Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
almissom

Up grade em crossover passivo factory NAR comp

Recommended Posts

Só vi o tópico agora, e se teve poste apagado eu não sei, mas irei expressar minha singela opinião aqui:

um cross é meio complexo de se montar, pois tem q levar em conta fase, tempo, parametros TS do conjunto caixa/alto falante, direcionamento. O resumo disto é que para 2 conjuntos de falantes iguais posicionados de formas diferentes com caixas de volumes diferentes o cross especifico é diferente. Mas nada impede que se faça um crossover intermediário, se baseando nos parametros de fábrica,o q dá uma noção do q pode tocar, pois geralmente tem uma margem de erro que chega a 15% em alguns casos, e nisto ainda se tem a variação que estes parametros sofrem em uma caixa/porta. Claro, existe uma série de cálculos e fórmulas q auxiliam para chegar no ponto do cross ideal, porém se vc não tiver calculando pelos valores TS reais de nada irá adiantar as fórmulas. Usar um cross ativo é uma ferramenta que alguns utilizam para facilitar o serviço quando não se tem os parametros TS especificos, mas não quer dizer q aquele acerto é o mais correto, apenas que vc tem um bom ponto de partida pro seu cross passivo. Outros detalhes são tensão e temperatura de trabalho, onde para um amp de 100wrms a 4 ohms fornece 20v, porém com possiveis picos de 40v(pmpo) e devemos ter essa tensão como o minimo para compra do capacitor e considerar q um ambiente automotivo chega a atingir 70 graus quando fechado ao sol do verão. Quanto aos indutores, cada um irá dizer uma coisa, uns recomendam fio chato, outros recomendam nucleo de ar, outros recomendam nucleo de lamina ou nucleo de trafo. e o fato é: para cada caso um deles é o mais indicado, e claro tem a questão da saturação de sinal e efeito antena q o indutor pode gerar.

Existe a questão do efeito placebo, em que muitos avaliam a qualidade do produto pelo custo, e isto não está correto. Nem sempre o indutor, resistor e capacitor mais caros são o melhor capacitor para aquela aplicação.

meu caro, se eu substituir cada elemento do cross, por outros similares de uma marca mais conceituada em HI-Fi, melhoraria alguma coisa, a principio queria manter a originalidade do cross, se ter que sacrificar a tampa! e quais vc me indicaria para casar com os parâmetros dos meus alto-falantes? o mid é o KW65.01 e o tweeter é o EP-51 (nar) - o x-over é o Comp! se precisar passo os links para facilitar!

outra dúvida, é se vai ter uma melhora no audio!

abraço e obrigado pela explicação técnica...

Editado por almissom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

intupiu???

olha, a chance de melhorar é grande (pra não dizer que é óbvia, desde que use as coisas certa$$$)

mas a simples troca de componentes não garante o MELHOR resultado

as vezes a forma como o kit está montado em um carro não trás o mesmo resultado com o mesmo cross em um kit igual montado em outro carro, por questões de disposição física mesmo da montagem de cada kit

por isso eu citei que estudar os possíveis cortes em um sistema ativo pode ser MAIS proveitoso que simplesmente trocar os componentes e pronto

se tiver condições, claro

quanto a saber o que vale mais a pena (cross pronto X outro kit X cross customizado), vai de cada um

simplesmente comprar outro cross pronto, ou kit, não vai te fazer aprender nada, afial a mudança vai ser percebida mas tu não vai saber se é por conta da alteração dos cortes, ou pq o kit novo é todo melhor, já a escolha de montar um cross customizado passa por um processo de custo mais elevado, se tu quiser testar vários componentes pra aprender, mas te trás o conhecimento do que cada tipo de capacitor é capaz de propiciar

essa é minha intensão, aprender um pouco sobre o assunto e meu som é meu laboratório...rsssss

meu som é simples, mas tem uma qualidade acima da média, já vi muitos carros com o mesmo kit que uso e nenhum tocava tão bem como o meu!!! isso vale o que vc disse!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Refazer o x-over com componentes de melhor qualidade vai ser um UP com absoluta certeza...Mas não elevará o kit de patamar.

Compartilhar este post

Link para o post

se tu quer aprender, o que EU entendo como sendo melhor "aula" possível é:

- ter uma (pelo menos uma) bookshelf montada com um mid e um tweeter que tu conheça bem, como esse kit aí da NAR

- ter um amp residencial (amp, integrado, receiver, qquer coisa do tipo), ou o equivalente em automotivo (player+fonte+bateria+amp) montado em bacada

- pensar em um cross onde os componentes sejam intercambiados entre passa alta e passa baixa de forma a não alterar o tipo de corte, só o tipo de sonoridade

exemplo pra um kit de tweeter e mid de 4ohm

capacitor de 8uF + indutor de 0,5mH = corte Bessel em aprox 2500Hz, independente se é pro mid ou pro tweeter, só altera a posição do indutor e capacitor que tu monta tanto passa alta quanto passa baixa

tu compra um par de indutores de 0,5mH, um de núcleo de ar, outro de ferrite

tu compa um par de caps de 8uF, um Clarity SA e um Mundorf MKP

primeiro tu usa uma combinação de indutor+cap pra tweeter, depois troca o cap,depois troca o indutor

isso vai te mostrar quais são as características de um tipo de combinação, e de outro tipo

com o mid a mesma coisa

não tem melhor maneira de aprender sobre o que cada componente pode fazer

infelizmente isso toma tempo, dinheiro, paciência...

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião: do pouco que sei e pelo que pude aprender e testar conforme pesquisas e dúvidas tiradas com os membros aqui do fórum... Posso afirmar que, os crossovers comerciais existem uma margem de segurança sobre o ponto de corte... Mas o que muitos aqui relataram é no caso se você fosse querer refazer o cross, e fazer da melhor forma possível, mas pelo que eu entendi sobre o que você quer, no caso, fazer a troca de componentes do cross original por outros de melhor qualidade... Sim você vai ter um áudio bem melhor! Não vai mudar da água para o vinho, mas com ctz vai mudar pra melhor

Se eu não me engano, são 3 caps, 2 bobinas e alguns resistores... Uma coisa é fato: vc não vai conseguir usar a mesma caixa original do cross

Caps melhores são maiores e ocupam mais espaço, desmonte seu cross, retire as bobinas (que já são de núcleo de ar se não me engano) e faça um desenho do esquema eletrônico.. Compre caps e resistores mundorf, vai na fé que são ótimos (os modelos aí vc é quem vai decidir conforme o seu bolso) e pelo que vc falou, não quer nada top das galáxias mas quer algo melhor e que com ctz que agrade ainda mais...(se vc ainda querer, e souber os valores das bobinas, compre de melhor qualidade tbm se o bolso der.......)

Monte um novo cross, e seja feliz (mesmo corte e áudio melhor!)

Editado por STL

Compartilhar este post

Link para o post

Refazer o crossover do zero é sempre interessante quando você quer adequá-lo à instalação que você tem. Por exemplo, tweeter na coluna, mid na porta... tudo isto exige adequação dos pontos de corte e atenuações.

O processo é grande, mas não é exatamente complicado. Tem que transformar em ativo, usando 4 canais de amplificação e um player com várias opções de corte, ou ainda um notebook com uma placa de som USB 5.1, rodando foobar.

Depois dos cortes definidos, aí se parte para a construção, seguindo à risca o que se obteve no ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião: do pouco que sei e pelo que pude aprender e testar conforme pesquisas e dúvidas tiradas com os membros aqui do fórum... Posso afirmar que, os crossovers comerciais existem uma margem de segurança sobre o ponto de corte... Mas o que muitos aqui relataram é no caso se você fosse querer refazer o cross, e fazer da melhor forma possível, mas pelo que eu entendi sobre o que você quer, no caso, fazer a troca de componentes do cross original por outros de melhor qualidade... Sim você vai ter um áudio bem melhor! Não vai mudar da água para o vinho, mas com ctz vai mudar pra melhor

Se eu não me engano, são 3 caps, 2 bobinas e alguns resistores... Uma coisa é fato: vc não vai conseguir usar a mesma caixa original do cross

Caps melhores são maiores e ocupam mais espaço, desmonte seu cross, retire as bobinas (que já são de núcleo de ar se não me engano) e faça um desenho do esquema eletrônico.. Compre caps e resistores mundorf, vai na fé que são ótimos (os modelos aí vc é quem vai decidir conforme o seu bolso) e pelo que vc falou, não quer nada top das galáxias mas quer algo melhor e que com ctz que agrade ainda mais...(se vc ainda querer, e souber os valores das bobinas, compre de melhor qualidade tbm se o bolso der.......)

Monte um novo cross, e seja feliz (mesmo corte e áudio melhor!)

Estava conversando com um amigo e ele me falou o mesmo, ficamos até para calcularmos os capacitores, etc., e realmente tenho que fazer outra placa e estou pensando em fazer um diy estilo ao uniq da focal, em acrilico! vou fazer os cortes de LPF em 50hz a 6db/8ª com chave para desativalo e deixa-lo full até os 1.500hz a 12db/8ª para o mid e HPF em 1.500hz a 18db/8ª para o tweeter com atenuadores para 0db, -2db, -3db e -4db. agora definir quais resistores, nucleos e capacitores utilizar!!! e testar nos alto falantes...consegui hoje mais 1 par de mid Kw65.01 (cobaias) e agora falta 1 par de EP-51 (rsssss)...em fim, vamos ver no que vai dar....

vc me indicaria quais componentes da mundorf custo e benecifio? abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Refazer o crossover do zero é sempre interessante quando você quer adequá-lo à instalação que você tem. Por exemplo, tweeter na coluna, mid na porta... tudo isto exige adequação dos pontos de corte e atenuações.

O processo é grande, mas não é exatamente complicado. Tem que transformar em ativo, usando 4 canais de amplificação e um player com várias opções de corte, ou ainda um notebook com uma placa de som USB 5.1, rodando foobar.

Depois dos cortes definidos, aí se parte para a construção, seguindo à risca o que se obteve no ativo.

Klebão, desistir de fazer no proprio x-over, nem vou meche-lo....vou fazer um a parte, como um laboratório e ver no que dá!!! cara esses NAR foram feitos errados, a linha nova não chega nem próximo a qualidade...digo por experiencia!!! ja ouvi os dois de todas as maneiras...até em som residencial!!! tem diferenças...(no mid e no tweeter e o x-over os resistores estão diferentes são de qualidade inferior!!! - são os verdinhos do x-over pro!!!)

pense comigo!!! o kit KR65.01 na epoca custava beirando os 900,00 dilmas, preço de focal hj!!! e os 650cs3 custa 489,00!!!! o que aconteceu para reduzir tanto o valor? qualidade dos materiais caíram? ...

abraço cara...está ajudando muito no tópico!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pense comigo!!! o kit KR65.01 na epoca custava beirando os 900,00 dilmas, preço de focal hj!!! e os 650cs3 custa 489,00!!!! o que aconteceu para reduzir tanto o valor? qualidade dos materiais caíram? ...

Na real, um kit 2 vias, mesmo um focal, pra chegar a 900 tem MUITO superfaturamento. Ainda mais no caso de marcas que conseguem um bom volume de fabricação.

Fabricar um falante é barato. Desenvolver é caro. Mesmo nesses 489, tem muita gordura pra queimar... É o valor em que eles posicionaram no mercado.

Agora, se vai partir do zero, uma dica: Parta para falantes melhores. Um mid legal (podendo até ser o NAR, se te agrada) e um par de tweeters residenciais de bom custo x benefício. A parte chata, que é ter que fazer o crossover pra isto, você já se dispôs a fazer.

Arrasta brincando o tw da nar, com os dois pés nas costas. Eu até gosto desse tw, mas não consegui ficar com eles mais de 20 minutos no meu set, em testes.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu até gosto desse tw, mas não consegui ficar com eles mais de 20 minutos no meu set, em testes.

bipolar... rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Estava conversando com um amigo e ele me falou o mesmo, ficamos até para calcularmos os capacitores, etc., e realmente tenho que fazer outra placa e estou pensando em fazer um diy estilo ao uniq da focal, em acrilico! vou fazer os cortes de LPF em 50hz a 6db/8ª com chave para desativalo e deixa-lo full até os 1.500hz a 12db/8ª para o mid e HPF em 1.500hz a 18db/8ª para o tweeter com atenuadores para 0db, -2db, -3db e -4db. agora definir quais resistores, nucleos e capacitores utilizar!!! e testar nos alto falantes...consegui hoje mais 1 par de mid Kw65.01 (cobaias) e agora falta 1 par de EP-51 (rsssss)...em fim, vamos ver no que vai dar....

vc me indicaria quais componentes da mundorf custo e benecifio? abraço

Sinceramente acho dificil o mid Nar descer tanto assim, com esse corte de 50hz 6db/8ª.. também não acho válido fazer um corte hpf de18db/8ª para o tw, pelo custo e pelo trabalho que vc teria que ter... Opinião: se vc já gosta do seu kit e do jeito que ele toca, pq não manter o corte original 2,5khz a12db/8ª ?? .... pois fazer o corte no chutometro, não dá certo, a não ser que vc faça como todos os membros aqui citaram, partir para o ativo, definir e estudar o melhor corte e ai sim fazer o cross..

Para mid, o cap pode ir de Mundorf MKP (85% do valor total), com uma mistura de mundorf supreme (15% do valor total) [100% = valor do capacitor]

Para tw, ClarityCap ESA (80% do valor total), misturando com ClarityCap MR (10%) e mundorf supreme s/o ... ou se a bolso der (rsrs) mundorf supreme s/g/o (10%)...

Isso é sugestão... agora se for fazer algo mais em conta, de bom agrado, Mundorf MKP para mid, e ClarityCap ESA + Mundorf Evo s/g/o para tw.

Mantenha as bobinas originais... e pronto. Ta feito o up! Vai ver que o áudio ficará mais refinado, e mudará o recorte na imagem.

Fiz upgrade em cross que eu tinha aqui, aproveitei as bobinas, comprei primeiramente mundorf mkp pra mid, e clarityCap SA + supreme para tw

Hj aqui é mundorf mkp + supreme para mid, e clarityCap ESA + Mundorf Evo + Supreme para tw.... e muda MUITO, e pra melhor!

Veja o quanto pode gastar, faça um esboço do esquema, e parta para os testes... garanto que ficará ainda mais contente com um novo cross

Compartilhar este post

Link para o post

Aí depende se vc quer usar um único capacitor ou vários em paralelo. A vantagem de usar vários é q vc agrega a coloração q cada cap tem ao sinal, e a vantagem de se usar um único cap é ter um som mais neutro. Eu utilizaria um mundorf evo ou evo/oil no mid se não quiser gastar e usaria um supremme se quisesse investir mais pesado, lembrando q vc pode fazer um mix desses caps de 10% mínimo. No tw vc pode colocar o claritycap ESA, e se for pra misturar com MR eu já pensaria em um mundorf evo sgo ou Rike

Compartilhar este post

Link para o post

o STL chutou o balde no corte dos tuíte!

:o

esse SGO eu tenho curiosidade de escutar no meu set residencial, hj nas torres é ESA + MR (65-35%, + - )

quem sabe como upgrade futuro...

Compartilhar este post

Link para o post

o STL chutou o balde no corte dos tuíte!

:o

Oras, falei apenas para manter o corte original, só não tenho ctz se esse é o corte original rsrsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

O que voces acham da associacao de capacitores? Voces gostam de misturar varios tipos ou tentam manter uma linha?

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

O que voces acham da associacao de capacitores? Voces gostam de misturar varios tipos ou tentam manter uma linha?

Abracos

EU curto uma só pra manter a assinatura deles...Mas uma salada pode ficar bem temperada...Só não tenho tempo e saco pra ficar experimentando...Mas pode sair um caldo bão!

Compartilhar este post

Link para o post
ouvi o mesmo kit em um cross ativo da audiocontrol e fiquei impressionado, era outro kit!!!, mais graves, medio-graves, medio mais definido, tweeter descendo mais, palco ficou mais alto, etc...o som ficou lindo!

Amigo, só por uma questão de entendimento: qual hu, cabos, módulo? Cuidado para não ficar esperando demais do crossover...

Já modifiquei um cross NAR trocando o cap original por um Solen FC de mesmo valor (10 uF - valor do par na madisound, sem frete: 10 obamas ). Cabe na caixinha original do cross.

Ah sim, e jumpeei o tiristor.

908b8fce-387e-41b2-b9c9-5ab06c4f06f9.jpg

Os Solen FC não custam caro, e dão um upgrade audível no cross NAR. Aconselho o up.

Só recomendo não botar capacitores muito acima do resto do set; de repente pode não vão valer o investimento. Explicando melhor: não adianta um capacitor que permita arejamento, transparência, num set que não tem esses atributos acentuados.

Todavia, se além da vontade de melhorar o som o objetivo for aprender e houver orçamento disponível...Vá em frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, só por uma questão de entendimento: qual hu, cabos, módulo? Cuidado para não ficar esperando demais do crossover...

Já modifiquei um cross NAR trocando o cap original por um Solen FC de mesmo valor (10 uF - valor do par na madisound, sem frete: 10 obamas ). Cabe na caixinha original do cross.

Ah sim, e jumpeei o tiristor.

908b8fce-387e-41b2-b9c9-5ab06c4f06f9.jpg

Os Solen FC não custam caro, e dão um upgrade audível no cross NAR. Aconselho o up.

Só recomendo não botar capacitores muito acima do resto do set; de repente pode não vão valer o investimento. Explicando melhor: não adianta um capacitor que permita arejamento, transparência, num set que não tem esses atributos acentuados.

Todavia, se além da vontade de melhorar o som o objetivo for aprender e houver orçamento disponível...Vá em frente.

gostei da sugestão!!! vendo a foto ficou show de bola! e o seu cross é o pro? como ficou o audio com a mudança, melhorou o detalhamento da tweeter?...valeu pela dica!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo:

Não lembro bem se era o pró ou não só lembro que o cap era um epcos amarelinho retangular...O solen entrou apertadinho, mas coube na caixinha.

O Solen não é o cap mais top, é apenas uma solução de baixo custo e relativo benefício mas... não sei bem como dizer isso, só diretamente mesmo, nada pessoal : seu tw tb não tem tanto assim pra entregar, coisa que um capacitor de 50 ou 100 dólares pudesse viabilizar...

Basicamente ficou um pouco mais neutro, melhorou bastante a textura do agudo (antes era áspera e com som de plástico) e ficou um tiquinho mais liquido e solto. Ganhou um pouco em transparência também.

Se quer melhorar detalhamento ainda dá pra ir de mundorf evo sgo: não tem toda aquela profundidade de ambiência do supreme, mas gera uma atmosfera muito leve. E claro: custa mais caro e não vai caber na caixa original do cross.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela foto, o x-over é do modelo Pro. O Comp tinha resistores cerâmicos.

Pro:

xover_pro_tratado.jpg

Comp:

xover_comp3_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...