

mudar pensando em aprimorar alguma falha do set, aí tem que se pensar na questão de o custo envolvido poder ser absorvido e se o retorno vai ser o esperado

a ideia inicial seria melhorar o desempenho do kit.. no caso, a sonoridade..

pra falar a verdade, não sei analisar se o cross passivo é de boa qualidade ou não.. e como tenho ja os equipamentos (amp 4 canais para o 2 vias e o cross ativo) queria ver o que os amigos mais experientes do fórum aconselhariam..

uma ideia também a ser posta em pratica é o uso em bi-amp.. acho que vou acabar testando dessa forma antes de fazer ativo.. quem sabe ja dê um resultado melhor que o atual..

Compartilhar este post

Link para o post

Diga o que nao esta bom na qualidade do seu kit p/ que o pessoal possa te ajudar melhor

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

a ideia inicial seria melhorar o desempenho do kit.. no caso, a sonoridade..

pra falar a verdade, não sei analisar se o cross passivo é de boa qualidade ou não.. e como tenho ja os equipamentos (amp 4 canais para o 2 vias e o cross ativo) queria ver o que os amigos mais experientes do fórum aconselhariam..

uma ideia também a ser posta em pratica é o uso em bi-amp.. acho que vou acabar testando dessa forma antes de fazer ativo.. quem sabe ja dê um resultado melhor que o atual..

Bom q o x-over do kit aceita bi-amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Diga o que nao esta bom na qualidade do seu kit p/ que o pessoal possa te ajudar melhor

to achando os agudos um pouco "altos" (mesmo atenuado a -3db) e a voz mais presente do que os instrumentos..

o som ta levemente "cornetado".. e isso me incomoda um pouco..

os woofer tem característica de descer bem.. mas to achando eles nas altas um pouco "abafado".. deixando a cargo dos tweeter boa parte da voz..

como eles são bem sensíveis.. ficam mais presentes do que os woofers..

gostaria que o som fosse mais "aberto".. soando mais natural..

Compartilhar este post

Link para o post

Borba, colocar o cross ativo sem que ele tenha possibilidade de fazer um LP (pelo que entendi aquele ali não faz LP), não traz ganho algum no teu caso

bi amp muda de figura mesmo, é praticamente o que se tem de melhor dos dois mundos

ou só melhorar o cross que tu tens tb faz bastante sentido tb

só que realmente não é melzinho na chupeta de tirar um cap e botar outo mais caro qualquer, tem que ter um pouco de noção do que está fazendo

pode usar um cap neutro melhor, mas se quer tirar mais suco, o bom é identificar o que o sistema pode te oferecer de melhor e o que tem de ruim e aí joga um cap que melhore isso

esses dias escutei um Focal V30, o cross original é uma bostinha, pelo menos perto do cross que foi feito no mesmo ponto de corte e usando só componentes top, só que o tweeter ficou uma BOSTA depois de colocado esse cross top, simplesmente pq o cross fez aparecer todas as deficiências do tweeter, ou seja, o cross original casa bem pq mascara muita coisa, dentre elas a característica de o tweeter do V30 ser gritão ao extermo

tem que ver até que ponto as deficiências não são inerentes aos próprios falantes tb

pra testar "o falante como ele é", realmente o cross ativo é o canal

depois tu define o que quer acertar (dentro das possibilidades dos falantes) e joga tudo pro passivo

Compartilhar este post

Link para o post

Borba, colocar o cross ativo sem que ele tenha possibilidade de fazer um LP (pelo que entendi aquele ali não faz LP), não traz ganho algum no teu caso

bi amp muda de figura mesmo, é praticamente o que se tem de melhor dos dois mundos

ou só melhorar o cross que tu tens tb faz bastante sentido tb

só que realmente não é melzinho na chupeta de tirar um cap e botar outo mais caro qualquer, tem que ter um pouco de noção do que está fazendo

pode usar um cap neutro melhor, mas se quer tirar mais suco, o bom é identificar o que o sistema pode te oferecer de melhor e o que tem de ruim e aí joga um cap que melhore isso

esses dias escutei um Focal V30, o cross original é uma bostinha, pelo menos perto do cross que foi feito no mesmo ponto de corte e usando só componentes top, só que o tweeter ficou uma BOSTA depois de colocado esse cross top, simplesmente pq o cross fez aparecer todas as deficiências do tweeter, ou seja, o cross original casa bem pq mascara muita coisa, dentre elas a característica de o tweeter do V30 ser gritão ao extermo

tem que ver até que ponto as deficiências não são inerentes aos próprios falantes tb

pra testar "o falante como ele é", realmente o cross ativo é o canal

depois tu define o que quer acertar (dentro das possibilidades dos falantes) e joga tudo pro passivo

ta ai um bom ponto de vista Cristiano.. acho que vou fazer isso..

sobre os cross passivo.. tens ideia de quem poderia fazer um "up" no mesmo?

poderia facilmente enviar o cross e um par do kit para teste.. sem problemas..

Compartilhar este post

Link para o post

pra um up bem feito, o bom é estudar o que o mid e tweeter podem te oferecer e aí sim modificar

tu pode fazer um cross inteiro novo, ou só fazer um up nos capacitores do que tu tens

se quiser manda pra cá, tenho certeza que eu, com a ajuda do Léo, poderemos ver algo que fique legal

mas tem certeza que o kit oferece falantes bons? as vezes uma troca de kit é uma solução mais interessante

dá uma lida neste tópico, foi tratado praticamente a mesma coisa que aqui, pode te ajudar

http://autoforum.com.br/topic/192406-up-grade-em-crossover-passivo-factory-nar-comp/

Compartilhar este post

Link para o post

pra um up bem feito, o bom é estudar o que o mid e tweeter podem te oferecer e aí sim modificar

tu pode fazer um cross inteiro novo, ou só fazer um up nos capacitores do que tu tens

se quiser manda pra cá, tenho certeza que eu, com a ajuda do Léo, poderemos ver algo que fique legal

mas tem certeza que o kit oferece falantes bons? as vezes uma troca de kit é uma solução mais interessante

dá uma lida neste tópico, foi tratado praticamente a mesma coisa que aqui, pode te ajudar

http://autoforum.com...ctory-nar-comp/

valeu a ajuda Cristiano!

vou dar uma boa lida no tópico e tirar mais conclusões..

muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

to achando os agudos um pouco "altos" (mesmo atenuado a -3db) e a voz mais presente do que os instrumentos..

o som ta levemente "cornetado".. e isso me incomoda um pouco..

os woofer tem característica de descer bem.. mas to achando eles nas altas um pouco "abafado".. deixando a cargo dos tweeter boa parte da voz..

como eles são bem sensíveis.. ficam mais presentes do que os woofers..

gostaria que o som fosse mais "aberto".. soando mais natural..

Com bi-amp vc melhorará muito.

Se pegasse um player com 3way, ainda poderia mudar cortes/slopes e ganhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo ai vc pode diminuir os agudos a seu gosto

Ai vc vera se seu kit toca bem ou nao

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer o bi-amp então e testar..

to na esperança de já ficar melhor que atualmente esta..

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer o bi-amp então e testar..

to na esperança de já ficar melhor que atualmente esta..

Deixa o ganho do tw menos sensível do que o do mid. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa o ganho do tw menos sensível do que o do mid. ;)

poiseh.. alem do atenuador (0db ou -3db) ainda vou ter o controle no ganho já que vão ficar em canais separados..

to na expectativa de ficar melhor..

agora soh falta tirar um tempinho e passar outro paralelo..

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa, no cross do kit, o ganho em 0dB, regula só pelo cross do amp

vou fazer isso.

percebesse diferença se usar -3 ou 0?

Compartilhar este post

Link para o post

Suas portas estao tratadas?se sim e

com bi-amp nao ficar do seu agrado ai acredito que o problema esta na construçao do kit ai so trocando de kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...