Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Serginho Arnoud

Começando num C4 - Dúvidas no cabeamento

Recommended Posts

Postado em

Bom, é um dos meus primeiros posts aqui no autoforum, e to fazendo pela primeira vez um som começando com tudo de ponta hehe

A ideia é aproveitar alguns equipos que eu já tenho e comprar pouca coisa.

HU: Pioneer AVH-X7500BT (ainda não comprei, mas precisa ser um Pioneer)

2 vias: Helix E62C nos locais originais (ainda não comprei)

Amp: dúvida entre Helix B Two e MTX X 702X (ainda não comprei)

Subs: 2 UXP Power 10" em caixa dutada (já tenho)

Amp: Taramp's T1000 Gold Series (já tenho)

Por enquanto, queria resolver a respeito dos cabos. Quero comprar da Knukonceptz pra eliminar o máximo de distorção e de perdas de energia.

Cabo de força: Kolossus 8awg para o estéreo, mas para o módulo, não tem disponibilidade do 4awg, então vou ser obrigado a usar outro, mas qual ?

Cabos dos falantes: Kasa 12awg para o estéreo e para os subs. Está bom assim ou seria melhor usar 10awg pros subs ?

RCAs: eu tava pensando em usar eKs, mas o vendedor me informou que eles são mais voltados para o uso residencial e me recomendou a linha Krystal. Vale a pena a economia ?

Terminais e outros acessórios: o que comprar ? Nisso eu sou bastante verde hehe

Quanto ao HU ser Pioneer, é que no C4 é uma m* de adaptar outro rádio no lugar do original, então tive que comprar umas interfaces com patch lead e só tinha pra Pioneer na época. Como ngm conseguiu por um aparelho 2din com moldura decente no painel do C4 ainda, vou usar um retrátil no local original e manter o visor do CB no lugar tb.

Outra dúvida seria sobre a alimentação. Só o T1000 consome 86A na potência máxima, mais o amp pro 2 vias e o carro. Não sei se seria melhor eu por apenas uma bateria de 90A no cofre (já que eu tive esse set em 4 carros e sempre usei a de 60A original e nunca piscou absurdamente) ou por uma de 60A na mala pra ajudar ou até por uma de 90 no cofre e uma de 90 na mala.

Não uso o som com o carro desligado, então a bateria seria apenas pra alimentar o som "momentaneamente", sem precisar deixar "carga reserva" pra usar durante 3/4h com o carro parado.

Postado em

cabo de força não compra da Knu, o frete inviabiliza, pega Shok aqui no fórum mesmo

não entendi essa salada de cabo 8 gauge e 4 gauge

eu usaria cabo 4 gauge entre bateria e PM e ali usaria um ditribuidor, podendo manter 4 gauge até o amp do sub e 8 gauge pro amp do kit

cabo speaker não há necessidade de comprar o Kasa (veja que o preço dos cabos lá é por pé, não por metro, então triplica)

ele é um cabo top, mas o resto do sistema não é, então não justifica

um cabo que estaria excelente pra ti seria o Karma SS, 16 gauge pro estéreo e 12 gauge (ou até 10 mesmo) pros subs

Postado em (editado)

Desculpa, acho que deixei meio confuso mesmo, mas enfim, a "salada" seria o seguinte:

8awg seria pra amplificar o B Two (ou o 702X, dependendo de qual eu comprar) e o 4awg seria pro T1000, já que um vai ficar embaixo do banco do passageiro e o outro na mala.

Mas usar um distribuidor na mala não vai deixar o sistema com muito cabo a mais ? Na verdade não sei como é feito normalmente as ligações, então estou apenas chutando.

Quanto às unidades de medida, eu já tava "ligado", mas obrigado por avisar hehe

Quato a usar Shok, a linha de OFC seria a Reference ?

Tava olhando os da Technoise, mas eu não achei no ML quem vendesse a linha Pro-Competition (que é a de OFC e não de CCA), dai mandei uma MP aqui no forum pra um cara que vende (me esqueci o nome agora).

Vou olhar os Karma SS tb, valeu a ajuda !

Editado por Serginho Arnoud
Postado em

como eu disse, passa um cabo de 4 gauge da bateria até o porta malas

no PM tu coloca um distribuidor com entrada 4 gauge e pelo menos 2 saídas 4 gauge

dali tu vai puxar teu 8 gauge pro amp do kit e 4 gauge pro amp do sub

não esquece que no aterramento tem a meama condição de cabeamento, logicamente com o cabo que aterra tudo sendo mais curto

quanto amarcas e modelos de cabo de força, de uma consultada com os próprios vendedores e tb no site dos fabricantes

Postado em

Olha só, CristianoLO, to pensando em usar uma bateria de 75A no cofre e outra de 75A na mala, ligada com um positivo de 0awg e um distribuidor no cofre do motor, ligando um 4awg no positivo da bateria e o outro no positivo do alternador (que é de 120 ou de 150A, não sei exatamente). Sendo assim, uso outro distribuidor com o cabo de 4awg pra ligar o amp na mala e o amp embaixo do banco, ou puxo o cabo do amo embaixo do banco direto dessa bateria auxiliar ?

A ideia não é usar o som no talo com o carro desligado e depois ele pegar, mas sim ter a disposição algo perto de 150A pro som tocar tranquilo e o não ter problemas com o consumo do carro.

Postado em

Murillo, o cálculo que eu fiz é o seguinte:

O T1000 consome 86A (declarados) na potência de pico e o amp estéreo deve consumir uns 20A, por ser AB. Somando isso, tenho um consumo de +- 105A de módulos, mais o consumo do carro, que deve ser uns 30/40A. Ou seja, o carro vai consumir algo perto de 140A.

Nesse cálculo ai eu não levei em conta as perdas nos fios e tal, mas acho que com tudo no talo, 150A de consumo é a conta, e isso duas baterias de 75A supririam. Quanto ao alternador, se ele for de 120 e o carro consumir 40, sobram 80A, ou seja, carregaria as baterias em 2h.

Se coubesse uma bateria de 140A no cofre, era o que eu iria fazer, mas lá só cabe uma de 90A (100A tem que fazer milagre pra entrar).

Uma dúvida que eu tenho é se o amp consome SEMPRE algo perto dos 86A, ou se isso acontece apenas com o volume no talo.

Postado em

tb acho que tem necessidade de ter 2 baterias. 1 não daria conta. mas não vale a pena gastar $ trocando a bateria do cofre e comprando outra pra mala, eu só compraria uma de 90A, independente da que tá no cofre, e quando esta estragasse, aí sim colocaria a maior que coubesse no cofre.

ví vários relatos de Taramps queimando sub por causa de falta de energia.

eu mesmo queimei 2x sub cara preta (se bem que.. pode ter sido jogr mta potencia neles...) AHSudhahdaSdh

a potência é consumida de acordo com a necessidade do amp.

eu usaria cabos da technoise que tem bons preços tanto pra força, quanto pra RCA (na verdade eu tenho deles). só não achei nada de surpreendente os speakers, que parecem aqueles cabos comuns sem nada de mais.

ahh faz um Big3 que teus problemas de energia tão resolvidos.

Postado em

Armando Scarponi,

A bateria que tá no cofre (original) é de 56A. Será que não tem problema por uma de 75A ou 90A na mala e ficarem roubando carga uma da outra ? Não retendo usar fusível, apenas um disjuntor automotivo de 140A perto da bateria auxiliar pra ficar de proteção e, caso eu queira usar o som com a mala aberta por um longo período, desligo pra não usar a bateria do cofre (na verdade, vai continuar usando ela um pouco, pois o HU vai estar ligado nela, mas acho que isso não seria nada crítico).

hahaha eu nunca queimei nada, mesmo usando bateria de 60A original pra esse set hehe

To cotando uns preços ai, quero usar Technoise Pro-Competition pra ligação dos módulos, RCA ainda não sei se uso os Krystal da Knu, ou da Technoise.

Postado em

ficar roubando energia uma da outra? a idéia é mais ou menos essa. o alternador vai carregar a bateria da frente e pelo cabo, vai acabar carregando a bateria de trás.

é bom 2 disjuntores um perto de cada bateria.

seu som é interno, então acredito que vc não tá ficar strondando mto com o PM aberto, ne?

no más... como usas o som quase sempre com o carro ligado, o alternador ajuda.

se for pra comprar 2 baterias, compra 2 e coloca no PM. assim tu não desperdiça absolutamente nada.

mas... se não quiser essa de 56A aew, manda pra mim :D

Postado em

Realmente a ideia não é ficar com a mala aberta (se nao eu metia dois tornado de 15 e deixava a distorção tomar conta hehe) mas sim aproveitar o som enquanto eu dirijo e, não por muito tempo, ouvir uma música enquanto lavo o carro e coisa e tal (mas em volume baixo, portanto consumindo bem menos carga que o pico).

Hahaha pode deixar que eu uso essa até o carro não pegar nem fazendo chupeta hehehe

Bom que vai dar pra economizar um bom $$$ comprando uma bateria só.

Postado em

Ao contrário de uns 90% dos proprietários de C4, o meu veio com bateria de 70A (bom pra mim hehe), mas realmente o alternador é de 120A. To pensando em fazer um recorte no canto da caixa pra esconder a bateria e fazer ela com uma câmara só (sem divisórias) com 60L, sintonizada a 40Hz com 2 dutos de 3" (7.62cm) com 23cm.

Pensei nessa caixa mexendo naquele programa do autosom (http://autosom.net/artigos/box_design.htm). Uma dúvida, o programa não leva em consideração o volume do alto falante né ? Onde eu poderia conseguir esse dado ?

Postado em (editado)

Pois eh, no manual nao diz nada. E, na caixa recomendada, diz que é 25,6L brutos, já descontado o volume que ele ocupa e o volume do duto. Mas me ocorreu uma simples ideia, vou calcular o tamanho da caixa que eles propoem, subtrair o volume do duto e pronto, terei o volume do falante, certo ?

Edit: pelos dados do manual, calculei o volume interno pelas medidas das caixas selada e dutada. Descontei os 2cm usados pelo manual como espessura do material em todas as medidas e subtrai os volume livre e o volume (calculado) do duto. Achei 5L na selada e 4,5L na dutada (o duto ocupa pouco mais de 1L, entao, se a caixa nao o levasse em consideraçao, o falante teria 5,5L).

Enfim, a quem precisar, os UXP Power 10D2 e 10D4 ocupam 4,5~5L CADA.

Editado por Serginho Arnoud

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...