Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
julianflor

Teste em novo produto

Recommended Posts

Esta certo Fivestar, mas o que tem que contar é que um amplificador vai estar entregando toda a potencia o tempo todo, o outro no final da carga da bateria vai estar rendendo muito menos potência. Se o carro estiver ligado ou estiver com uma fonte junto a bateria nunca vai acabar e aí sim a eficiência do amp vai valer, até o consumo de combustível do motor tendo que tocar menos o alternador vai diminuir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei neste novo amp, mas os atuais que eu já testei quando a tensão cai a corrente não aumenta não, pelo contrário, a corrente diminui também (e gera menos potência, óbvio).

 

Muita gente fala que quando a tensão está baixa os amplificadores consomem mais e acontece exatamente o contrário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei neste novo amp, mas os atuais que eu já testei quando a tensão cai a corrente não aumenta não, pelo contrário, a corrente diminui também (e gera menos potência, óbvio).

 

Muita gente fala que quando a tensão está baixa os amplificadores consomem mais e acontece exatamente o contrário.

 

sim mais veja bem nesse ponto aí a bateria já tá mais pra lá do que pra cá, aí concordo plenamente !..

 

bateria 100% se a tensão caiu em um pico é por que houve um pico de corrente maior.

 

edit.

 

tomemos como exemplo bem grosso uma partida no motor.

 

tensão cai a 8..9 V.. a corrente dá um surto nos primeiros micro segundos até se estabilizar ainda sim fica bem acima da nominal.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei neste novo amp, mas os atuais que eu já testei quando a tensão cai a corrente não aumenta não, pelo contrário, a corrente diminui também (e gera menos potência, óbvio).

 

Muita gente fala que quando a tensão está baixa os amplificadores consomem mais e acontece exatamente o contrário.

Exatamente porque não são regulados, a fonte regulada vai compensar a queda de tensão com mais corrente mantendo a potencia do amp em qualquer condição, o que é o ideal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim mais veja bem nesse ponto aí a bateria já tá mais pra lá do que pra cá, aí concordo plenamente !..

 

bateria 100% se a tensão caiu em um pico é por que houve um pico de corrente maior.

 

edit.

 

tomemos como exemplo bem grosso uma partida no motor.

 

tensão cai a 8..9 V.. a corrente dá um surto nos primeiros micro segundos até se estabilizar ainda sim fica bem acima da nominal.

 

Mas eu digo o seguinte, Thytoin, se a bateria conseguisse manter a tensão ainda mais alta o amplificador iria consumir ainda mais. Eu digo isto pois as vezes que medi o consumo dos amplificadores com o carro desligado e depois com o carro ligado, sempre com o carro ligado a corrente consumida era maior, por exemplo, uns 150 amperes em 13V e uns 120 amperes em 11,5V no mesmo amp, mesma música.

 

 

Exatamente porque não são regulados, a fonte regulada vai compensar a queda de tensão com mais corrente mantendo a potencia do amp em qualquer condição, o que é o ideal.

 

Agora eu entendi bem o funcionamento deste novo amplificador. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas eu digo o seguinte, Thytoin, se a bateria conseguisse manter a tensão ainda mais alta o amplificador iria consumir ainda mais. Eu digo isto pois as vezes que medi o consumo dos amplificadores com o carro desligado e depois com o carro ligado, sempre com o carro ligado a corrente consumida era maior, por exemplo, uns 150 amperes em 13V e uns 120 amperes em 11,5V no mesmo amp, mesma música.

 

 

 

 

concordo ! pois num amp sem regulagem vai ter alteração de tensão na saída do conversor também.

 

entendi o ponto de vista está correto mesmo.

 

a 11,5 V a potência cai por que o amp não regula... a corrente cai junto, e é aí que a gente força mais o amplificador pra entregar

a potência.

 

mais se a tensão continua baixa tem coisa errada. ou seja a bateria está fraca.

 

veja só a ironia.. 13 V e 150 A de consumo... 1950 W..

 

num amp com fonte estabilizada recebendo 13 V ela vai controlar essa corrente, pra não exceder a potência na saída, logo fodeu-se kk

o amp é eficiente e não vai roubar nada além do que precisa. pois sempre vai fornecer um valor fixo de potencia desde que as baterias

consigam aguentar.

 

o circuito amplificador pelo que entendi nem vai sentir oscilações de alimentação que vem das baterias.. alternador..

 

só em caso extremo.. quando deve entrar em proteção contra baixa tensão. não faço ideia em quanto vão setar isso.. pode ser 9 V.. 8.. sei lá..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando muito complicado isso...

Quando vamos voltar a falar do som que o amp tem que entregar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora ficou claro o modelo de funcionamento :legal:

 

Sobre setar a tensão mínima tem que ser bem "caprichado", com 10V tem carro que mal vira motor...

 

Exemplificando de maneira extremamente simples, deve desarmar se atingir um número X de quedas abaixo da tensão mínima em um determinado espaço de tempo, acredito que não será medida de forma contínua.

 

Cara, eletrônica eu começo a viajar, velhos tempo que entendia um bocado...

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim mais veja bem nesse ponto aí a bateria já tá mais pra lá do que pra cá, aí concordo plenamente !..

 

bateria 100% se a tensão caiu em um pico é por que houve um pico de corrente maior.

 

edit.

 

tomemos como exemplo bem grosso uma partida no motor.

 

tensão cai a 8..9 V.. a corrente dá um surto nos primeiros micro segundos até se estabilizar ainda sim fica bem acima da nominal.

Bateria fudida né ?

a minha desce em 12,2v

quando ta meia descarregada que o carro da um pico maior vai em 11,6v

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, a compensação apenas compensa o efeito da resistência em série da bateria.

 

Ou seja, uma bateria de 60Ah pode entregar os 650A nominais de corrente de crank sim, sem problemas, MAS vai derrubar a tensão em 30%.

 

Se você compensa, pode aproveitar esses 650A sem queda de potência e sem limitar a potência de saída. Em 12 ou em 9V, você tira 5800W dessa bateria de 60Ah. Em um amp sem compensação, com fonte chaveada, porém linear, a queda de tensão seria de mais de 20% a cada 10% de queda na alimentação.

 

Estão em dúvidas? Peguem o manual de vossas baterias e procurem o CA ou o Crack Current. Na pior das hipóteses, o CCA, e procurem o significado destas siglas.

 

Se não tiver bateria suficiente é claro que vai dar mer**, mas é possível tirar picos de 5000W em uma bateria de 60Ah sem quedas de potência, enquanto com uma fonte linear será preciso ao menos suprir em 3x o pico de consumo do amplificador pra não se ter muita queda de tensão durante o funcionamento (e VAI ter ainda).

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateria fudida né ?

a minha desce em 12,2v

quando ta meia descarregada que o carro da um pico maior vai em 11,6v

 

1.0 com bateria de 100Ah no cofre ? :vts

 

12,2 V pmpo mouss...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q vc num ta mim tendenu :blink:

 

no teu calculo vc esqueceu da variável eficiência.

13,8V x 72A = 1000W (de consumo da fonte)

na saída dela são 1000w x 97% de eficiência são 970W.

 

vamos fazer a conta ao contrario.

 

fonte antiga

1000W / 85% de eficiência / 13,8V = 85A

 

fonte nova

1000W / 97% de eficiência / 13,8V = 74A

 

ai tem quase 15% a menos de consumo.

 

ps - não entendo quase nada de eletrônica, mas matematicamente falando é isso.

 

edit - 4:00 da manhã [""] , vai durmi omi.

 

É verdade, não estava considerando a eficiência com a mesma tensão.

4:00 h é "normal" pra mim, eu meio que durmo quando tenho sono, não tenho horário "normal", trabalho com e-commerce, mas eu tava dormindo sentado já no PC

 

 

Errado Miashiro, aumento de eficiência vai sempre diminuir o consumo e aumentar a autonomia, se uma fonte de 1000W tiver 95% de eficiência e outra torrando 20% em calor, não há duvidas que a fonte de maior eficiência vai tocar por mais tempo com a mesma bateria. Tu esta confundindo potencia com eficiência e são coisas totalmente diferentes. E mais eficiência não tem nada a ver com a regulagem da fonte, se a fonte se regula quando a tensão cai é mérito dela, as outras vão perder potencia e o grave vai perder força, coisa que não acontece na fonte regulada. Outra coisa, tu esta fazendo o calculo de tensão vezes corrente totalmente errado, a fonte que tem maior eficiência precisa de menos corrente que a fonte de menor eficiência.

 

Cálculo errado não tem nenhum Juliano, é Lei de Ohm, pura e simplesmente, peguei a potência e dividi pela tensão pra achar a corrente, mas não considerei a eficiência com a mesma tensão. Realmente foi um equívoco.

 

Eu não sei neste novo amp, mas os atuais que eu já testei quando a tensão cai a corrente não aumenta não, pelo contrário, a corrente diminui também (e gera menos potência, óbvio).

Muita gente fala que quando a tensão está baixa os amplificadores consomem mais e acontece exatamente o contrário.

 

A corrente só cai se a bateria estiver ruim, isso obedecendo o limite de fornecimento de corrente dela, que não tem nada a ver com A/h, pico é uma coisa e corrente nominal máxima de trabalho (contínua) é outra. Você pega uma bateria totalmente danificada e ela pode marcar 13,8 V no multímetro, mas quando coloca carga ela "abre as pernas".

 

 

Voltando ao raciocínio:

 

U @ 13,8 V (sem considerar nenhuma perda nem ganho e arredondando um pouco)

 

@ 80% eficiência 50 A = 552 W

 

@ 95% eficiência 50 A = 655,5 W

 

A fonte com 95% de eficiência conseguirá fornecer mais potência com a mesma corrente, logo, consegue fornecer a mesma potência com uma corrente menor, portanto, realmente levando vantagem em autonomia, considerando a mesma potência:

 

@ 95% eficiência 42 A = 552 W

 

8 Amperes a menos de consumo para fornecer a mesma potência (BEM razoável), só não podemos esquecer que a situação é válida somente e EXCLUSIVAMENTE se for trabalhando com a MESMA potência, e acredito que ninguém irá ouvir música monitorando amperímetro e voltímetro e ficar fazendo contas, acho importante deixar isso bem claro, antes que o pessoal mais leigo acredite em produto milagroso, que vai "tocar horrores" e fazer um "estrago" (acho que precisa de muita cautela com algumas a firmações, 10% não é uma diferença abismal, e coloquei 80 contra 95 no cálculo) com uma bateria ruim, velha e um cabo 4 mm alimentando e aterramento mal feito, e depois ainda virá aqui falar um monte de besteira que o som dele não mudou nada, não está mais "forte", que a bateria não tá "aguentando mais".

Acho isso saudável (desculpe o pitaco Juliano) até para o marketing do produto, quem espera muito, vai exigir muito, quem espera só mais um, pode se surpreender (e acho que vai), e tomara que realmente surpreenda na bancada e nos ouvidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais vejamos.. o primeiro parâmetro que o consumidor olha é a potência pmpo.. na falta dela a rms.. :vts

 

os mais exigentes olham eficiência.. qualidade.. buscam o histórico do produto.

 

Logo não acho que alguém que compre esse amp mais eficiente vá barberar assim..

 

400 W é 400 W... não tem o por que de tocar horrores.. apenas vai consumir menos.

 

dependendo do preço o pessoal mais leigo no assunto nem compra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corrente só cai se a bateria estiver ruim, isso obedecendo o limite de fornecimento de corrente dela, que não tem nada a ver com A/h, pico é uma coisa e corrente nominal máxima de trabalho (contínua) é outra. Você pega uma bateria totalmente danificada e ela pode marcar 13,8 V no multímetro, mas quando coloca carga ela "abre as pernas".

 

Você está enganado. Quando menor a tensão na entrada do amplificador menor o consumo de corrente. A bateria pode estar nova e 100% carregada. É só pegar um alicate amperímetro e conferir.

 

Até mesmo utilizando uma fonte (sem auxílio de bateria) e você colocar o regulador de tensão da fonte em 12V e medir o consumo do amplificador em potência máxima e depois colocar em 14V e medir o consumo novamente você vai ver que ele sempre consome mais com a tensão mais alta.

 

Isso só vai mudar neste amplificador com fonte regulada. E se o produto fizer mesmo isso será ótimo, não vai ser só marketing. Um amplificador comum que dá 2000w em 14V não dá nem metade disso (1000w) abaixo de 11V, se este amplificador cumprir o que promete você não vai ter essa perca monstruosa de potência. A maioria dos usuários de som mais fortes não tem bateria suficiente para liberar a potência anunciada e com um amplificador tudo vai mudar, seria como se estivesse um amp muito mais forte com a mesma quantidade de bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera alguem pode me dizer o que é "BOOMY" ? , nada a ver com o assunto mas pra não precisar abrir um tópico inútil resolvi postar aki, ja pesquisei e não achei pasmafaute pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera alguem pode me dizer o que é "BOOMY" ? , nada a ver com o assunto mas pra não precisar abrir um tópico inútil resolvi postar aki, ja pesquisei e não achei pasmafaute pasmafaute

 

Com excesso de graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até mesmo utilizando uma fonte (sem auxílio de bateria) e você colocar o regulador de tensão da fonte em 12V e medir o consumo do amplificador em potência máxima e depois colocar em 14V e medir o consumo novamente você vai ver que ele sempre consome mais com a tensão mais alta.

 

 

 

o por que é simples.. você aumenta a tensão na entrada da fonte do amp.. ela eleva ainda mais a tensão na saída pois não é regulada .. se a carga está fixa a corrente sobre a mesma aumenta também. simples.

 

mais uma bateria a 100% de carga operando abaixo de 12V.. ela está sendo mais exigida sim em.. do contrário não estaria abaixo dos 12 V.

 

edit.

 

já a fonte do mr flor recebendo 14.4 V não tem acréscimo na saída.. mantendo a tensão estável sobre a carga. obviamente a corrente também.

 

se não está consumindo mais logo é outro ponto a favor da eficiência o simples fato de se ter uma fonte estabilizada. Isso é muito bom.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Logo não acho que alguém que compre esse amp mais eficiente vá barberar assim..

 

400 W é 400 W... não tem o por que de tocar horrores.. apenas vai consumir menos.

 

dependendo do preço o pessoal mais leigo no assunto nem compra.

 

 

Não sei entendeu bem o que eu quis dizer, o pessoal mais leigo vai entender besteira, que o amp faz milagre, e não faz. Agora deu pra entender, né? Quem sabe o que está comprando, vai comprar justamente pelos diferenciais do produto.

 

 

Você está enganado. Quando menor a tensão na entrada do amplificador menor o consumo de corrente. A bateria pode estar nova e 100% carregada. É só pegar um alicate amperímetro e conferir.

 

Vou fazer uma pegunta pra você, e dependendo do que me responder (acho que o Kleber sabe essa), vou concordar com você, mas ESQUEÇA fontes AC, estamos falando em áudio automotivo, movidos a baterias 12 VCC e Lei de Ohm.

 

Pergunta:

O que causa a queda de tensão na bateria? A exigência demasiada de corrente e a incapacidade dela em fornecê-la? Ou é possível que a tensão caia antes da sobrecarga de corrente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou é possível que a tensão caia antes da sobrecarga de corrente?

 

Há de se observar que a queda é sempre linear, dentro dos limites da bateria. Sem derrubar NADA nos 12V eu acho que você não tira nem 10A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há de se observar que a queda é sempre linear, dentro dos limites da bateria. Sem derrubar NADA nos 12V eu acho que você não tira nem 10A.

 

Aí é que está o ponto então. A tensão vai caindo conforme a carga vai exigindo da bateria (normal). A afirmação do colega acima, então, não tem fundamento algum, enquanto não houver overload da bateria, a corrente não vai baixar, e muito menos diminuir seguindo a queda de tensão. Para manter a potência, a corrente continuará aumentando e a tensão caindo, até a fadiga da bateria.

Isso só seria possível se a bateria mantivesse a tensão estável até sua sobrecarga (o que já é sabido que não ocorre), e após isso fosse caindo a tensão juntamente com a corrente (pois em sobrecarga a bateria já estaria sofrendo fadiga).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer uma pegunta pra você, e dependendo do que me responder (acho que o Kleber sabe essa), vou concordar com você, mas ESQUEÇA fontes AC, estamos falando em áudio automotivo, movidos a baterias 12 VCC e Lei de Ohm.

 

Pergunta:

O que causa a queda de tensão na bateria? A exigência demasiada de corrente e a incapacidade dela em fornecê-la? Ou é possível que a tensão caia antes da sobrecarga de corrente?

 

Estou falando exatamente de áudio automotivo (12V). Esqueça as baterias, alimente um amplificador 12Vcc com uma fonte ajustável e manda um sinal de áudio fixo em uma frequências qualquer e só altere a tensão de entrada. Mesmo se a fonte tiver 500 amperes e o amplificador consumir apenas 5 amperes (em média, pois isso depende da tensão de entrada) em 10V o consumo será bem menor que em 15V.

 

O que estou dizendo é que independente da fonte de alimentação, mesmo com uma bateria fo** que não caia nada a tensão ou com uma fonte, o consumo de corrente sempre dependerá da tensão de entrada. Não existe essa de que o amplificador consome mais na queda de tensão, a tensão pode até ir lá embaixo por causa do pico de consumo, mas se a bateria conseguisse manter a tensão ainda mais alta, sem essa queda no pico, o consumo de corrente seria ainda maior.

 

edit.: estou falando do amplificadores comuns, não dos amplificadores com fonte regulável. Nos amps com fonte regulável acontece justamente o contrário, nas quedas de tensão o consumo é maior, como disse o Juliano.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou falando exatamente de áudio automotivo (12V). Esqueça as baterias, alimente um amplificador 12Vcc com uma fonte ajustável e manda um sinal de áudio fixo em uma frequências qualquer e só altere a tensão de entrada. Mesmo se a fonte tiver 500 amperes e o amplificador consumir apenas 5 amperes (em média, pois isso depende da tensão de entrada) em 10V o consumo será bem menor que em 15V.

 

O que estou dizendo é que independente da fonte de alimentação, mesmo com uma bateria fo** que não caia nada a tensão ou com uma fonte, o consumo de corrente sempre dependerá da tensão de entrada. Não existe essa de que o amplificador consome mais na queda de tensão, a tensão pode até ir lá embaixo por causa do pico de consumo, mas se a bateria conseguisse manter a tensão ainda mais alta, sem essa queda no pico, o consumo de corrente seria ainda maior.

 

edit.: estou falando do amplificadores comuns, não dos amplificadores com fonte regulável. Nos amps com fonte regulável acontece justamente o contrário, nas quedas de tensão o consumo é maior, como disse o Juliano.

 

?

 

Colega, como esquecer as baterias? Independe do amplificador e fonte, estamos falando de energia elétrica ligada a bateria, não existe como manter a potência com tensão menor sem aumentar a corrente, simples assim. Você está dizendo que a corrente corrente baixa junto com a tensão, certo? Como, se não por fadiga da bateria? Desenhe pra mim por favor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando muito complicado isso...

Quando vamos voltar a falar do som que o amp tem que entregar?

 

acho que estão FALANDO mas não EXEMPLIFICANDO bem, hehe

eu só sei que certa vez inventei de tocar um churras com o que tinha na hora

2 Kit2Vias@SD250 + 2 Protech 15"@RS1600D, e na hora de ir embora o grave batendo maciiio

embolado, piscando as luz tudo mas tocando com peso, esparramando que nem set de páine q vejo por aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há de se observar que a queda é sempre linear, dentro dos limites da bateria. Sem derrubar NADA nos 12V eu acho que você não tira nem 10A.

 

É linea msm klbr? pensei que fosse exponencial, pq é uma reação química e conforme vai descarrengando vc aumenta a quantidade de soluto no solvente, fazendo com que a reação "inversa" se torne mais rápido, não? sempre pensei que fosse exponencial ou logaritmica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1.0 com bateria de 100Ah no cofre ? :vts

 

12,2 V pmpo mouss...

12,5 com 2 agm na mala bem carregada

e 1 de 60 no cofre seu corno :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...