Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Fortes

[Spacefox 2010] sai NAR, ENTRA Rockford Fosgate RFA-64

Recommended Posts

Olha, o corte do full vai depender do nível de importância que tu dá pro peso dos médio graves

Se quer muito peso, vai ter que cortar mais alto

Se quer mais equilibrado pode cortar mais baixo

Eu diria que entre 160 e 200Hz

Como ele tem uma sensibilidade muito alta, 93dB, tu vai deixar o ganho no mínimo pra ele, e ainda pode fazer descer um pouco mais, tipo uns 120Hz, mas aí convém usar um slope alto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já usei mid de 4" no meu fox, e sobrava espaço.

Hoje colocaria o 6" meio apertado, apostaria que o resultado seria melhor que em 3 vias.

6"????

que mid de 6" teria que ser? e litragem pra isso render...?

-------------

O phoda dos Fostex que o Cristiano falou é o frete... US$162 no total...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha considerado também o Vifa XT25SC90-04 (que o potato tem pra venda) + Tang Band W3-881 SI(Que o Cristiano tá vendendo)...

mas fiquei em dúvida do que fazer...

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive um tw Nar, e acho que casaria bem com os samsung, mas realmente, os Nar devem ter sido os agudos mais "fortes" que eu ouvi, perdendo somente p/ os leson piezo. Nao que sejam ruins, mas pro meu gosto, precisa dar uma controlada neles.

Eu tbem ja tentei mr + tw no carro, fiquei quase 1 ano com eles la, e nunca consegui acertar satisfatoriamente. Hoje eu usaria somente mb + tw OU mb + full (mesmo que fosse com o samsung, que nao sobe muito)

Compartilhar este post

Link para o post

segue execução das bolas para teste dos fulls...

IMG_20131010_220036_326_zpsa2063bd8.jpg

IMG_20131010_220044_065_zps1e27e6b3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

To com uma dúvida quanto a etapas...

O que deve ser definifo primeiro, cortes ou direcionamento?

Pensei em testar os direcionamentos com o corte que to usando agora e depois de começar a testar os cortes...

O que acham?

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Os cortes serão o acerto fino. Primeiro direciona. Mas, se já está usando alguns cortes, pode ser q sirvam como parâmetro.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post
Os cortes serão o acerto fino. Primeiro direciona. Mas, se já está usando alguns cortes, pode ser q sirvam como parâmetro.

Blz, achei que fosse....

E quanto ao tipo de corte(Bessel, Buterworth, L-R), deixo para testar após definido a freqüência e slopes de cortes?

To usando como parâmetro de início os cortes que o Cristiano sugeriu certa vez no tópico do meu HT...

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Blz, achei que fosse....

E quanto ao tipo de corte(Bessel, Buterworth, L-R), deixo para testar após definido a freqüência e slopes de cortes?

To usando como parâmetro de início os cortes que o Cristiano sugeriu certa vez no tópico do meu HT...

Quanto ao tipo, ñ sei, mas eu acho q faria o que tornasse a confecção do x-over mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

6"????

que mid de 6" teria que ser? e litragem pra isso render...?

-------------

O phoda dos Fostex que o Cristiano falou é o frete... US$162 no total...

Seria em freeair pela coluna.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao que que testar antes

DIRECIONAMENTO

frequências altas são críticas quanto a direcionalidade, se o tweeter não tiver bom rendimento off axis não há corte que que vá te salvar depois

Desça o corte entre mid e tweeter para 5kHz, pra ter um bom range tocando nos tweeters e testa o o direcionamento

Como Como disseram, corte é a cereja do bolo

Compartilhar este post

Link para o post

Desça o corte entre mid e tweeter para 5kHz, pra ter um bom range tocando nos tweeters e testa o o direcionamento

Porém, se ele deixar o range do full indo até os 10khz (como ele pensou), dará mais peso. Será q ñ vale a pena no caso dele?

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Com o samsung, EU cortaria o mais baixo possível, se fosse usar 3 vias na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o samsung, EU cortaria o mais baixo possível, se fosse usar 3 vias na frente.

LP ou HP?

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, o mais baixo possível tanto p/ lp como p/ hp.

Edit: nao curto os médios desse Samsung.

Editado por potato

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de 4 dias com o full, Eu testei o corte original do TW (2,5k hz @ 12bd/8a), com o full entre 250 e 2,5k, não gostei mais da resposta do tw. A resposta metálica dele me incomodou muito.

Testei em 5khz e nao me agradou. Talvez com um tweeter de seda me agradasse mais...

Depois faço mais testes

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de 4 dias com o full, Eu testei o corte original do TW (2,5k hz @ 12bd/8a), com o full entre 250 e 2,5k, não gostei mais da resposta do tw. A resposta metálica dele me incomodou muito.

Testei em 5khz e nao me agradou. Talvez com um tweeter de seda me agradasse mais...

Depois faço mais testes

O q eu quis falar sobre o corte alto foi por isso. São 2 equipos medianos q são elogiados por uns e nem tanto por outros. Como vc já costumava ouvir esse full no HT e passou ele p/o carro, imaginei q fez isso por gostar dele, claro, então, conclui q seria melhor deixá-lo com um range maior, como o tw apenas complementando. Vê se dá certo assim (se gosta).

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi calcular um cross para aprender como funciona bem a relação de capacitores e indutores e como eles agem nos slopes e nos cortes...

Aí me veio uma dúvida que não to conseguindo encontrar uma resposta.

Peguei a tabela do autoforum de cortes de 2a ordem. Para 8k hz, seria um capacitor de 3,52uf e indutor de 0,1125mH. Ai peguei uma tabela de referencia dos Claritycap e dos indutores Mundorf fio chato 17mm.

Eu teria que compor com vários capacitores para chegar no indicado pelo calculo. Até aí ok. Mas para o indutor nao tem o que fazer, ou é 0.1 ou 0.12.

Aí comecei a dúvida, como saber o que esse indutor maior ou menor vai alterar no corte ou no slope?

Como calcular o corte de segunda ou terceira ordem a partir dos valores padrões de capacitores e indutores e saber como eles vão afetar na resposta????

Alguém sabe me explicar ou teria alguns artigos para recomendar a leitura?

Não sei se deu pra deixar claro qual era a dúvida...

Fiquei com muita vontade de aprender mais sobre esse assunto...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

A tabela do AF é bem meia boca

Amanhã te mando uma tabelinha beeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmm melhor que eu tenho pra corte de segunda ordem

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, quanto aos cortes

Só usa o corte mais baixo pra pra ajustar direcionamento

Depois de ter total noção de como fica o teu tweeter nos direcionamentos testados, sobe o corte

Tu vai ter que identificar o ponto o detalhamento do tweeter é ótimo, dai pra cima tu vê o que é melhor pro teu ouvido na relação full/tweeter pros cortes que está testando

Pode ser que um corte muito alto o full te deixe com o detalhamento comprometido, enquanto com um corte muito baixo o tweeter fique agressivo

Um bom corte satifaz o teu ouvido quanto a essas duas questões

Compartilhar este post

Link para o post

A tabela do AF é bem meia boca

Amanhã te mando uma tabelinha beeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmm melhor que eu tenho pra corte de segunda ordem

valeu!

mas minha dúvida persiste....

como faço pra saber como o indutor/capacitor maior ou menor do que o indicado pelo calculo vai interferir no corte/slope escolhido?

eu calculei que para x corte @ 12db/8a, eu precisaria fazer uma associação de 3 capacitores, ok. só que para os indutores ficariam ou 0.1mH ou 0.12mH e não 0.11mH. O que essa diferença vai fazer no meu corte?

Ah, quanto aos cortes

Só usa o corte mais baixo pra pra ajustar direcionamento

Depois de ter total noção de como fica o teu tweeter nos direcionamentos testados, sobe o corte

Tu vai ter que identificar o ponto o detalhamento do tweeter é ótimo, dai pra cima tu vê o que é melhor pro teu ouvido na relação full/tweeter pros cortes que está testando

Pode ser que um corte muito alto o full te deixe com o detalhamento comprometido, enquanto com um corte muito baixo o tweeter fique agressivo

Um bom corte satifaz o teu ouvido quanto a essas duas questões

aaaaaaaah, entendido. :legal:

Hoje eu vou terminar o aro em MDF e vou montar as bolas no painel.

Fiz um teste com o tweeter em 6,3hz @ 6db/8a e o fulls tocando sem LPF e gostei também do resultado...

Já vi que o full não tem "top end"(é correto esse termo?), ele morre bastante a partir dos 12k hz e 16k hz para meus ouvidos só com tweeter mesmo.

comecei escrever essa resposta ao meio dia... entrei numa reunião e saí agora sem tempo de responder o resto...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...