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Fortes

[Spacefox 2010] sai NAR, ENTRA Rockford Fosgate RFA-64

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Mas esses mini-subs mids nem precisam de muita potência pra descer... fato. :vts

Editado por Alves

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Fontes....

 

Já usei os bamboos por mais de 2 anos...

 

O melhor corte pra eles é o que eu te passei.

 

Hp 300hz...lp 1.6khz 6db/8.

Tw em 6.3khz 6db/8 ou 4khz 18db/8

 

 

Fica perfeito o primeiro corte... Só lembrando que os bamboos tem que ficar perfeitamente selados

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voltando...

 

hoje vou nos correios buscar todas as encomendas que chegaram pra mim... to com muita coisa pra fazer... acho que só vou conseguir mexer nos finais de semana... mas assim que possível eu já posto umas fotos...

 

só que o carro ficou parado no estacionamento da PUC desde terça feira e aí com o sol e o calor descolou as bolas... vou ter que começar de novo... hahahaha já to com umas ideias, falta é tempo...

 

abraços

Editado por Fortes

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Fontes....

 

Já usei os bamboos por mais de 2 anos...

 

O melhor corte pra eles é o que eu te passei.

 

Hp 300hz...lp 1.6khz 6db/8.

Tw em 6.3khz 6db/8 ou 4khz 18db/8

 

 

Fica perfeito o primeiro corte... Só lembrando que os bamboos tem que ficar perfeitamente selados

Se ele for usar corte ativo, blz

Se for passivo pode ficar uma mer**

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Se ele for usar corte ativo, blz

Se for passivo pode ficar uma mer**

 

Ai que tá...tem player 3-way barato...clarion é um deles...vale muito a pena...muito melhor que usar passivo...

 

justamente por causa da flexibilidade dos cortes...

 

e pra usar em 4-way, só ligar o MIDbass na saida sub...

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Eu usava assim, sub e mid tocando pela saída sub, cortes era uma mistura entre os do player e os do amp

Mas discordo que é melhor isso que usar cortes passivos, cada um tem suas qualidades e defeitos

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buenas... fui buscar os componentes...

 

os midbass chegaram semana passada e como eu ainda tinha tempo, já instalei no carro e não tirei foto... :pirou:

 

segue fotos dos componentes novos...

 

IMG_20131203_091143_604_zpsf44e5ec0.jpg

IMG_20131203_091158_134_zpsb2e5c0b6.jpg

IMG_20131203_091207_413_zpsbabe8bd6.jpg

 

 

se tudo der certo, sábado eu quero montar os componentes e pra ver se consigo fazer as colunas de uma vez...

 

Quanto aos cortes, o meu player é bem completo, portanto viabilizou a empreitada...

 

O que me deixou agora com receio, é que o tweeter é 8 ohms. tenho que ligar e ver como ele vai trabalhar com teóricos 10w rms vindos do player. Não pretendia, mas se necessário, penso em buscar uma opção com bom c x b de amplificação para ele... mas vamos ver como vai se comportar quando eu ligar tudo... e principalmente, acertar o palco que tá sendo muito dificil pra acertar...

Editado por Fortes

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Fortes,

 

Para acertar o Palco, depende muito do direcionamento...ambos tem que estar identicos...ou cruzando no centro do carro, ou bem OFF um de frente para o outro, ou ON axis...

 

use laser para direcionar corretamente...

 

se um estiver ON e o outro meio fora, ja é bem complicado de acertar no TA.

 

falo isso porque no carro do okaharaleo, é impossivel de regular o TA. Justamente por direcionamento incorreto.

 

Quanto ao TA a forma mais pratica de acertar é mexendo em 1 lado apenas.

 

Mantem o lado esquerdo no "0"...ai aumenta o lado direito....fica bem mais simples de acertar e tem o mesmo efeito, porque no caso voce estará acertando apenas a diferença...

 

pra voce ver o conceito é simples.

 

Imagine que o lado esquerdo está a 60cm e o direito a 90cm....se voce manter no 0 esquerdo o lado direito ficará no 30

 

eu acho muito mais facil acertar assim

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Fortes,

 

Para acertar o Palco, depende muito do direcionamento...ambos tem que estar identicos...ou cruzando no centro do carro, ou bem OFF um de frente para o outro, ou ON axis...

 

use laser para direcionar corretamente...

 

se um estiver ON e o outro meio fora, ja é bem complicado de acertar no TA.

 

falo isso porque no carro do okaharaleo, é impossivel de regular o TA. Justamente por direcionamento incorreto.

 

Quanto ao TA a forma mais pratica de acertar é mexendo em 1 lado apenas.

 

Mantem o lado esquerdo no "0"...ai aumenta o lado direito....fica bem mais simples de acertar e tem o mesmo efeito, porque no caso voce estará acertando apenas a diferença...

 

pra voce ver o conceito é simples.

 

Imagine que o lado esquerdo está a 60cm e o direito a 90cm....se voce manter no 0 esquerdo o lado direito ficará no 30

 

eu acho muito mais facil acertar assim

 

pois é... olha como eu tenho feito:

 

para alinhar o tweeter é fácil. ele tá no canal frontal. então coloco o cd da questo com sinal em 8k hz em 0bb de defasagem e alinho ele. sem problema.

 

aí eu vou lá alinhar full e MB. ambos estão no canal rear do player e distâncias muito diferentes. desligo tudo e deixo ligado o RCA dos fulls. Faço o alinhamento e acho o ponto. Aí faço o mesmo procedimento para o midbass, ou seja, o alinhamento do canal rear muda...

 

aí eu ligo tudo e não tá nada acertado...

 

aí vou no ganho do amp e tento adiantar os fulls por lá. aí ficou bom. não 100%, mas ficou bom.

 

aí deixei o carro no estacionamento da PUC 1 semana, quando voltei, as bolas tinham descolado do painel por causa do calor e tive que recomeçar tudo de novo... aí deixei desalinhado do jeito que tá até colocar os componentes novos...

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Para acertar o Palco, depende muito do direcionamento...

Concordo.

 

ambos tem que estar identicos...ou cruzando no centro do carro, ou bem OFF um de frente para o outro, ou ON axis...

Discordo, pois o direcionamento do lado esquerdo sempre será diferente do lado direito, exceto se o ouvinte ficar no centro do veículo, ou se os falantes do lado direito forem posicionados mais próximos do centro do carro (pra carros com volante do lado esquerdo).

 

Eu trabalharia com a dispersão sonora dos falantes utilizados, juntamente com o cross e o TA, para deixar o palco focado e estável, mas é bem trabalhoso pra 3 vias na frente, além do sub.

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Concordo.

 

 

Discordo, pois o direcionamento do lado esquerdo sempre será diferente do lado direito, exceto se o ouvinte ficar no centro do veículo, ou se os falantes do lado direito forem posicionados mais próximos do centro do carro (pra carros com volante do lado esquerdo).

 

Eu trabalharia com a dispersão sonora dos falantes utilizados, juntamente com o cross e o TA, para deixar o palco focado e estável, mas é bem trabalhoso pra 3 vias na frente, além do sub.

 

Quando me referi a direcionamento idêntico foi ex:

 

ON axis: Lado esquedo e direito apontados para o motorista

Cruzando no centro (Lado esquerdo apontado para o encosto do passageiro, e lado direto para o encosto do motorista)

Totalmente OFF: um de frente para o outro.

 

não que tem que ser idênticos no design, pq sempre terá diferença, mais idêntico no direcionamento escolhido.

 

citei o carro do okaharaleo, porque os TWs estão 1 apontado para o umbigo e outro apontado para cabeça...ai não consegue acertar o palco nem fodendo...

 

hahahaha

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pois é... olha como eu tenho feito:para alinhar o tweeter é fácil. ele tá no canal frontal. então coloco o cd da questo com sinal em 8k hz em 0bb de defasagem e alinho ele. sem problema.aí eu vou lá alinhar full e MB. ambos estão no canal rear do player e distâncias muito diferentes. desligo tudo e deixo ligado o RCA dos fulls. Faço o alinhamento e acho o ponto. Aí faço o mesmo procedimento para o midbass, ou seja, o alinhamento do canal rear muda...aí eu ligo tudo e não tá nada acertado...aí vou no ganho do amp e tento adiantar os fulls por lá. aí ficou bom. não 100%, mas ficou bom.aí deixei o carro no estacionamento da PUC 1 semana, quando voltei, as bolas tinham descolado do painel por causa do calor e tive que recomeçar tudo de novo... aí deixei desalinhado do jeito que tá até colocar os componentes novos...

 

 

Nunca conseguirá acertar o TA deste modo.o correto é:

 

TW no front

FULL no rear

MID no sub

SUB no sub tbm.

 

começa acertando pelo FULL, porque é o mais facil...depois TW...ai acerta o MIDBASS normalmente.

 

DEPOIS, voce coloca no AMP do sub...apenas o canal Direito do RCA, porque o TA do MID servirá para o sub, devido a frequencia que ele toca...

 

só assim pra acertar 4-way com player 3-way...

 

facilita até nos cortes, só colocar LP na saida SUB em uns 250 / 300hz...ai o restante (HP do mid faz pelo amp) e LP do sub faz pelo amp tbmLP e HP do full pelo playerHP do TW pelo player

 

e sim, fica muito bom...ja usei assim por anos...

Editado por Diego Alves

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um adendo!

 

da pra usar o TW e o FULL na mesma saida front com os Bamboos

 

o unico detalhe é que voce tem que por o HP do front em 250/300hz por exemplo.

 

ai o full vai tocar até onde conseguir...e o TW voce corta com capacitor em uns 12khz...

 

ai MID na saida rear

SUB na sub.

 

ja usei assim tbm...e fica bom tbm...

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Potato, nem sempre o direcionamento é diferente, mas tb depende do referenxial que se está usando

Quanto se usa o sistema com direcionamento cruzado no centro do carro, há simetria em relação ao veículo

Já quando se usa on axis o foco é um ponto geralmente entre o nariz e a nuca do ouvinte

De qualquer forma, trabalhar usando a dispersão é um bom método, mas demorado de acertar num 3 vias

Eu só usaria ele se tivesse que fazer direcionamento cruzado pra não privilegiar unicamente o motorista e se não tivesse TA disponível

Meus fulls estão assim (não uso tweeter), mas mesmo sem eu ter TA consegui uma resposta relaticamente boa só com alteração das fases, não tenho um palco cravado no meio, mas tb não tenho aquela sensação de um falante estar tocando antes do outro por causa do delay relativo às distâncias diferentes

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um adendo!

 

da pra usar o TW e o FULL na mesma saida front com os Bamboos

 

o unico detalhe é que voce tem que por o HP do front em 250/300hz por exemplo.

 

ai o full vai tocar até onde conseguir...e o TW voce corta com capacitor em uns 12khz...

 

ai MID na saida rear

SUB na sub.

 

ja usei assim tbm...e fica bom tbm...

mas uéeeeeeee

Isso é corte passivo!

:P

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mas uéeeeeeee

Isso é corte passivo!

:P

 

Nem vem...é a mescla entre passivo e ativo...kkkkkkkkkkkkkkk

 

corte passivo pra mim é tudo passivo mesmo. hausahusihauishuaisuia

 

neste 2 casos, tem mais ativo que passivo...então é ativo...kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

fo** que não tem como ser tudo ativo com player 3-way...hahahaha

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Ai que está

Se o tweeter e o full ficarem coplanares, com bobinas alinhadas, fazer um corte passivo ENTRE eles e o resto todo ativo vai dar um resultado melhor que fazer tudo ativo deixando mid num canal da saída sub e sub no outro canal

Isso fica melhor que deixar o full subir até onde pode e só usar um corte 6dB lá em cima pro tweeter, 100% de certeza, justamente por ser mais facil corrigir a fase dos dois pra casarem

O único problema, NESSE CASO, é conseguir um casamento bacana de sensibilidade entre tweeter e full, problema que não existiria se fossem 4 vias ativas REAIS (7/8 canais) ou se fosse um kit comprado pronto, todo casado

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Nunca conseguirá acertar o TA deste modo.o correto é:

 

TW no front

FULL no rear

MID no sub

SUB no sub tbm.

 

começa acertando pelo FULL, porque é o mais facil...depois TW...ai acerta o MIDBASS normalmente.

 

DEPOIS, voce coloca no AMP do sub...apenas o canal Direito do RCA, porque o TA do MID servirá para o sub, devido a frequencia que ele toca...

 

só assim pra acertar 4-way com player 3-way...

 

facilita até nos cortes, só colocar LP na saida SUB em uns 250 / 300hz...ai o restante (HP do mid faz pelo amp) e LP do sub faz pelo amp tbmLP e HP do full pelo playerHP do TW pelo player

 

e sim, fica muito bom...ja usei assim por anos...

 

 

mid e sub no sub é o que eu queria evitar... vou perder completamente o controle do sub... consideraria essa hipótese, se eu realmente comprasse o Mohawk MS500.1 pro sub, que tem controle de sub por extensão...

 

Ai que está

Se o tweeter e o full ficarem coplanares, com bobinas alinhadas, fazer um corte passivo ENTRE eles e o resto todo ativo vai dar um resultado melhor que fazer tudo ativo deixando mid num canal da saída sub e sub no outro canal

Isso fica melhor que deixar o full subir até onde pode e só usar um corte 6dB lá em cima pro tweeter, 100% de certeza, justamente por ser mais facil corrigir a fase dos dois pra casarem

O único problema, NESSE CASO, é conseguir um casamento bacana de sensibilidade entre tweeter e full, problema que não existiria se fossem 4 vias ativas REAIS (7/8 canais) ou se fosse um kit comprado pronto, todo casado

 

 

pois é, eu tinha pensado nisso... depois vou ver a questão da sensibilidade. numa dessas posso até colocar algum resistor pra tentar igualar...

 

fiz umas contas e vi que talvez até um processador(aquele do user do forum) seja uma boa pela versatilidade de uso...

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Buenas...

 

Coloquei os componentes novos... ficou muito bom o resultado. Gostei. Só que os tweeters não estão acompanhando o resto. Vou precisar amplificar ele. Usar apenas no player é pouca potência.

 

Tive que colocar um ganho de +4db nas freqüências do TW para melhorar.

 

Alguma dica do que fazer? Vale a pena colocar um amp só para tw?

 

No geral gostei muito do conjunto. Consegui da um melhorada no TA, mas quero experimentar colocando o MB no canal do sub.

Mas acho que tá faltando mais spl nas freqüências mais altas e o amplificador do sub não tá legal. To precisando de um AB melhor, mesmo tendo conseguido um casameto legal entre ele e mb, mas no subgrave tá pecando muito... não tem força pra tocar o que antes tocava com o power one....

 

Segue fotos...

 

IMG_20131210_155113_260_zps483c7e6c.jpg

IMG_20131210_155105_245_zps777cde27.jpg

 

Abraços

 

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

 

 

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o ideal era usar 2 amps de 4ch

 

1 para TW e full

1 para MID e sub

 

de qualquer forma...tudo amplificado é melhor com certeza

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Só pra recaptular, como está feita a ligação aí? O que está amplificado e o que está direto no player?

 

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Quanto ao TA a forma mais pratica de acertar é mexendo em 1 lado apenas.

 

Mantem o lado esquerdo no "0"...ai aumenta o lado direito....fica bem mais simples de acertar e tem o mesmo efeito, porque no caso voce estará acertando apenas a diferença...

 

pra voce ver o conceito é simples.

 

Imagine que o lado esquerdo está a 60cm e o direito a 90cm....se voce manter no 0 esquerdo o lado direito ficará no 30

 

 

 

Mas vc atrasa o lado que esta mais longe???

 

eu aplico esta teoria tambem, mas atraso o lado mais perto, o do motorista ou o esquerdo.

Editado por fabricioM

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fortes, se vier a cachoeirinha me dá um toque, os meus estão em uma posição um pouco diferente. se interessar escutar para experiencia.

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Mas vc atrasa o lado que esta mais longe???

 

eu aplico esta teoria tambem, mas atraso o lado mais perto, o do motorista ou o esquerdo.

 

Não é atrasar, é adiantar o mais longe...

 

quanto mais distancia voce colocar mais adiantando ficara o som deste lado.

 

por isso tem que colocar a distancia apena no lado direito

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Não é atrasar, é adiantar o mais longe...

 

quanto mais distancia voce colocar mais adiantando ficara o som deste lado.

 

por isso tem que colocar a distancia apena no lado direito

 

 

pelo que eu entendi nos alpines vc atrasa o lado mais perto!!!

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