Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
speedacs

Ajuda com som. Cornetas e tweeters distorcendo

Recommended Posts

Pessoal,

Vendi meu som pancadão há alguns dias e como aqui na cidade estão pegando no pé com som alto, decidi montar apenas um sonzinho ambiente com:

- 01 Subwoofer Bomber Up Grade 12" 350 W rms

- 01 Driver Selenium D200

- 01 Tweeter Selenium St200

- 01 Módulo Taramps TS400

O que acontece é que quando aumento há distorção na corneta e tweeter, como se elas também estivessem batendo. Lembrando que o aparelho de som é um DVD Pioneer DVH3980.

Sempre usei os módulos da Roadstar e nunca tive problemas.

Percebi que esse Tarampas TS400 não tem regulagem de frequência. Recebi excelentes referências deste módulo, mas acho que o problema está nele, por não ter regulagem de frequência, ou seja, seria necessário um crossover.

Alguém concorda comigo. Sou leigo no assunto, possuindo apenas um pequeno conhecimento.

Me ajudem aí. Estou chateado com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloque capacitores na corneta e twiter . mais pelo que vi na internet ele tem crossover sim . porem é selecionavel da uma olhada melhor .

Compartilhar este post

Link para o post

coloque capacitores na corneta e twiter . mais pelo que vi na internet ele tem crossover sim . porem é selecionavel da uma olhada melhor .

Tanto as cornetas quanto as tweeters estão com capacitores. Ele tem a regulagem de " LPF-HPF-FULL", mas não tem regulagem de frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

qual capacitor e como ta a ligação?

precisa de cross não.

Capaticor 250V, 22uF....A ligação no Subwoofer está ligada em Bridge com 80% de saída e a ligação da corneta e tweeter está nos outros 02 canais (01 em cada canal) com 50% de saída.

Como faço para resolver? Pq quando aumento a corneta e tweeter distorcem, ficam xiando.

Compartilhar este post

Link para o post

22uf pro drive ta blz, pro st precisa algo entre 3,3 a 4,7uf.

e no player como ta? loud, cross, controle de graves e agudos?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente veja o ganho do amplificador ele pode estar muito alto.

Outro ponto aí no seu siom, é que o caso de usar Driver Fenólico + Stw ou mesmo que fosse Driver Ti, o problema é que esses tipos de falantes por terem sensibilidade bem maiores do que o Sub, tendem a se destacarem em relação ao sub, o que pode estar gerando um desequilíbrio tonal bastante acentuado.

Outra coisa observada, é que está usando sub, sem falantes para médios, o que gera um buraco (boa faixa de resposta de frequência não está sendo reproduzida). Tente ouvir a mesma música num som residencial e ouça no seu som, em tom baixo e vai terceber que certos faixas ele não responde. Compre pelo menos um Pw3 de 8" para tentar equilibrar esse som aí.

A dica também é ter um divisor com atenuação (capacitor executa corte, mas não faz o equilíbrio entre as vias). quem faz isso são divisores de freqUência ou Circuitos L-pad, que são mais complicados de serem feitos.

Depois alguém pode comentar sobre isso;

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só...nos canais onde estão ligados a corneta e a tweeter eu tinha colocado em HPF....mudei a chave para a posição FULL e aparentemente o xiado (cortes) parou. Minha preocupação é o seguinte...na posição Full não corre o risco de queimar os drivers??? Pois nessa posição não há nenhum filtro de frequência, vai passar frequências altas ebaixas para a corneta e tweeter. E aí pessoal, me ajudem.

Compartilhar este post

Link para o post

tem problema não. o hpf tem corte em 100hz.

Não tem problema deixar em FULL? Sem filtro de frequência?

Vou testar melhor amanhã cedo. É que no condomínio onde moro, ligar o som alto esta hora é complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

OUtra dúvida é o seguinte...a corneta e tweeter é 8 ohms...a ligação feita desta forma, terei 8 ou 2 ohms?

Compartilhar este post

Link para o post

com o capacitor vai ficar em 8 ohms.

o corte de frequencia do amp é fixo em 100hz.

o capacitor de 2.2 corta em 800hz ou mais.

Compartilhar este post

Link para o post

com o capacitor vai ficar em 8 ohms.

o corte de frequencia do amp é fixo em 100hz.

o capacitor de 2.2 corta em 800hz ou mais.

POis é, mas o módulo é 2 ohms e a tweeter e corneta é 8 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca os repectivos capacitores (Driver - entre 13 e 20 uF que fornece um corte entre 1000 e 1500, ou seja, mais coerente para um Driver de 1", mas se fosse de 2", até que poderia ser mais baixo). Já para Stw, faça o corte, aí por volta dos 7Khz ou mais, também para proteger o falante, o que seria um capacitor entre 2.5 e 3.3 uF ou 3.3 a 4.7uF, se o Stw permiir corte a partir 5Khz, por exemplo, mas teste as 02 sutações para saber qual, agrada mais.

Detalhe, esse são valores calculados que nem sempre são comerciais.

Fonte e crédito à: http://autosom.net/artigos/cartab.htm

Ahh sim, já estava esquecendo é que se houver capacitor, a faixa que é coberta por cada falante, o ampliifcador continua "exergando" 8 ohms e evidentemente na faixa de resposta comum, ele "enxerga" 4 0hms. PORQUE É UM FALANTE DE CADA. Se o amplificador é estável em 02 ohms, você já terá uma atenuação natural, visto que nessa impedância o falante receberia menos potência.

Agora uma coisa que eu nunca entendi, se esse dimensionamento do L-pad, é à parte, você monta o circuito, só para fazer a atenuação e depois para fazer o corte usa o capacitor normal e adequado?

O que eu sei é se acrescentarmos somente o resistor, a impedância final é alterada e logicamente os valores de capcitores passam a ser alterados também, pois o capacitor é em função da impedância e do corte evidentemente. Nesse mesmo link, especifica os valores de atenuação x valores de componentes. Seria que alguém explica isso.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca os repectivos capacitores (Driver - entre 13 e 20 uF que fornece um corte entre 1000 e 1500, ou seja, mais coerente para um Driver de 1", mas se fosse de 2", até que poderia ser mais baixo). Já para Stw, faça o corte, aí por volta dos 7Khz ou mais, também para proteger o falante, o que seria um capacitor entre 2.5 e 3.3 uF ou 3.3 a 4.7uF, se o Stw permiir corte a partir 5Khz, por exemplo, mas teste as 02 sutações para saber qual, agrada mais.

Detalhe, esse são valores calculados que nem sempre são comerciais.

Fonte e crédito à: http://autosom.net/artigos/cartab.htm

Ahh sim, já estava esquecendo é que se houver capacitor, a faixa que é coberta por cada falante, o ampliifcador continua "exergando" 8 ohms e evidentemente na faixa de resposta comum, ele "enxerga" 4 0hms. PORQUE É UM FALANTE DE CADA. Se o amplificador é estável em 02 ohms, você já terá uma atenuação natural, visto que nessa impedância o falante receberia menos potência.

Agora uma coisa que eu nunca entendi, se esse dimensionamento do L-pad, é à parte, você monta o circuito, só para fazer a atenuação e depois para fazer o corte usa o capacitor normal e adequado?

O que eu sei é se acrescentarmos somente o resistor, a impedância final é alterada e logicamente os valores de capcitores passam a ser alterados também, pois o capacitor é em função da impedância e do corte evidentemente. Nesse mesmo link, especifica os valores de atenuação x valores de componentes. Seria que alguém explica isso.

Meu velho, obrigado pelas informações, porém sou leigo e percebi que vc tem bastante conhecimento.

Não consigo entender praticamente nada do que vc escreve...kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pra voce ir curtindo seu som, vá em uma loja de som e pede um capacitor para corneta 22x100, ou 47 x 100, e um capacitor para super tweeter (uns vermelhos), logo vá lendo os artigos para entender sobre os cortes e variantes de impedância-frequência, esse mesmo artigo do autosom que o colega passou é bem legal. Mas por hora esqueça ele e faz o que eu falei acima, deixa igual o cross do modulo em high e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Heiii soh uma coisinha.... queda de tensão tbm faz o som distorcer.... verifica o ponto de alimentação no modulo e compara com

o do borne da bateria..(com o som ligado em volume alto) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Só atualizando....

Entrei em contato com o suporte técnico da Taramps e me orientaram à ligar a corneta tweeter em bridge, que a potência de saída do módulo seria de 125 w rms e eu teria que usar menos saída de potência. Ao questionar sobre a possibilidade de queimar o driver e tweeter, pois passava do dobro da potência de ambos (Driver Selenium D200 e Tweeter Selenium ST200), fui informado de que há possibilidade de queimar do mesmo jeito com a distorção. Apesar de muito atencioso, achei um absurdo a orientação.

Levei em um colega muito experiente em instalação de som ele me falou que o módulo por ser digital e não ter ajuste de frequência, está jogando muita potência para a corneta e tweeter o que está causando a distorção. Ele baixa todo o volume do stereo no modulo e ao abrir um pouquinho o som já sai alto. Me indicou à usar um crossover ou aumentar mais o som, como por exemplo colocar um par de médio grave para dividir a potência do módulo.

RESUMINDO:

Continuo com o mesmo problema e insatisfeito com o módulo. Usava um conjunto de som parecido com um módulo Roadstar e nãi tinha esse problema.

Por favor, alguém para me ajudar??

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o HPF:

Os capacitores são filtros HPF, usando valores de 22uF pra corneta e 5uf (ou menos) pro ST, mesmo o módulo estando em Full não queimará. Ative o crossover em HPF pra maior qualidade e segurança. O correto é usar capacitores bipolares (que não tem + e -) se vc não encontrar pode associar dois capacitores comuns (com + e -) dessa forma:

c_eq.gif

Dessa forma resultará em um capacitor bipolar, alterando os valores para chegar num resultado dos valores indicados anteriormente, no seu caso dois de 47uF pra corneta e dois de 10uF pro ST.

Sobre potência:

A corneta e o ST precisam de muito menos potencia do que o sub pra tocar "junto" com ele, então muito provavelmente vc precisa diminuir o ganho dos canais da corneta e ST. Eu ligaria do jeito que vc ligou mesmo, o ST em um canal e o driver no outro canal, simples sem bridge.

Regulagem do ganho (pra o driver e ST)

1 - coloque o ganho do módulo no minimo, 2- Coloque o volume do player em 80% do máx, 3 - aumente o ganho do módulo devagar até perceber que começou a distorcer, 4 - diminua o ganho um pouquinho.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

1 - coloque o ganho do módulo no minimo, 2- Coloque o volume do player em 80% do máx, 3 - aumente o ganho do módulo devagar até perceber que começou a distorcer, 4 - diminua o ganho um pouquinho.

receita de bolo!!!!

acho q é o minimo a ser feito!!!

Compartilhar este post

Link para o post

receita de bolo!!!!

acho q é o minimo a ser feito!!!

só Deus sabe o que vai acontecer se alguém algum dia resolver subir o volume pra 100%

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mais um porém aí, speedacs, esses capacitores de 250V, acho que não pode usar valores muito alto em relação ao que ele vai trabalhar senão ele perde o efeito, coloque de 50V ou 63V.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...