Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fortes

[Spacefox 2010] sai NAR, ENTRA Rockford Fosgate RFA-64

Recommended Posts

pelo que eu entendi nos alpines vc atrasa o lado mais perto!!!

Então...

eu tive o 9855 a algum tempo atrás...

não lembro se nele eu mexia no lado esquerdo ou direito...hahahaha

Nos Pioneers e Clarion tem que o lado direito.

no caso do alpine pode ser o esquerdo mesmo...alpine é diferente em tudo, hsuiahsuiauisahsa

mais é o mesmo princípio.

é bem mais facil ajustar deste modo, do que ficar colocando as medidas de todos os falantes e fazendo o ajuste fino depois.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tá ligado assim:

Tw 8 ohms 20wrms - player 20wrms em 4 ohms.

FR 8ohms 30wrms - canais 1 e 2 clarion 60wrms 4 ohms

Mb 4 ohms canais 3 e 4 clarion 60wrms 4ohms.

O Henriquegym tá vendendo um fosgate punch 20.2 que tem 20w rms @ 4ohms baratinho. Será que seria uma boa para esses tws?

Ou seria melhor um amp 4 canais melhor que o clarion para fr + tw?

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Fosgate + tweeters = tweeters mortos

Via de regra... mas não conheço esse fosgate

Primeira coisa que eu faria é tirar os full do amp e colocar no player, ou colocar os tweeters junto com algum cap, só pra ver qual é

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira coisa que eu faria é tirar os full do amp e colocar no player, ou colocar os tweeters junto com algum cap, só pra ver qual é

Pois é, eu pensei em fazer isso. Vou ver se acho uns caps pra testar...

Mas dai eu ligo eles em 4 ohms e o calculo do cross tem q ser para 4 ou 8 ohms?

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Liga em paralelo e calcula o cap pra 8ohms mesmo

Algo perto de 1,3uF deve ficar bom

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu faria...

Compraria um amp de 4ch...de no mínimo 4x100rms.

Aí colocaria ele para sub e mid

E o Clarion para os tw e full

Se não quiser gastar, faça como o Cristiano disse... Liga junto o full e o tw na entrada high do player.... Eu usava com os Dayton, capacitor de 2uf

Compartilhar este post

Link para o post

buenas...

então eu fico entre amplificador x crossover.

aí eu fiz uns cálculos rápidos...

possíveis amplificadores:

- Helix B Two (apenas tw) - +- R$500,00

- Mosconi One 2 Canais - R$439,00

- DAT 4100 (tw+full) +- R$480,00

- RE Audio DTX750.4 (tw+full) +- R$580,00

- Helix B Four (tw+full) - +- R$650,00

aí o crossover com os seguintes componentes(só um exemplo, o corte de 8000hz me agradou):

TW (1a ordem Butterworth):

8.000 hz @ 6bd/8a - Claritycap ESA - 8.007,65 hz - 2,482uF(1x2,2uF + 1x0,2uF + 1x0,082uF) - US$30,26 x 2 = US$60,52

FULL(2a ordem Butterworth):

8.000 hz @ 12bd/8a - Mundorf Mcap EVO Aluminium - 7.998 hz - 1,8uF - US$5,58 x 2 = US$11,16

8.000 hz @ 12bd/8a - Mundorf Foil M-Coil 17mm - 7.998 hz - 0,22mH - US$19,15 x 2 = US$37,30

Total: US$109,00 - R$256,15

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

fortes, eu tenho um ampli sobrando aqui em casa, não é um exatamente para SQ mas dá para vc ter uma ideia, é um lightning audio bolt. aqueles dos primeiros q sairam. se quiser emprestado para vc testar alguma coisa ai para vc tirar um ideia tá na mão. não estou usando.

Compartilhar este post

Link para o post

sobre o TA, voce tem que usar qual ponto que acha melhor, não tem receita de bolo... tem gente que regula só de um lado, outros dos dois. Tem gente que coloca um monte de delay pra tentar jogar o sub pra frente, tem gente que coloca pouco delay pra alterar o timbre o minimo possivel... enfim, resumindo... tem escutar e ir testando...

a parte de direcionamento, é uma analogia a isso também... se voce vai num campeonato, por exemplo, cada um usa a sua teoria de como montar... o formato que voce vai fazer, se é em X, cruzado na orelha, apontado no nariz, botar o tweeeter um de frente pro outro, com pezinho, com doorpod, se é com peitao no painel, todos tem a sua vantagem e desvantagem...nao tem uma regra. tem que testar e ouvir

Compartilhar este post

Link para o post

No alpine 9855 e no PXA H800 trabalha-se com delay no speaker que você está mexendo. Não dá pra colocar uma distância no speaker direito e atrasar o esquerdo por conta do valor inserido na distância do speaker direito. Isso funciona no bit ten e bit one, por exemplo.

Na prática dá na mesma, porque quando você vai ver, o delay é o mesmo e aplicado no speaker esquerdo. Ou seja, não adianta-se o lado direito, atrasa-se o lado esquerdo.

Tem que testar. Com tweeters on axis sempre deu bom resultado usando entre 1.2 e 1.35ms de atraso no canal esquerdo. Mas nunca tive 3 vias e nem set ativo, bem mais tranquilo de regular, por não ter muito o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

No alpine 9855 e no PXA H800 trabalha-se com delay no speaker que você está mexendo. Não dá pra colocar uma distância no speaker direito e atrasar o esquerdo por conta do valor inserido na distância do speaker direito. Isso funciona no bit ten e bit one, por exemplo.

Na prática dá na mesma, porque quando você vai ver, o delay é o mesmo e aplicado no speaker esquerdo. Ou seja, não adianta-se o lado direito, atrasa-se o lado esquerdo.

Tem que testar. Com tweeters on axis sempre deu bom resultado usando entre 1.2 e 1.35ms de atraso no canal esquerdo. Mas nunca tive 3 vias e nem set ativo, bem mais tranquilo de regular, por não ter muito o que fazer.

Isso ai.

Tinha um pioneer r880prs e era mesma coisa.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma olhana nos classificados

O soundworks está vendendo um casal bacana de JVC 6700 e 6500

Se eu tivesse Milão na mão, tentava uma proposta pelos 2, nem que seja pra guardar rsrsrs

Sobre os cortes, não vai ficar um bom pico na casa dos 6 aos 10kHz +-?

As vezes um tiquinho de EQ por aí ajuda a dar uma vida, arejamento, mas qdo é demais cansa

Testou os cortes como?

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma olhana nos classificados

O soundworks está vendendo um casal bacana de JVC 6700 e 6500

Se eu tivesse Milão na mão, tentava uma proposta pelos 2, nem que seja pra guardar rsrsrs

Sobre os cortes, não vai ficar um bom pico na casa dos 6 aos 10kHz +-?

As vezes um tiquinho de EQ por aí ajuda a dar uma vida, arejamento, mas qdo é demais cansa

Testou os cortes como?

todos os cortes testados via player.

eu quero fazer um teste e amplificar full e tw e testar como eles ficariam e testar os cortes antes de decidir se compro ou não um player.

No geral, o conjunto tá tocando bem suave, sem muitos picos aparente. Mas também não passei um cd com frequencias nem rta pra tentar verificar.

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa que eu estava pensando, é o seguinte...

final de fevereiro, eu vou para Portugal. Não seria uma boa trazer algum amplificador 4 canais de lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo !!!

Embora tenha certas diferenças de sonoridade entre as linhas fosgates ( punch, power... ) eles são limitados nos TWs , principalmente perto do TOP END. Se o TW for de seda ou algo assim, grande risco de nem "subir" muito, mas TWs mais agressivos ajudam, um pouco, na sinergia : ampli x tw x desempenho .

Compartilhar este post

Link para o post

eu consegui deixar o palco quase 100% com o TA na configuração atual(canal rear para FR + MB)... só não me perguntem como... hahahaha

Mas já notei que o palco está baixo. ele está +- conforme a img abaixo... Isso testado com um CD do Bublé e com algumas músicas tradicionais gaúchas, que são músicas com bastante detalhamento e vozes masculinas e tem essa tendência de baixar o palco, mas mesmo assim, to achando muito baixo...

spacefoxpainel_zps6db09a7c.jpg

semana que vem entro em férias :vts :vts :vts :vts :vts :vts :vts :vts :vts :vts

e aí vou testar as outras configurações sugeridas, conversar com o Osni sobre as colunas...

Compartilhar este post

Link para o post

Pela última foto que tu tirou aparentemente o conjunto full+tw está com um direcionamento praticamente no plano horizontal

Está mesmo, ou é ilusão minha?

Talvez se apontar mais pra cima diminua ou elimine a sensação de palco baixo

O corte HP doa full tu pode colocar entre 200 e 250Hz, tb deve ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Pela última foto que tu tirou aparentemente o conjunto full+tw está com um direcionamento praticamente no plano horizontal

Está mesmo, ou é ilusão minha?

Talvez se apontar mais pra cima diminua ou elimine a sensação de palco baixo

O corte HP doa full tu pode colocar entre 200 e 250Hz, tb deve ajudar

agora ao meio dia eu consegui parar uns minutos e fazer uma audição prestando mais atenção... o palco está mais alto, entre retrovisor e o ponto vermelho que marquei na foto anterior.

O HP do full já tá nos 250hz. O direcionamento dos 2 lados estão levemente acima do plano horizontal. eles estão na linha dos ouvidos, mas não apontados para eles. Isso eu tenho que corrigir também. e tenho que corrigir os tweeters, pois eles estão um pouco direcionados para os lados e não no mesmo alinhamento do full. São pequenos detalhes que eu vi que fazem toda a diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

São pequenos detalhes que eu vi que fazem toda a diferença...

Nem me fale.

Eu ACHO que consegui acertar o TA dessa vez.

Estou passando várias músicas e me parece correto.

Se o direcionamento tivesse sido feito COM audição, a reflexão que dá do lado esquerdo (tweeter) não puxaria o palco pra esquerda com o vidro fechado.

Briguei com o level do lado esquerdo, com o eq paramétrico individual por canal e o alinhamento de tempo, e melhorou BEM.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu 9855, com 3 way, o ponto mais satisfatório era 1.2 em todos os canais... Tw, mid e sub

Compartilhar este post

Link para o post

No meu 9855, com 3 way, o ponto mais satisfatório era 1.2 em todos os canais... Tw, mid e sub

1.2 no subwoofer não faz o menor sentido, é o speaker mais longe, logo deve ser o com menos atraso.

Tanto que muita gente atrasa todos primeiros (deixando o sub em sem atraso) e depois começa a atrasar os outros relativamente ao sub.

Supondo que o primeiro atraso de todos os auto falantes foi de 1ms, você estaria usando 2.2ms.

E outra, se você atrasar TODOS os speakers não vai mudar NADA no som, acho que você quis dizer 1.2 em todo o canal esquerdo né ? hehe

edit: no subwoofer eu não mexo, tá mexido só a fase no A6. Dá pra regular de 0 até 180º.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

1.2 no subwoofer não faz o menor sentido, é o speaker mais longe, logo deve ser o com menos atraso.

Tanto que muita gente atrasa todos primeiros (deixando o sub em sem atraso) e depois começa a atrasar os outros relativamente ao sub.

Supondo que o primeiro atraso de todos os auto falantes foi de 1ms, você estaria usando 2.2ms.

E outra, se você atrasar TODOS os speakers não vai mudar NADA no som, acho que você quis dizer 1.2 em todo o canal esquerdo né ? hehe

edit: no subwoofer eu não mexo, tá mexido só a fase no A6. Dá pra regular de 0 até 180º.

Isso... Atraso todo no lado esquerdo... E tinha que atrasar o canal do sub porque usava o 6w0 na saída sub... Porém no amp do sub era ligado apenas o canal sem atraso...

Só um detalhe... Qual a diferença da fase? Normal ou reverse... O que muda para vc mexer nela?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso... Atraso todo no lado esquerdo... E tinha que atrasar o canal do sub porque usava o 6w0 na saída sub... Porém no amp do sub era ligado apenas o canal sem atraso...

Só um detalhe... Qual a diferença da fase? Normal ou reverse... O que muda para vc mexer nela?

Na verdade eu não mexo, está mexida (não sei te falar o valor) desde que saiu da loja.

Eu descobri que estava mexida porque não ficava bom atrasando todos os outros canais (desse jeito que eu falei pra você) e não ficava bom invertendo a fase e aplicando um pouco de delay ou nada de delay.

Então foi por tentativa e erro que descobri.

Na teoria, conforme você vai mudando a chavinha, de 0 aproximando-se de 180 começa-se a se integrar melhor com o mid e depois de um certo nível começa a ficar bem ruim até ficar péssimo (180º).

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade eu não mexo, está mexida (não sei te falar o valor) desde que saiu da loja.

Eu descobri que estava mexida porque não ficava bom atrasando todos os outros canais (desse jeito que eu falei pra você) e não ficava bom invertendo a fase e aplicando um pouco de delay ou nada de delay.

Então foi por tentativa e erro que descobri.

Na teoria, conforme você vai mudando a chavinha, de 0 aproximando-se de 180 começa-se a se integrar melhor com o mid e depois de um certo nível começa a ficar bem ruim até ficar péssimo (180º).

A chave em questão serve para vc acertar o acoplamento das fases do falante. Ou vc usa em 0 ou 180, nunca no meio. Isso se deve por que as ondas emitidas por um alto falante pode cancelar as ondas de outro, ex bem fácil, ligue um sub invertido a outro e vera o cancelamento acontecendo.

Se por um acaso vc estiver achando seus graves mornos, sem vida inverta a fase, pode ser pela chave do ampli, pela HU ou mesmo invertendo a polaridade dos falantes.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...