Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Juliano F.

Sq dia a dia - Montana

Recommended Posts

Postado em

Meu primeiro tópico da comunidade!

Tinha um som basicão na montana que foi metade roubado nesse fim de semana

H.U. JVC kd-r530 (roubado)

Amplificador B.Buster 1200gl (roubado)

Triaxial Pioneer Ts-a1674

Baffle de madeira

Subwoofer Selenium Extreme 8"

Caixa selada 10L embaixo do banco

Tinha um rendimento até legal, infinitamente superior a qualquer som original, mas não era um sq.

Já pensava em trocar o amplificador porque via como ponto fraco do projeto

então encomendei um fosgate 4.6x do Daniel Freitas.

Enquanto não chega fico em grande dúvida na nova H.U., até ipod já passou pela minha cabeça

Fiz um curso de alinhamento de P.A. e fiquei na dúvida se é necessário ter um player com T.A. para ter

um palco sonoro, não sei se os falantes do local original proporcionam isso. E o kit, claro, mas vamos por partes

vou atualizando a cada eterno up haha.

Postado em

Para ter palco sonoro é necessário ou você ter uma HU com T.A ou um Módulo como o Mosconi que tenha alinhamento de tempo nele mesmo. No mosconi é chamado de FSA.

Outra coisa... com um Triaxial você não vai conseguir um palco sonoro bacana, pois o agudo vai vir de baixo. O ideal é você trabalhar com 2 vias...

Sendo o agudo vindo de cima, na altura da orelha e o grave de baixo.

O ideal tambem é o tweeter conseguir descer bem, pois assim você consegue deixar a voz o máximo possível em cima do painel. ( pois se o tweeter for daqueles básicos, que só respondem de 8khz para cima, ele vai deixar a voz inteira tocando em baixo do painel, nos midbass. )

Meu tweeter por exemplo estou cortando ele em 2khz 18db/8ª, portanto a sensação é de que a voz sai inteira sobre o painel.

Qualquer ajuda que precisar estou aí... Mas já vou avisando que na minha opinião esse triaxial seria a primeira peça a ser descartada.

é melhor você ter um duas vias bacana e não ter módulo, do que ter módulo e trabalhar com um triaxial na minha opinião... hehehe

Postado em

Valeu pelas dicas!

haha, os triaxiais já estão em venda haha, Sinceramente, eu curtia o som deles, por isso demorei um pouco ( pobres referências)

não sabia dessa dos mosconi, isso é muito interessante, mas não tem como fazer palco sem T.A? se não tiver, bora achar um player com T.A,

Estava olhando, geralmente os kit de R$300,00 possuem corte muito alto pelo o que você me disse. E o tweeter 1tw1 selenium já possui corte +- 2khz, e vi uma galara falando em subir o corte. As vezes até compensa começar a criar o próprio

Postado em

Sim, tem como fazer palco sonoro sem TA, bem como faze-lo ate mesmo com os tweeters nos pezinhos, como fazia-se antigamente, apenas com direcionamento, ajuste de nivel, fase e corte de frequencia. POREM eh um trabalho MUITO minucioso e sucetivel a insucesso. Se tiver TA, facilita bastante.

Postado em

Valeu pelas dicas!

haha, os triaxiais já estão em venda haha, Sinceramente, eu curtia o som deles, por isso demorei um pouco ( pobres referências)

não sabia dessa dos mosconi, isso é muito interessante, mas não tem como fazer palco sem T.A? se não tiver, bora achar um player com T.A,

Estava olhando, geralmente os kit de R$300,00 possuem corte muito alto pelo o que você me disse. E o tweeter 1tw1 selenium já possui corte +- 2khz, e vi uma galara falando em subir o corte. As vezes até compensa começar a criar o próprio

A Gladen fabrica uma pecinha chamada FSA, que você liga nos RCA e ajusta o TA por essa pecinha... Mas deve sair o olho da cara aqui no brasil...

Pelo Balance dá para você dar uma sensação de TA ( mas não vai ficar nem um pouco igual ) mas já ajuda... Joga o balance em +2 para a direita que já ajuda, mas perde bastante da pegada do som do seu lado...

o 1TW1 até que é bacaninha...

Tem um pessoal falando bem de um Kit duas Vias TEAC, no paraguay parece que custa 49 dollares... Dizem que toca mais do que custa eu particularmente nunca ouvi...

Eu sou meio adepto a pegar um midbass bom e um tweeter bom e fazer o corte do jeito que você preferir... Mas dá mais trabalho que pegar um kit pronto... Sugiro que pegue um kit pronto, a menos que esteja disposto a quebrar a cabeça até ajustar o sistema e a investir bastante nos equips.. hehehe

• Upvote 1
Postado em

Sim, tem como fazer palco sonoro sem TA, bem como faze-lo ate mesmo com os tweeters nos pezinhos, como fazia-se antigamente, apenas com direcionamento, ajuste de nivel, fase e corte de frequencia. POREM eh um trabalho MUITO minucioso e sucetivel a insucesso. Se tiver TA, facilita bastante.

Quando comprar um kit vou fazer uns testes de fase com um ipod até chegar definir o próximo player, mas ainda não é hora de mudar o interior do carro haha;. Obrigado

A Gladen fabrica uma pecinha chamada FSA, que você liga nos RCA e ajusta o TA por essa pecinha... Mas deve sair o olho da cara aqui no brasil...

Pelo Balance dá para você dar uma sensação de TA ( mas não vai ficar nem um pouco igual ) mas já ajuda... Joga o balance em +2 para a direita que já ajuda, mas perde bastante da pegada do som do seu lado...

o 1TW1 até que é bacaninha...

Tem um pessoal falando bem de um Kit duas Vias TEAC, no paraguay parece que custa 49 dollares... Dizem que toca mais do que custa eu particularmente nunca ouvi...

Eu sou meio adepto a pegar um midbass bom e um tweeter bom e fazer o corte do jeito que você preferir... Mas dá mais trabalho que pegar um kit pronto... Sugiro que pegue um kit pronto, a menos que esteja disposto a quebrar a cabeça até ajustar o sistema e a investir bastante nos equips.. hehehe

Acho que vai ser melhor então pegar um pronto. Tenho em vista algum kit de R$300. Hoje estava lendo algumas coisas sobre tweeter de titanio combina mais com tal amplificador que tem agudos mais apagados, de seda pros que tem agudos mais aparentes. Ainda não sei o que o fosgate é, apagado ou não, mas acho que vai ser um ponto a ser considerado na escolha. O que eu tinha mais em mente seria o helix, que não tem uma pessoa que fala mal.

Postado em (editado)

Ae Juliano, se vai ver que pra um SQ de leve esse modulo toca seu carro todo... além de que este modulo esta todo original, na verdade, me deu saudades de vê-lo na foto... :(

Editado por DanielFreitas
Postado em (editado)

Estava determinado a usar o amplificador no celular, ipod..., mas fiz uns testes iniciais com o celular e depois com o ipod, quanta diferenca de som, com o celular estava pior que meu som antigo. Entao pensei, realmente preciso de um cd player. Acabou aparecendo um aqui na cidade por preco dos EUA, nao possui recursos para sq, mas a funcionalidade bateu mais forte, e o prejuizo seria menor em caso de roubo. Comprei um Kenwood BT652U

.

qjt0.jpg

Editado por Juliano F.
Postado em

Ontem escutei o som da fielder do meu primo, som original, mas curti pra caramba, tem um kit na frente e um coaxial atras, o kit não gera nenhum palco ou sobe o som, mas o que eu mais gostei foi da pegada do mid nas portas, não sei se são melhoradas porque é um carro melhor, mas fiquei muito interessado em tratamento acústico. Era forte d+.

Postado em

Fala Juliano, quanto melhor o acabamento geral do carro, consequentemente melhor o aparelho original, melhor a qualidade dos falantes originais, e por ser materiais mais rígidos no acabamento fica melhor a acústica das portas....

tem uma enorme diferença mesmo comparado a carros com acabamento popular!

Postado em

Realmente daniel! a porta é muito rigida. daqui uns anos é bom pensar em um carro mais confortável! e o consumo é o mesmo do meu hahaha

Prévia do kenwood com os triaxiais ( estão a venda).

Já tive kenwood, pioneer, jvc, alpine. Gostei muito do kenwood, incrível como melhorou a distribuição do som e surgiu vários detalhes das músicas que não apareciam antes. Acho que em relação aos outros o pioneer tem uma reprodução que agrada a todos, som bem envolvente, graves nas portas porém com chiado de fundo e pouca força nos rca. Jvc seria um pioneer melhorado na minha opnião, sonoridade parecida com agudos um pouco melhores e sem chiado de fundo. O alpine achava um pouco seco ( talvez definido d+) saidas fortes, e não conta muito porque tive em trio. E o kenwood com som bem correto, não tão envolvente nem tão seco.

Postado em

Você achou o som do alpine muito analítico/pouco musical ?

Eu gostava muito, mas depende muito do modelo, os novos eu não boto muita fé. Eu tive um 9855, adorava, médios e agudos maravilhosos. :rolleyes:

A assinatura eu achei mais interessante (gosto pessoal) do que os pioneers top como um ODR que eu ouvi (imagino que os sq mais baratos sigam a mesma linha.

Kenwood nunca ouvi nenhum, apenas os de entrada sem compromisso com qualidade.

Postado em

Eu não consigo nem te responder porque na época eu ligava mais para outras coisas, o ouvido vai apurando, apurando haha, lembro que tinha um alpine ligado em bi-amp rsrs em um kit selenium, e um street bass no fundo, ai foi roubado, quando coloquei o pioneer achei o som mais musical e o sub estava tocando menos porem com mais grave e chiado de fundo. Todos os players que tive eram linha de entrada ou entrada com + recursos.

Alpine cde 105

jvc kdr 530

pioneer 2250

e esse kenwood

Postado em

O interessante é que a jvc e a kenwood são a mesma empresa e os dois que tive eram +- a mesma linha ( serie duas acima do de entrada) haha,

E tem muitas diferenças entre eles que não possuem tanto nexo, parece que o jvc é para consumidores que não ligam tanto para fidelidade e sim musicalidade/graves, tem s/r 98db e equalizador parametrico de 3 vias, cortes de sub mais baixos (55/80/120) e corte fixo em 120 hp. O kenwood já tem mais fidelidade, s/r 105db porém recursos limitados equalizador fixo ( 100/1k/12k) corte sub ( 85/120/160) e hp (100/120/160) e fase de sub.

Ou seja jvc tem mais recursos e kenwood mais fidelidade, agora o kenwood excelon tem os recursos dos dois e s/r 110db

Postado em (editado)

Novo vídeo, fiz uns rolos ai e consegui importar um precision power por um preço baratissimo e estou com a grana pra comprar finalmente um kit de 300 reais. Preferencia por domo de seda pois os agudos do kenwood+precision power estão bem abertos

npcu.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Juliano F.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...