Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
futurista

ondas estacionárias dentro da caixa.

Recommended Posts

a galera comenta muito aqui q devemos evitar paredes paralelas nas caixas de som pra evitar ondas estacionarias, cancelamento, etc, mas ninguem explica direito:

Paredes paralelas favorecem o surgimento de ondas estacionarias, ou seja, ressonancia. e o q é ressonancia? é uma ampliaçao. as ondas q vao se encontram com as q vem, causando interferencia uma na outra. De acordo com a distancia entre as paredes paralelas da caixa, teremos várias possiveis freqs de ressonancia.

Abaixo fórmula usadas no meu livro de fisica para uma corda vibrando (q seria como uma onda), acho q podemos aplicar essa formula para ondas sonoras tb:

f=n X v / (2 X L)

onde f é a freq de ressonacia, n é um numero natural, v é a veloc. do som, L é a distancia entre as paredes paralelas da cx.

Por exemplo, uma cx com 0,9m de largura, teremos:

f=n X 188Hz. Esse é o modo fundamental ou primeiro harmonico da caixa (n igual a 1). É a freq mais baixa de ressonacia da cx..

Portanto, paredes paralelas favorecem a ampliaçao e nao o cancelamento de ondas.

Pra quem quiser estudar sobre isso, pegue o livro "fundamentos de fisica 2", gravitaçao, ondas e termodinamica. autor: hallyday resnick walker.

[]s.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok amigo, mas quem disse que o reforco eh linear? ora cancela, ora reforça. A ideia eh deixar o cone livre de pressoes internas ocasionadas por ondas estacionárias.

Compartilhar este post

Link para o post

peraíiii jovem, no caso da caixa temos reflexões e, como sabemos, na reflexão a onda tem uma defasagem de 180 graus que pode ser muito perigosa dependendo dos comprimentos de onda envolvidos, trajetórias e reflexões

pode também ser construtiva, tanto quando destrutiva

"Mais uma verdade o que caiu", credo!

Abraços

Editado por gusk4x4

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou bom e mFísica minhas notas na escola são: 1,5...1,0...2,5 (maior) e 0! mais oque eu faço é a culhão...montei a caixa... ta batendo legal... então tá certo! agora tem uma caixa que montei aqui....eu dividi ela e meus falantes (era m2 FXK de 100 W) num porravem nada... só distorciam...ae colokei eles numa caixa que ocupava o tamnho da mala do GOl (caxote) e não era dividida interna... Eles batiam mt mais, e com um grave mt melhor! :lol: Sei lá.... eu não gosto mt de estudar não, mais qd o assunto é Som comigo...só queimando pra me provar o contrário! :ol

Compartilhar este post

Link para o post

o interior de uma cx é caotico, temos reflexao, absorçao, inversao de fase,de tudo.

consideraçoes:

a)nem toda onda q bate e volta inverte de fase 180 graus. ou seja, temos ondas q batem e voltam do mesmo jeito q foram ou voltaram ou q estao indo (?!??)

b)para um subwoofer é interessante reforço numa freq de 180hz? 360? 540hz? Claro q nao!

aí é q está a vantagem de evitar paredes paralelas para uma cx (q para um portamals como o palio,temos uma largura de 0,9m) evita-se reforço de frequencias indesejadas dentro da caixa,para um sub woofer!

(qto maior a cx, mais baixas serao as freqs de ressonancia.)

peguei vcs hein, pensaram q eu queria provar q paredes paralels sao boas, ahammm!!! :P

Editado por futurista

Compartilhar este post

Link para o post
o interior de uma cx é caotico, temos reflexao, absorçao, inversao de fase,de tudo.

consideraçoes:

a)nem toda onda q bate e volta inverte de fase 180 graus. ou seja, temos ondas q batem e voltam do mesmo jeito q foram ou voltaram ou q estao indo (?!??)

b)para um subwoofer é interessante reforço numa freq de 180hz? 360? 540hz? Claro q nao!

aí é q está a vantagem de evitar paredes paralelas para uma cx (q para um portamals como o palio,temos uma largura de 0,9m) evita-se reforço de frequencias indesejadas dentro da caixa,para um sub woofer!

(qto maior a cx, mais baixas serao as freqs de ressonancia.)

peguei vcs hein, pensaram q eu queria provar q paredes paralels sao boas, ahammm!!! :P

Ondas estacionárias não são banéficas... a não ser que vc esteja usando um LT... hehehehe.

Coisa com uns 2 metros de comprimento (dependendo da sintonia).

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...