Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fcoelhogomes

Acho que ferrei minha fonte

Recommended Posts

Eu durante a semana que passou, me distraí e não prestei atenção na hora de colocar os cabos da fonte, nos polos da bateria.

Passou alguns segiundo (cerca de 20 a 30s aproximadamente) e saiu uma fumaça da fonte. Tirei os cabos com maior rapidez possível e vi depois que ficou uma mancha (como tivesse ficado incandescente) num dos componentes não sei como se chama, mas vou descrever

(aquele componente em forma circular com os fios enrolados em volta - não sei são chamados de trafo) . Não abri a fonte nem nada, mas deu para ver pelas aberturas para ventilação que a fonte tem.

Vi agora no google e são chamados de trasformadores toroidais.

A fonte é o primeiro modelo de Fonte da JFA de 150A.

Não me lembro de ter visto no manual dela, mas não se tinha algo sobre proteção de inversão de polaridade.

Eu nem cheguei a ligar a fonte na tomada e aconteçeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela não está na garantia né ?

Abre a fonte ai pra agente ver, ou tem que contatar a JFA pra ver uma assistência autorizada mais próxima.

Compartilhar este post

Link para o post

(aquele componente em forma circular com os fios enrolados em volta - não sei são chamados de trafo)

e um disco voador????

:o:o:o:o

enviado do S3 do único hetero HOMEM do fórum

Compartilhar este post

Link para o post

Ela não está na garantia né ?

Abre a fonte ai pra agente ver, ou tem que contatar a JFA pra ver uma assistência autorizada mais próxima.

melhor negócio..

essa fonte é muito cara para alguem se aventurar..

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom diodo aqueles de maquina de solda elétrica já evitaria isso. Não sei pq as empresas não colocam um diodo na saída 12v das fontes... ou nas entradas de todos equipamentos dc ... Já seria um diferencial... Proteção contra inversão de polaridade.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente estoura os capacitores de saída quando inverti a polaridade. Não precisa nem ligar a fonte que os caps já vão pro saco.

Compartilhar este post

Link para o post

Não está mais na garantia. É o primeiro modelo da JFA. Nas atuais, falam que tem proteção contra inversão de polaridade. O cheiro da fumaça foi igual ao cheiro de um filtro subsônico passivo que tinha e queimou, ou seja, deve ter sido de capacitor queimado. A assistência mais próxima de minha cidade fica em Belém ou Fortaleza. Não estou podendo acessar o fórum do trabalho, mas vou tentar postar uma foto da fonte aberta e mandar para alguém. Esse concerto então não sai caro. O problema é que provavelmente eu vou ter que mandar buscar esse capacitor de fora. Pode ser o capacitor, mas porque manchou o transformador toroidal? O comércio daqui é triste e depois ficam querendo sobretaxar quando se compra algum item fora. O que eu tenho a acrescentar aí é que a bateria estava meio úmida (o mané estava lavando o carro e molhou a bateria) e eu estava tão distraído que nem me atentei para esse fato e nem na questão dos cabos. Sempre vejo identifico os polos inicialmente e depois pego cada cabo e lanço no terminal e dessa vez, não tive esse cuidado. Tive uma noite mal dormida e o cansaço me fez trair meu raciocínio.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Acho difícil ser o transformador, pois os diodos provavelmente queimariam primeiro.

De qualquer forma, algumas coisas devem ter torrado aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelo interesse em ajudar.

Ontem abri a fonte e realmente o transformador aparentemente não teve avarias e a tal mancha que eu citei, esqueçe, não é nada disso. São 02 cabos bem encostados no transformador que tinha um cor bem viva e deu a impressão de que estava incandescente.

Primeiramente peguei um pincel e limpei o transformador e outras partes que eram acessíveis. Olhei com cuidado (não tinha uma boa lâmpada e portanto não deu para ver detalhes), mas não vi nada com aparência maior de queimado, mas senti bem de perto os capacitores com um cheiro diferente.

Olha foi muito rápido. Assim que eu percebi a fumaça logo tirei o positivo e por isso acho que não ficou evidente o dano, mas também não liguei mais, mas tudo indica que tenha sido mesmo os capacitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fotografou não ?

Se fosse os capacitores, acredito eu que teria vestígios no corpo dele, contando que normalmente o capacitor explode com inversão de polaridade...

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei mas não ficaram boas. Vou ver se consigo melhorar, mas não torrou porque acho que foi muito rápido.

f5ap.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Ei galera, só vim dar uma justificativa para aqueles que se interessaram em me ajudar e talvez um aviso para o caso de alguém precisar de autorizadas.

Depois de procurar as Assistência Técnicas da marca, que poderiam ser mais próximas achei uma na minha cidade.

Eu fui lá na tal Assistência e eles me deram o orçamento do conserto de R$ 280,00, isso mesmo R$ 280,00.

Eu questionei, mas enfim acabei fazendo o serviço. Pensei, pensei, pois se fosse mandar fazer em outro local, que poderia ser até mais barato, além de não conhecer a estrutura da assistência, ainda teria arcar com custos de Postagem (ida/volta) e pelo peso da fonte iriam ser bem caros.

Acho que o custo total ia acabar sendo mais caro.

O defeito eles disseram que era, foi todo o Regulador da Fonte (Diodos, Capacitores, etc). Não acreditei muito, mas enfim não sou técnico.

Só sei que eu não gostei muito desse valor e estou pensando seriamente em reportar a fábrica sobre o Serviço.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem muito oque reclamar, eles podem dizer que queimou trocentos componentes e então..fuuu..

Compartilhar este post

Link para o post

É por aí mesmo.

O pior que está no dia-a-dia com essas situações. Se precisamos de mecânicos para arrumar carros, técnico para conserto de geladeira, máquina de lavar, televisores e tantas outras situações que pelo fato de sermos leigos não temos como mensurar a honestidade do técnico.

Uma coisa é certa. Aqui se faz e aqui se paga.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom diodo aqueles de maquina de solda elétrica já evitaria isso. Não sei pq as empresas não colocam um diodo na saída 12v das fontes... ou nas entradas de todos equipamentos dc ... Já seria um diferencial... Proteção contra inversão de polaridade.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Evitaria.. mas só de pensar na perda/calor que isso iria gerar.. Existem opções muito mais viáveis hoje em dia. Tem CI do tamanho de uma unha que faz a leitura do circuito centenas de vezes por segundo e desativa tudo em caso de sobre tensão/sobrecarga e curto.

É por aí mesmo.

O pior que está no dia-a-dia com essas situações. Se precisamos de mecânicos para arrumar carros, técnico para conserto de geladeira, máquina de lavar, televisores e tantas outras situações que pelo fato de sermos leigos não temos como mensurar a honestidade do técnico.

Uma coisa é certa. Aqui se faz e aqui se paga.

Depende muito.. conheço técnicos e eles não cobram muito pelo que queimou, e sim pela mão de obra. Certamente o gasto deles com componentes novos na sua fonte não passou dos R$ 50,00. O custo com certeza foi mais pela dificuldade em encontrar o defeito e a mão de obra em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...