Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fortes

PC + HT + 5.1 + DIY - Qual IMPEDÂNCIA DESSE SUB?

Recommended Posts

e aí, o que acham?

IMG_20130619_175621_007_zps054a9629.jpg

IMG_20130619_195131_897_zps200a50e8.jpg

IMG_20130619_195148_245_zpsc7c453bd.jpg

eu testei ela como na primeira foto e não gostei muito.

aí adicionei espuma casca de ovo e ficou bem mais gostoso. a princípio gostei bastante. Só que tá faltando SPL no sistema todo. O sistema melhorou bastante a qualidade, mas eu acho que poderia ter mais potência aplicada no geral...

tá tocando baixas frequencias bem melhor, mas ainda não testei pra ver o que tá tocando... vou ver se acho o cd de testes da Questo pra testar...

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz...

Eu decidi o seguinte, to fazendo a LT conforme aquele projeto que postei. Usei o MDF que tinha pra fazer ela. Vou testar, se não gostar, aí eu penso em projetar outra caixa. E na pior das hipóteses, volto para a caixa dutada original, só que em MDF mesmo...

Aí terminando a LT, o que falta ainda de trabalho de construção mais pesada é uma caixa nova para amplificador e para a fonte. To pensando em fazer uma caixinha com alguns coolers de pc, pra deixar em algum lugar que ainda não decidi... aí junto com isso entra a questão dos cabos, pois o cabo do sub é soldado diretamente no crossover...

Depois na frente do pc eu posto as fotos...

Abraços

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Entendi, acho que deve ficar legal !

Viepper tua caixa não vai ter total aproveitamento se ficar com a saída da linha para cima

minimiza isso se colocar pra baixo, com a caixa sobre spikes, por exemplo

o ideal sempre é manter início e fim da linha alinhados

Pelo o que eu saiba, as diferenças sonoras não são muito agravantes, a ponto de ser uma perda boa de eficiência,

Mas não tenho experiência, acho que vou projetar uma nova, com final da linha alinhado com o início como você disse, para que futuramente eu construa uma, e depois de um ano construo mais outra, ou seja 4 mids em LT !

Compartilhar este post

Link para o post

Você colocou casca de ovo assim ?

qcz9.jpg

vu0q.jpg

yynd.jpg

Tenta arranjar plumante ou manta acrílica, arranja um tempo e vai brincando e testando a densidade e talz, até ficar do jeito que mais agradar !

Essa é a parte de ajuste da LT, não se pode deixar de lado !

Compartilhar este post

Link para o post

Você colocou casca de ovo assim ?

Coloquei. Mas a casca de ovo que comprei tem 5 cm de altura, então coloquei só a partir do sub, até a volta da linha. Não cabe mais. Acho que não precisa de mais também.

Tenta arranjar plumante ou manta acrílica, arranja um tempo e vai brincando e testando a densidade e talz, até ficar do jeito que mais agradar !

Já comprei 1 Kg de plumante. Comprei tudo junto, plumante, casca de ovo e feltro... xD

Essa é a parte de ajuste da LT, não se pode deixar de lado !

Sim!

o primeiro teste só com feltro o sub tava excursionando muito, "batendo" em volume alto e o sub grave não tava tão bonito.

o segundo teste, com adição de casca de ovo deixou a resposta mais gostosa. Tá tocando desde 20hz, mas o ideal era um filtro subsonico em 30hz, pois abaixo disso ele não rende bem, talvez possa melhorar com adição de plumante. na casa dos 40~60hz ele tá batendo bem forte e bem gostoso. Deu uma boa adição de SPL em relação ao conjunto incial.

Acho que ainda tá longe do ideal, mas o rendimento melhorou muito da água pro vinho. Antes eu tinha que colocar alguns dB a mais na configuração do HT, agora tá bom de mais numa configuração "flat"...

só não testo mais, porque acabou a bateria da parafusadeira elétrica, aí tirar esse monte de parafuso na mão é f*da...

o corte do MDF não ficou 100%, tem alguns cantos em que a caixa tá vazando um pouco de ar, então depois de decidir o prenchimento definitivo dela, vou passar colar a tampa lateral e depois passar massa pra poder pintar e selar bem a caixa... aí sim ela vai estar tocando bem redonda, mas até lá ainda não...

to gostando muito do resultado e do ganho que tive, principalmente pelo baixo custo.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, gostei do seu relato, ainda bem que está gostando, parabéns ai pela a LT !

Nos deixei informados, vou acompanhar e boa sorte hehe :)

Compartilhar este post

Link para o post

Que bacana to acompanhando!

Pra vedar a "tampa" da cx usa um EVA ou borracha colada nas bordas da cx(e linha tbm) e na face interna da tampa.

Esses vazamentos podem atrapalhar esse acerto, e dps que vc colar a cx vai ficar difícil de mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessado, construi um amp diy estereo e farei mais um mono pro sub e farei um 2.1 no pc com 40w estereo, cx com full sony + tw e 90w pro sub provavelmente um mid sony tbm. Ht mesmo vou deixar pro inicio do ano quando pretendo ir pra Foz do Iguaçu e procurarei por um bom receiver. A proposito, aquele micro system panasonic que aparece no fundo é um ak220? Tenho um aqui, estranho que tocando cd aproveita-se os 160w rms dele mas quando uso entrada auxiliar é mais fraco que meu amp de 40w rms. Alguém sabe o porque? Pois poderia fazer 4.1 no pc.

Editado por mbtche

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessado, construi um amp diy estereo e farei mais um mono pro sub e farei um 2.1 no pc com 40w estereo, cx com full sony + tw e 90w pro sub provavelmente um mid sony tbm. Ht mesmo vou deixar pro inicio do ano quando pretendo ir pra Foz do Iguaçu e procurarei por um bom receiver. A proposito, aquele micro system panasonic que aparece no fundo é um ak220? Tenho um aqui, estranho que tocando cd aproveita-se os 160w rms dele mas quando uso entrada auxiliar é mais fraco que meu amp de 40w rms. Alguém sabe o porque? Pois poderia fazer 4.1 no pc.

Pow interessante, qual ampli montou ? Estou montando um stereo DIY também, 2x35w (TDA2050), só falta o trafo e comprar a PCI, pois na protoboard não rola haha !

Compartilhar este post

Link para o post

Com tda 8310, vou montar um tda7294 mono pro sub e outro com 2 tda7294 estereo que vão tocar provavelmente 2 selenium 8pw3 ou 8px mais tw a decidir ainda e outros 2 em bridge de 18w pra um 15pw3 em w-horn, vou montar estes os que vão tocar os selenium em um só gabinete que também terá um VU estereo e um equalizador de 5 bandas. Isso vai pra garagem pra anima o churrasco e tocar o terror nos vizinhos funkeiros! kkkkk. Um videozinho:http://www.youtube.com/watch?v=DUykwiIyrY8&feature=youtu.be , agora esta num gabinete improvizado apenas com botão on-off e volume. Estas cx são de 80w e tocaram bem demais com 20w, alonguei uns 7 cm o duto delas, treme toda a estante e janela, vou ver se afiro a potencia dele pois parece ter mais. Recomendo este ci pois trabalha com fonte simples sem tap central podendo ligar em fonte de pc, eu liguei em uma de um roteador velho de 12v, 3a.

Editado por mbtche

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, gostei do seu relato, ainda bem que está gostando, parabéns ai pela a LT !

Nos deixei informados, vou acompanhar e boa sorte hehe :)

ok. obrigado.

Que bacana to acompanhando!

Pra vedar a "tampa" da cx usa um EVA ou borracha colada nas bordas da cx(e linha tbm) e na face interna da tampa.

Esses vazamentos podem atrapalhar esse acerto, e dps que vc colar a cx vai ficar difícil de mexer.

anotado aqui. só vou mexer na caixa agora amanhã ou domingo...

faz um video pra nois ae

vou fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

coloquei 400g de plumante da seguinte maneira e não gostei. perdeu SPL e o ganho em qualidade foi muito pouco. vou testar com outras quantidades de preenchimento e outros lugares.

o subgrave ficou mais feio em faixas de teste de 20 a 60hz...

Opiniões, por favor....

IMG_20130621_210712_180_zps6ce79bfe.jpg

IMG_20130621_210737_685_zps234e776d.jpg

IMG_20130621_210731_770_zps692f38fd.jpg

IMG_20130621_210724_791_zps5b88bd81.jpg

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb comecei preenchendo a minha com bastante manta e aos poucos fui diminuindo. A melhor opção no meu caso foi com bem pouco preenchimento até a terceira linha (a minha tem 4 linhas). "Esfarele" bem a manta e deixe bem folgado até metade da segunda linha e teste. Foi incrivel a diferença que deu se comparado com ela "seca", sem nada dentro. Mas na minha não usei o cobertor de mendigo nem espuma, não sei não se vc não perde spl com isso aí. Um dia eu faço o teste.

Compartilhar este post

Link para o post

a primeira coisa a fazer é REMOVER toda esta manta que está bem próxima ao cone

se for possível fixar sem colar, duplique a camada de feltro acima e atrás do cone, não precisa descer muito, no máximo até aquela linha marcada de lápis, dali pra baixo começa com manta

se a sugestão do gariba não surtir uma boa resposta, deixe manta somente no primeiro terço da linha

acredito que como o sub não é exatamente um sub, já que ele tem que responder na região de médio-graves também, assim se evita perder o SPL "original" que o movimento do cone geraria em uma caixa do tipo selada ou dutada

Compartilhar este post

Link para o post

continuando...

fiz o que o Cristiano e o Gariba falaram... resultou nisso:

IMG_20130622_175833_397_zpsfb37f4b4.jpg

IMG_20130622_175841_904_zpsf6865ae1.jpg

e já coloquei o borne na caixa:

IMG_20130622_175813_345_zpsdc6c5f11.jpg

IMG_20130622_175823_700_zps20c5f9e3.jpg

também já começamos(eu e minha namorada) o acabamento final nas caixas frontais e traseiras. Passamos já no até agora 2 de mão de massa corrida e amanhã vamos dar a última de mão e lixar para durante a semana pintar... segue fotos:

IMG_20130622_175904_315_zpsde3d7add.jpg

IMG_20130622_175853_550_zps059b5dcd.jpg

IMG_20130622_175910_321_zps5c245f13.jpg

IMG_20130622_175917_637_zps8fee78ab.jpg

vou testar a caixa agora.

abraços

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, mas esse não serve. Ele tem 2 cm de profundidade e um diâmetro de 5 cm, aí achei muito recorte pra fazer, preferi não colocar nem na LT e nem nas outras caixas.

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia falar o mesmo que o Cristiano, tirar aquele excesso nas proximidades do cone... , mas vai mexendo, vai mudando o preenchimento até ficar bom :)

amigo uma ideia de borne bom e barato http://produto.merca...uporte-75cm-_JM

Pow, gostei, principalmente pelo o preço, vou pedir 3 :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia falar o mesmo que o Cristiano, tirar aquele excesso nas proximidades do cone... , mas vai mexendo, vai mudando o preenchimento até ficar bom :)

já tirei, testei e já cheguei ao resultado final.

to muito satisfeito com a resposta do sub. Só quero encontrar um amplificador dedicado pra ele agora...

Pow, gostei, principalmente pelo o preço, vou pedir 3 :)

aqui em poa, entontrei por R$4,50 cada um desses,,,

Compartilhar este post

Link para o post

João, chefou a testar a caixa sem a espuma casca de ovo ali, só com o feltro e a manta?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante essa massa corrida nas caixas.... eu a pouco tempo passei , quando fui pintar ficou tudo fosco...

Agora peguei um contact qualquer e joguei um jet por cima , sem primer nem nada , escorreu em poucos lugares , mas no geral pegou bem e ficou brilhoso.

Compartilhar este post

Link para o post

João, chefou a testar a caixa sem a espuma casca de ovo ali, só com o feltro e a manta?

Sim. Não sei dizer bem o que mudou, para o meu ouvido, a resposta ficou a mesma coisa. Pode ser que se alguém com um ouvido mais "apurado" escutasse as 2 opções pudesse encontrar alguma diferença, mas pra mim hoje não mudou nada.

Interessante essa massa corrida nas caixas.... eu a pouco tempo passei , quando fui pintar ficou tudo fosco...

Agora peguei um contact qualquer e joguei um jet por cima , sem primer nem nada , escorreu em poucos lugares , mas no geral pegou bem e ficou brilhoso.

pois é, eu ia pintar direto, mas minha namorada bateu o pé e disse que me ajudaria a fazer um acabamento 100%. Por isso estamos revestindo as caixas para depois pintá-las.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

bom...

fiz 2 vídeos para tentar mostrar como tá tocando o sub. Testei com Led Zeppelin e David Guetta. São 2 vídeos, filmei em HD pra tentar mostrar mais real, seguem abaixo:

PS: o Stereo não é das caixinhas, é de um Panasonic...

http://s221.photobucket.com/user/fortesuvi/media/VID_20130622_184741_714_zps6ae2c68e.mp4.html

http://s221.photobucket.com/user/fortesuvi/media/VID_20130622_185037_403_zpscef83384.mp4.html

O que acham??

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Manolos...Só uma coisa, não é espuma CASCA DE OVO é CAIXA de ovo.

Compartilhar este post

Link para o post

Manolos...Só uma coisa, não é espuma CASCA DE OVO é CAIXA de ovo.

o Boccotte... eu liguei pra loja e disse, quero Espuma Caixa de Ovo. O cara disse que não tinha essa, tinha somente CASCA de ovo...

e aí?

hahahahaha

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...