Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Reginaldocm

Campeonato Autoforum, dia 28/07/2013

Recommended Posts

ai acho que vai depender muito dos seus equipamentos..

acredito que seria injusto colocar alguém com audison de 3k contra um cara do dat de 600..

talvez uma categoria intermediaria caísse bem para não ter tanta defasagem..

acho que não tem haver com |EQ só, mas é longo o debate e que neste momento é desnecessario.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, vou dar minha opinião como um iniciante e acredito que seja a opinião de muitos outros (se não for também sem novidade); essa ideia do campeonato é muito boa pra quem tá começando porque vai ter a chance de fazer algo que é difícil em outras situações: ouvir outros sets e comparar com o que ele tem. A ideia do rjrmota em divisão é bem legal por ser simples e sem muita frescura e junto com a ideia do triatletadan acho que é isso mesmo.Quem estiver disposto a aprender a melhorar seu set com a oportunidade de ouvir outros melhores que o seu vai até lá e fica preparado pra ouvir quem entende falar "seu set é bem fraquinho mas pode melhorar assim e assim" e ainda vai ter a oportunidade de ouvir outros e querer chegar naquele nível pra um próximo campeonato. A ficha de avaliação pra iniciantes também é bem legal. Pros mais experientes e com set regaço total tenho certeza que saberão ser justos e escolher qual o melhor, até com a opinião de todos que tem capacidade e até mesmo quem não tem experiência suficiente mas consegue ouvir e entender o que é bom. Bora organizar essa bagaça, marcar o dia e ouvir um monte de som de responsa. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

deixem esse tipo de separação pro campeonato mais formal... isso é mais pano pra manga pra discussões... no final, não dá em nada pois nao há consenso...

no quality eu competi com um cara que acho que nao entendia nada de som e montou o que tinha de melhor no carro... foi na iniciante e ganhou a categoria... o quanto ele influenciou na regulagem? provavelmente zero.... isso vai acontecer em todas as categorias, nao adianta quererem ficar discutindo se é iniciante, amador ou pro... se a loja tem um carro exclusivo pra competir, beleza, que entre em outra categoria só pra lojista, mas ficar botando muita categoria só complica as coisas....

Concordo com o Danilo.

Inclusive acredito que a maioria dos acertos quem faz é o lojista que montou o carro e não o dono do carro.

Eu mesmo não sabia regular o DRZ que tinha instalado no meu carro, e ainda hoje não saberia regular, porque não tenho paciência, tempo e vontade de aprender a regular qualquer player ou processador.

Em relação as categoria isso sempre vai gerar mimimi, alguns users tem equipamentos caros e sofisticados e se julgam iniciante por nunca terem participado de um campeonato, outros tem equipamentos não tão sofisticados e tem um grande conhecimento e também se julgam inciantes.

Então acredito que isso deve ser da consciência de cada um na hora de se inscrever....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu voto por categorias simplificada:

2 vias + sub

3 vias + sub

Som original (player original)

Iniciante.

Tentei fazer uma "ficha" para os iniciantes, podemos colocar mais quesitos, mas acho que dá uma ajudada na hora de avaliar...

Tonal Subgrave

Pouco extensos, de uma nota só, duros, embolados 0 2 4 6 8 10 Profundos, rápidos, com impacto

Tonal Medio Grave

Não articulados, lentos, imprecisos 0 2 4 6 8 10 Articulados, com impacto, precisos, velozes, detalhado

Tonal Médios

Coloridos, anasalados, estridentes, fechados 0 2 4 6 8 10 Extenso, claro, aberto, suave, doce

Tonal Agudos

Brilhantes, fechados, estridentes, metalicos, duros,

sibilantes, velado 0 2 4 6 8 10 Extenso, claro, aberto, suave, doce

Palco

Estreito, baixo, sem profundidade, 0 2 4 6 8 10 Profundo, largo, que extravasa os limites do carro, na altura dos olhos

Imagem

Desfocada, sem forma definida, embolada 0 2 4 6 8 10 Focada, centralizada, boa forma, distinta entre instrumentos

Dinâmica

Lento, sem detalhes 0 2 4 6 8 10 Detalhado, musical, rapido,

tentei colocar uma planilha do power point mas nao deu

Acho que é disso que precisamos. Nada mais. Como não haverá troféu, não precisa muito mais que isso de avaliação. Acho que da mesma forma, pra instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é disso que precisamos. Nada mais. Como não haverá troféu, não precisa muito mais que isso de avaliação. Acho que da mesma forma, pra instalação.

:+1 Pra instalação uma ficha que resuma dimensionamento correto de cabos, fusíveis, aterramento e fixação dos componentes é o adequado.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 Pra instalação uma ficha que resuma dimensionamento correto de cabos, fusíveis, aterramento e fixação dos componentes é o adequado.

Só + uma pequena pontuação pro visual, só pra não ter carro sem acabamento, ou com acabamento todo relaxado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só + uma pequena pontuação pro visual, só pra não ter carro sem acabamento, ou com acabamento todo relaxado.

fudeo, nem o rick nem eu ganha ponto nesse quesito...hahahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da divisão simplificada, tem q acabar a mística de quem so compete com som caro e tem q ser "raifai".

Tem que chamar a galera de SQ, tem muito som de SQ legal e bem montado.

SQ / hifi / hiend no som automotivo é tudo junto e misturado.

Editado por Carro do Leite

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei fazer uma "ficha" para os iniciantes, podemos colocar mais quesitos, mas acho que dá uma ajudada na hora de avaliar...

Tonal Subgrave

Pouco extensos, de uma nota só, duros, embolados 0 2 4 6 8 10 Profundos, rápidos, com impacto

Tonal Medio Grave

Não articulados, lentos, imprecisos 0 2 4 6 8 10 Articulados, com impacto, precisos, velozes, detalhado

Tonal Médios

Coloridos, anasalados, estridentes, fechados 0 2 4 6 8 10 Extenso, claro, aberto, suave, doce

Tonal Agudos

Brilhantes, fechados, estridentes, metalicos, duros,

sibilantes, velado 0 2 4 6 8 10 Extenso, claro, aberto, suave, doce

Palco

Estreito, baixo, sem profundidade, 0 2 4 6 8 10 Profundo, largo, que extravasa os limites do carro, na altura dos olhos

Imagem

Desfocada, sem forma definida, embolada 0 2 4 6 8 10 Focada, centralizada, boa forma, distinta entre instrumentos

Dinâmica

Lento, sem detalhes 0 2 4 6 8 10 Detalhado, musical, rapido,

tentei colocar uma planilha do power point mas nao deu

Podemos optar por usar esta idéia, também gostei.

Adicionar algo básico de instalação e podemos fechar.

Quanto a divisão de categorias, realmente sempre tem prós e contras.

Acho que para uma primeira experiência, não vamos fazer divisão.

Mesmo porque, potência não define qualidade, quantidade de vias talvez, iniciante, profissional... quem é que vai definir quem é iniciante ou não?

Preço também vejo muita discussão, particularmente eu colocaria preço pelo que o equipamento toca.

Não importa se a pessoa pagou R$10, se toca como um equipamento similar de R$1000. Vai competir com quem pagou R$1000

Sorte dele se pagou R$900 a menos e ponto.

Bom, deixamos essa discussão para depois.

Vamos focar no que pode ser concreto.

Evento ainda este mês, é corrido.

Temos algum local? Alguma sugestão?

A princípio é mais um encontro do que um evento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou favorável a divisão por valores, pois vejo por ser a mais honesta,

O que muito não entende ou não querem entender em beneficio proprio

o valor do produto quando novo, vendido por internet ou loja é uma coisa totalmente diferente quando trazido de fora por meios proprios

So para exemplificar

um kit Focal utotpia Be7 que é vendido ao consumidor final na faixa de 17mil, esse é o preço oficial, estipulado pelo representante da marca no Br.

no ebay é possível encontrar esse mesmo kit de 3mil obamas acima para um kit novo, o que daria algo inicialmente em 6mil dilmas

Ai vem o expertalhão querendo competir na 11mil com esse kit poque ele comprou pelos 6mil, é claro que não porque o preço dele aqui não é esse

Categoria por valor tem de ser considerada apenas o preço oficial e não o preço que se compra

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo a necessidade de se dividir a categoria por valores, a graça de um campeonato é justamente essa. Pode ser que um kit muito inferior em valor toque mais que um bem mais caro devido a outras configurações e acertos, qualquer resultado que seja a pessoa tem um aprendizado e sabe quais foram os seus limitadores. Categoria por valor nesse primeiro momento só serviria para tumultuar e gerar dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Motta se você não criar um mecanismo de proteção para quem esta iniciando desmotiva que o mesmo competidor volte a competição

aqui mesmo você ja viu o chororo que é, tem relatos aos montes que so falar de entrar numa "peleja" com Utopia, Thesis, MCC, Brax, Valhala, etc nego ja se mija

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que poderia ser dividio por sinstema...

básico

intermediário

avançado

eitaporraqueinsanidadeéessa (categoria dos joselitos)

brincadeiras à parte, acho que não tem que dividir, é todo mundo junto e misturado.

ou duas cateborias no máximo

SQ de entrada

embuscadoraifai

sq de entrada todo mundo sabe quais são os equipos

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, faz 2 categorias.

amador e pró.

Na amador a galera que nunca participou de campeonato ou tem um sistema de entrada, e na pró a galera mais experimentada e com sistemas já elaborados e tal.

E cada um fica livre pra se inscrever na categoria que quiser, usando o bom senso.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, faz 2 categorias.

amador e pró.

Na amador a galera que nunca participou de campeonato ou tem um sistema de entrada, e na pró a galera mais experimentada e com sistemas já elaborados e tal.

E cada um fica livre pra se inscrever na categoria que quiser, usando o bom senso.

.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, faz 2 categorias.

amador e pró.

:+1

Editado por Junior Ponso

Compartilhar este post

Link para o post

Acho melhor amador, intermediario e pró. Amador algo mais simples, intermediario algo como focal, dls, audison, porem com set mais simples, e o pró já entra um sony xes, denon z1, alpine f1, h800, h900.

E misturar a ideia do amador, intermediario e pró com valores como citado ajuda e facilita a separação, exemplo dos preços oficiais do Brasil, até 3000 reais amador, de 3000 a 8000 intermediario e acima de 8000 pró. Só exemplos. Quanto a separar por experiencia é dificil, como citado por alguns quem regula e faz no geral é um lojista, portanto separar por valores fica mais facil e coerente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo a necessidade de se dividir a categoria por valores, a graça de um campeonato é justamente essa. Pode ser que um kit muito inferior em valor toque mais que um bem mais caro devido a outras configurações e acertos, qualquer resultado que seja a pessoa tem um aprendizado e sabe quais foram os seus limitadores. Categoria por valor nesse primeiro momento só serviria para tumultuar e gerar dúvidas.

Acho interessante separar para se ter um campeonato mais interessante, só para acrescentar algo um pouco mais justo, porem nunca 100% justo é o que todos já devem saber, pois o mais importante será o aprendizado, união, experiência. Porem fica legal uma pessoa com um set mais básico ter a possibilidade de ganhar na categoria amadora, pois sabemos que alguns tem som de primeira e com experiência de primeira, portanto fica impossível um set básico ganhar alguma coisa. Quanto uma categoria abaixo ganhar de uma acima isto poderá ser visto na pontuação geral, desde que se use o mesmo critério e pontuação para todas as categorias. Acho que a idéia sua de todos irem para competir independente de valor etc... Só para uma "brincadeira" de aprendizado é o certo e é o que todos querem, porem uma divisão básica só faria ficar melhor a "brincadeira". No fundo será informal.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não precisamos discutir categorias antes das inscrições. Deixa todo mundo se inscrever, se tiver muita gente, pega os 10 sistemas mais tops (pelo bom senso) e coloca na categoria mais elevada. Os proximos 10 na intermediaria, os próximos na categoria de base, e quanto mais categorias precisarmos formar.

Podemos usar o preço que o produto é vendido nos EUA pra definir quem vai nas categorias mais elevadas, que fica justo com quem tem equips não comercializados no BR. Acho justo que cabos RCA e SPK também entrem na conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho melhor amador, intermediario e pró. Amador algo mais simples, intermediario algo como focal, dls, audison, porem com set mais simples, e o pró já entra um sony xes, denon z1, alpine f1, h800, h900.

E misturar a ideia do amador, intermediario e pró com valores como citado ajuda e facilita a separação, exemplo dos preços oficiais do Brasil, até 3000 reais amador, de 3000 a 8000 intermediario e acima de 8000 pró. Só exemplos. Quanto a separar por experiencia é dificil, como citado por alguns quem regula e faz no geral é um lojista, portanto separar por valores fica mais facil e coerente.

Não adianta querer separar por marcas ou preços... já que falou em aparelhagem... o que voce classificaria o sony c90? um nakamichi cd400? pro ou set mais simples???

Por preço... quanto que vale um kit a/d/s? antigamente um a/d/s top custava 2500 dolares, um a/d/s simples uns 300 dolares... Agora ache o preço de um kit desses... se alguém aparece com um, voce vai classificar como, se não tem lugar nenhum que ache o valor? Em uma etapa, se nao me engano o Franco entrou com uma caixa da bose acoustimas pra competir, quanto vale?

Só vou exemplificar alguns modelos que podem aparecer por aí e nao se tem idéia de quanto custe... kit da audio art, a/d/s, player da abyss, nakamichi cd400, amp soundstream da vinci, milbert...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem preços!

2 Categorias.

Amador e Pró (uma galera que nunca participou de camps, ou tem sistema básico e outra pra sistema Tops e galera que já participou de campeonatos), onde o bom senso e a gente mesmo por aqui separa os competidores.

Básico e fácil adequação.

Querer inventar muito, pra ficar estilo Iasca, vai dar trabalho, vai demorar e vai dar treta.

Vamos fazer um camp simples e vamos elaborando mais pros próximos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta querer separar por marcas ou preços... já que falou em aparelhagem... o que voce classificaria o sony c90? um nakamichi cd400? pro ou set mais simples???

Por preço... quanto que vale um kit a/d/s? antigamente um a/d/s top custava 2500 dolares, um a/d/s simples uns 300 dolares... Agora ache o preço de um kit desses... se alguém aparece com um, voce vai classificar como, se não tem lugar nenhum que ache o valor? Em uma etapa, se nao me engano o Franco entrou com uma caixa da bose acoustimas pra competir, quanto vale?

Só vou exemplificar alguns modelos que podem aparecer por aí e nao se tem idéia de quanto custe... kit da audio art, a/d/s, player da abyss, nakamichi cd400, amp soundstream da vinci, milbert...

Melhor mesmo, pelo bom senso, amador, intermediario e pro.

Editado por fernandofb

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...