Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Fortes

PC + HT + 5.1 + DIY - Qual IMPEDÂNCIA DESSE SUB?

Recommended Posts

O cone do meu:

mid-bass-gradiente-65_MLB-F-2773430774_062012.jpg

O cone do seu:

IMG_20130321_223832_648_zps29cb71b7.jpg

Como da pra ver o cone é igual ou seja, a área do cone é igual 137,2cm pode confiar (na verdade ambos falantes é o mesmo (carcaça e tudo mais), só muda impedância e alguns parâmetros por causa da impedância/resistência !

No caso da sua LT, está com as áreas transversal muito alta, diminua isso !!

O exemplo que o Renato deu com 1,5 SD e 1,0SD é pra um sub de 10" (360cm² área do cone) com fs baixa, e provavelmente um xmax aceitável para aquela área transversal !

O seu é um mid/sub de 6,5" polegadas que possui se não me engano 3,0mm de xmax, ou seja, precisaria de um preenchimento fudido para controlar o cone dele naquela SD

Faz com início no máximo uns 0,7~0,8SD e final em torno de 0,4~0,5SD que ficaria legal, pra ganhar um controle de cone em relação a que projetou !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em vez de quebrar a cabeça projetando a LT, acho que daria pra copiar o projetado das Baubos, apesar que eu não confiaria na área transversal imposta nela:

projetop16.jpg

projetop24.jpg

projetop34.jpg

Apesar que ficaria até legal, levando em conta que é um projeto já feito e aprovado e alguns já utilizaram um mid bass parecido com o nosso (só que de 8 ohms, e calota diferente).

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

essa LT das baubos não me parece uma má idéia não...

já to com os MDFs 12mm cortados, agora só falta montar as caixas...

alguém sabe o que que eu posso usar pra revestir as caixas? eu gostaria de deixar elas parecendo madeira... e em último caso, eu pintaria elas de preto fosco...

obrigado.

as caixas dos mids vão ficar com 1,28 litros e a principio vão ser seladas. vou testar o sistema com ela selada. se não gostar do resultado, aí coloco o duto original...

Compartilhar este post

Link para o post

Para revestir as caixas de estilo madeira eu colocaria aqueles papel laminado de madeira, ai você escolhe o tom e o tipo:

laminados.jpg

Tem uns mais claros ainda:

466813198_028.JPG

Essa era minha ideia inicial de revestimento das minhas caixas (do sub e as books) ! A frente pintada de black piano (preto + bastante verniz) e o resto com papel laminado de madeira com tonalidade média/escura, perto da casa da minha tia vende, tem bastante rolos lá !

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí chama fórmica não é?

Já procurei aqui nas redondezas e não acho, morar no CU do mundo é fo**!

Compartilhar este post

Link para o post

Para revestir as caixas de estilo madeira eu colocaria aqueles papel laminado de madeira, ai você escolhe o tom e o tipo:

laminados.jpg

Tem uns mais claros ainda:

466813198_028.JPG

Essa era minha ideia inicial de revestimento das minhas caixas (do sub e as books) ! A frente pintada de black piano (preto + bastante verniz) e o resto com papel laminado de madeira com tonalidade média/escura, perto da casa da minha tia vende, tem bastante rolos lá !

pois é, isso que eu ia perguntar... é formica ou é tipo aqueles "papel contact"?

-------

pra fazer a pintura black piano, pode ser feita com tinta spray?

Ganhei de dia dos namorados uma parafusadeira elétrica da black & decker, aí facilitou... só que como tem que dar uma carga inicial de 9 horas, já colei as caixinhas e amanhã vou parafusá-las...

as 3 frontais vão ficar em pé(conforme foto), com os mids mais deslocados para baixo, pois sinto um pouco a falta de detalhamento lá pelos 10k Hz em diante, então to estudando a possibilidade de colocar algum tw pra dar um brilho no nessas frequencias... tanto que to usando no EQ do winamp uns 6 a 8db a mais a partir dos 8k hz pra melhorar...

As traseiras, vou montar os mids no centro delas mesmo.

a primeira que eu fiz ficou muito ruim, aí vou ter que usar uma massa pra enquadrar a parte externa....

Segue fotos de como estão:

IMG_20130608_193753_103_zps5ee0682b.jpg

IMG_20130608_193739_366_zps0ae09736.jpg

IMG_20130608_193728_920_zpsfb2aa1f9.jpg

a primeira:

IMG_20130608_193816_467_zps2f9130e0.jpg

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vi que ta usando mdf 12mm...

Conheço um rapaz que vende chapa de 12mm e bem barato... Vou comprar umas 2 pra fazer umas baubos pra mim, quero começar o projeto do meu HT DIY hehe!

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, também se chama fórmica, seria uma papel laminado conhecido como fórmica ou algo do tipo.

Você não achou ai ? Poutz, em Uberaba ??

pois é, isso que eu ia perguntar... é formica ou é tipo aqueles "papel contact"?

-------

pra fazer a pintura black piano, pode ser feita com tinta spray?

Ganhei de dia dos namorados uma parafusadeira elétrica da black & decker, aí facilitou... só que como tem que dar uma carga inicial de 9 horas, já colei as caixinhas e amanhã vou parafusá-las...

as 3 frontais vão ficar em pé(conforme foto), com os mids mais deslocados para baixo, pois sinto um pouco a falta de detalhamento lá pelos 10k Hz em diante, então to estudando a possibilidade de colocar algum tw pra dar um brilho no nessas frequencias... tanto que to usando no EQ do winamp uns 6 a 8db a mais a partir dos 8k hz pra melhorar...

As traseiras, vou montar os mids no centro delas mesmo.

a primeira que eu fiz ficou muito ruim, aí vou ter que usar uma massa pra enquadrar a parte externa....

Segue fotos de como estão:

a primeira:

abraços

Legal, no caso do tweeter, normalmente alguns HTs vem com aqueles tweeters de domo de seda com imã pequeno, tipo esses (que se não me engano vende na sta efigênia):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483647011-tweeter-domo-de-seda-_JM

tweeter-domo-de-seda_MLB-O-3081177879_082012.jpg

Apesar de serem de seda, ou seja são tweeters de timbre mais legal nas frequências um pouco mais baixas, mas acho que ficaria legal pra completar os mids nas altas, um acertinho no EQ, deve deixar eles tocando legal !

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço um rapaz que vende chapa de 12mm e bem barato... Vou comprar umas 2 pra fazer umas baubos pra mim, quero começar o projeto do meu HT DIY hehe!

Pow que show, vai usar as Baubos, mais o kit NAR kevlar ?

Compartilhar este post

Link para o post

A patroa liberou?

Compartilhar este post

Link para o post

Pow que show, vai usar as Baubos, mais o kit NAR kevlar ?

Vou sim, a princípio o projeto é:

2 Kits 2 vias NAR CS3 (2 Baubos frontais e 2 books traseiras)

2 Fullrange NAR pra central

e um sub Questo QS250 ou 350 de 12 numa LT (to estudando ainda).

A patroa liberou?

Com uma condição, vender minhas 2 baterias, meus sub, e módulo mono. Ou seja, ficar só com 2 vias no batmovel!

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Com uma condição, vender minhas 2 baterias, meus sub, e módulo mono. Ou seja, ficar só com 2 vias no batmovel!

[^]

Pow que bacana,

Seria legal utilizar o Questo de 10" que já tem a LT projetada e testada do pessoal do fórum (gu_mazza e talz), mas seria legal também com de 12"

No caso, você vai querer o efeito 5.1 ? Como vai fazer o processamento ?

5.1 é show, pena que um integrado com processador 5.1 é caro '-'

Nossa que patroa hein ? euahuehauheaueh

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu irei comprar um Receiver Pioneer, Yamaha ou Denon, tô dando uma pesquisada ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

[^]

Mas eu irei comprar um Receiver Pioneer, Yamaha ou Denon, tô dando uma pesquisada ainda...

É exatamente o projeto que estava querendo desenvolver pra minha sala de DVD que quero montar ano que vem...

Se começar esse teu projeto posta aí pra nós, que vou acompanhar certo...

Abraço

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente o projeto que estava querendo desenvolver pra minha sala de DVD que quero montar ano que vem...

Se começar esse teu projeto posta aí pra nós, que vou acompanhar certo...

Abraço

Fechado então, será que mdf 12mm é suficiente para fazer as baubos?

Compartilhar este post

Link para o post

Fechado então, será que mdf 12mm é suficiente para fazer as baubos?

Se tu vai fazer as baubos conforme elas são vendidas, o MDF usado é 18mm..

É só ver alí em um dis cortes que o Viepper postou.

Fiz os cálculos, e comprando esses MDFs já cortados na Leroy Merlin, sairia +- R$89 o mdf laminado por caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem nada pra fazer, resolvi projetar o modelo que o Viepper mandou no Skp

baubo.jpg

EDIT: Vou criar um tópico pra mim e parar de desvirtuar o seu hehe!

Abraço!

Editado por Fernandim

Compartilhar este post

Link para o post

hahahhaha!

blz!

Uma caixa montada:

Resultado:

- Músicas:

Melhora maior percebida nos médios e pouca coisa nos agudos. Acho que depois de pronto não vou precisar de TW pra complementar.

- Filmes:

To testando, mas nota-se claramente que os médios ficaram mais vivos e mesmo essa caixinha apenas como central, tá mostrando boa melhora entre ela e a caixinha original para a mesma função...

por hora é isso...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pow que diferença até...

Testou com preenchimento interno ? De algum material fono absorvente ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pow que diferença até...

Testou com preenchimento interno ? De algum material fono absorvente ?

ainda não.

essa semana vou colocar aquele revestimento que esqueci o nome. Se não me engano é manta acrílica. Minha namorada tem aqui de sobra e usa para rechear mimos que ela faz pra dar de presente... aí ela já me autorizou a pegar o que tem sem uso e usar.

e também vou começar a trabalhar em cima delas para poder revestir. acabei desistindo do acabamento de imitação de madeira, vou pintá-las. Mas vou fazer algo diferente do que se compra em lojas, ou seja, fugir do black piano... hahahah Vou começar a procurar amanhã algumas idéias para os pézinhos...

Compartilhar este post

Link para o post

se está sem manta dentro da caixinha, faz um teste colocando uma meia dentro

teus falantes certamente estão tocando cornetados e vão mudar completamente a resposta com isso

Compartilhar este post

Link para o post

se está sem manta dentro da caixinha, faz um teste colocando uma meia dentro

teus falantes certamente estão tocando cornetados e vão mudar completamente a resposta com isso

blz.

vou testar hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra não deixar o tópico morrer, todo material para pintura e acabamento comprado!

Comprei também uns bornes de pressão para prender os cabos, comprei os pezinhos para as caixas e amanhã devo começar os acabamentos.

Em conversa com minha namorada, definimos fazer as caixas vermelhas e depois, se acharmos necessário, aplicar laca para acabamento final.

Ainda falta fazer a LT para o sub e a caixa para a fonte e amplificador, que ainda preciso estudar bem como fazer.

Depois posto fotos...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...