Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rweq

Cálculo do volume adicional do box c/ trat acústico interno

Recommended Posts

Bom, vamos ao problema prático...Sempre que fiz minhas caixas fiz sem tratamento acústico. MDF, parafusos Mittofix, cola de madeira, silicone e algum tipo de forração.A algum tempo comprei um sub Old School de um user conhecido no fórum.Ele me informou que seria interessante colocar no box espuma acústica (perfilada, alveolar, caixa de ovo, etc.), pois, quando ele o fez, o sub ganhou maciez.O assunto tratamentos acústicos é constantemente discutido no fórum, mas para mantas asfáltica, de fibra de vidro, de poliéster, feltro betumado ou não, etc, colocadas nas portas ou pelo carro.Fiz uma pesquisa na net sobre tratamento acústico com espuma e procurei a relação entre espessura, densidade, comprimento ou área e volume ocupado pela espuma e não achei nada. Nada específico sobre o que necessito.Em sites gerais ou de fabricantes não há especificação ou dado que indique o volume ocupado por metro linear ou quadrado.Quero fazer um cálculo com boa aproximação.Enfim, este tópico é para discutir sobre o volume ocupado pelo tratamento acústico com espuma e mantas de fibra de vidro ou poliéster e sua interferência no volume final do box.O que quero saber é como dimensionar o box em função do volume livre que deve ser disponibilizado ao falante, do volume do falante, do volume do duto, se for o caso, e do volume ocupado pelo preenchimento (espuma acústica, manta poliéster ou de fibra de vidro).Alguém poderia ajudar?Se alguém tiver uma indicação de onde posso encontrar, esta será bem-vinda.Devido a minha formação, engenharia, e como sou chato pra C***, estou desenvolvendo uma planilha para realizar tal estimativa.Assim que terminar e se o resultado for palpável, repasso o resultado.Rony

Editado por rweq

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a intenção?

Se for diminuir reverberação, ela ajuda, mas muito pouco! Coisa de 20% ou até menos! O material a ser usado, de fato, é uma espuma acústica adequada para tal.

Pra ISOLAMENTO ACÚSTICO, home estúdios e etc.. ela não serve de absolutamente nada!

Enfim, dá uma pesquisada.. é o primeiro passo pra tudo dar certo aqui:

http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=isolamento+ac%FAstico&sa=Pesquisar&siteurl=autoforum.com.br%2Findex.php%3Fshowforum%3D26#gsc.tab=0&gsc.q=isolamento%20ac%C3%BAstico

http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=isolamento+ac%FAstico&sa=Pesquisar&siteurl=autoforum.com.br%2Findex.php%3Fshowforum%3D26#gsc.tab=0&gsc.q=est%C3%BAdio

http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=isolamento+ac%FAstico&sa=Pesquisar&siteurl=autoforum.com.br%2Findex.php%3Fshowforum%3D26#gsc.tab=0&gsc.q=tratamento%20ac%C3%BAstico

...fora isso, tem os fóruns de fora também!

Larga de preguiça, rapah!

Compartilhar este post

Link para o post

como o bloom falou, tem que saber o que tu quer fazer pra saber se ela é adequada

mas pra calcular o volume com um bom grau de aproximação é só considerar:

- altura de espuma antes dos "vales"

- altura média dos "picos e vales"

soma tudo, multiplica pela largura e comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a intenção? Se for diminuir reverberação, ela ajuda, mas muito pouco! Coisa de 20% ou até menos! O material a ser usado, de fato, é uma espuma acústica adequada para tal. Pra ISOLAMENTO ACÚSTICO, home estúdios e etc.. ela não serve de absolutamente nada! Enfim, dá uma pesquisada.. é o primeiro passo pra tudo dar certo aqui:

http://www.google.co...mento acústico

http://www.google.co...&gsc.q=estúdio

http://www.google.co...mento acústico

...fora isso, tem os fóruns de fora também! Larga de preguiça, rapah!

como o bloom falou, tem que saber o que tu quer fazer pra saber se ela é adequada mas pra calcular o volume com um bom grau de aproximação é só considerar:

- altura de espuma antes dos "vales"

- altura média dos "picos e vales"

soma tudo, multiplica pela largura e comprimento

Editado para melhor entendimento...

Editado por rweq

Compartilhar este post

Link para o post

Favor sempre pesquisar antes de criar um novo tópico.

Assunto já foi amplamente debatido no forum.

Grato.

EDIT: Voce está esquecendo de algo extremamente importante : A densidade do material . Como voce irá de fato saber o volume ocupado em um material muiito pouco denso (vulgarmente falando muito aerado) ? Ou em uma espuma muito porosa ?

Tópico trancado, CASO julgue necessário, envie MP solicitando reabertura do mesmo. Grato

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Favor sempre pesquisar antes de criar um novo tópico.

Assunto já foi amplamente debatido no forum.

Tópico trancado.

Grato.

Editado

Editado por rweq

Compartilhar este post

Link para o post

O volume aproximado a adicionar no box por metro quadrado de espuma empregada com 3cm de espessura e D28 é igual a 0,4847L/m2, ou seja, 484,7mL/m2. O q acham? Rony

Compartilhar este post

Link para o post

de onde veio a fórmula?

Montei uma planilha no excel para calcular pra mim. Se tivesse uma amostra das demais espessuras, faria para as demais. Hj, faço uma confirmação. No colégio técnico onde dou aulas tem balança de precisão e verificarei se a massa da minha amostra bate com o q calculei. Se ficar perto, +/-10%, considero correto o cálculo. Rony

Compartilhar este post

Link para o post

usar a massa pra calcular a densidade

usar a densidade pra saber quanto o material tem de volume não ocupado

reduzir esses vazios do volume total do revestimento

pegar esse resultado e adicionar ao volume Vb da caixa

se entendi, é isso que tu quer fazer

mas será que é isso que tem que ser feito?

Compartilhar este post

Link para o post

Usar a massa pra calcular a densidade. Usar a densidade pra saber quanto o material tem de volume não ocupado. Reduzir esses vazios do volume total do revestimento. Pegar esse resultado e adicionar ao volume Vb da caixa. Se entendi, é isso que tu quer fazer. Mas será que é isso que tem que ser feito?

É mais ou menos esse o procedimento de cálculo...

Calculo o volume expandido e conheço da densidade da espuma. Calculo a massa do material. Com a massa do material e a densidade do material, calculo o volume não expandido. Esse eu adicionaria ao Vb.

O user que me vendeu o sub me falou para adicionar 0,5L e ser feliz.

Fiz um monte da cálculos pra meio que descobrir que ele estava certo. :banghead

Ainda, hj, observando as duas amostras, atinei para uma forma muito mais simples e rápida para determinar o volume da espuma... :banghead :banghead :banghead

Mas, descoberto isso, o q me alegrou :legal: foi descobrir que a minha calculeira dá +/-8,6% de erro (FC* usual na engenharia é de 20-25%. *Fator de c*gaço).

Engenheirísticamente está ótimo. :)

Olha, se é, não tenho certeza. Não sei exatamente se deveria ser usado o volume expandido ou não.

Mas, esse procedimento parece-me lógico.

Para isso poder ser efetivado há que se fazer a consideração de que TODOS os alvéolos estão abertos...

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho muita experiencia em construção de caixas, mas veio-me a cabeça:

Será que esse tipo de material chega a retirar volume?? Pergunto pois na construção de LTs com uso de plumante, ganha-se comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que tu está tentado achar pelo num ovo em pé rsrsrs

acrescentar qualquer material com porosidade dentro da caixa vai ter como efeito a desaceleração do ar dentro da caixa, consequentemente vai haver menor reflexão dessa massa de ar no cone, este é o motivo de "amaciar" a forma como o sub toca

outro efeito percebido quando se adiciona materiais deste tipo é a "emulação" de uma caixa com maior volume, o que também se traduz em "amaciamento"

bom, ao menos é o que sei...

Compartilhar este post

Link para o post
Não tenho muita experiencia em construção de caixas, mas veio-me a cabeça: Será que esse tipo de material chega a retirar volume?? Pergunto pois na construção de LTs com uso de plumante, ganha-se comprimento.

Putz...

não entendo muito de LT.

Uma pessoa bem indicada para responder a esta pergunta seria o gariba.

Até onde sei, pelo que li, o comprimento do tubo depende do falante e da frequência de sintonia desejada, que no fim se reflete em volume.

Fazendo um comparativo, em caixas dutadas normais, sem tratamento, se vc diminui o volume útil, vc aumenta o F3 e o Fb.

Se isso se refletir na LT, com o tratamento, vc reduz o volume e aumenta a frequencia e para manter a frequencia desejada, tem que aumentar o volume e consequentemente o comprimento.

Então, acho que o tratamento interfere no resultado final.

Corrijam-me se estiver errado.

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Rony,

Vc acertou, mas adicionar plumante ou qualquer outro material com caracteristica parecida permite que vc diminua o tamanho necessário da linha.

Mas usando os 2 únicos neurônios que o scotch não queimou, sempre haverá diminuição de volume da caixa (plumante, casca de ovo, feltro), só não sei como isso afetará, para pior, a resposta da caixa. Já li muito sobre mods em caixas residenciais de marcas famosas e a grande maioria melhora a rigidez da caixa e principalmente adiciona feltro betumado. E todas rendem muito mais do que antes, em resposta, dinâmica e alguns dbs de graves.

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post

Link para o post

Na LT a manta serve para deixar a resposta mais plana, e tb aumenta a faixa util que irá tocar. Embora dizem que se pode tirar um pouco do comprimento da linha que o preenchimento simula ela como deveria ser, eu nunca encurto, mas não se da pra levar o meu caso em consideração pq raramente sintonizo a caixa na frequencia de ressonancia do driver que será colocado nela.

Nas caixas dutadas e seladas eu sempre deixo seca, sem preenchimento. No caso de ter pouco espaço pra conseguir a litragem necessária, podesse fazer o uso pra enganar o driver simulando uma caixa maior. No caso de uma caixa de fibra, em que é complicado saber exatamente o volume que vai dar antes de termina-la, é comum usar. O Wagner costuma fazer isso pelo que ele tinha me comentado uma vez.

Mas eu acabei falando isso, mas sobre a manta acrilica, a espuma eu não saberia dizer. Só testando. Em relação ao volume ocupado, acredito que não precise adicionar ele ao volume da caixa. Pelo menos nunca ouvi falar sobre isso. O Cristiano que tem o livro do Vance Dickason poderia dar uma olhada se há algo a respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos acionar os neurônios que o scoth levou...

se quando colocamos feltro e plumante dentro da caixa ajudamos o falante a enxergar uma caixa maior, me parece obvio que não precisamos redimensionar a caixa para maior :P

por isso disse que parece que estamos procurando pelo em ovo

mais adequado seria pesquisar o quanto de "aumento" cada material proporciona

vou ver se o livro do Vance fala sobre

Compartilhar este post

Link para o post

O material pode ajudar a um aparente aumento, de fato. Mas o objetivo não é este.

E em caixas dutadas, pode-se reduzir a eficiência do pórtico... pode ser até por isto que o referido achou a caixa mais "macia", pois tocou com pico menor.

Em LTs ela ajuda a criar alguma carga acústica para o falante, mantendo o cone mais controlado, além de reduzir (por absorção) o efeito das ondas estacionárias dentro da caixa, tornando a caixa mais "flat".

Isto explica a razão de geralmente se usar grande densidade próximo ao falante, reduzindo à medida que avança a linha.

Eu, honestamente, não uso. Só uso quando há um problema a se corrigir, ou em caixas de médios, para reduzir reflexões/ressonâncias internas. E só. Em LT usei bastante pra "aumentar" a linha, mas as perdas são maiores que os ganhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, eu tb normalmente não preencho, porém a faixa de trabalho da caixa fica bem limitada. Pra mim, no carro, não tem problema trabalhar assim, mas em casa o negócio muda. Acredito que no carro não tenha tanto problema pq o pm faz naturalmente o up na pequena faixa que falta pra chegar no mid. Essa ultima citação é achismo mesmo, não sei qual a "sintonia" do pm do meu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, o que vc relatou é referente a usar que material?? Vc não usa nenhum tipo, feltro, casca de ovo, plumante?

Para médios eu uso plumante bem rarefeito. Ou seja, matando mesmo as reflexões internas.

Cada material tem uma característica. Em LT usei plumante, e já usei combinação de lã de vidro com plumante. São resultados sempre bem diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, eu tb normalmente não preencho, porém a faixa de trabalho da caixa fica bem limitada. Pra mim, no carro, não tem problema trabalhar assim, mas em casa o negócio muda. Acredito que no carro não tenha tanto problema pq o pm faz naturalmente o up na pequena faixa que falta pra chegar no mid. Essa ultima citação é achismo mesmo, não sei qual a "sintonia" do pm do meu carro.

Vai muito do sistema mesmo. No carro você pode ter apenas 1 oitava com força, 20-40Hz. O resto a cabine compensa, logo o midbass está atuando.

Em casa é preciso ter algo mais flat. Neste caso o absorvente interno é bem útil, o perigo é o uso indiscriminado.

Compartilhar este post

Link para o post

Kras, desculpem a ignorância, mas, plumante é a fibra de poliéster siliconizada?

Compartilhar este post

Link para o post

Kras, desculpem a ignorância, mas, plumante é a fibra de poliéster siliconizada?

Isso. A diferença é que não vem em manta, vem solta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...