Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fixwillian

Dificuldade de sintonia - 4 bomber upgrade antigos de 250 rms

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

 

Sempre venho acompanhando o fórum e já tirei muitas dúvidas por aqui.

 

Essa dúvida que tenho aqui eu já procurei na busca e não obtive êxito.

 

 

Eu comprei 4 bomber upgrade de 12" dos modelos antigos de 250 rms.

 

Meu carro é um peugeot 206 e o porta mala não ajuda muito para instalar 4 subwoofers.

 

Mandei fazer a caixa com um volume bruto de 144L ou seja, 36L para cada subwoofer. Foi o máximo que consegui sem ser preciso tirar o encosto do banco traseiro. A caixa está dividida em 2 camaras e existem 2 dutos de 4" para cada camara, somando então 4 dutos ao total.

 

Eu gostaria de saber o seguinte:

 

* Qual o tamanho dos dutos para render o máximo de subgrave?

* Qual o tamanho dos dutos para render o máximo de SPL?

* Qual o tamanho dos dutos para ficar uma caixa mista, tocando bem de mala aberta e fecha?

 

Meu gosto musical é super variado, desde sertanejo, a pagode, samba, hip hop, black, reggae.

 

 

Para tocar esses 4 bombers eu utilizo 2 modulos, vou explicar o por que:

2 bombers são bobina dupla de 4ohms e 2 são bobina simples de 4 ohms.

Os bobina dupla estão casados em 4 ohms e ligados em um SD600.1 de 2 ohms, ou seja estão ligados no dobro da impendância.

Os bobinas simples estão casados em 2 ohms e estão ligados em um SD400.1 de 1 ohm e também estão ligados no dobro da impedância.

 

Eu sei que não estão muito bem alimentados, mais é o que tenho pra hoje .... kkkkkkkk

 

Tenho 2 baterias de 60 amp, uma no cofre e outra atras do banco do passageiro.

 

Para voz tenho 2 cornetas D200 e 2 tweeter selenium ligados em um SD200.2.

 

Gostaria que por gentileza pudessem me ajudar pois estou com muita dúvida em relação a como sintonizar a caixa ao meu gosto e qual teria que ser a sintonia correta a usar.

 

Valeu pessoal!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não consegui achar os parametros desse bomber antigo de 250 rms para poder tentar simular no programa.

 

Eu andei testando alguns dutos. Percebi que os dutos estão soprando muiiiito mesmo. Coloquei os dutos com 38 cm cada um e continuam soprando.

Vi em um site que ajuda a calcular os dutos, que para minha caixa ficar em 35hz é preciso colocar cada duto com 50cm. Será que é isso mesmo, ou é muito duto para pouca caixa, lembrando que minha caixa tem 144L.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive dos Up novos (350w), caixa de 50L pra cada duto de 4" x 30cm. Rende muitoo, porem acho que ainda precisaria de mais alguns litros, se o intuito é render bastante subgrave.

 

Agora, 144L pra 4 subs dos antigos? ....acho pouco hein. Seu problema tá nessa litragem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teria fotos da disposicao em que os subs estao?

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teria fotos da disposicao em que os subs estao?

 

Amigo, a caixa tem 144 L como eu disse. Ela tem uma divisão bem no meio no sentido vertical. Ficam 2 subs virados pra frente do porta malas e 2 para cima e em cada camara tem 2 dutos de 4".

1 sub que está em cima divide a mesma camara com 1 de baixo, conseguiu entender como está a divisão?

 

Agora de tarde eu comprei mais um pedaço de cano e um joelho de pvc. Coloquei o joelho em 1 duto e consegui obter mais ou menos uns 45 cm nesse duto. O outro duto ficou com 40 cm. A melhora ficou bem significativa, parando de assoprar um pouco. Está rendendo bem mais agora. Fiz esse teste em apenas uma camara. Amanha vou comprar outro joelho e fazer o teste na outra camara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posta a foto da caixa ai pra gente ver como tá, como vc usa duto redondo vai mudando o tamanho do duto ate te agradar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara meu primo tinha dois upgrades desses num palio, a caixa ocupava todo o porta malas, era gigante. Mas tocava horrores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, fiquei um tempo afastado por motivos de saúde.

 

Voltando agora, estou novamente fazendo alguns testes. E ainda não achei uma sintonia adequada ao meu gosto musical.

 

A caixa está com 4 dutos como dito, será que se eu tapar 2 dutos ficaria melhor para sintonizar a caixa?

 

Me ajuda galera!!!!

 

Ainda não deu para postar foto da caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer uma coisa que achei muito estranho mesmo.

 

Como eu disse no tópico, eu tenho 2 modulos para empurrar os 4 bombers, sendo: SD600.1 de 1ohm e SD400.1 de 1 ohms.

 

Meus bombers 2 são bobinas simples de 2 ohms e 2 são bobinas dupla de 4 ohms.

 

Estavam ligados assim:

 

*bobina simples em paralelo para ficar em 2 ohms e ligados no SD400.1 de 1ohm

*bobina dupla em serie e depois em paralelo para ficar em 4 ohms e ligado no SD600.1 de 2 ohms

 

Ou seja amigos, ambos estavam ligados no dobra da impedância do modulo e estava tocando legal. Fiz isso por medo de queimar os falantes como ja fiz anteriormente com 1 par de w309.

 

Resolvi testar ligando na impedância correta, ligando:

 

*bobina simples no SD600.1

*bobina dupla ligada em paralelo para ficar em 1ohm e ligados do SD400.1

 

Resultado:

 

O som como era de se esperar ficou mais forte, porém ficou um sopro só a caixa. Tá muito estranho mesmo.

 

Eu já to ficando p.... com esse som!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer uma coisa que achei muito estranho mesmo.

 

Como eu disse no tópico, eu tenho 2 modulos para empurrar os 4 bombers, sendo: SD600.1 de 1ohm e SD400.1 de 1 ohms.

 

Meus bombers 2 são bobinas simples de 2 ohms e 2 são bobinas dupla de 4 ohms.

 

Estavam ligados assim:

 

*bobina simples em paralelo para ficar em 2 ohms e ligados no SD400.1 de 1ohm

*bobina dupla em serie e depois em paralelo para ficar em 4 ohms e ligado no SD600.1 de 2 ohms

 

Ou seja amigos, ambos estavam ligados no dobra da impedância do modulo e estava tocando legal. Fiz isso por medo de queimar os falantes como ja fiz anteriormente com 1 par de w309.

 

Resolvi testar ligando na impedância correta, ligando:

 

*bobina simples no SD600.1

*bobina dupla ligada em paralelo para ficar em 1ohm e ligados do SD400.1

 

Resultado:

 

O som como era de se esperar ficou mais forte, porém ficou um sopro só a caixa. Tá muito estranho mesmo.

 

Eu já to ficando p.... com esse som!!!!

 

Cara....vou te dar um conselho idiota... kkkkkk

 

vc tá com a litragem baixa...td bem, nao tem como aumentar, só se arrancar os bancos, rsrs

 

Sela isso mano.... e seja feliz!! rsrs

 

Já tive dois bomber one na selada, e já disparava alarme, eu tinha SPL, sub grave, tocava bem pra fora, pra dentro... vc tem 1000 RMS de falante, melhor que essa ventania ai fica ein... como vc tá com pouca litragem, se quiser manter duto, acho que teria que ser uns dutos gigantes.... tente achar os parametros deles, que jogo no WiniSD que tenho no note do meu pai.

Cuidado com distorção tmb, tá faltando modulo, tentar vender tudo isso e pegar uma SD 1000, só nao se como vai casr essas impedancias ai...rsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara....vou te dar um conselho idiota... kkkkkk

 

vc tá com a litragem baixa...td bem, nao tem como aumentar, só se arrancar os bancos, rsrs

 

Sela isso mano.... e seja feliz!! rsrs

 

Já tive dois bomber one na selada, e já disparava alarme, eu tinha SPL, sub grave, tocava bem pra fora, pra dentro... vc tem 1000 RMS de falante, melhor que essa ventania ai fica ein... como vc tá com pouca litragem, se quiser manter duto, acho que teria que ser uns dutos gigantes.... tente achar os parametros deles, que jogo no WiniSD que tenho no note do meu pai.

Cuidado com distorção tmb, tá faltando modulo, tentar vender tudo isso e pegar uma SD 1000, só nao se como vai casr essas impedancias ai...rsrsr

 

Amigo, to pensando mesmo em selar mais eu tenho algumas duvidas pq nunca tive caixa selada!

 

Como ficaria o som com o porta malas aberto. Do jeito que a caixa esta, o som esta muito bom, grave forte e nos peito até uns 20 metros de distancia, isso para 4 upgrade de 250 rms. Dá pra animar um churrasquinho legal.

 

Hj estou com +- 45 cm em cada duto de 4. Melhorou bastante, mais assopra um tiquinho ainda.

 

Então, se vc puder me dizer como ficaria o som em relação a caixa selada eu agradeço!

 

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara....vou te dar um conselho idiota... kkkkkk

 

vc tá com a litragem baixa...td bem, nao tem como aumentar, só se arrancar os bancos, rsrs

 

Sela isso mano.... e seja feliz!! rsrs

 

Já tive dois bomber one na selada, e já disparava alarme, eu tinha SPL, sub grave, tocava bem pra fora, pra dentro... vc tem 1000 RMS de falante, melhor que essa ventania ai fica ein... como vc tá com pouca litragem, se quiser manter duto, acho que teria que ser uns dutos gigantes.... tente achar os parametros deles, que jogo no WiniSD que tenho no note do meu pai.

Cuidado com distorção tmb, tá faltando modulo, tentar vender tudo isso e pegar uma SD 1000, só nao se como vai casr essas impedancias ai...rsrsr

 

Esqueci de mencionar: Com relação aos parametros desses upgrades antigos eu não achei nada, nem aqui no forum, nem na internet.

Entrei em contato com a bomber e pedi para me enviarem. Se eu receber os parametros eu posto aqui.

 

Valeu pela disposição em ajudar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...