Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

Andei pesquisando sobre o hornresp pra ter uma ideia de como que os subwoofers nacionais se sairiam na T18 (em gráficos), encontrei os dados no freespeakerplans e simulei com o sub800 e o hpx2180

não sei se alguém ja tinha feito isso, mas esta ai

SUB800

947055.jpg

HPX2180

e63a15.jpg

Editado por lucasredline

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante lucas, também achei o mesmo gráfico aqui no hornresp da T18, ha alguns meses atras eu andei brincando com ele e consegui simular bastante coisa, inclusive comecei um projeto que devo realizar ano que vem, vai ser em um trolete que tenho aqui.

comecei do zero, mesmo me baseei pelas medidas que tinha disponível no trolete, peguei minha calculadora e fui batendo cabeça rsrs. agora é meter a mão na massa pra ver como fica.

as caixas de graves seguem o principio da "band pass horn" outros falam caixa Hibrida pelo fato de misturar bass reflex e band pass + horn. Usei o SUB800 na simulação e meu objetivo foi tocar até 50hz com elevado SPL, juntando 4 unidades pelas simulações vou conseguir tocar forte até perto dos 40hz

bfe838.jpg

Grafico aplicando 1W, reparem que consegui incríveis 105DB em 60hz e 100db em 50hz, podendo ser usada até uns 150hz com um bom médio grave

3dfa95.jpg

diagrama esquematico pra entender o principio da caixa unindo as respostas da câmara dutada com a parte frontal frontal band pass + horn

9c1793.jpg

não sei se vai tocar como nos gráficos, mas ano que vem esse projeto sai, se der errado é so comprar mais madeira kkkkkkkk, desculpem por desvirtuar o tópico, mas como estamos conversando de caixas de grave achei interessante compartilhar.

a titulo de curiosidade decidi simular a tão falada caixa euclides minibazuca pra target 18 com os 35cm a mais de tunel e vejam como é o gráfico

1dea5f.jpg

fad946.jpg

reparem o pico muito elevado de 100 a 120hz, ja vi essa caixa tocando, de fato toca muito mas tbm persebi o som irritante nessas frequências, ta ai o gráfico mostrando a mesma coisa

abs galera

Editado por matheussom

Compartilhar este post

Link para o post

Bem diferente esse seu projeto ai matheus, pelo gráfico deve ser gostoso de ouvir pelo pico naquele gravão que treme o peito em +- 60hz né

mas dai vc vai ficar com a vovozinha e esse dai? acompanho seus videos no youtube hehehe

então, caixa cornetada ou mista em comparação com a dutada normal rende bem mais, tudo bem que só escutei a t18 tocando, e da um gravão monstruoso, mas pelo que falam rende sim

acho que o pessoal não quer sair da dutada pra não ter muito trabalho em questão de projeto e tals.. e de espaço, é claro hahaha

agora to pra comprar uma t18 so pra deixar aqui em casa pra curtir um som e levar em festas com os amigos, nada de exagero, dai tava simulando pra qual sub ela se sairia melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Bem diferente esse seu projeto ai matheus, pelo gráfico deve ser gostoso de ouvir pelo pico naquele gravão que treme o peito em +- 60hz né

mas dai vc vai ficar com a vovozinha e esse dai? acompanho seus videos no youtube hehehe

então, caixa cornetada ou mista em comparação com a dutada normal rende bem mais, tudo bem que só escutei a t18 tocando, e da um gravão monstruoso, mas pelo que falam rende sim

acho que o pessoal não quer sair da dutada pra não ter muito trabalho em questão de projeto e tals.. e de espaço, é claro hahaha

agora to pra comprar uma t18 so pra deixar aqui em casa pra curtir um som e levar em festas com os amigos, nada de exagero, dai tava simulando pra qual sub ela se sairia melhor

quis fazer algo diferente mesmo, ultimamento so tenho escutado que a caixa euclides é a melhor caixa que ja existiu e bla bla bla, fico P da vida quando escuto rsrs, escutei na praia e até fiz um projeto, achei bacana dimais mas longe do ideal pra mim. com relação a T18 ja escutei elas e o grave de ataque é realmente impressionante, em ambientes fechados é um monstro tambem, tanto em sub como em graves mais secos.

uma dutada com um pico bem considerável, ou seja restringindo bastante a resposta vc consegue +- 99 a 101db com 1w já essa consegue alcançar os 100db nos 50hz e 106db nos 60hz estendendo até 110hz com +- mesmo nível de SPL, estou com boas expectativas para o projeto rs.

a vovozinha ta vivinha da silva e tocando muito, vou fazer esse projeto em um trolete que tenho só pra satisfazer um gosto meu mesmo e aprender mais kkkkk ai pucho com meu carro mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso, existe dois modelos da Caixa Euclides para vários tipos de gostos e tamanho, a que você viu e descreveu aqui é a menor mais utilizada em carros devido o espaço e para o seu gosto ficou ruim, mas agrada a quem procura uma caixa com maior pico e atak de todase a maior pode lhe agradar.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso, existe dois modelos da Caixa Euclides para vários tipos de gostos e tamanho, a que você viu e descreveu aqui é a menor mais utilizada em carros devido o espaço e para o seu gosto ficou ruim, mas agrada a quem procura uma caixa com maior pico e atak de todase a maior pode lhe agradar.

opa luiz beleza, a que eu vi tocando na praia e achei bem forte foi exatamente essa caixa aqui:

600e92.jpg

projeto minibazuca + 35cm mais ou menos de tunel, achei forte, fiquei de bobeira, de fato bem mais forte que uma dutada. mas a questão é a seguinte, nao vi tocando todo tipo de musica, não deu pra analisar do jeito que eu gosto e talz, ai um cliente meu estava disposta a fazer a euclides, eu peguei o projeto original e fiz algumas poucas alterações nas medidas para ficar certinha na caçamba da saveiro, o resultado final foi muito bom mas eu não faria pra mim entende ao meu ver precisa de vários ajustes pra amenizar o pico horroroso em 120hz que pra mim torna o som muito enjoativo , um som que toca com pressão entre 40 e 70hz é totalmente diferente de um que toca com pressão de 70 a 120hz. (meu gosto).

gosto muito do som das cornetas dobradas, já tive oportunidade de escutar 8 HB com 18SW1p o subão é coisa de louco só peca na refrigeração. por isso optei eu mesmo fazer um projeto e me aventurar nesse mundo, quero aprender com meus erros e acertos. Como ja disse, o cara falar que a minibazuka é o futuro, se você nao tem uma seu som é fraco etc etc etc como vejo muitos falando por ai acho uma idiotice danada, até hoje nunca vi ninguém postar um gráfico sequer, ou uma formula/conceito que realmente satisfaça a minha sede por informação concreta. até que eu mesmo me cansei de ler tanta besteira em comunidade de facebook rsrs e fui atras de informação, aprendi a simular, passei o RTA na euclides que fiz aqui e comprovei oque meus ouvidos me disseram. desculpe pelo longo texto, me empolguei um pouco aheuaheu

Compartilhar este post

Link para o post

opa luiz beleza, a que eu vi tocando na praia e achei bem forte foi exatamente essa caixa aqui:

600e92.jpg

projeto minibazuca + 35cm mais ou menos de tunel, achei forte, fiquei de bobeira, de fato bem mais forte que uma dutada. mas a questão é a seguinte, nao vi tocando todo tipo de musica, não deu pra analisar do jeito que eu gosto e talz, ai um cliente meu estava disposta a fazer a euclides, eu peguei o projeto original e fiz algumas poucas alterações nas medidas para ficar certinha na caçamba da saveiro, o resultado final foi muito bom mas eu não faria pra mim entende ao meu ver precisa de vários ajustes pra amenizar o pico horroroso em 120hz que pra mim torna o som muito enjoativo , um som que toca com pressão entre 40 e 70hz é totalmente diferente de um que toca com pressão de 70 a 120hz. (meu gosto).

gosto muito do som das cornetas dobradas, já tive oportunidade de escutar 8 HB com 18SW1p o subão é coisa de louco só peca na refrigeração. por isso optei eu mesmo fazer um projeto e me aventurar nesse mundo, quero aprender com meus erros e acertos. Como ja disse, o cara falar que a minibazuka é o futuro, se você nao tem uma seu som é fraco etc etc etc como vejo muitos falando por ai acho uma idiotice danada, até hoje nunca vi ninguém postar um gráfico sequer, ou uma formula/conceito que realmente satisfaça a minha sede por informação concreta. até que eu mesmo me cansei de ler tanta besteira em comunidade de facebook rsrs e fui atras de informação, aprendi a simular, passei o RTA na euclides que fiz aqui e comprovei oque meus ouvidos me disseram. desculpe pelo longo texto, me empolguei um pouco aheuaheu

:legal:

Você está certo, na verdade é um segredo o gráfico e é muito difícil de encontrar.

Também já ouvi e tive hb e hoje uso a hb1505c1, que não deixa de ter uma resposta mais altas comparadas as irmãs cornetas dobradas e assim mais agradável para meu gosto e ouvido ela é tipo a Euclides para as cornetas comparação na atuação e não db, por isso optei por ela hoje, e sou contrario de você aprendi a ouvi mais de 70hz a 120hz de pico, tornado mais exclusivo para mim e o que procuro.

Vivia escutando abaixo de 50hz com as hb1805c1 e até com meu som sub interno na época do extreme de 15, então resumindo meu caminho é contrário hoje, talvez escute abaixo de 50hz mais com o acoplamento,

Meu primeiro som era subgrave spl som interno, acredito é caminho de todos por ser mais barato e básico no som automotivo e fui evoluindo contrário de você e muitos rsrs.

Parabéns pelo seu projeto! Está fazendo o que mais gosta e deseja em som, isso que importa e admiro por isso.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo comentário luiz, respeito a sua opnião e entendo o seu gosto. som é assim, tem que agradar o dono kkkkkkkkk. enquanto isso vamos aprendendo um pouquinho mais a cada dia. abraços brother e obrigado pelo apoio, mais cedo ou mais tarde a carretinha ta saindo rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Coveiro on

Enfim, depois de ter gostado demais da T18, quero ir além [^]

Axei um projetinho da selenium que mostra passo a passo cada detalhe e cada medida de cada parte da HB1805A1. Lembro quando eu era criança e ia em um clube q tinha 4 dessas, 2 de cada lado do salão e tocavam muito forte. Nunca me esqueço e quero matar a vontade de ter uma ou duas dessas, que me perseguem desde quando eu as vi pela primeira vez kkkkkk

To com um de 18'' na T18 e 2 de 15 parados aqui. Vou ver se axo compensado ou mdf num preço bom e vou fazer um trambolho desses pra ver se presta. :vts

Quero ver como fica 1 T18 x 1 whorn com um de 15" e T18 x Whorn ambas com 18"

Compartilhar este post

Link para o post

Coveiro on

Enfim, depois de ter gostado demais da T18, quero ir além [^]

Axei um projetinho da selenium que mostra passo a passo cada detalhe e cada medida de cada parte da HB1805A1. Lembro quando eu era criança e ia em um clube q tinha 4 dessas, 2 de cada lado do salão e tocavam muito forte. Nunca me esqueço e quero matar a vontade de ter uma ou duas dessas, que me perseguem desde quando eu as vi pela primeira vez kkkkkk

To com um de 18'' na T18 e 2 de 15 parados aqui. Vou ver se axo compensado ou mdf num preço bom e vou fazer um trambolho desses pra ver se presta. :vts

Quero ver como fica 1 T18 x 1 whorn com um de 15" e T18 x Whorn ambas com 18"

eu sempre quis testar a HB 1502B1 mas tenho medo da câmara que é selada. Ja que tens 2 de 15 por que não faz ela?

Compartilhar este post

Link para o post

eu sempre quis testar a HB 1502B1 mas tenho medo da câmara que é selada. Ja que tens 2 de 15 por que não faz ela?

Axei essa aí muito complexa. Muitas partes com diferentes medidas.

Além de ser mais monstrenga ainda.

a HB1805A1 é mais "universal", projeto tá bem mastigado. Nao tem como errar rsrsrs

posso testar o de 15", o de 18". O resultado é mais garantido.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse projeto W-horn não era muito recomendado pela galera da audiolist, pela ausência de reforço e dutos.

O que era mais recomendado era mais antigo, assim mesmo para aqueles falantes citados no projeto.

As variantes era para outros falantes, mas recalculados os volumes.

Se quiser mais alguns detalhes eu posso ver o que consigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse projeto W-horn não era muito recomendado pela galera da audiolist, pela ausência de reforço e dutos.

O que era mais recomendado era mais antigo, assim mesmo para aqueles falantes citados no projeto.

As variantes era para outros falantes, mas recalculados os volumes.

Se quiser mais alguns detalhes eu posso ver o que consigo.

[-]

Quanto mais informações, melhor :legal:

Eu consegui os projetos nesse link http://www.4shared.com/get/mG6tX6bQ/projetos_w-horn.html

E tem o "CCDB" que creio q seja o original, com os cantos arredondados e a parte que fica na frente do alto falante "quadrada".

Não sei como apenas uma unidade tocando vai se comportar, mas se eu encontrar o compensado ou MDF barato, o marceneiro é amigo meu e cobra um valor irrisório pra fazer os cortes perfeitos na máquina lá. Quero muito testar uma monstra dessas até o fim do ano :vts

Compartilhar este post

Link para o post

CCDB, original? Não. A W-horn original é do Keele, com o lendário JBL de 300w RMS, rs rs.

Depois posso complementar com algumas coisas que eu tenho, pois no momento estou ocupado, mas a princípio é o que tem nesse:

http://pt.scribd.com...ICIONAIS#scribd

Veja lá, inclusive com projetos para os 15"

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

CCDB, original? Não. A W-horn original é do Keele, com o lendário JBL de 300w RMS, rs rs.

Depois posso complementar com algumas coisas que eu tenho, pois no momento estou ocupado, mas a princípio é o que tem nesse:

http://pt.scribd.com...ICIONAIS#scribd

Veja lá, inclusive com projetos para os 15"

verdade. Estava pesquisando aqui e ví q viajei demais agora kkkkk

opa, vlw :legal:

vou baixar aqui e dar uma olhada com calma.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá meus queridos , tudo certo? sempre vim acompanhando esses debates sobre caixa e vi sempre que a W-horn na maioria das vezes está no auge , mesmo sendo uma caixa antiga ela ainda supera muito se não todas pelo o que eu venho vendo . Enfim resolvi me inscrever e tirar minhas dvidas porque estou prestes a montar um som , meio grande AHHAH, algo que eu tenho na cabeça a um bom tempo , quero dizer que sou um leigo no assunto e comecei a entrar nesse negocio de som a pouco tempo, na vdd ja estou a um tempo ai mas nunca fui tão detalhista como estou sendo agora, e venho aqui pra recorrer atras de quem sabe mesmo, que é a maioria do pessoal.

Queria perguntar se essa w horn HB1805A1 (18 ) ou a original de (15 ) alcançam os 108 dB facilmente ? ou até passam disso ? alguém fez o teste ou sabe mais ou menos a eficiencia da sensibilidade dela se chega aos 108db ou até passa disso (1W /1m) ? e o MAX SPL chega a uns 145 dB , 140dB , se fica nessa faixa de (140 dB-145 dB) Obrigado meus queridos, aguardo resposta !

Editado por Vinicius961

Compartilhar este post

Link para o post

pra alcançar os 108db é necessário mais unidades empilhadas :legal:

ym78n.jpg

4rqoia.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

nossa verdade :/ vi em outros posts alguns falando que chegaria fácil aos 108 db, mas acho que isso é em relação ao alto falante ao dB dele , ou não tem nada haver ? mas está bem longe disso, 2 juntas não alcançam HAHAHA enfim, você tem uma noção do SPL dela ? deve ser alto , ela da muito sub grave pelo o que eu soube , provavelmente uns 135 db por ai então !

Compartilhar este post

Link para o post

nossa, axo q é surreal fazer uma caixa dessas em MDF.

Comprei uma chapa semana passada pra fazer minhas altas, e só com 2 pra conseguir tirar a chapa do lugar kkkkkkkk

Depois q eu terminar as altas e vender umas tralhas vou ver se compro uma chapa de compensado pra criar coragem e fazer uma whorn

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, eu estou querendo fazer algumas pra mim...som de casa assim sabe , fazer aquele bom e velho conjuntinho com as w horn sub grave , mb pra médio, twitter direcional e uma h15 , um negócio mais vintage assim sabe, do jeito que era usado nos anos 80/90 , uma coisa mais assim ... mas queria algo de qualidade algo forte , por isso to atras das especificações da w- horn, pq se não render o que eu quero eu vou partir pra outra .. não sei qual ainda ! estava fazendo uns calculos aqui, e acho que se eu achar um alto falante de 18 com sesibilidade maior eu alcanço os 108 db na w horn, ai vai ficar padrão !

Compartilhar este post

Link para o post

O maior problema hoje não é o projeto e sim o falante.

Os falantes não mais os mesmo ou não existem mais.

Há adaptações(recalculadas, o que é para poucos), com falantes que ainda existem, como é o caso do ESX 185 da Snake.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é , tem tbm o esx-415, é 15 polegadas, 400 wrms mas 101 dB (1W/1M) o que as vezes compensa fazer de 15, andei olhando junto com um amigo meu , e achei uns alto falntes importados da eigtheensound, achei um la de 400 wrms e 103db 45HZ-4200Hz mas com mais unidades ,( umas 4 )de w horn eu alcanço uns 30 Hz ( o que encaixa perfeitamente ) o problema é que é de 15 polegadas, mas eu estava querendo um de 18 ( acho que vou comprar um e fazer um teste comparativo com os eigtheen ,Jbl Selenium WPU 1807 , snake esx 415 e ir medindo spl da caixa e Db (1w/1m) ) o quall render mais eu mando ver, só assim pra saber mesmo , provavelmente dará um melhor resultado com falante de 18, agora só meter a mão na massa, só que o custo é alto pra esse tipo de coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

wgyq6s.jpg

eu estava atras de um projeto que a pionner usa ,

http://pioneerproaud...ve/wav_sub.html, entrem ai no link e deem uma olhada, eu consegui fotos mais interndas da caixa, só que quem postou na internet nao quis liberar as medidas, o que é uma sacanagem . enfim , eles declaram 108 db 1W/1m , 146 db SPL,só que são dois faltas de 18 de 800 w rms ,da eigtheensound, será que essa caixa é boa ? alguém apostaria nela ?

Editado por Vinicius961

Compartilhar este post

Link para o post

tem uma caixa que eu acho muito bonita que é da cerwin vega el-36 ( 106 a 108 db) Só não sei qual falante ela utiliza mas deve ser no maximo uns 600rms

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é , tem tbm o esx-415, é 15 polegadas, 400 wrms mas 101 dB (1W/1M) o que as vezes compensa fazer de 15, andei olhando junto com um amigo meu , e achei uns alto falntes importados da eigtheensound, achei um la de 400 wrms e 103db 45HZ-4200Hz mas com mais unidades ,( umas 4 )de w horn eu alcanço uns 30 Hz ( o que encaixa perfeitamente ) o problema é que é de 15 polegadas, mas eu estava querendo um de 18 ( acho que vou comprar um e fazer um teste comparativo com os eigtheen ,Jbl Selenium WPU 1807 , snake esx 415 e ir medindo spl da caixa e Db (1w/1m) ) o quall render mais eu mando ver, só assim pra saber mesmo , provavelmente dará um melhor resultado com falante de 18, agora só meter a mão na massa, só que o custo é alto pra esse tipo de coisa!

Um conjunto de parâmetros determinam se o falante serve ou não para esse tipo de caixa.

Tamanho aí não é documento, pois o que importa mesmo são os parâmetros.

Para ter ideia, a caixa W-horn CCDB é o 15 800 da Ovs.

Tem de buscar falantes certos e não fazer teste, mas há a possibilidade de dar certo. Falantes com potência elevada não são recomendados para esse tipo de caixa, por causa da ventilação, mesmo os projetos com dutos.

Porque você acha que o falante que serviu de base para a W-horn tinha somente 300w e reunia um conjunto de parâmetros que foram perfeitos

Os que eu lembro a nível de parâmetros tem que ter para esse tipo de caixa, são mais ou menos esses: Fs baixo, Qts na faixa dos 0,2, BL alto e um grande Vas, sem falar na baixa potência pela questão da ventilação.

Lendário JBL K151

fs = 30hz

qts=0,27

qms=6

qes=0,26

vas=365,3

eff=3,4

pe=150

xmax=2,546

re = 6

le=2

sd=0,107

bl=22

mms=125

flux=1.2

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0CEYQFjAEahUKEwi5kd-BrdTHAhXCQ5AKHTNGAdg&url=http%3A%2F%2Fwww.jblproservice.com%2Fpdf%2Fthiele%2520small%2520parameters%2Ftheile%2520parameters.pdf&ei=ttLkVbneGMKHwQSzjIXADQ&usg=AFQjCNE-zUBP_Aorndndnq0GEYpS8quppg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...