Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Um pequeno bravo

Recommended Posts

Alguns cuidados que a gente precisa ter na hora de usar qualquer amplificador:

- Cabo RCA

Este cabo é o que liga o cd player ao amplificador. Ele precisa estar em perfeito estado, sem nenhuma falha na condutividade. Caso tenha alguma falha na condutividade, como condutores quebrados internamente, conectores ruins, pode gerar oscilações que podem danificar o amplificador, e até mesmo os alto falantes, principalmente os tweeters, que ao receberem corrente de alta frequência distorcida podem aquecer e se queimar em segundos. É importante usar um cabo RCA de boa qualidade, pra minimizar as interferências e ruídos vindos do motor, das chaves elétricas e da ignição do carro, além de promover uma melhor definição do som. Inclusive pros audiófilos existem cabos com alta condutividade, blindagem reforçada e baixa capacitância / indutância próprios pra qualidade em agudos, mas são caros.

Fiação da bateria

A fiação da bateria é importante. A bitola do fio deve ser de acordo com o que pede o manual do amplificador, se o manual pede fio de 16mm deve ser colocado 16mm ou mais, se pede 21mm deve ser colocado 21mm ou mais. O negativo (terra) geralmente é aterrado na lataria do carro, este local deve ser lixado pra melhorar o contato com o fio e bem aparafusado e em seguida deve ser colocado uma cola pra que o parafuso não se desaperte sozinho. Se este fio negativo se soltar ou der mal contato com o amplificador funcionando a plena carga, pode queimar a fonte do mesmo instantaneamente. Já o positivo deve ser passado longe dos cabos RCA pra evitar captação de ruído, e longe de partes cortantes. Deve se colocar um fusível com a amperagem solicitada no manual do amplificador o mais próximo possível da bateria. O porta fusível deve ser de qualidade pra evitar aquecimento, evitar oxidação e futuro mal contato.

Distorção

A distorção é a maior causa de queima de seus alto falantes, subwoofers, woofers, kit duas vias, drivers, tweeters, ao contrário do que muita gente pensa, muito maior do que potência exagerada.

Ela é causada pelo ceifamento da onda, ela se torna quadrada devido ao volume exagerado, ou regulagem mal feita, e esta onda quadrada ou distorção é diferente mas equivale a uma tensão DC na saída, causando a queima da bobina dos alto falantes em poucos segundos. As vezes ouvindo você não percebe a distorção ou onda quadrada mas ela está lá e pode queimar os seus alto falantes mesmo que demore alguns dias.

Então pra evitar isso tome cuidado com o volume, procure ouvir música sempre com o som limpinho, se você tomar uns goles não se empolgue e procure manter o volume do seu som em níveis limpos e sem distorção.

A bateria do carro é muito importante nesta questão, principalmente em amplificadores de alta potência, pois se ela estiver fraca, a tensão vai cair na hora do grave ou de um volume mais alto, e vai gerar distorção ou onda quadrada e vai queimar os tweeters, drivers , woofers, etc. Uma bateria mal dimensionada ou com carga baixa é fatal pro seu sistema de som.

Vibração no amplificador

As vibrações podem causar danos no amplificador. Não deve ser instalado em local que vibre muito. Já vi amplificadores com a fiação dos toroides quebradas por causa de vibração. Não deve instalar o amplificador na caixa de som, nem em local que receba muita vibração. Dependendo da peça que se soltar dentro do modulo, é fatal. Se você perceber que o amplificador está vibrando muito, tente fazer alguma coisa pra deixar ele mais estável, e depois não vir culpar a marca ou a fábrica por danos he he.

Umidade

A umidade causa problemas no seu amplificador, não deve deixar cair cerveja, água da chuva ou refrigerantes, se molhar pode queimar toda a fonte, já que ela trabalha com pulsos, e em amplificadores Classe D a umidade pode causar ainda mais danos.

Sol

Não instale o amplificador em local que pegue sol. Se ele tiver carcaça em alumínio este alumínio vai aquecer muito e causar a queima do produto ou ele pode desligar sozinho por excesso de calor.

Impedância

O amplificador deve ser usado com alto falantes, e bridge ou stereo com a impedância correta. Nunca devemos diminuir a impedância a fim de obter maior potência. O amplificador pode até funcionar, e não desarmar, mas com o tempo ele vai dar problema, pois estará trabalhando a uma temperatura pra qual não foi projetado. Os capacitores internos tem uma certa temperatura de trabalho, com certeza a vida útil deles irá diminuir. Isso fora um monte de problemas que pode dar, como solda fria onde os componentes acabam dessoldando por aquecimento, fuga de transistores, alteração no ganho, etc. Tem gente que usa o Power One em 2 ohms em bridge, ele funciona normal, mas mais cedo ou mais tarde você vai ter que levar ele pra assistência.

É isso aí essas foram algumas dicas pra você usar seu modulo com segurança sem riscos de danos :legal:

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um dos primeiros sd250.2 e tocam os 4 falantes internos do carro do meu pai, que é um kit hertz na frente e um par de 6x9 Mtx na tampa. Mesmo com uma instalação muito boa com cabos sobrando na bitola e meu pai nenhuma vez tendo usado o som forçando, mesmo p9rque nem é pra isso, o amplificador deu problema com alguns meses de uso e foi pra garantia e agora 1 ano depois apresentou o mesmo problema indicado pelas 4 piscadas do led. A Sd me deu esse suporte de aceitar reparar o nano pela segunda vez, mas olhando por outro lado, acho que nas circunstâncias de uso ele não deveria dar problema por 2x, ainda mais o mesmo problema.

Gostaria apenas de frisar que quando está funcionando a qualidade pelo cxb compensa bem e a qualidade e potência é boa pelo valor pago tamanho e eficiência do bicho.

Agora é esperar o amplificador voltar da fábrica pois meu pai está usando aquelas caixinhas de som portateis ligada no isqueiro do carro. Hehehe

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

É, se foi a segunda vez tenta ver as instalações de seu carro, as vezes a instalação pode estar com algum problema.

Uma vez um cara trouxe um amplificador que dava um barulho infernal no carro, e na bancada funcionava bem. Revisei RCA, ok. Revisei cabos da bateria OK. Tensões todas corretas, trocamos o cd player por outro igual porém novo, que tinhamos aqui na loja, nem precisou tirar o chicote, e continuou do mesmo jeito. Revisamos o próprio chicote e nada de errado.

Foi quando vi que um dos bornes do alto falante da porta, que estava ligado na saída no cd player via chicote, estava encostando na lataria do carro, foi só tirar e problema resolvido.

As vezes uma instalação com algum defeito pode ser difícil de ser desvendada, e é mais fácil culpar o fabricante he he.

Compartilhar este post

Link para o post

Akron,

Sobre instalação acho muito difícil pois estava funcionando por um bom tempo, sem ruídos e etc e ainda tem um Sd400.1 tocando junto liso também.

Tem alguma dica do que poderia levar a este curto na saída?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara um simples mau contato num cabo rca pode levar a saída de qualquer um amplificador em curto, como eles trabalham com pulsos, uma oscilação errada pode queimar a fonte ou a saída sim.

Eu mesmo trabalho com manutenção e já vi coisas do arco da velha pode crer.

Compartilhar este post

Link para o post

Então fica difícil tentar identificar pois os motivos podem ser dos mais variados. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Semana que vem estarei fazendo testes no Soundigital SD800.4D com um set diferente, e testando ele em um osciloscópio, e outros equipamentos de minha bancada pra fazer uns testes técnicos, e colocarei no primeiro post, editando.

Compartilhar este post

Link para o post

Rola um teste de potencia acronaudio ? já que vai estar com osciloscópio seria uma mão na roda .

Compartilhar este post

Link para o post

Rola um teste de potencia acronaudio ? já que vai estar com osciloscópio seria uma mão na roda .

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Rola sim e já adianto que a potencia é boa pra caramba com relação ao tamanho e consumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza artsompb, estarei completando o que está faltando no review,

abraços e até mais

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal,

então, estivemos ausentes algum tempo no review por causa dos últimos acontecimentos em minha cidade, como a chuva de granizo aqui em Corbélia - Pr.

Testei hoje o soundigital 250.2, o qual nunca tinha ouvido antes, e pra minha surpresa os agudos tem qualidade bem parecida com um bom classe AB. Achei apenas o som muito colorido e vivo, talvez colocando somente 2 capacitores na fonte de valor mais elevado ao invés de 4, e um isolamento maior do pré e o uso de capacitores eletrolicos no lugar dos de tântalo diminuísse um pouco esse efeito de muita vivacidade no som, mas tá valendo, muito bonzinho mesmo.

Em breve mais sobre os testes de potência do 800.4, só deixa nós se ajeitarmos por aqui,

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, tenho uns 4 pares de caixas, sendo um da b&w modelo 600s3 muito transparente, um par de lando muito musical em todas as frequências mas que uso em casa, e pra testes como subwoofer, e um par da jvc mais colorida e outro par da polivox vox 70 pra testar pancadão e spl e simular som externo.

Tenho uma micro salinha tratada acusticamente pra simular o ambiente de um carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal,

então, estivemos ausentes algum tempo no review por causa dos últimos acontecimentos em minha cidade, como a chuva de granizo aqui em Corbélia - Pr.

Testei hoje o soundigital 250.2, o qual nunca tinha ouvido antes, e pra minha surpresa os agudos tem qualidade bem parecida com um bom classe AB. Achei apenas o som muito colorido e vivo, talvez colocando somente 2 capacitores na fonte de valor mais elevado ao invés de 4, e um isolamento maior do pré e o uso de capacitores eletrolicos no lugar dos de tântalo diminuísse um pouco esse efeito de muita vivacidade no som, mas tá valendo, muito bonzinho mesmo.

Em breve mais sobre os testes de potência do 800.4, só deixa nós se ajeitarmos por aqui,

abraços

então realmente a sonoridade do 250.2 x 800.4 tem diferença visível?

Compartilhar este post

Link para o post

Audível pode ser :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos são bons, cada um tem sua assinatura sônica própria a depender de vários fatores, sabemos que até mesmo o layout da placa e a disposição dos componentes influenciam no timbre, e não poderia deixar de influenciar também nos classe D.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, tenho um set montado em meu carro composto de :

1 Sd800 - empurrando 2 W309 D4

1 Sd250 - empurrando 4 6x9 460wtts 80 wts nom. + 1 twetter tsr

1 Audio control

1 mp3 pioneer.

segue o link

https://www.youtube.com/watch?v=gZ83wxB1QR0

Pois bem, pretendo montar um set maior em uma S10 composto de:

4 sd800.4d evo 4 - empurrar 8 sub w309 D4 pioneer 400wrms

2 sd800.4d ( primeira q lançou ) - 14 6x9 460 wrms pioneer

2 sd400.4d - 8 Super tweeter selenium

1 Usina 150A

1 Bateria 150Ah + 70Ah original

1 Alternador 100Ah original

Minha duvida e a seguinte, a SD800.4D EVO4 ligadando os sub 1 para cada 2 sub ligado em bridged 4ohm , seria melhor que a SD800.4D Evo2 ligado em 2ohm ?

Galera, tenho um set montado em meu carro composto de :

1 Sd800 - empurrando 2 W309 D4

1 Sd250 - empurrando 4 6x9 460wtts 80 wts nom. + 1 twetter tsr

1 Audio control

1 mp3 pioneer.

segue o link

https://www.youtube.com/watch?v=gZ83wxB1QR0

Pois bem, pretendo montar um set maior em uma S10 composto de:

4 sd800.4d evo 4 - empurrar 8 sub w309 D4 pioneer 400wrms

2 sd800.4d ( primeira q lançou ) - 14 6x9 460 wrms pioneer

2 sd400.4d - 8 Super tweeter selenium

1 Usina 150A

1 Bateria 150Ah + 70Ah original

1 Alternador 100Ah original

Minha duvida e a seguinte, a SD800.4D EVO4 ligadando os sub 1 para cada 2 sub ligado em bridged 4ohm , seria melhor que a SD800.4D Evo2 ligado em 2ohm ?

http://imageshack.co.../541/Pgi5fW.png

https://imageshack.com/i/eyPgi5fWp

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, tenho uns 4 pares de caixas, sendo um da b&w modelo 600s3 muito transparente, um par de lando muito musical em todas as frequências mas que uso em casa, e pra testes como subwoofer, e um par da jvc mais colorida e outro par da polivox vox 70 pra testar pancadão e spl e simular som externo.

Tenho uma micro salinha tratada acusticamente pra simular o ambiente de um carro.

Esse cata era fo**... Peda ter saido do fórum....

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...