Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DiegoT

Caixa isobárica - Velocidade?

Recommended Posts

Quanto ao falante com dois motores, sim, há alguns protótipos de motores lineares com este princípio, ou seja, motores operando em push-pull.

Quando montei aquele primeiro protótipo parti pra algo assim, porém eu tinha um sistema linear em toda a excursão, diferentemente do sistema motor em uso hoje na maioria dos falantes.

E sim, era BEM diferente. Melhor que qualquer push pull que ouvi, pois a sensação era de descompressão do grave. Todo falante impõe compressão ao sinal, seja térmica ou mecânica.

Pena que o bicho fritou 2 amplificadores. :vts

Já redesenhei, em breve devo mandar usinar umas peças polares pra testar de novo.

Klb dando uma zoiada na net me deparei com isso da gigante powersoft , lançado agora pouco na feira de frankfurt 2013.

http://www.powersoft-audio.com/en/news/news-archive/714-powersoft-inspires-loudspeaker-design-with-m-force-technology.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Klb dando uma zoiada na net me deparei com isso da gigante powersoft , lançado agora pouco na feira de frankfurt 2013.

http://www.powersoft-audio.com/en/news/news-archive/714-powersoft-inspires-loudspeaker-design-with-m-force-technology.html

Interessante. Aparentemente parece um pouco com o que eu estou fazendo agora, mas acho que não segue o mesmo princípio.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão da velocidade: Iso push-pull ou pull-pull realmente não tem como objetivo um aumento de velocidade. O objetivo da push-pull é o de linearizar o movimento do cone nos dois sentidos, já que um cone se movimenta de forma totalmente diferente. Excursões negativas são mais longas e mais lineares que as positivas, enquanto as positivas são mais curtas, porém com mais força em seu início. São mais curtas porque o BL cai mais rapidamente com a excursão nas positivas que nas negativas.

De quebra, você tem um "falante aparente" sendo menos amortecido. Logo, a ressonância é mais baixa, desce mais e mais vigorosamente. E ganha velocidade pq há um menor amortecimento, claro.

Desentupindo aqui o tópico, já que é o único "dedicado" às isobáricas e estou pensando em fazer uma pra usar em casa

No inicio tu diz que não tem objetivo o ganho de velicudade

No fim diz que há ganho de velocidade, aparentemente apenas como uma consequência

Esse ganho de velocidade é nítido? Ou é baixo a ponto de não valer a pena?

E quanto aos ganhos na extensão do bottom end?

Não queria partir pra LT pra não ocupar tanto espaço (limitado à 120Lx50Px45H) e por estar pensando em quem sabe fazer o box de granito

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vantagem da isobarica no quesito de trabalhar com menor volume de caixa. Já fiz uma com dois NAR de 10 pol.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vantagem da isobarica no quesito de trabalhar com menor volume de caixa. Já fiz uma com dois NAR de 10 pol.

mas qual a vantagem alem de 2 falantes ocupando o espaço de 1?

Compartilhar este post

Link para o post

Se precisasse de 50L para tocar 30hz com um sub. Na isobarica precisaria de 25L

em simulação não é bem isso que acontece..

edit: fiz algumas simulações e realmente aumenta bem a carga na baixa.. pena o delay aumentar tanto..

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

Desentupindo aqui o tópico, já que é o único "dedicado" às isobáricas e estou pensando em fazer uma pra usar em casa

No inicio tu diz que não tem objetivo o ganho de velicudade

No fim diz que há ganho de velocidade, aparentemente apenas como uma consequência

Esse ganho de velocidade é nítido? Ou é baixo a ponto de não valer a pena?

E quanto aos ganhos na extensão do bottom end?

Não queria partir pra LT pra não ocupar tanto espaço (limitado à 120Lx50Px45H) e por estar pensando em quem sabe fazer o box de granito

É sim. Como o falante irradiante trabalha com menor carga, graças ao amiguinho, eu entendo que trabalha com menor inércia. Não sei se é o termo, mas senti, mesmo em caixas com metade do Vb, que o falante tinha mais disposição nas passagens mais baixas, ataque mais presente e etc.

Olha que ouvi o mesmo sub nas duas configurações... tinha mais disposição sim.

Quanto a valer a pena: Não vai virar coisa de outro mundo, a caixa continuará volumosa (você reduz o Vb, MAS não ganha espaço!) e vai demandar o dobro da potência. Então VALE a pena, em termos de custo x benefício? Não.

Vale a pena em termos de ter um falante que eu gosto tocando melhor independentemente do quanto eu tenha investido a mais nele? Pode ser que sim.

É uma daquelas equações complicadas do mundo do árdio.

Quando EU faria uma isobárica: Quando pintam aqueles falantes milagrosos, de 100 reais que tem potencial pra tocar como gente grande, e aí você tem 4 deles e nenhum medo de arriscar. Aí sim, você vai ter 400 reais tocando bem pra ca*****.

E só.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrei pq eu fiz isobarica... Eu tinha uma caixa para um sub, mas tinha dois subwoofers em mãos. Rs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tenho 2 Questo 12" 350 4+4, um deles já funcionando em uma selada de 39L.

Amp acho que dá o que eu tenho, 400w 8ohms / 800W 4ohms.

Será que colocar um duto e o outro sub em push-pull não daria um resultado bacana?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tenho 2 Questo 12" 350 4+4, um deles já funcionando em uma selada de 39L.

Amp acho que dá o que eu tenho, 400w 8ohms / 800W 4ohms.

Será que colocar um duto e o outro sub em push-pull não daria um resultado bacana?

Se já tem, vale a pena tentar sim. Eu montaria na selada mesmo, já usei o questo em seladas maiores, 80L segurou numa boa, mas não soquei potência pra ver até onde iria. Pra uso normal ficaria bem legal sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Só ouvi uma com dois subs de 8 pol "genéricos" e realmente tocava muito bem. Bem mais que meu 10 pol de "griffe" em selada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro que fui virjão e liguei os dois subs em fase, ou seja, a baita perda de spl tá explicada

Depois de ligar em fase/contra fase, melhorou, mas ainda assim o nível se SPL em relação a um sub só era mais baixo

Melhorou em relação a subgraves sim, não monstruosamente, mas melhorou

Dinâmica muito boa, mas sinceramente não sei dizer se melhorou em relação a um sub só na selada

Ainda acho que poderia ter uma caixa que descesse mais, acho que vou dutar essa minha selada de 39L pra ver no que dá, no manual a dutada plana pede 57L, divide por 2 pra fazer a isobárica fica 28~29l, essa diferença acho que consigo tirar da minha selada

Ou... Band pass... Ora de estudar

Compartilhar este post

Link para o post

No carro eu vou resgatar aquela seladona sintonizada a 20Hz... 83L @ 20hz, vamos ver o que sai... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que eu gostei foi que mesmo com o sub tocando na caixa original (não reduzi o volume da caixa pela metade, como manda a regra) o sub se manteve controlado

Mas seria bom diminuir esse volume e fazer novos testes... Vamos ver no final de semana que vem se rola

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece nas altas frequências numa caixa isobarica? Por exemplo, uma falante que normalmente responde de 80 a 2000hz, se colocado numa isobarica pull pull vai ter alguma perda ou ganho nas altas também?

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece nas altas frequências numa caixa isobarica? Por exemplo, uma falante que normalmente responde de 80 a 2000hz, se colocado numa isobarica pull pull vai ter alguma perda ou ganho nas altas também?

Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade se a caixa for push-pull, vai ter perda sim, pois tem todo conjunto magnético e carcaça interferindo na propagação da onda, fora a geometria inversa do cone que vai influenciar tb, em tese vai reduzir a capacidade de emitir as frequências mais altas

Compartilhar este post

Link para o post

Ele se referiu à pull-pull... em baixas você tem o efeito isobárico, mas em alta, deslocando nem 1% do volume de ar encerrado entre os falantes, você nem tem mais nada... o ar é um meio bem elástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...