Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
casão

Compra de carro: familiar sem ser "de mãe"

Recommended Posts

Senhores,

Venho aqui para pedir a opinião de vcs a respeito do carro que vamos comprar aqui na Argentina. Vou explicar o que está rolando por aqui, as questões que dificultam a compra, os preços que são quase e às vezes mais altos que no Brasil, as características que buscamos e as opções que encontramos pelo que estamos dispostos a pagar.

Primeiramente, em 2010, eu e minha esposa nos mudamos para os Emirados Árabes, onde, com o dinheiro do meu Corsa Sedan 1.8 2006 mais o Fiat Siena 1.4 2006 e 10k reais, compramos nosso inesquecível Audi A6 zero km.

tumblr_mjt1z8nIJW1s8fidio4_1280.jpg

Compramos para ficar com ele por 5-7 anos, já considerando que teríamos filho(s) e a segurança deles valia mais que qualquer outra coisa.

Não pudemos trazer o carro para a Argentina, onde moramos desde domingo, pois as normas aduaneiras daqui conseguem ser ainda mais esdrúxulas que as do Brasil. Vendemos o carro por 23k USD, de graça, mas MUITO acima da média de mercado, um pouco pelo mkt do anúncio e fotos e um pouco pelo zelo que tive com o carro, numa terra em que eles moem absolutamente qualquer coisa.

O foco na segurança do bebê é o principal fator de escolha do veículo. Vou elencar os critérios:

#1 - Segurança em acidentes;

- o carro precisa ter ISOFIX, 6AB, ABS e EBD no mínimo. Sem isso, nem entra pra conversa.

#2 - Praticidade;

- mesmo com uma barca do tamanho do A6, enfrentamos dificuldades IMENSAS em carregar grandes volumes e o carrinho do bebê REALMENTE não ajuda neste sentido.

#3 - Preço;

- não exceder 23k USD

#4 - Discrição;

- aqui tem violência urbana e não dá para sentir-se totalmente confortável em marca de luxo. Eu, pelo menos, não me sinto.

1366952105_501478912_3-Quinny-Moodd-e-Quinny-Buzz-Para-Bebes-e-Criancas.jpg

Sim, até o carrinho do bebê tem rodão, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Dos critérios de escolha do carro, o preço tem uma "pegadinha". O dólar oficial aqui é 5,5 pesos e o paralelo, chamado BLUE, oscila muito - 2 dias atrás estava 8,5 pesos, já chegou a bater 10,5 de alta e também 7 de baixa. Isso faz com que nosso poder de compra seja bastante elástico. O BLUE está fortíssimo por conta das intervenções do governo na economia em proibir a compra de dólares pelos argentinos.

Outra pegadinha que tem no mercado argentino é também derivada da alta intervenção do governo na economia, limitando fortemente as importações. O negócio chegou num ponto tão crítico, que até mesmo a produção interna para exportação ficou afetada, pois até os INSUMOS ficam retidos nos portos.

O que isso quer dizer, em termos práticos?? Que eu já fui a 3 concessionárias e, pasmem, NÃO TEM CARRO (nos nossos critérios)!!! Claro, eu poderia encomendar e esperar por 45-90 dias, mas isso não é uma opção. O mercado aqui vive de certa maneira como o Brasil dos anos 80, onde não havia NADA para vender nas concessionárias e vc era obrigado a comprar carro 0km com ágio em lojas multimarcas.

Desta forma, os usados subiram ridiculamente, ao ponto de custarem o preço de um 0km!!!

Enfim... Distorções do mercado à parte, eis os carros que encontrei e que atendem a meus critérios:

- Peugeot 3008 THP

- VW Jetta 2.5 gasolina 170cv, 2.0T diesel 110cv ou 2.0T diesel 140cv (chamado de Vento)

- VW Jetta variant 2.5 gasolina 170cv (Vento Variant)

Deveria ter a Captiva na lista, mas ainda não encontrei nenhuma "de verdade". A mesma coisa para o Cruze. Cruze e Captiva aqui não vem do Mexico, mas da Coreia, então são um pouco diferentes em configuração e aparência, no caso da SUV:

13167932634274.jpg

Ela tem 7 lugares

O Jetta TSi descartamos, pois, apesar de ser um PUTA carro legal, é caro demais e já daria para pegar um Passat com o mesmo motor. (não tente entender a lógica deste mercado). Não queremos o Passat, por ser muito high profile para cá.

O Jetta 2.0T diesel 140cv é um canhão, com torque de 320 Nm a 1750-2500 rpm. A versão 110cv é anêmica.

O motor 2.5 da VW é o velho VR6 com um cilindro a menos, salvo engano. É um senhor motor, em robustez e razoável em performance, mas gastãozinho.

O Peugeot 3008 eu considero pelo motor BMW, praticidade e acabamento interno.

Enfim, antes que este primeiro post vire uma bíblia, gostaria dos comentários e opiniões de vcs, o que vcs buscariam na mesma situação e quais opções eu deveria também considerar.

Em breve será lançado o novo Focus e o C4, ambos atendem os critérios. O duro é saber quando será este "em breve", devido à crise de desabastecimento industrial que pode atingir as linhas de produção - além do risco implícito em comprar a primeira leva de carro novo... TENSO!

Que Audi lindo!!

Bom, eu no seu caso iria de Jetta Variant. Para uma família, a altura máxima do porta malas de um sedan vem a atrapalhar na hora de carregar algumas coisas, fato este que não aconteceria no Jetta Variant, ou até mesmo na Captiva (se vc achar uma no preço que pretende gastar).

No "porte" da Captiva, quais outras opções vc encontra por aí nessa faixa de preço?

acompanhando aqui, to tentando trocar de carro faz algum tempo e procura algo parecido.

seguro, grande e barato (o problema é sempre o preço hehe) tendo como fatores determinantes na escolha essa mesma ordem.

Eu pegaria o VW Jetta variant 2.5 gasolina 170cv (Vento Variant)

Cara, muito interessante o seu relato sobre a situação da Argentina. Esse mês vou a Foz do Iguaçu e tenho uma ida à Argentina para fazer compras...Acho que vou ficar só nos vinhos e alguma outra coisinha diferente...Já vou levar dólares, pq pelo jeito tá impossível comprá-los aí né?

ca***** véio, não te dá vontade de voltar para os Emirados Arabes não?

Desses da lista, pela necessidade de espaço eu optaria pela Vento Variant.

E o Jetta 2.0T Diesel, não entra na jogada? Deve ser uma baita motor e bem econômico.

Pouta que pariu....

Brasil é uma merrrrrrrrrrrrrrrrrrda gigante mesmo...

Esse A6 não deve ter chego aos 50mil reais, e aqui compramos o que com 50k? CrossFox? :banghead

Em relação aos carros, esse Jetta 2.0T Diesel deve ser bem interessante... Motor robusto e econômico.

Alguns vão me XINGAR pela sugestão, mas aí vai! Como que visto o Renault Fluence ai?

Como é um carro familiar, seguindo a sua sugestão, pensaria no Jetta 2.0T diesel 140cv. Considerando que você mencionou, que quer um carro discreto. Nesse ponto, o Jetta atual é um dos modelos mais discretos existentes no mercado.

Edited by MarcelloDV

Alguns vão me socar pela sugestão, mas aí vai! Como que visto o Renault Fluence ai?

Como é um carro familiar, seguindo a sua sugestão, pensaria no Jetta 2.0T diesel 140cv. Considerando que você mencionou, que quer um carro discreto. Nesse ponto, o Jetta atual é um dos modelos mais discretos existentes no mercado.

Cara, "socar" em algumas regiões do país quer dizer ooooooooutra coisa... o-o-

Hauhauhauhauhau! Aqui também podem falar socar para isso que você pensou. Mas no caso, pensei no sentido de ME XINGAR! rs Na dúvida, quotei!

sou meio suspeito pra falar, mas eu olharia com carinho pro jetta variant tb.

espaço bom, conforto,segurança e tem o lance do porta malas ser plano na entrada, o que facilita muito no dia-a-dia ficar colocando carrinho de bebe!

Nao vejo vantagem alguma do 3008 pro Jetta Variant. Na verdade nao conheço de perto o 3008, mas conceitualmente é um carro alto que nao aguenta um peteleco, ou seja, nao vai estar em nenhuma SUV... Iria no Jetta pela segurança maior em viagem.

So atentaria pra uma coisa... Sou apaixonado por tetos-solares como o do Jetta Variant, mas ele reduz um bocado da altura do teto, meio que me incomodou qndo entrei em um assim. Ficaria na duvida se pegaria com ou sem.

So tem essas opçoes? Pelo Jetta, nao esperaria nem pra ver os Novos Focus e C4.

Boa sorte!

Cara, muito interessante o seu relato sobre a situação da Argentina. Esse mês vou a Foz do Iguaçu e tenho uma ida à Argentina para fazer compras...Acho que vou ficar só nos vinhos e alguma outra coisinha diferente...Já vou levar dólares, pq pelo jeito tá impossível comprá-los aí né?

Não faça isso, vá com reais e compre PESOS em Foz, a moeda deles... sempre a melhor opção e em alguns lugares não aceitam nada diferente disso, se aceitam metem a faca no câmbio.

Interessante o relato pois já vi muita baboseira escrita por nego que ficou duas horas na Argentina e vem falar balelas daquele mundo maravilhoso onde os garçons podem fumar nos restaurantes...

Alguns vão me XINGAR pela sugestão, mas aí vai! Como que visto o Renault Fluence ai?

Eu ia falar isso... a Renault é muito presente lá... Renault e Citroen... vale uma pesquisa...

Das opções citadas.... tbm tenderia pra Jetta Variant.

Agora conta ai... escorreu uma lágrima quando entregou a chave do A6 né.... hehehehhe

Que Audi lindo!!

Bom, eu no seu caso iria de Jetta Variant. Para uma família, a altura máxima do porta malas de um sedan vem a atrapalhar na hora de carregar algumas coisas, fato este que não aconteceria no Jetta Variant, ou até mesmo na Captiva (se vc achar uma no preço que pretende gastar).

No "porte" da Captiva, quais outras opções vc encontra por aí nessa faixa de preço?

SUVs são sobretaxadas aqui (aliás, o que não é?).

CRV, RAV4, Ford Kuga são acima do orçamento.

A Fiat tem o Qubo, que é bem espartano e tem 4ab (justamente não tem atrás....) e a Dobló, que vem absolutamente completa, ambas feitas na Turquia, são as mesmas do mercado europeu. Só que a Dobló é IMENSA e nossa garagem (temos sorte por ter uma) é minúscula, pois o prédio tem 80 anos - também absolutamente normal, na Recoleta.

acompanhando aqui, to tentando trocar de carro faz algum tempo e procura algo parecido.

seguro, grande e barato (o problema é sempre o preço hehe) tendo como fatores determinantes na escolha essa mesma ordem.

Então vamos trocar figurinhas :)

Quem tem dólar é rei!

ca***** véio, não te dá vontade de voltar para os Emirados Arabes não?

Desses da lista, pela necessidade de espaço eu optaria pela Vento Variant.

E o Jetta 2.0T Diesel, não entra na jogada? Deve ser uma baita motor e bem econômico.

Não pq agora é verão - 45 graus à noite, todos os dias, tá bom procê??? :P

Pouta que pariu....

Brasil é uma merrrrrrrrrrrrrrrrrrda gigante mesmo...

Esse A6 não deve ter chego aos 50mil reais, e aqui compramos o que com 50k? CrossFox? :banghead

Em relação aos carros, esse Jetta 2.0T Diesel deve ser bem interessante... Motor robusto e econômico.

O A6 custou bem mais que 50k. Custou o equivalente a um Corolla completo, à época.

Sim, em especial o 140cv. É um PUTA motor!

O Renault Fluence estaria facilmente no topo da lista, se tivesse ISOFIX.

Veja os resultados de crash test para crianças e bebês em carros com e sem ISOFIX. O Fluence consegue 4 estrelas para adultos na frente e só 1 para crianças atrás... Infelizmente é difícil considerar este carro.

sou meio suspeito pra falar, mas eu olharia com carinho pro jetta variant tb.

espaço bom, conforto,segurança e tem o lance do porta malas ser plano na entrada, o que facilita muito no dia-a-dia ficar colocando carrinho de bebe!

É a ideia!

Um porta-malas que não seja totalmente comido pelo carrinho, em especial quando precisarmos levar malas junto.

Nao vejo vantagem alguma do 3008 pro Jetta Variant. Na verdade nao conheço de perto o 3008, mas conceitualmente é um carro alto que nao aguenta um peteleco, ou seja, nao vai estar em nenhuma SUV... Iria no Jetta pela segurança maior em viagem.

So atentaria pra uma coisa... Sou apaixonado por tetos-solares como o do Jetta Variant, mas ele reduz um bocado da altura do teto, meio que me incomodou qndo entrei em um assim. Ficaria na duvida se pegaria com ou sem.

So tem essas opçoes? Pelo Jetta, nao esperaria nem pra ver os Novos Focus e C4.

Boa sorte!

Não sabia dessa do teto panoramico!

Só encontrei 3 unidades do Jetta Variant, as 3 com teto. Tenho 1,76 e normalmente ajusto o banco para baixo (não dirijo num sofá, hehehehe), então ACHO que não terei problemas com isso.

Valeu pelas considerações, pessoal! Vou atualizando assim que obtiver mais informações!

Não faça isso, vá com reais e compre PESOS em Foz, a moeda deles... sempre a melhor opção e em alguns lugares não aceitam nada diferente disso, se aceitam metem a faca no câmbio.

Interessante o relato pois já vi muita baboseira escrita por nego que ficou duas horas na Argentina e vem falar balelas daquele mundo maravilhoso onde os garçons podem fumar nos restaurantes...

Eu ia falar isso... a Renault é muito presente lá... Renault e Citroen... vale uma pesquisa...

Das opções citadas.... tbm tenderia pra Jetta Variant.

Agora conta ai... escorreu uma lágrima quando entregou a chave do A6 né.... hehehehhe

Sem brincadeira, sim.

Eu chorei mesmo e minha esposa também.

O A6 estava com molas H&R e rodas do S8 aro 20", pneus 255/35.

fo**...

Não pq agora é verão - 45 graus à noite, todos os dias, tá bom procê??? :P

O A6 custou bem mais que 50k. Custou o equivalente a um Corolla completo, à época.

Sim, em especial o 140cv. É um PUTA motor!

O Renault Fluence estaria facilmente no topo da lista, se tivesse ISOFIX.

Veja os resultados de crash test para crianças e bebês em carros com e sem ISOFIX. O Fluence consegue 4 estrelas para adultos na frente e só 1 para crianças atrás... Infelizmente é difícil considerar este carro.

É a ideia!

Um porta-malas que não seja totalmente comido pelo carrinho, em especial quando precisarmos levar malas junto.

Nesse caso a vontade de vir embora quando lembra do calor, e vontade de ficar lá quando lembra dos carros.

Nossa, o Audi A6 não custou tão barato, ficou o preço de um Corolla aqui? Não sabe como fiquei feliz em ler isso. :banghead

Fluence não tem Isofix, que furada. Nisso a VW ta bem na foto, só não vem no Gol e Fox, de Polo pra cima vem em todos.

A Variant é uma boa pedida, porque carrinho de bebê ocupa um baita espaço no porta malas, ainda mais esse com rodas gigantes que você tem. E esse modelo com frente do Golf VI e teto solar é um espetáculo.

Quem tem dólar é rei!

Agora fiquei confuso hasuhuas...

Se for ver pela lógica, como o Marcelo falou, usar a moeda nativa deve ser a melhor opção mesmo...Até lembrei de uma foto que vc postou, Marcelo, que mostra tipo uma feira e uma moça (acho que sua esposa)...Acho que em locais desse tipo é meio difícil eles aceitarem dolar né não? Vou reviver o tópico da viagem a Foz, pq vai ser dia 17 agora hehehe...

Valeu!

Casão, temos uma 3008 aqui em casa, se quiser perguntar alguma coisa, manda mp ou sei lá, tiro fotos de alguma coisa caso você não possa ver pessoalmente uma...

O motor é bem legal, acabamento também, chamar a atenção não é o foco do carro também, mas o espaço interno não é abundante, na frente sobra, mas atrás tá no limite.

O jetta variant não tem o 2.0 diesel ? Só tem no sedã ?

O a6 é lindão, gostei da cor.

Se for ver pela lógica, como o Marcelo falou, usar a moeda nativa deve ser a melhor opção mesmo...Até lembrei de uma foto que vc postou, Marcelo, que mostra tipo uma feira e uma moça (acho que sua esposa)...Acho que em locais desse tipo é meio difícil eles aceitarem dolar né não? Vou reviver o tópico da viagem a Foz, pq vai ser dia 17 agora hehehe...

Valeu!

Lá está explicado isso... em Foz tem casa de câmbio até no mercado Big... os Argentinos são muito mais FDPs que os Brasileiros com o cambio... pra ter uma idéia, num restaurante uma vez pagamos 1 por 1 no real... e o peso estava cerca de 60 centavos...

Mas revive lá o tópico se quiser... pra não desvirtuar esse...

Sobre o Fluence... puta vacilo... fui esses dias na Nissan, até o Versa tem isofix...

Valeu!

Bom, aí pode ser por vacilo mesmo e abuso dos locais.

Aqui em Buenos Aires, o lance é outro. O acesso a moeda estrangeira não é tão fácil como em cidades de fronteira, onde as regulamentações do governo podem ser contornadas e o capital estrangeiro é abundante.

De boa mesmo, eu acabei de comprar um Alpine CDA 7949 por menos de 100 USD em Buenos Aires, por conta da diferença cambial.

Casão, temos uma 3008 aqui em casa, se quiser perguntar alguma coisa, manda mp ou sei lá, tiro fotos de alguma coisa caso você não possa ver pessoalmente uma...

O motor é bem legal, acabamento também, chamar a atenção não é o foco do carro também, mas o espaço interno não é abundante, na frente sobra, mas atrás tá no limite.

O jetta variant não tem o 2.0 diesel ? Só tem no sedã ?

O a6 é lindão, gostei da cor.

Eu já tinha lido que vc tinha o carro em casa, estava esperando o comentário.

Não sei pq o 3008 tem tantos detratores assim, pois me parece um excelente carro, com acabamento bem acima da média. Tem inúmeros premios na Europa e é referência na categoria, sendo, por sinal, BEM mais interessante que sua contraparte francesa, o C4 Picasso (chocho que dói... carro de mãe com diploma e PhD)

O Jetta Variant EXISTE em diesel, na versão 2.0 110cv, que é chocha, kkkkkkkkkk Só não encontrei ainda :P

O A6 é um carro excepcional... Faz tudo muito bem e vc nunca se cansa de dirigi-lo! Mas uma vez eu peguei carona num RS6 (geração anterior) e a brincadeira ficou séria!!!

Lá está explicado isso... em Foz tem casa de câmbio até no mercado Big... os Argentinos são muito mais FDPs que os Brasileiros com o cambio... pra ter uma idéia, num restaurante uma vez pagamos 1 por 1 no real... e o peso estava cerca de 60 centavos...

Mas revive lá o tópico se quiser... pra não desvirtuar esse...

Sobre o Fluence... puta vacilo... fui esses dias na Nissan, até o Versa tem isofix...

Pois é... O carro cairia como uma luva (apesar da suspensão de jipe)...

Se você quer escapar do estilo "carro de mãe" a Variant seria a melhor opção. Eu acho muito bonita, esses das vi uma em frente a uma loja de rodas que estava de frente pra rua, quando vi aquela frente fiquei na dúvida se era um Golf VI (ou VII).

Uma pena não ter a versão 2.0T diesel.

Como está preço da gasolina aí?

Minha irmã mora ai, em Libertador San Martin - entre rios. Ela comprou um GM tracker 0km modelo novo que ainda esta por vir para o Brasil. Carro bacana.

Minha cunhada foi estudar na Argentina, e a mae dela troca o Real por Dolar na rua. Nao sei bem onde ou como faz. Sei que sai MUITO mais vantajoso do que trocar no banco. Mas uma diferença muito grande. Claro se for tentar isso, tenta auxilio de alguem que ja faça isso por ai, pra ao menos guiar.

Minha cunhada foi estudar na Argentina, e a mae dela troca o Real por Dolar na rua. Nao sei bem onde ou como faz. Sei que sai MUITO mais vantajoso do que trocar no banco. Mas uma diferença muito grande. Claro se for tentar isso, tenta auxilio de alguem que ja faça isso por ai, pra ao menos guiar.

Da ultima vez eu fiquei 7 dias em buenos aires e você conseguia trocar no mesmo quarteirão o dinheiro por umas 5 taxas diferentes :vts

Chega a ser engraçado, tu acha um lugar bom pra você trocar, anda mais um pouco e fala "put* fiz cagada!" :vts

Edited by murillo_g_b