Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ronaldoohashi

troca opamp compensa? BB2604 e afins...

Recommended Posts

No lugar do NE pode usar o OPA2134 ou o 2604. No lugar do TL, só o OPA2604, que é jfet, a não ser que a topologia aceite um operacional bipolar numa boa. Sem ter certeza, melhor substituir por jfet.

No caso do NE, eu iria com o 2134, pois há um pequeno, mas existente, risco da impedância das entradas do 2604 trazer problemas de ruído. É o eterno risco de se substituir operacionais. Se quiser fazer sem ter que ficar de cobaia, melhor colocar jfet no lugar de jfet e bjt no lugar de bjt.

perfeito.!!!! ja é um começo... tb posso começar com apenas o NE e ver como se comporta com o TLO correto...? no caso, qual seri a funcao do TLO e a funcao do NE? pois geralmente vejo um para cada canal.. digo, como sao 4 canais... seria um NE e um TLO, que fazem o papel pra cada 2 canais?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

PS: Esse CI maior é o quê? Um TL074?

vamos por ordem. na 1 foto. Da esquerda para diretia. o 1 é o NE5532D, o 2 é o TLO72CN e o maior a direita é o TLO74CN.

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar do TL074 você pode usar o OPA1654, que é um quad jfet, e no lugar do TL072 pode usar o OPA1652, mentendo o OPA2134 no lugar do NE5532. Assim você usa todos dentro da linha SoundPlus da burr brown.

Compartilhar este post

Link para o post

perfeito.!!!! ja é um começo... tb posso começar com apenas o NE e ver como se comporta com o TLO correto...? no caso, qual seri a funcao do TLO e a funcao do NE? pois geralmente vejo um para cada canal.. digo, como sao 4 canais... seria um NE e um TLO, que fazem o papel pra cada 2 canais?

Manda a foto da placa toda, mas olhando aqui do "alto", o TL072 parece buffer de entrada, TL074 crossover, e NE5532 PARECE um primeiro ganho de tensão pra excitar o estágio de amplificação, ou então é buffer entre o cross e o estágio de amplificação.

Na pior das hipóteses ele faz a função de par diferencial, recebendo o sinal de áudio e comparando com o sinal na saída do amplificador. Digo pior das hipóteses pois geralmente se faz isto com transístores mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar do TL074 você pode usar o OPA1654, que é um quad jfet, e no lugar do TL072 pode usar o OPA1652, mentendo o OPA2134 no lugar do NE5532. Assim você usa todos dentro da linha SoundPlus da burr brown.

mas nao tenho problems em trocar, só os NE, ou só osTLO, certo? digo troca 1 par (NE), no caso o NE seria o mais importante? digo, o maior responsavel disreto na melhora do audio? vo mandara foto! magnitolaavtozvuk263180.th.jpgdsc03557nb.th.jpg dsc03560i.th.jpg dsc03564gt.th.jpg

Editado por ronaldoohashi

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, olhando aqui, esse amp só me lembra os soundstream... EM TUDO... :vts

Pelo que deu pra ver da posição dos componentes, ele usa o NE3552 como buffer de entrada. TL074 como cross, e TL072 aparentemente é buffer de saída do crossover.

Se for fazer em etapas, troca os TLs e mantém o NE. Os TLs são BEM inferiores ao NE, que é um bom operacional, só não é dos melhores, mas é muito bom sim.

Tira uma foto dos transístores de saída aí pra mim. Tenho quase certeza que são Sanken...

Compartilhar este post

Link para o post

Falei em soundstream e me lembrei aqui... boa parte da linha sondstream mais antiga usava NE3552 na entrada, TL072 e TL074 na parte de crossover.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, olhando aqui, esse amp só me lembra os soundstream... EM TUDO... :vts

Pelo que deu pra ver da posição dos componentes, ele usa o NE3552 como buffer de entrada. TL074 como cross, e TL072 aparentemente é buffer de saída do crossover.

Se for fazer em etapas, troca os TLs e mantém o NE. Os TLs são BEM inferiores ao NE, que é um bom operacional, só não é dos melhores, mas é muito bom sim.

Tira uma foto dos transístores de saída aí pra mim. Tenho quase certeza que são Sanken...

sao os que ficam, neste caso, embaixo da placa? bom só tem ele mesmo... ja olhei... tip147 e tip 142... piorou? é bem semelhante ao soundstream mesmo.// http://www.diymobileaudio.com/forum/car-audio-classifieds/74793-fs-ft-soundstream-reference-focal-alpine-jl.html

Editado por ronaldoohashi

Compartilhar este post

Link para o post

sao os que ficam, neste caso, embaixo da placa? bom só tem ele mesmo... ja olhei... tip147 e tip 142... piorou?

Isso...

Chegando em casa vou postar umas fotos de um soundstream USA... esse infelizmente é praticamente PT, ainda tá dando MUITO trabalho pra reviver, mas quero botá-lo vivo de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso...

Chegando em casa vou postar umas fotos de um soundstream USA... esse infelizmente é praticamente PT, ainda tá dando MUITO trabalho pra reviver, mas quero botá-lo vivo de novo.

kebler, a grosso modo o som vindo do HU, sempre passa ness ordem--- entra pelo NE5532, passa pelo tlo74 no cross e sai pelo TLO72? no caso a corrente de entrada, mvolts, é melhor ser alto pra evitar ruidos... mais no caso, quando entra no amp. nao era melhor ser baixa?? ou quanto mais alta melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

kebler, a grosso modo o som vindo do HU, sempre passa ness ordem--- entra pelo NE5532, passa pelo tlo74 no cross e sai pelo TLO72? no caso a corrente de entrada, mvolts, é melhor ser alto pra evitar ruidos... mais no caso, quando entra no amp. nao era melhor ser baixa?? ou quanto mais alta melhor?

Quanto mais alto, melhor. Em tese. Na realidade, o ideal seria que o amplificador trabalhasse no "ganho" máximo, sem atenuação. Mas isto é mais problemático que solucionático.

Mas sim, 3552 -> 074 -> 072. Como você vai abrir mesmo, eu trocaria logo tudo. Dá menos trabalho. Como essa linha da BB é tranquila (Gbw relativamente baixo e slew rate num bom valor (20v/us), a chance de vir alguma surpresa negativa é praticamente nenhuma.

Complicado seria pensar num AD827, por exemplo. Aí a implementação é sempre complicada. Bobeou, fica ruim.

Já fiz um upgrade com 826, num McIntosh. Mas ali foi um risco calculado que deu certo. Eu já estava preparado pra mudar de rumo sem dramas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando:

A áudio passa pelos opamps do cross quando está em full?

Já brinquei de trocar opamps e minha impressão é que altera um pouco assinatura, aquela fluorescência na volta das notas. Alguns são mais frios tipo ne5532, opa2604, outros mais warm como opa2134.

No final tudo tem um pouco de coloração de chip.

Não sei se seria o caso na topologia, mas um Burson da vida não tem chance de realmente horrorizar? Ou segue maomenos na linha dos demais?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só usaria burson num estágio de ganho de tensão. Apenas como buffer, prefiro um bypass ou, como já envolve uma BOA modificação, um buffer discreto, tipo emissor comum com current sink. Ou até sem nada, já que muitas aplicações já envolvem fontes com baixa impedância de saída, acoplamento DC e tudo o que tem direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha um soundstream USA304...

foto0359ac.jpg

Parece muito. O que muda é a fonte e o fato de que o soundstream também tem saídas pré amplificadas... então tem o dobro de conectores RCA.

Esse aí tem tanta coisa pra fazer que dá dó. Tô fazendo devagar, mas ainda tá dando problema. Dois canais estão tocando limpo já, dois estão com um problema meio bizarro de polarização, sem falar que todas as chaves estão oxidadas, a placa torrou algumas trilhas quando queimou pela última vez...

Ele usa TIP102/107, mas agora está com 122/127. Troquei tudo pra reviver os canais. Agora estou pensando em trocar de novo, usando C5200 e A1943, montando drivers em configuração darlington para excitá-los. Além de um bypass completo em TODO o crossover.

Vamos ver o que rende dele, e se vai render algo, porquê essas plaquinhas verticais são uma mer** pra mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando:

A áudio passa pelos opamps do cross quando está em full?

Já brinquei de trocar opamps e minha impressão é que altera um pouco assinatura, aquela fluorescência na volta das notas. Alguns são mais frios tipo ne5532, opa2604, outros mais warm como opa2134.

No final tudo tem um pouco de coloração de chip.

Não sei se seria o caso na topologia, mas um Burson da vida não tem chance de realmente horrorizar? Ou segue maomenos na linha dos demais?

olha, foi uma dasprimeiras coisas que me deu problema. pra mim tb desligava no full... mais ele tem uma chave LPF on e off. entao se a chave LPF ta em off o HPF fica em on.... nao tem como desligar... eu achava que ficava desligado tb... que so servia pra ligar e desligar o LPF. mais tando o LFP no caso apertado em "off" quando vc mexe no regulador... ele vai altgerando o corte sim...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha um soundstream USA304...

foto0359ac.jpg

Parece muito. O que muda é a fonte e o fato de que o soundstream também tem saídas pré amplificadas... então tem o dobro de conectores RCA.

Esse aí tem tanta coisa pra fazer que dá dó. Tô fazendo devagar, mas ainda tá dando problema. Dois canais estão tocando limpo já, dois estão com um problema meio bizarro de polarização, sem falar que todas as chaves estão oxidadas, a placa torrou algumas trilhas quando queimou pela última vez...

Ele usa TIP102/107, mas agora está com 122/127. Troquei tudo pra reviver os canais. Agora estou pensando em trocar de novo, usando C5200 e A1943, montando drivers em configuração darlington para excitá-los. Além de um bypass completo em TODO o crossover.

Vamos ver o que rende dele, e se vai render algo, porquê essas plaquinhas verticais são uma mer** pra mexer.

rapaz.. tirando algumas coisinhas de posicao, o resto é identico.... ate as plaquinhas verticais que pensei o mesmo, quando pensei em mexer... estao na mesma posicao e cap tb... hahahaha.... bom, o topico, ta sendo bem elucidativo... agora se eu fosse colocar um burson, como o colega disse... ele ficaria em primeiro (NE5532) ou em ultimo (TLO72)? digo a funcao Segundo o fabricante seria estabilizar a corrtente e tals... ou nao ter corrente, uma coisa assim... seria no NE correto, que seria o cara que recebe o que vem e regula pra denro certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro ou último, tanto faz. Teria que ficar no lugar do pior, talvez o TL.

Eu não usaria no lugar de nenhum, ou trocaria tudo por burson Só um eu acho perda de tempo.

OU faria melhor: Bypass no crossover. Aí ficaria só o operacional da entrada (NE) pra substituir.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro ou último, tanto faz. Teria que ficar no lugar do pior, talvez o TL.

Eu não usaria no lugar de nenhum, ou trocaria tudo por burson Só um eu acho perda de tempo.

OU faria melhor: Bypass no crossover. Aí ficaria só o operacional da entrada (NE) pra substituir.

gostei da ideia.... vou estudar como fazer... tenho outra... apos o sinal estar amplificado saindo dos transistors ele é filtrado naqueles caps ali em cima ne... e depois passa por aquele capacitorzinho e resistor... isso tudo pra diminuira a voltage certo... no caso da filtragem, eu aumentando a capacitancia... que no caso do PHD sao 4x 2200 x 35v... eu melhoria os transienstes e tals... ja vi muit em amp residencial o cara chega ali tira um de 3,300uf e taca um de 15000uf... teria melhora? tranquilo? ou sobrecarregaria algo...?

Compartilhar este post

Link para o post

gostei da ideia.... vou estudar como fazer... tenho outra... apos o sinal estar amplificado saindo dos transistors ele é filtrado naqueles caps ali em cima ne... e depois passa por aquele capacitorzinho e resistor... isso tudo pra diminuira a voltage certo... no caso da filtragem, eu aumentando a capacitancia... que no caso do PHD sao 4x 2200 x 35v... eu melhoria os transienstes e tals... ja vi muit em amp residencial o cara chega ali tira um de 3,300uf e taca um de 15000uf... teria melhora? tranquilo? ou sobrecarregaria algo...?

Em residencial a troca de capacitores no caso citado ou caso mais extremo irá dar um pico de corrente para carregar o capacitor, vindo ate mesmo dependendo da curva do disjuntor a desarma-lo. Ira sim dar uma queda de tensão que sera notada nas luzes e circuitos que estarão ligadas a mesma fase, podendo danifica-los.

Usa-se neste caso mais extremo um circuito chamado de "soft-starter" que faz com que o carregamento do capacitor seja mais lento, não dando este pico de corrente em tão pouco tempo.

Fazendo uma similaridade, é a mesma função que é usada para dar a partida em motores, usa-se soft-starter, inversor, chave estrela-triangulo,...., que são mecanismos que fazem com que a corrente não atinja o pico em tão pouco tempo. Alias, dependendo da potencia do motor isto é exigido por norma para não sobrecarregar a rede eletrica e/ou mesmo a vir desarmar alguma proteção da concessionária.

O mesmo procedimento é tambem usado para carregar um mega-capacitor, usa-se um resistor para limitar a corrente.

Uma mudança muito radical neste valor pode romper trilhas, fet´s da fonte,.... é melhor colocar varios capacitores em paralelo.

Editado por gabiba2005

Compartilhar este post

Link para o post

gostei da ideia.... vou estudar como fazer... tenho outra... apos o sinal estar amplificado saindo dos transistors ele é filtrado naqueles caps ali em cima ne... e depois passa por aquele capacitorzinho e resistor...

Após amplificado ele vai para o borne de saída. O capacitor e o resistor geralmente é só uma proteção contra oscilações em alta frequência.

no caso do PHD sao 4x 2200 x 35v... eu melhoria os transienstes e tals... ja vi muit em amp residencial o cara chega ali tira um de 3,300uf e taca um de 15000uf... teria melhora? tranquilo? ou sobrecarregaria algo...?

Isto dá uma senhora "pancada" na fonte. Em fonte com transformador geralmente é tranquilo, mas fonte chaveada não. Muitos amplificadores vão entrar em proteção direto.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto dá uma senhora "pancada" na fonte. Em fonte com transformador geralmente é tranquilo, mas fonte chaveada não. Muitos amplificadores vão entrar em proteção direto.

Tranquilo para o transformador porque a energia envolvida di/dt é pequena, mas para rede eletrica, proteção e equipamentos sensiveis não é nada bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo para o transformador porque a energia envolvida di/dt é pequena, mas para rede eletrica, proteção e equipamentos sensiveis não é nada bom!

Rapaz, tem amp com 10000uF por lado que literalmente faz as luzes piscarem... Hauhauhauhauhauhau

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

eu to pensando em colocar no meu carro um cap de 70000uF x 100v.. sera que prejudicaria tanto assim a fonte do amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tem amp com 10000uF por lado que literalmente faz as luzes piscarem... Hauhauhauhauhauhau

Tu deve ser consumidor final de linha, hehehehehee... pede pra instalar um transformador ai pelas redondezas!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu to pensando em colocar no meu carro um cap de 70000uF x 100v.. sera que prejudicaria tanto assim a fonte do amp?

Este teu amp é um taramps de 50.000 W por canal??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...