Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Red Bull Racing pode ter criado um novo sistema híbrido de controle de

Recommended Posts

Há duas semanas, no GP de Cingapura, o piloto da Red Bull Sebastian Vettel venceu com inacreditáveis 32 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Sério, foi inacreditável. Agora, especialistas em F1 acreditam que os engenheiros da Red Bull Racing possam ter inventado um novo sistema de controle de tração que liga o motor híbrido do carro à suspensão — mas ninguém sabe com certeza.

 

Vamos começar dizendo que esta discussão sobre a suposta tecnologia é baseada em boatos. Boatos com muito fundamento, claro, mas não há provas de que o que está sendo discutido aqui realmente exista. Porque estamos falando de um campo tecnológico tão secreto que ninguém fora da equipe da Red Bull Racing conhece.

 

O boato começa para valer no Grande Prêmio de Cingapura, há dos finais de semana. A corrida é disputada em um circuito de rua, com muitas curvas de lenta e asfalto bastante irregular. Para um piloto de F1, estas estão entre as curvas mais difíceis do esporte, porque você precisa acelerar bastante na saída da curva, mas os solavancos desestabilizam o carro e fazem as rodas patinarem. É um verdadeiro teste para o piloto, que precisa calcular exatamente com quanta potência as rodas traseiras conseguem lidar.

 

Se um carro de Fórmula 1 tivesse controle de tração (eles costumavam ter, mas a tecnologia foi banida), os sensores do carro poderiam determinar exatamente quanta aderência as rodas traseiras têm no asfalto irregular, e maximizar a quantidade de potência entregue a elas. Resumindo, com o controle de tração, o piloto pode acelerar mais cedo na curva, com menos necessidade de correção e menos risco de patinar. Mais potência na saída da curva significa mais velocidade.

 

Se você assistir a Sebastian Vettel saindo das curvas de lenta em Cingapura, perceberá que ele pisa no acelerador antes dos outros pilotos, com menos correções, e com isso consegue muito mais velocidade do que qualquer outro na pista. Depois que o safety car deixou a pista, faltando 15 voltas para o fim da corrida, Vettel abriu uma vantagem de 32 segundos sobre Fernando Alonso, o segundo colocado. Foi um feito sem precedentes na história da F1, onde um décimo de segundo de vantagem faz a diferença, e uma vantagem de um segundo é o que separa uma vitória de um fracasso.

rbr-tc.jpg

É aqui que as coisas começam a ficar interessantes: o ex-dono de equipe Giancarlo Minardi publicou, em seu site, um texto dizendo que se sentou no complexo bem próximo à primeira curva, e percebeu que o motor de Vettel, de origem Renault, tinha um ronco diferente do de todos os outros carros na pista — incluindo do de seu colega de equipe:

O que mais me surpreendeu foi o ronco do motor do RB1. Além de acelerar 50 metros na frente de todos os outros pilotos, o ronco do motor Renault do carro do alemão fazia um som estralado diferente de todos os outros motores francedes na pista, incluindo o de Mark Webber. O som era parecido com o que o motor fazia com o controle de tração ligado nas temporadas passadas.

Minardi está certo — ouça o ronco do motor de Vettel no GP de Cingapura (é o primeiro carro)…

http://youtu.be/8DwXOPN7ZIM

… e ouça o ronco de um carro de Fórmula 1 em 2007, quando o controle de tração ainda era permitido.

http://youtu.be/nZLHxu02hhw

Você consegue ouvir o som estralado que os dois motores fazem quando o carro sai da curva?

Atualmente, o controle de tração é proibido na F1. E como ele foi banido? Bem, todo carro no grid usa exatamente a mesma ECU, de modo que nenhum sistema de controle de tração consegue agir por meio do computador central. É possível que um sistema possa ser usado através de alguma programação exótica na ECU, que limitasse a quantidade de potência entregue pelo motor nas saídas de curva. Contudo, a organização da Fórmula 1 confere o código de mapeamento de todos os carros e não permite que ele mude entre uma corrida e outra. Não há como a Red Bull esconder um sistema de controle de tração convencional.

Existe, contudo, a possibilidade de a Red Bull ter encontrado uma maneira legal de fazer algum tipo de controle. Uma teoria, criada pelo site Racecar Engineering, parte da suposição de que a Red Bull possa ter ligado o KERS à suspensão, contornando o problema das ECU idênticas e também do mapeamento fixo do motor.

O Racecar Engineering parte de uma premissa simples:

 

Em teoria é possível modular o torque de saída e carregar o torque de entrada em um motor elétrico/gerador usando capacitores, baterias, indutores e um sinal de feedback. As mudanças de torque são instantâneas e o controle é fácil e legal.

 

E prossegue explicando como o sistema funcionaria:

 

Se o torque fosse modulado em resposta à força normal dos pneus contra a pista (em resposta à pressão de choque, por exemplo), uma porção significativa de tração inutilizada poderia ser recuperada em momentos de alta pressão (o lado de cima das saliências), e a retomada da tração durante os momentos de baixa pressão (a parte inferior das saliências) poderia ser adiada.

 

O excelente blog Axis of Oversteer lembra que esta teoria pode ser apoiada não apenas na performance de Vettel em Cingapura, mas em toda a história da Red Bull com seu sistema híbrido.

 

Você poderia imaginar que um sistema como este exigiria sensores e controladores extras. Ainda que o sistema KERS funcione de forma separada do sistema elétrico auxiliar, também sabemos que o RB9 direciona as demandas mais altas a seus alternadores, o que já causou panes no passado (os materiais não eram capazes de suportar as demandas).

 

A partir daí, a conspiração chega ao nível da suposta farsa da chegada do homem à lua. Más é preciso dizer que, antes do último GP da Coréia, o próprio Vettel declarou à imprensaque tinha algum tipo de sistema secreto no seu carro.

 

Brincamos bastante com ele nos treinos, mas a primeira vez que ele funcionou foi na corrida… eu fiquei bem confiante de que as outras pessoas nunca descobririam como fizemos… estamos bem orgulhosos do sistema que tempos porque outras pessoas jamais descobrirão como fizemos.

 

Quando perguntado sobre seu carro em 2014, Vettel ainda soltou esta:

 

Há elementos do carro deste ano que estarão no carro do ano que vem — coisas como o controle de tração, obviamente…

 

E então ele deu um sorriso, segundo o Times of India.

Ver Vettel dominar em Cingapura como nunca nesta temporada, ou em qualquer temporada recente, torna mais fácil acreditar que a melhor equipe da Fórmula 1 desenvolveu um sistema de controle de tração, se aproveitando de uma brecha no rigoroso regulamento da F1, do que confiar puramente nas habilidades do piloto para explicar sua liderança inacreditável na última corrida.

Se a teoria do Racecar Engineering estiver correta, esta forma de dobrar as regras usando engenharia entrará para a história do automobilismo.

[Fotos: Red Bull, Getty Images]

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, ja fui na F1 e a parada eh absurda, realmente o barulho e caracteristico do controle de tracao (conforme os videos)... Entao eh por isso que o vettel anda bem? Hahahahhaha

 

 

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E nem vamos com essa que isso faz o Vettel o piloto que é, pois é balela. Em 2007 de BMW ele substituiu o Kubica e marcou pontos e venceu em Monza em 2008 com a Toro Rosso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Fia fuçou e não achou nada...Mas não nego que o Giancarlo Minardi foi muito sagaz analizando o barulho do motor do Vettel x Webber.

 

Controle de tração funfando?

 

Olha aqui o TC usado ao extremo:

 

http://mais.uol.com....810326?types=A

Q pega! :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho muito interessante, não malandragem. São novas tecnologias sendo produzidas, já que a antiga foi banida. Daí se banirem essa na próxima temporada, beleza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as ECUs de todos os times da F1 são fornecidos pela Mclaren desde 2008, então ECU modada eu acho muito difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

são 32segundos

32

tudo é possível

 

porém acretido q o q ele fez mesmo foi rebaixar o cabeçote e tirar o forro da porta (pra ficar mais leve)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro e o piloto são bom mesmo. Surge boatos por isso. O povo nao sabe perder e chora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho muito interessante, não malandragem. São novas tecnologias sendo produzidas, já que a antiga foi banida. Daí se banirem essa na próxima temporada, beleza.

 

Pois é, os engenheiros das equipes estão aí pra isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro e o piloto são bom mesmo. Surge boatos por isso. O povo nao sabe perder e chora.

 

32s em 15 voltas em circuito travado.... é muita coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vi o vídeos, não sei se tem ou deixa de ter, mas verdade é que a Red Bull tem domínio similar ao da Ferrari na década passada. Similar, porém menor, para dizer a verdade. As vezes há competição, nem sempre classifica em primeiro... ao contrário da época dourada da Ferrari.

 

Para é mais procurar pelo em ovo do que admitir a própria incapacidade técnica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vi o vídeos, não sei se tem ou deixa de ter, mas verdade é que a Red Bull tem domínio similar ao da Ferrari na década passada. Similar, porém menor, para dizer a verdade. As vezes há competição, nem sempre classifica em primeiro... ao contrário da época dourada da Ferrari.

 

Para é mais procurar pelo em ovo do que admitir a própria incapacidade técnica.

 

Mas se está falando dessa última corrida, 15 voltas, por isso mesmo o espanto... como se fosse um "teste"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se está falando dessa última corrida, 15 voltas, por isso mesmo o espanto... como se fosse um "teste"...

 

Eu sei Marceloka, mas se você acompanhar o campeonato, verá que a Ferrari do ano não é nada. Para mim é a 4ª equipe, e não muito acima disso. Só o Alonso, que mesmo sendo chato, ranheta e insuportável pra caraleo, é um piloto fora de série.

 

Agora, se for dar credibilidade pelos gloriosos resultados da Minardi nas pistas, aí piora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho, abrir 32 segundos em 15 voltas é insano, no nível que temos de F1.

 

Sério, esse carro tem cheat.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Eu sei Marceloka, mas se você acompanhar o campeonato, verá que a Ferrari do ano não é nada. Para mim é a 4ª equipe, e não muito acima disso. Só o Alonso, que mesmo sendo chato, ranheta e insuportável pra caraleo, é um piloto fora de série.

 

Agora, se for dar credibilidade pelos gloriosos resultados da Minardi nas pistas, aí piora.

 

Concordo. A equipe que tem sido uma agradável surpresa foi a Lotus.

 

Uma pena que o Iceman pulou fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. A equipe que tem sido uma agradável surpresa foi a Lotus.

 

Uma pena que o Iceman pulou fora.

Pena nada...Fecharam um acordo com um grupo árabe aos 45 do segundo tempo pra pagar as contas...Devem uma puta grana pro Kimi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se desenvolveram um novo método para controle de tração, parabéns, mérito da RBR.

 

ou vocês acham que só eles que buscam desenvolvimento de tecnologia para se sair melhor na pista? todos estão fazendo isso, conseguir um feito que faça diferença não é trapaça.

 

 

mas realmente o ronco parece de controle de tração. hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho, abrir 32 segundos em 15 voltas é insano, no nível que temos de F1.

 

Sério, esse carro tem cheat.

 

Gameshark?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas histórias são muito interessantes. Ao longo das temporadas da F-1 controlada por inúmeras regras, sempre surgiram boatos de equipes que dominam o campeonato. Não poderia ser diferente agora. O fato é que, poucas vezes houve a comprovação de fraude mesmo. Os engenheiros, antes de elaborarem uma estratégia, analisam muito bem os termos e as regras e encontram lacunas que eles acabam preenchendo com soluções extremamente criativas do ponto de vista da engenharia. Isso é fantástico, pois estimula o desenvolvimento e aprimoramento de projetos que um dia podem surgir nos veículos de rua.

 

Eu acredito que a RBR está sendo eficiente e pode ter desenvolvido um sistema que, de fato, não burla as regras. E é claro que o desenvolvimento é secreto e ninguém da equipe vai sair falando o que eles têm no carro. Sempre foi assim e sempre será.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Fia fuçou e não achou nada...Mas não nego que o Giancarlo Minardi foi muito sagaz analizando o barulho do motor do Vettel x Webber.

 

Controle de tração funfando?

 

Olha aqui o TC usado ao extremo:

 

http://mais.uol.com....810326?types=A

 

Rapaz, esse deu gosto de assistir duas vezes ein. :rever1:[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...