Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ProtecCE

Dúvida T18, WHORN, MTL-4

Recommended Posts

Ja experimentei qse todos esses tipos de caixas da moçada t18, turbo bass selada dutada, euclides, ts18, sb18, manifold e digo, em 70% delas a resposta puxa muito mais pelo tipo de alto falante usado, se alto falte bom, caixa boa ou mais sub grave ou mais grave de ataque a caixa em sí só não vai dar a resposta que se procura caso esteje com um falante diferente da resposta que se propunha, exemplo: se quero sub grave: sub800, sw1p,sds;wpu tornado1100 se quero ataque os conhecidos target.

Em 80% as cornetas como nome ja diz não conseguem deixar de ter o som maldito de corneta por menor que seja essa coloração no som, e não descem o bastante e nem sobem o bastante, qto menor a corneta mais se evidencia isso tendo em vista a pequena area de corneta e comprimento.

Há de saber onde se quer chegar, se é para tocar com ataque >60hz como forró, as ts18,euclides são insuperáveis assim como a t18 no electro dance rave, lembrando que acima de 60hz ja acaba se tocando maioria de nossos rítmos musícais com alguma pouca perda pro reggae e o hip hop que tocariam um pouco mais atenuado o sub grave mas mesmo assim tocariam e dependendo da quantidade de alto falantes e tipo uma ts18 supriria esta pouca atenuação e nem se perceberia essa falta de sub grave e onde o espaço para caixas é limitado, e pela excelente refrigeração a atender o excesso de potência aplicado essa cornetas curtas que não são taõ planas como as w horn são as melhores.

A única que ainda não experimentei é justamanete a velha e excepcional w horn como vista em gráfico ou relatos unanime de todos que a experimentaram, que vai moda vem moda a veinha faz uns botox e volta a ser elogiada e parece como comentam se a única das cornetas que consegue não ter o som da corneta e uma resposta invejável 40hz a 250hz qse plana que deixa as moças de hoje se rebatendo de inveja de sua ampla resposta e seus 106dbs so que pelo seu tamanho ficou praticamente difícil de mante-la ja que o mercado dinâmico sempre quer coisas novas, mas dizem que para escutar um bom e gostoso som de uma caixa sem se preocupar com um punch a mais pra racha a w- horn ainda é a caixa a ser batida isso é o que escuto qse unanime ainda experimentarei.

So de curiosidade peguei umas sobras de madeira aqui e fiz uma worn pra falante de 15, agora so reformar um falante de 15 que ta encostado aqui pra dar uma brincada, parece que realmente os over casam bem com ela conforme for experimentando passa mais novidades dela pra nós.

Aula gratuita !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O único projeto de W-horn de falantes de 15", exceto o original do Keele para o lendário falante JBL com parâmetros excepcionais e salvo engano de 300w RMS, o que é uma vantagem valiosa, visto que essa caixa tem mínimas possibilidades de refrigeração.

Pois bem o HB1505E1, é de domínio público e está num pdf de projetos antigos e pode ser baixado.

Já os demais projetos são enumerados principalmente num tópico da audiolist.

Pelo menos os que lembro são:

WPU, SW1P, Snake ESX 185, agora se não me falha a memória, se o modelo CCDB era integralmente para Sub800, pois existia uma variante para Oversound 15-800.

Compartilhar este post

Link para o post

O único projeto de W-horn de falantes de 15", exceto o original do Keele para o lendário falante JBL com parâmetros excepcionais e salvo engano de 300w RMS, o que é uma vantagem valiosa, visto que essa caixa tem mínimas possibilidades de refrigeração.

Pois bem o HB1505E1, é de domínio público e está num pdf de projetos antigos e pode ser baixado.

Já os demais projetos são enumerados principalmente num tópico da audiolist.

Pelo menos os que lembro são:

WPU, SW1P, Snake ESX 185, agora se não me falha a memória, se o modelo CCDB era integralmente para Sub800, pois existia uma variante para Oversound 15-800.

Também não me lembro direito, pois ja foi um bom tempo que vi e se não me engano essa modelo da CCDB que acho foi a que nosso amigo fez pros de 15 a diferença pros de 18 so muda msm o corte de fixação do alto falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo ficou linda tuas w-horns seguisse as medidas a risca de algum dos projetos? se puderes postar o projeto pra nós te agradeço tenho alguns projetos aqui mas nenhum traz informação clara sobre a medida do corte quadrado do Bafle que fica a frente do corte circular que fixa o falante. Com falante de 18" a largura do bafle pelos projetos é 33cm por proporção pro de 15cm achei 27,5cm e fiz com essa medida a minha caixa teste "a experiência" pois tem madeira de todo tipo e cor kkkkkkkkkkkkkkk. Mas se me agradar vou fazer 2 no padrão do Danilo e com as medidas no mínimo detalhe.

Fernando tambem se souber ou alguém puder esclarecer tambm agradeço.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Quem eu lembro que implementou esse projeto foi RGS, mas ele andou apagando alguns detalhes.

http://autoforum.com.br/topic/185951-mini-paredao/

E outro tópico pode ter algum outro detalhe:

http://autoforum.com.br/topic/178991-projeto-w-horn-para-alpha-khromus-1000-18/page__hl__%20whorn

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa Danilo cuidado com a potência aplicada a média do box onde fica o falante das w-horn é de 140 litros o que da pro over dependendo da sintonia que vc esteje usando + ou - 650w Rms a atingir o x máx o que acredito que até vá próximo dos 800w pelo estreitamento da parte do bafle segurando um pouco o cone. Essa caixa foi projetada pra fazer bonito com pouca potência aplicada, qual quer exagero vai os over pro reparo que diga-se de passagem ja é um falante tambem que é um excelente sub profissional e que toca fácil e forte com pouca potência aplicada mas que mesmo em dutada simples não tolera muito excesso que a bobina pode não aguentar fora o cone que tambem é muito exigido na horn então entendo que 800w pra esse sistema é mais que suficiente pra toca e muito forte headroon ai é acho meio perigoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa pessoal!

Eu utilizei o projeto da JBL.

http://s4.postimg.org/mdhljrw05/whorn_jbl.gif

fica incrível, uma pressão do kara#%@!

O corte da caixa original TEORICAMENTE deve estar em torno de 40hz de acordo com os dutos. Porém ela responde muito bem a partir dos 60hz.

O modo de funcionamento de uma horn é meio complexo. Realmente usando a potencia que testei, teóricos 2000w por falante, eles não irão durar muito, não pelo fato de queimar, mas sim por descolar o cone, principalmente cortando em menos de 50hz. Acho que ele n excursiona muito depois dos 60hz.

Toquei por horas jogando 80% dos 2000w e nem distorceu (pelomenos a "olho nu") e nem esquentou (interessante, porque a ventilação da whorn não é muito boa).

Meu sonho era ter um medidor RTA pra fazer os testes e deixar o bixo 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

Show Danilo to me animando aqui, conforme for meu teste da minha horn totalmente improvisada e fora de esquadro :vts , me animo e faço duas logos pros Panzer que a princípio tava na vontade de comprar 2 over 15 800 so pra garantir mesmo o bom funcionamento na whorn com sus qts< 0,40 ebp>130 um bom x máx que é a receita de bolo pra casar com as cornetas, mas ai tive vendo muitos relatos de cornetas x selenium que tambem muito usados e que rendem com wpu, sw1p e sw3p que passam dos 0,40 de qts e ebp médio de 80 e x máx pro wpu de 4,5mm ai me animei a colocar meu par de panzer nessa jogada afinal trazem parâmetros pra uso em corneta bem melhor que os selenium citados. e o dindin que iria gastar nos falantes aplico em um bom amplificador pra fazer descer o máximo possível.

A minha idéia era um sd 16k pra 4 panzer so que ta muito difícil alimentar amp acima de 10k, nos 12 v seriam 1000 ah de batera ai da-lhe peso pra pobre caminhonete, na hv mesmo assim seriam 15 bateria 60ah então um pouco menos o peso mas mesmo assim espaço e $$$$$.

Aquela foto da caixa manifol mtl4 que vc postou cheguei até qse finalizar ta em cima da caminmhonete ja qse por desmanchar pois pra 4 falantes uma caixa de 102 dbs é pouco demais acabei começando a montar e na hora de finalizar sonhando com o ganho de 01 horn com um falante chega nos 99db acabaram me desanimando e deixando o projeto de lado fora que precisaria ainda comprar mais 2 falantes pois to so com um par deles. Ai 2 whorn dariam qse msm que 4 falantes e usando dobro de potência e eu ainda ficaria com uma resposa muito mais plana que da manifoda mtl4. Fora que de tamnho se asemelham.

Então to estudando maneira em vez de potência procurar o rendimento alinhado a qualidade, tendo em vista que ja fiz todo tipo de caixa e que sem equalizar em qualidade sonora, que de uma resposta plana e que desça de se sentir o sub, poucas me agradaram acabando muitas vezes voltando para bass reflex. e se è pra gastar qse R$3000,00 em um amplificador de safras de watts derrepente um com a potencia correta dos woofers torno de 5k que sje mais pro lado do subgrave me de uma ajuda ao projeto a chegar na casa dos 38hz para um par de w-horn.

Amplificadores primeiro pensei nos importados, tive um fosgate 800a2 em par de wpu1805 que dava um grave lindo demais e forte numa bas reflex de 160 litros pra cada falante. Então como tava pensando nos over 15-800 tava olhando os de 1500wrms tipo mtx 1500, kicker zx1500. Ai olhando agora pros Panzer que não tem a mesma eficiÊncia dos over 800 que tocam fácil com pouco watts ai teria de ser na casa dos 5kw pro par mesmo pra render, ai dos importados nenhuma opção pois alem de não ver amplificadores de mais de 4k o preço tambm talvez fosse proibitivo ai nacional que desça penso nos stetsom 4k2 da vida ou derrepente um DAD 6k como boa opção a tocar um subgrave encorpado junto as w-horn

Faz um vídeo ai pra nos ajudar ter uma noção, derrepente no começo do mes ja compro umas 2 chapas de compensado e meto amão na mass o que menos tenho é preguiça de atacar de circular e tico-tico me divirto no pátio de casa junto com a cadela que não sai da volta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, acho melhor vc utilizar falantes com um maior rendimento (+sensibilidade -potencia)

Meu projeto é 3 whorn com sub800 alimentados por um SD5000. Vai em média 1500w por falante. Mas n usarei 100% pra ter uma margem razoável de segurança.

Alta eficiência no falante e na caixa. Aproveitando 100% do falante... Acho q vai dar uma ótima combinação.

Depois posto um video das duas tocando.

Pena q videos não mostram 20% da realidade, se é que vc me entende.

É incrivel, o banheiro do lado do som falta desmanchar, treme tudo na casa que fica de frente para as caixas mas a uns 20 metros.

Galpões que ficam a uns 30~40 metros treme o telhado todo. Fora que se vc ficar de

Frente para as caixas, 2~3 metros, vc sente a roupa vibrar e a pancada no peito.

É lindo.. Posso comparar facilmente com oque sinto com paredões com 4 target e milhares de medios que não tocam médios...

Kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo amigo 2 a 3 metros vc senti e ouvi elas, agora antes disso ele apanha para caixas de alto rendimento não tem como fugir é como comparar as lâmpadas novas (alto rendimento ou radiação) e velhas (cornertas), as cornetas devem ser usadas em ambientes para a mesma pq ela não vai ter o mesmo rendimento em outros lugares. E médios acho que cada um procura a faixa que desejar como também o resto das altas, se até na faixa de subgrave e grave tem isso (é muito amplo as faixas de frequência cada um pode ter o foco quer desejar).

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Show Danilo to me animando aqui, conforme for meu teste da minha horn totalmente improvisada e fora de esquadro :vts , me animo e faço duas logos pros Panzer que a princípio tava na vontade de comprar 2 over 15 800 so pra garantir mesmo o bom funcionamento na whorn com sus qts< 0,40 ebp>130 um bom x máx que é a receita de bolo pra casar com as cornetas, mas ai tive vendo muitos relatos de cornetas x selenium que tambem muito usados e que rendem com wpu, sw1p e sw3p que passam dos 0,40 de qts e ebp médio de 80 e x máx pro wpu de 4,5mm ai me animei a colocar meu par de panzer nessa jogada afinal trazem parâmetros pra uso em corneta bem melhor que os selenium citados. e o dindin que iria gastar nos falantes aplico em um bom amplificador pra fazer descer o máximo possível.

A minha idéia era um sd 16k pra 4 panzer so que ta muito difícil alimentar amp acima de 10k, nos 12 v seriam 1000 ah de batera ai da-lhe peso pra pobre caminhonete, na hv mesmo assim seriam 15 bateria 60ah então um pouco menos o peso mas mesmo assim espaço e $$$$$.

Aquela foto da caixa manifol mtl4 que vc postou cheguei até qse finalizar ta em cima da caminmhonete ja qse por desmanchar pois pra 4 falantes uma caixa de 102 dbs é pouco demais acabei começando a montar e na hora de finalizar sonhando com o ganho de 01 horn com um falante chega nos 99db acabaram me desanimando e deixando o projeto de lado fora que precisaria ainda comprar mais 2 falantes pois to so com um par deles. Ai 2 whorn dariam qse msm que 4 falantes e usando dobro de potência e eu ainda ficaria com uma resposa muito mais plana que da manifoda mtl4. Fora que de tamnho se asemelham.

Então to estudando maneira em vez de potência procurar o rendimento alinhado a qualidade, tendo em vista que ja fiz todo tipo de caixa e que sem equalizar em qualidade sonora, que de uma resposta plana e que desça de se sentir o sub, poucas me agradaram acabando muitas vezes voltando para bass reflex. e se è pra gastar qse R$3000,00 em um amplificador de safras de watts derrepente um com a potencia correta dos woofers torno de 5k que sje mais pro lado do subgrave me de uma ajuda ao projeto a chegar na casa dos 38hz para um par de w-horn.

Amplificadores primeiro pensei nos importados, tive um fosgate 800a2 em par de wpu1805 que dava um grave lindo demais e forte numa bas reflex de 160 litros pra cada falante. Então como tava pensando nos over 15-800 tava olhando os de 1500wrms tipo mtx 1500, kicker zx1500. Ai olhando agora pros Panzer que não tem a mesma eficiÊncia dos over 800 que tocam fácil com pouco watts ai teria de ser na casa dos 5kw pro par mesmo pra render, ai dos importados nenhuma opção pois alem de não ver amplificadores de mais de 4k o preço tambm talvez fosse proibitivo ai nacional que desça penso nos stetsom 4k2 da vida ou derrepente um DAD 6k como boa opção a tocar um subgrave encorpado junto as w-horn

Faz um vídeo ai pra nos ajudar ter uma noção, derrepente no começo do mes ja compro umas 2 chapas de compensado e meto amão na mass o que menos tenho é preguiça de atacar de circular e tico-tico me divirto no pátio de casa junto com a cadela que não sai da volta.

solano faz logo caixa w-horn pros 15/800 c não gostar manda ela pra mim, hehhehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo amigo 2 a 3 metros vc senti e ouvi elas, agora antes disso ele apanha para caixas de alto rendimento não tem como fugir é como comparar as lâmpadas novas (alto rendimento ou radiação) e velhas (cornertas).

Bom não entrando na briga de quem é melhor pois nunca se chega a ponto em comum e em nada acrescem ao forum pois so cria polêmica, inimizades e discuções, pois gosto cada um tem o seu e o que é bom pra vc pode não ser pra outro é apenas o ponto de vista dele da parte do som que lhe agrada a comparação com 4 target.

Isso mesmo amigo 2 a 3 metros vc senti e ouvi elas, agora antes disso ele apanha para caixas de alto rendimento não tem como fugir é como comparar as lâmpadas novas (alto rendimento ou radiação) e velhas (cornertas), as cornetas devem ser usadas em ambientes para a mesma pq ela não vai ter o mesmo rendimento em outros lugares.

Quais seriam esse ambientes meu amigo em que as cornetas devem ser usadas?

Penso eu que foram criadas para tocar ao ar livre, não?

Compartilhar este post

Link para o post

solano faz logo caixa w-horn pros 15/800 c não gostar manda ela pra mim, hehhehehe

Ba Arthur, quem dera pudesse sair comprando madeira e falantes pra testar kkkkkkkkkkkkkkk

É que ainda não cheguei a meu gosto nas caixarias, grave pesado e encorpado low bass que renda pra fora, mas tenho tentado, tenho me esforçado, ja vou ter de comprar lâmina nova pra circular que ta cega já de tanta tentativa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

háaaaaaaaaaaaaaaaaa brincadeira pegadinha do malandro é claro que é o Adilson :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Bom não entrando na briga de quem é melhor pois nunca se chega a ponto em comum e em nada acrescem ao forum pois so cria polêmica, inimizades e discuções, pois gosto cada um tem o seu e o que é bom pra vc pode não ser pra outro é apenas o ponto de vista dele da parte do som que lhe agrada a comparação com 4 target.

Quais seriam esse ambientes meu amigo em que as cornetas devem ser usadas?

Penso eu que foram criadas para tocar ao ar livre, não?

Isso mesmo amigo respondeu tudo. Aonde mais fazem festa é só em lugares abertos?

Se até em lugares abertos dependendo do tamanho e foco eles não vai render 100%, por mais musical que seja ainda sim não terá exclusividade de certas áreas aonde muitos gostam.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Ba Arthur, quem dera pudesse sair comprando madeira e falantes pra testar kkkkkkkkkkkkkkk

É que ainda não cheguei a meu gosto nas caixarias, grave pesado e encorpado low bass que renda pra fora, mas tenho tentado, tenho me esforçado, ja vou ter de comprar lâmina nova pra circular que ta cega já de tanta tentativa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

háaaaaaaaaaaaaaaaaa brincadeira pegadinha do malandro é claro que é o Adilson :vts

:o:vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Se até em lugares abertos dependendo do tamanho e foco eles não vai render 100%, por mais musical que seja ainda sim não terá exclusividade de certas áreas aonde muitos gostam.

:pirou: Entendi nada amigo, mas ta beleza é isso ai mesmo.

Edit

Trio elétrico em lugar fechado é isso que vc quer dizer?

Não sei se estamos falando a mesma lingua, aqui é o Tópico do trio elétrico o que penso eu carro com som tocando ao ar livre lugar aberto.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Nem vai entender amigo, até porque ainda não sabe o que trio elétrico também é utilizado em clubes , casas de show e boates em ambientes fechados, cada um tem sua melhor caixa especifica para demanda e público. E algumas regiões do Brasil dão valor uma certa pegada então é quase inviável. O Guto já falou muito isso aqui, mas o povo ainda é cabeça dura.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom luiz rafael.. Cada um tem sua opinião. Mas você falar que uma euclides toca mais que uma whorn? Chega a ser cômico. A euclides nada mais é que uma dutada mal projetada (duto e litragem) com o "leque" da projeção do som mais fechado.

Escute uma whorn bem projetada tocando que sua opinião irá mudar.

Realmente, se vc comparar pelo tamanho onde cabe duas euclides no lugar de uma whorn. Ai vc taca 4target BEM ALIMENTADOS que realmente toca mais que duas horn.

Mas qual o meu projeto? Ter um som de qualidade com baixo custo. Se eu fosse fazer um som "da moda" pra ter o mesmo rendimento eu teria que por mais falantes e muuuuuito mais potencia (10kw pra cima). Ai tome custo.

E som pra interior, só presta dutada comum.

A whorn da um show nessas caixas em quase toda faixa de frequência. A não ser na faixa de 40hZ pra baixo.

Peço desculpa aos amigos por ainda n ter postado o video. Ainda hoje filme e posto!

Compartilhar este post

Link para o post

Nem vai entender amigo, até porque ainda não sabe o que trio elétrico também é utilizado em clubes , casas de show e boates em ambientes fechados, cada um tem sua melhor caixa especifica para demanda e público. E algumas regiões do Brasil dão valor uma certa pegada então é quase inviável. O Guto já falou muito isso aqui, mas o povo ainda é cabeça dura.

ba eu sou do tempo que em clubes casas de show e boates se usava PA som profissional desculpe minha ignorancia tão colocando os carros dentro da boate e casas de show pobre dos ouvintes kkkkkkkkkkkk

Ja imaginou os carros tocando uma uma Ibiza ou skol beats ou até mesmo uma tomorrowland da vida qu é aberta, sairia todo mundo surdo com a proporção de drives que usamos pro grave que é justamente pra tocar em local aberto que raciocínio nada lógico. Eu que não iria num show desses mas vc esta certo cada um escuta o que achar legal .

Agora voltando ao Tópico, vou esperar sair um videosinho dessa ignorância ai Danilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo amigo, agora a moda é você fazer a festa o proprietário não gasta mais com locação e ainda ganha com pagamento de uma taxa para o mesmo em um determinado tempo.

E até que alguns são bem projetados e alinhados, bem regulador nos ganhos para não fica tão ruim como imagina apesar utilizar o triplo de equipamentos que você tem costume em um único porta mala.

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz posta o gráfico da tal caixa ai pra gente poder tirar uma conclusão:

Esse é da w-worn com um wpu de 450w RMS

OAAAAHV5nKzgH0ad2dw04QIrtyCE-nRU1exkLwZyEwS9CEyV1S9RAiutaEw--DWTgK_8nD52LaKD2GAIbnhH1g35hiIAm1T1UM_2UGfbvIdSnfPIIGWzf-4ckAu2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo da selenium é bem fácil de coloca o gráfico com resultados até pq eles são liberados para todos a muito tempo desde a época do Carlos Correia, agora essas nossas até que podemos porem tem os direitos autorais, até o Diógenes teve que se aqueta e renomeá o nomes, então não podemos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo amigo, agora a moda é você fazer a festa o proprietário não gasta mais com locação e ainda ganha com pagamento de uma taxa para o mesmo em um determinado tempo.

E até que alguns são bem projetados e alinhados, bem regulador nos ganhos para não fica tão ruim como imagina apesar utilizar o triplo de equipamentos que você tem costume em um único porta mala.

Proprietário querendo economizar na parte mais importante que é a sonorização imagina la qualita desses eventos tocando clipado como vêmos em 90% dos sons automotivos e sendo que um som profissional usa pré eq , equlaizadores, processadores, compressor etc....amplificadores de qualidade por ser estável nos 110volts e não esses nossos sofríveis automotivos de qualidade bem mediana. Me desculpe mas graças a Deus não vêmos som automotivos nos eventos Top.

Ja imaginou se pega essa moda um show internacional em Sampa Red Hot Chili Peppers, offspring, Metálica, Bon jovi, Elton John, David Guetta a o som de Carreta treme treme + Paredão 40 de 12" 50 D405 e 4 de 18" em caixa extra turbo + Reboque cala a boca.

kkkkkkkkkkkk Concerteza ja teriam falido qualquer das bandas top acima.

Amigo tenta outra essa não dá msm

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...