Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

felipego

Ressonancias em excesso em um carro? como tratar?

Recommended Posts

Postado em

Galera,

Estou com alguns probleminhas... Como alguns já sabem, começei com um projetinho super básico de SQ mesmo, quase não era um SQ... rsrsrs... Fui melhorando, hoje considero um SET bem legal, está bem regulado, palco centralizado, bem definido... No entanto estou com alguns problemas quanto à ressonância.

Para escutar Rock n Roll a maioria das musicas não dá nenhum tipo de ressonância, por mais agressiva e por maior a batida que tenha a musica. O mesmo para musicas orquestrais e tal..

No entanto, algumas musicas voltadas para SQ, como o CD Audiophile Voices, e alguns outros estão dando um nível absurdo de ressonâncias no carro...

O tratamento nas portas está apenas com Manta Asfaltica, será que seria necessário tambem tratar a parte interna com um pouco de feltro betumado?

O forro da porta tambem está dando bastante ressoância, no civic o forro tem muito encaixe, tudo com parafusos, não faço idéia de como tratar isso, já até coloquei um pouco de manta asfaltica na porta, vedei alguns itens que estavam vibrando com veda fresta, mas ainda não resolveu... Será que devo colar feltro betumado na porta inteira tambem?

O tampão do porta malas, as lanternas traseiras dão muita ressonância tambem. To vendo que vai me dar muito trabalho para eu conseguir matar todas essas ressonâncias de peças vibrando...

E o duro é que cada frequencia, atinge uma peça em particular, cada musica faz tremer uma parte específica do carro..

alguem tem o mesmo problema e conseguiu resolver?

Postado em

sobre a questão da ressonância nos forros das portas, na Spacefox(que é puro plástico) eu eliminei a vibração ao tratar o forro da porta com manta asfaltica e o feltro. O forro da porta ficou bem reforçado, usei 2 camadas e em alguns lugares mais passiveis de vibração 3 ou 4 camadas.

o feltro que usei tem 15mm de espessura.

Até ficou um exagero o que usei de manta, mas tinha toda ela parada e sem uso...

Postado em

Alguém mais já usou espuma expansiva ?

Eu pensei em usar. Mas fiquei com medo de acontecer 2 coisas:

1 - ao colocar o forro de volta no lugar, da espuma subir e pegar nos conectores de retrovisor, vidro e trava elétrica...

2 - a espuma secar, prendendo o forro na lata, dificultando a retirada do forro, se necessário...

Postado em (editado)

Pergunta

Que manta usa?

Manta asfaltica da marca ViaFlex adesiva...

Espuma expansiva acho perigoso, porque ela gruda bem... uma vez apliquei no forro do tampão, quando fui tentar tirar ele foi um saco, de tão grudado que ele ficou!

E quanto à lataria, na parte interna atrás do falante, seria interessante colocar um pouco de feltro betumado para matar as ondas estacionárias mais criticas ali? Acredito que onde o falante está não caia agua, já que não está perto do vidro...

eu tenho bastante feltro betumado em casa e espuma acustica tenho um rolão que comprei uma vez aqui numa loja... hehehe...

paguei 20 hehe...

Editado por felipego
Postado em

Manta asfaltica da marca ViaFlex adesiva...

Espuma expansiva acho perigoso, porque ela gruda bem... uma vez apliquei no forro do tampão, quando fui tentar tirar ele foi um saco, de tão grudado que ele ficou!

E quanto à lataria, na parte interna atrás do falante, seria interessante colocar um pouco de feltro betumado para matar as ondas estacionárias mais criticas ali? Acredito que onde o falante está não caia agua, já que não está perto do vidro...

eu tenho bastante feltro betumado em casa e espuma acustica tenho um rolão que comprei uma vez aqui numa loja... hehehe...

paguei 20 hehe...

Feltro DENTRO da porta vai ficar úmido, pra ficar cheirando cachorro molhado é rapidinho...

Eu fiz o tratamento de uma das portas ontem, e precisei sair com a porta toda aberta mesmo e tava chovendo, vi que fica um pouco de água dentro da porta que sai pelos buracos de escoamento no fundo...

Eu apliquei dynaliner (que na teoria é a prova d'água e etc) em toda a folha externa da porta.

Postado em

Feltro DENTRO da porta vai ficar úmido, pra ficar cheirando cachorro molhado é rapidinho...

Eu fiz o tratamento de uma das portas ontem, e precisei sair com a porta toda aberta mesmo e tava chovendo, vi que fica um pouco de água dentro da porta que sai pelos buracos de escoamento no fundo...

Eu apliquei dynaliner (que na teoria é a prova d'água e etc) em toda a folha externa da porta.

e como dou uma diminuida, uma abafada nessas ondas que estão refletindo de forma agressiva no interior da porta? eu tinha problema parecido na caixa do subwoofer e o feltro betumado ajudou bastante, deu uma amaciada no som.

A intenção era colocar algo atrás do falante, um feltro, uma espuma acustica ( apesar que em testes que eu fiz a espuma acustica não se desmontrou eficiente como o feltro betumado ), algo para não deixar o som ficar refletindo muito no interior da porta....

Vou ver se esse final de semana eu faço um tratamento mais avançado nas portas...

Postado em

e como dou uma diminuida, uma abafada nessas ondas que estão refletindo de forma agressiva no interior da porta? eu tinha problema parecido na caixa do subwoofer e o feltro betumado ajudou bastante, deu uma amaciada no som.

A intenção era colocar algo atrás do falante, um feltro, uma espuma acustica ( apesar que em testes que eu fiz a espuma acustica não se desmontrou eficiente como o feltro betumado ), algo para não deixar o som ficar refletindo muito no interior da porta....

Vou ver se esse final de semana eu faço um tratamento mais avançado nas portas...

Focal Bam e/ou similares.
Postado em

O bocotte me deu uma dica de tratar a parte interna com Sonex... ele já testou e aprovou, é impermeável e tem eficácia... Eu vou dar uma procurada aqui em bauru.;..

O certo seria uma Focal Bam, mas só o preço da bagaça já viu né... kkk

Postado em

Eu já usei espuma expansiva na tampa do porta malas, péssima experiência em aplicar, mas travou legal a tampa, mesmo assim se fosse pra fazer novamente optaria por outro tratamento...

Postado em

Felipe, afinal, são reverberações ou vibrações (causadas por peças entrando em ressonância)???

Para vibração apenas aumentando a massa do objeto, no caso plástico do forro. Reverberações trata-se com feltro, espuma, mas como já dito, vai embolorar e ficar um cheiro terrível.

http://www.ebay.com/itm/Sound-Deadener-Noise-Deadening-32-sheets-Thickness-8mm-/221255179837?pt=Car_Audio_Video&hash=item3383d61e3d&vxp=mtr

Esse tipo de espuma (não tenho idéia de como chamamos por aqui) é excelente. Atrás do falante coloquei uma manta que além da borracha butilica vinha com uma camada dessa espuma.

Postado em

O bocotte me deu uma dica de tratar a parte interna com Sonex... ele já testou e aprovou, é impermeável e tem eficácia... Eu vou dar uma procurada aqui em bauru.;..

O certo seria uma Focal Bam, mas só o preço da bagaça já viu né... kkk

dynaliner...

tem em tamanhos menores, inclusive kits pra colocar atrás dos mids.

o massami sei que tem um negócio pra isso também. a stp acho que tem também, só não sei o tamanho.

Postado em

solução barata de algo pra colocar atrás dos mids:

EVA (espessura tu escolhe) + cola de contato

E será que funciona mesmo? derrepente se funcionar eu já compro amanhã mesmo... acredito que EVA devo encontrar facil em uma loja aqui de bauru...

Então galera, o negócio é o seguinte... algumas frequencias estão reverberando dentro da lataria mesmo, precisa de algo para matar as ondas mais criticas ali...

E o forro tambem tá vibrando bastante, em areas diferentes, alguns vibram naquele espaço onde você coloca objetos na porta, algumas frequencias vibram perto do botão de abrir e fechar o vidro, algumsa vibram perto da borrachinha que fica encostada no vidro... a impressão que eu tenho é que a porta de trás até, ou a coluna, parece que vem uma vibração atrás da minha cabeça, mas perto mesmo, não no porta malas...

já no porta malas é uma desgraça total de tanto que vibra tudo rsrsr.. Mas meu foco primeiramente é tratar o estéreo... O estéreo tando limpo, eu consigo enchergar melhor as vibrações do sub e ir corrigindo aos poucos...

Postado em

pra facilitar essa limpeza, sugiro desligar os canais dos falantes que não serão avaliados

desliga toda frente e deixa sub tocando, descobre só os barulhos dali

depois desliga sub e deixa só porta tocando

inclusive é bom subir a frequência de corte do sub (LP) e descer a do mid (HP)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...