Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Gradiente HPA550

Recommended Posts

Como tinha prometido, tirei algumas fotos do meu Gradiente HPA550, parado há mais de 1 ano, desde q queimou a fonte pela última vez. Ficou este tempo todo na assistência técnica e saiu sem conserto... bem, esta parte eu comento mais adiante, onde vou mostrar as fotos do conserto do mesmo, e meus comentários sobre o aparelho (o que é bom, e o que está errado).

Aqui ele, já desmontado (estava guardado assim...)

hpa550_vista_superior.jpg

Vista do circuito, mais de perto:

hpa550_vista_circuito.jpg

Dissipador de alumínio: Bem pesado e espesso. O meu pelo menos nunca desligou por sobreaquecimento.

hpa550_dissipador.jpg

O filtro da alimentação: Importante para garantir que o estágio da fonte não vá causar interferências no circuito elétrico do carro. Este aqui é bem parrudo! Herança da alpine, com certeza, pois a gradiente não faria isto por vontade própria!

hpa550_filtro_alimentacao.jpg

Estágio de pré amplificação.

hpa550_pre_amplificadores.jpg

Um dos transístores de saída

hpa550_transistor_saida_2.jpg

Placa do amplificador

hpa550_placa.jpg

Uma foto do meu quarto esta semana... tive que tirar tudo do carro depois que furtaram meu player e o ladrão tentou mas não conseguiu levar o resto dos equipamentos. Como da outra vez abriram o carro de novo pra levar õ resto, não vou arriscar!

meu_quarto.jpg

Na próxima mensagem vou falar sobre o conserto do meu (só falta comprar novos FETs...) e dos erros de projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba é bem parrudo esses transistores de saída do Gradiente. Se a fonte dele fosse mais forte seria rox ehehehehe :P

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse na mensagem anterior, meu módulo estava sem conserto. Deixei na autorizada, eles reclamaram de falta de peças... acabou esquecido por lá, até que fui buscar...

O problema era a fonte, que torrou pela terceira vez. Isto pq o amp estava em bridge (vou explicar isto mais adiante). Bem, devido à estupidez do técnico, o defeito não foi sanado. Como eu já estava com o módulo na mão pra fotogrfar, resolvi tentar arrumar.

Logo de cara achei um curto. Removi os 2 fets e a ponte de diodos. Um dos FETs (50n05E, chinês e de procedência duvidosa, além de fraco para a demanda de corrente) estava em curto. Quando ele entrou em curto, a trilha da placa esquentou e se rompeu em um ponto mais estreito. Atuou como um fusível... isto mascarou bem o defeito. Tal efeito aconteceu quando ele queimou numa das vezes anteriores, só que com o outro FET.

trilha%20destruida.jpg

Praticamente reconstruí a trilha com solda, tomando o cuidado de ser generoso com ela... hehehe.

trilha_reconstituida.jpg

Aproveitei também para reforçar outros pontos.

Depois, fui atrás do datsheet do FET. Não achei. Tudo que achei foi a indicação de 50A. Bem, comparando com um IRFZ48N, acredito que este FET não passe NUNCA de 100W de dissipação! Como os terminais batem, vou colocar um par de IRFZ48.

ONDE ESTÃO OS ERROS DE PROJETO?

Primeiro: Placa de circuito deveria ser melhor (lado cobreado muito fino... qualquer defeito na fonte e ela rompe...). Mas isto se resolve reforçando determinados pontos com solda.

Segundo: Fonte insuficiente. Isto explica pq muitas vezes ele queima em bridge. Por obrigação a fonte deveria suportar mais de 100W. Não é bem o caso. A solução é trocar os FETs por IRFZ48N. Há um espaço rservado para mais 2... o que deixaria a fonte mais resistente.

Bem, o amp tem ótima qualidade, ótimo projeto, mas peca no quesito construção. Com pequenas modificações fica excelente! Ainda assim recomendo o amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ressucitada BRUTAAAAALLLLLLLLLLL...

maior Pá de ouro do forum...

Mas vamos lá... melhor que criar um tópico e ainda acrecenta conteudo.

Estou com um HPA-550 aqui, esta tocando no lugar do meu SD250.2 que pegou fogo... Que por sinal, o HPA-550 tocou muitttooo mais bonito. Medio grave forte, presente e encorpado. SO agudo que nao sobe tao forte e bonito, da umas coloridas mas faz parte...

Li que vc disse que da pra colocar um par de IRFZ48. So de colcoar os fets ja esta bom ou precisa tambem mudar alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar da desenterrada monstra, ele fez o certo :)

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, quase desceu uma lágrima aqui... hauhauhauhauhauhauhauhau

8 anos depois!

Mas bem, se tá funcionando não mexa. Em estéreo ele vive numa boa. Em bridge que não.

Um amp que eu me arrependo até hoje de ter vendido. Ainda mais pq comprei novo por 45 reais. Comprei pra ver qual era, de burro não arrisquei mais e levei logo uns 4 pra mim. Levei um pra mim, um pra um amigo, e um pra um usuário da época da lista autosom, que morava no RJ. Quando testei e quis mais, não tinha.

Compartilhar este post

Link para o post

apareceu outro HPA-550 pra pegar, baratissimo... (50,00) e esta BEM novo.

Queria usar ele para tocar o sub OU tocar somente os TW. modificando o cross para fazer bi-amp...

Ai persiste a dúvida dos IRFZ48. So soldar eles no lugar e pronto ?

Compartilhar este post

Link para o post

apareceu outro HPA-550 pra pegar, baratissimo... (50,00) e esta BEM novo.

Queria usar ele para tocar o sub OU tocar somente os TW. modificando o cross para fazer bi-amp...

Ai persiste a dúvida dos IRFZ48. So soldar eles no lugar e pronto ?

Isso, só tirar os originais e colocar os IRFZ.

Compartilhar este post

Link para o post

paguei 40,00 no meu HPA, num usadao aqui perto de casa. Era 50,00 e tive a cara de pau de chorar 10,00 e falar que o amp nao valia nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Compartilhar este post

Link para o post

paguei 40,00 no meu HPA, num usadao aqui perto de casa. Era 50,00 e tive a cara de pau de chorar 10,00 e falar que o amp nao valia nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Tá certo ! kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o pessoal dos usadões são mais espertos. Certa vez tentei garimpar um toca discos... só pra passar raiva!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse amp foi o mais cocô que eu já tive !

Acho que na época, comprei uns 8 pra revender! todos eles, queimaram !

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o pessoal dos usadões são mais espertos. Certa vez tentei garimpar um toca discos... só pra passar raiva!

toca discos, usadão - tipo, gradiente -, aqui em Recife é mais caro que um blueray !!!!

kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

eu tive uns 11 HPA 550, ligados em bridge e em estéreo, só um torrou o operacional uma vez logo que liguei. era um operacional da siemens, nunca consegui o operacional pra reposição, acabou q ele foi desmontado pra ceder peças para outros amplificadores... empurrando até extreme de 15 bonito, não tocava forte, mas tocava bonito...

se aparecer algum aqui com certeza compro de novo pra deixar de lembrança...

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa... que saudade do meu SETUP do Monza hahaha o Klebão chegou a escutar quando veio pra SP!

Tocava em MonoBloco (bridge pra cada lado) dos MID's DIY que fiz na época hahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Vende pra mim, rsrsrsrsrsrs!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa... que saudade do meu SETUP do Monza hahaha o Klebão chegou a escutar quando veio pra SP!

Tocava em MonoBloco (bridge pra cada lado) dos MID's DIY que fiz na época hahahahahaha

Hauhauhauhauhauhau. Aquele bicho tocava FORTE!

Aliás...

foto0239t.jpg

Conjunto 115/18 para subwoofer (olha essa arruela!), bobina 38.5, aranha amolecida na marra... Tudo isto numa carcaça de 6". Queria colocar um conjunto pra bobina de 56mm, mas teria que usinar essa carcaça toda, e ainda fazer uma flange pra fixar. Muito trabalho!

O objetivo não é bass, é sensibilidade. Tá com 2.5mm de x-máxima, e tá GROTESCAMENTE sensível!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei lá em Goiânia. Saiu a R$37 cada. Total aí tem 112 reais, mas trouxe um par de bobina de 4 ohms e um par de 8 ohms. Montei com a de 4 ohms, mas já estou planejando desmontar pra colocar a bobina de 8 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...