Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fabricioSQ

Set SQ no Palio Economy 2012

Recommended Posts

Prezados,

Depois de muito tempo lendo e pesquisando, chegou a minha hora de montar um SQ de entrada e nesta empreitada (ante as minhas limitações financeiras) acabei escolhendo os seguintes equipamentos:

- HU Pioneer DEH-80prs

- Amplif. DAT 800/4 (já possuo)

- RCA Technoise TZ

- Mids do Kit RF T162-s (ou http://autoforum.com.br/topic/192389-mid-morel-ticw-634nd/) em pezinhos de 5L

- Tweeter Seas Prestige H1396 nas colunas (on axis)

- Cabos speaker knu karma 12 gauge

*Os cortes serão ativos e o "kit" será bi-amplificado na DAT

**Não usarei sub momentaneamente por questões financeiras..

***Tenho um sub Diamond D1 de 12 pol. se alguém interessar..

****Quando for usar sub, pretendo adquirir ou um Questo de 10" ou um JL 10w0, qual se sai melhor?

*****Tb já gostaria de sugestão de ampli mono para o sub..

Abraços e desde já agradecido a este forum e seus membros

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimas escolhas para um iniciante, você realmente tem lido e pesquisado, meus parabéns.

Só não crie mais tópicos, por enquanto trate de tudo nestes dois.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, cara!

Éé... foram vários dias lendo, lendo e lendo...

Estou interessado nestes mids Morel do outro tópico... Me parecem bons, descem bastante, porém queria algum relato de alguém que já usou.

Outra dúvida: 5L no pezinho é suficiente? Tanto para os mids do kit Fosgate como para os Morel? Eis a questão... Será que renderão bem?

*Para que todos saibam, as compras começarão no mês que vem, assim que sair o pgto...

Quero postar fotos de tudo! Dos equipamentos e instalação (que será feita por mim mesmo, pq só tem "estaladô mercenário" aqui em Americana-SP)

Ah, posso usar sem medo esse mesmo cabeamento de falantes até para os tweeters?

Abraços

Sent from my iPad using Tapatalk - now Free

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, cara!

Estou interessado nestes mids Morel do outro tópico... Me parecem bons, descem bastante, porém queria algum relato de alguém que já usou.

Outra dúvida: 5L no pezinho é suficiente? Tanto para os mids do kit Fosgate como para os Morel? Eis a questão... Será que renderão bem?

*Para que todos saibam, as compras começarão no mês que vem, assim que sair o pgto...

Quero postar fotos de tudo! Dos equipamentos e instalação (que será feita por mim mesmo, pq só tem "estaladô mercenário" aqui em Americana-SP)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificador mono tem um kenewood de 500w a 2ohms e 300w a 4ohms nos classificados, também vi um clarion dpx1151, e um audiophonic 900.1, também tem um par de questo 10" bobina dupla 4ohms ai o amp tem que trabalhar em 2ohms. Qualquer destes amps leva bem um questo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelas especificações é ótimo, e os produtos da Morel são muito bons, mas você já olhou quanto custa ?

Depende muito do mid, mas em geral eu creio que seja pouco, isso fara o mid trabalhar com um pico de frequência.

Se você vai usar o 80PRS que tem TA, qual a vantagem de usar pesinhos ? Trate as portas com manta vedando bem e coloque os tweeter's sobre o painel.

O cabeamento original não serve pois a corrente consumida pelos falantes é bem maior, além disso tem uma qualidade bem inferior, dá uma olhada em

http://autosom.net/artigos.asp, fiação, artigo: tabela de cabos para falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

*Mbtche,

Obrigado pelas indicações, certamente serão cogitadas!

Abração

* Emanuel,

Vc não sabe o drama que é porta de Palio, tem que cortar lata e tal, porque se por baffle comprido pega no porta-treco e ai tem que cortar o porta-treco e adaptar as grelhas que vem no mid pra fica "bonito", doorpod eu acho feio demais... Pezinho já resolve fácil e posso direcionar os mids, qualquer coisa, faço maior!

Por favor, me explique melhor esses picos de frequencia em baixa litragem...

Quanto à fiação para os tweeters, me referi aos knu que mencionei, não originais... Perguntei porque eles são bem parrudos e não sei se precisa disso tudo pra tweeter... É que fica melhor comprar uma espessura só do que várias diferentes (uma pra tweeter, uma pra mid, e outra pra sub)...

Valeu mais uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

O set que tinha no palio era bem modesto na parte estereo, os tw eram originais só troquei os mids e tive que usar baffle e cortar o porta treco por dentro mesmo, mas a dificuldade maior ficou pra passar os cabos speaker pra porta pois o cabo não passa inteiro, tem um soquete com pinos entre a porta e a cabine e teria que fazer uma adaptação então acabei não fazendo até pq pretendia trocar de carro logo e acabei usando os cabos originais. Como vai fazer bi amlificação, seria interessante usar cabos diferentes para mid e tw, usando karma pro mid e um melhor nas altas pro tw. Gasta um pouco mais mas aproveita melhor o tw.

Editado por mbtche

Compartilhar este post

Link para o post

Hahaha furei esses soquetes com CUIDADO usando uma broca bem grossa, e tive que ter muito cuidado mesmo pra não pegar nos fios da trava e vidro elétricos... O furo ficou no meio dos soquetes, certinho! Agr passa fiação grossa sossegado, porém não vou instalar os mids na porta, não! As portas do Palio são muito limitadas. Jesus! Mor trabalhera...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah é mesmo, esqueci que vai usar pezinhos, então seria uma boa também usar peitinhos sobre o painel, aí fica tudo direcionado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc não sabe o drama que é porta de Palio, tem que cortar lata e tal, porque se por baffle comprido pega no porta-treco e ai tem que cortar o porta-treco e adaptar as grelhas que vem no mid pra fica "bonito", doorpod eu acho feio demais... Pezinho já resolve fácil e posso direcionar os mids, qualquer coisa, faço maior!

Uma vez instalei em um Palio igual ao seu o mid do Bravox CS60D, utilizei como espaçador o próprio aro que veio com o falante; de repente se você fizer um baflle bem estreito e o mid não for tão volumoso pode caber no porta-treco sem alterações.

Por favor, me explique melhor esses picos de frequencia em baixa litragem...

O falante fica trabalhando com uma curva de frequência muito alterada, como se fosse um sub em uma caixa sintonizada. Costumam pezinhos com maior volume, tem gente que até utiliza "botas" para ganhar liragem.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez instalei em um Palio igual ao seu o mid do Bravox CS60D, utilizei como espaçador o próprio aro que veio com o falante; de repente se você fizer um baflle bem estreito e o mid não for tão volumoso pode caber no porta-treco sem alterações.

O falante fica trabalhando com uma curva de frequência muito alterada, como se fosse um sub em uma caixa sintonizada. Costumam pezinhos com maior volume, tem gente que até utiliza "botas" para ganhar liragem.

Man, os dois mids que tenho interesse são tanajuras demais para as portas do Palio, até por isto escolhi usar pezinhos. Analisando bem aquele espaço que iriam os pezinhos, dá até para confeccionar umas "botonas" com uns 10L cada, aproveitando da melhor forma o espaço e deixando os pés (passageiro e motorista) bem folgados. E vou fazer as botonas bem parrudas, grossas e meter lã de poliester dentro. Acho que vão ficar boas. Sei lá, será a primeira experiência! Se ficar ruim, parto para as portas mesmo.

Vamos ver no que vai dar...

*quero muito ver relatos de quem já usou os mids Morel, pra definir de vez o set "inicial".

Abraços e, mais uma vez, valeu pela ajuda e troca de ideias

Compartilhar este post

Link para o post
Ah é mesmo, esqueci que vai usar pezinhos, então seria uma boa também usar peitinhos sobre o painel, aí fica tudo direcionado.

Pensei em usar aquelas saidinhas laterais de ar do Palio, fazer uma armação saindo delas com baffles em mdf no diâmetro dos tweeters (já aproveitar e direcionar on axis), encher de espuma de poliuretano, moldar ao meu gosto a espuma e depois revestir em courvin idêntico ao acabamento do painel. Acho que fica bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, cara!

Abraços

Amigo, eu tive por uns 3 anos o kit morel tempo de 5" em pezinhos de 5" e tocados em biampli com o 4.6x e posso dizer que NESSA configuração os mids não descem tanto, digo que comparamos com carro de porta tratada e hybrid audio ( acho ) e mesmo com MENOS potência, foi melhor !!! E o TW não tinha um grande top end...

Usava em pezinhos de 4,6 litros MEGA reforçados .

Abs!!!

Ronald

Compartilhar este post

Link para o post

..armação saindo delas com baffles em mdf no diâmetro dos tweeters (já aproveitar e direcionar on axis), encher de espuma de poliuretano, moldar ao meu gosto a espuma e depois revestir em courvin idêntico ao acabamento do painel. Acho que fica bom...

Muito prático, é um ótima ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados,

Depois de muito tempo lendo e pesquisando, chegou a minha hora de montar um SQ de entrada e nesta empreitada (ante as minhas limitações financeiras) acabei escolhendo os seguintes equipamentos:

- HU Pioneer DEH-80prs

- Amplif. DAT 800/4 (já possuo)

- RCA Technoise TZ

- Mids do Kit RF T162-s (ou http://autoforum.com.br/topic/192389-mid-morel-ticw-634nd/) em pezinhos de 5L

- Tweeter Seas Prestige H1396 nas colunas (on axis)

- Cabos speaker knu karma 12 gauge

*Os cortes serão ativos e o "kit" será bi-amplificado na DAT

**Não usarei sub momentaneamente por questões financeiras..

***Tenho um sub Diamond D1 de 12 pol. se alguém interessar..

****Quando for usar sub, pretendo adquirir ou um Questo de 10" ou um JL 10w0, qual se sai melhor?

*****Tb já gostaria de sugestão de ampli mono para o sub..

Abraços e desde já agradecido a este forum e seus membros

Algumas mudanças!

Estão a caminho:

HU Alpine CDA 9855 + Interface para Ipod KCI420

Mids do kit Focal 165v30

TW Dayton ND20FB-4

Cabos Speaker/RCA continuam os mesmos: RCAs Technoise TZ / Speaker Knukonceptz Karma SS (16AWG p/ TW e 12AWG p/ mids)

Obs.: não vou mais instalar os mids em pezinhos, serão nas portas tratadas com manta (3 camadas desta manta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508388017-manta-asfaltica-auto-adesiva-aluminizada-30-cm-x-10m-_JM). Dentro das portas tb vai lã de poliester.

Obs. 2: tenho um Ipod classic com 160GB e minhas músicas são todas Lossless (ALAC).

Acho que este set tem tudo para me agradar. Começo a receber os equipamentos na semana que vem, ai postarei fotos da instalação.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Obs.: não vou mais instalar os mids em pezinhos, serão nas portas tratadas com manta (3 camadas desta manta: http://produto.merca...30-cm-x-10m-_JM).

Pode ficar tranquilo, realmente compensa mais do que os inconvenientes do pezinho. Quanto a manta, o rolo com largura de 10 cm é mais prático para aplicar.

Dentro das portas tb vai lã de poliester.

Quanto a isso tem que pensar com mais cuidado, a lã de poliester em caixas tem tem o efeito de "aumentar o volume", como se a caixa fosse maior. Nas portas pode atrapalhar ao contrário de ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ficar tranquilo, realmente compensa mais do que os inconvenientes do pezinho. Quanto a manta, o rolo com largura de 10 cm é mais prático para aplicar.

Quanto a isso tem que pensar com mais cuidado, a lã de poliester em caixas tem tem o efeito de "aumentar o volume", como se a caixa fosse maior. Nas portas pode atrapalhar ao contrário de ajudar.

Valeu a dica da manta, mas comprarei a de 30cm mesmo (vem mais)... Só cortar em pedaços na hora de aplicar. Sem problemas!

Quanto ao uso de lã, vi no site da Focal que esses mids que estou adquirindo pedem caxas de 30L! Portanto, acredito que valha a pena usar...

E Emanuel, agradeço de coração as dicas e conselhos para o meu set!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao uso de lã, vi no site da Focal que esses mids que estou adquirindo pedem caxas de 30L! Portanto, acredito que valha a pena usar...

É, qual deverá ser o volume de uma porta dessas ? Vou quebrar a cabeça para chegar a algum valor aproximado, depois posto.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados foristas, todos estão bem?! Haha

Não abandonei o tópico... Apenas vim escolhendo e comprando com calma os equipamentos e pensando sempre em ECONOMIA, porém ousei em algumas coisas (os TW, p. ex.). Como é meu primeiro set SQ, e não tenho referência alguma com equipamentos voltados a esta finalidade, minhas escolhas estão muito suscetíveis a erros e gargalos, maaas é errando que se aprende!

Os equipamentos que adquiri são os seguintes:

HU Alpine 9855 + interface para IPod + iPod Classic 160Gb;

Ampli DAT 800/4 (o convencional, não o Competition);

Mids NAR 6,5" Série 2 (o único que ainda não chegou);

TWs Vifa BC25SC55-04;

RCA Knukonceptz Krystal 4 canais (6m);

Cabos speaker Knukonceptz Karma SS 12 awg (comprei 20m, e usarei até nos tw);

Cabo energia Shok 0awg (5m + 1m para o terra);

Obs.: sem sub mesmo, por enquanto.

Instalação:

Mids em doorpods bem parrudos com aprox. 8l (não estão feitos ainda, mas minha ideia é deixa-los bem tops, atrás dos falantes, vou colar espuma acústica e serão revestidos com material idêntico ao original do carro);

TW on axis e serão instalados em suportes moldados nas saidinhas de ar laterais (as de cima do painel, próximas ao parabrisa);

Demais itens serão instalados com muito capricho, por um amigo que manja muito. Usarei terminais nos cabos speaker, termorretrátil e tecflex, este em todos os cabos...

Farei Big 3, para melhorar a corrente e o aterramento...

Pergunto aos mais experientes que estiverem dispostos a me atender: ficará um bom set e me agradará? Terei bom detalhamento, imagem, dinâmica e timbre?

* os tw têm fs em 1350hz, posso aproveitar bem esta propriedade e aplicar cortes HPF próximos a essa frequência a fim de subir bem o palco?

** com os doorpods, posso descer os mids além do indicado (63hz)? Se sim, até quanto posso cortar, sendo que gosto de ouvir música em volumes elevados?

Obrigado e viva este Forum!! Quero só ver...

Abs

Fabrício

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda ninguém deu um pitaco?!

Gostaria de opiniões sobre meu set.. Cadê os altruístas desse forum?? Hahah

Ansiedade...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom set. Cortes ativos? Não acho prudente cortar o mid em 50hz, principalmente com o dat despejando tantos watts neles, não acho que eles aguentem tocar 50hz sem distorcer um pouco, e distorção+tantos watts=m***a. Mas acho que não vai sentir tanta falta de graves mesmo em 63hz, este mid tem boa pegada e antes de usar material fono absorvente teste sem primeiro pra ver qual te agrada mais. E já está pensando qual sub será escolhido?

Editado por mbtche

Compartilhar este post

Link para o post
Bom set. Cortes ativos? Não acho prudente cortar o mid em 50hz, principalmente com o dat despejando tantos watts neles, não acho que eles aguentem tocar 50hz sem distorcer um pouco, e distorção+tantos watts=m***a. Mas acho que não vai sentir tanta falta de graves mesmo em 63hz, este mid tem boa pegada e antes de usar material fono absorvente teste sem primeiro pra ver qual te agrada mais. E já está pensando qual sub será escolhido?

Isso ai, cortes ativos! Opa valeu, vou testar antes de colar a espuma... Quanto ao sub, penso em janeiro pegar um Questo de 10" 2+2ohms (350w)... Me tire uma dúvida: pelo qts dos mids NAR série 2, eles renderão bem em doorpods de 8l?

Abs!

Sent from my iPad using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Moderação, o pessoal não tem me ajudado mais tanto neste tópico, estou pensando em abrir outro e pedir o fechamento desse. Posso fazer assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...