Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
meirellesead

Alguem ja viu esse topico na STE?(Usina x Overloud)

Recommended Posts

tu tira uma potencia superior a 2500W de um NT5020 trabalhando bem saturadinho tipo uns 3000 gauss. Os chaveadores do primario devem ser igbts 4062 . Como só tem 2 V80100P retificando, é impossivel dar mais que 80A na saida, porque senão os diodos queimariam, Isso porque você tem retificação completa com center tap. Cada diodo conduz em 50% do tempo.Quanto aos capacitores, da pra segurar bem o riple, já que a frequencia de chaveamento é entre 20 e 30 khz.

Agora fiquei preocupado, o alicate amperimetro marco 111Ah será o alicate ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O núcleo é pequeno por causa da altíssima frequência de chaveamento.

Claro que não é a fonte chaveada com a mais alta tecnologia possível (nenhuma fonte automotiva é!), mas pelo preço e pelo que entrega não conheço melhor. Esta de 150A deve entregar uns 130A reais. Que fonte estabilizada de até 150A com proteções contra curto-circuito, sobrecarga e alta temperatura se compra com 700 reais? Só as Usina e as Overloud.

Sem falar que é "pau pra toda obra", não é fácil estragar uma Usina.

sim mais no geral todas são altas.. 50~100khz, vou fazer a medição aqui pra saber o valor exato.

tu tira uma potencia superior a 2500W de um NT5020 trabalhando bem saturadinho tipo uns 3000 gauss. Os chaveadores do primario devem ser igbts 4062 . Como só tem 2 V80100P retificando, é impossivel dar mais que 80A na saida, porque senão os diodos queimariam, Isso porque você tem retificação completa com center tap. Cada diodo conduz em 50% do tempo.Quanto aos capacitores, da pra segurar bem o riple, já que a frequencia de chaveamento é entre 20 e 30 khz.

além do NT dessa fonte não me parecer convincente, tem esse detalhe também na retificação que apesar da ventilação ser forçada e muito forte esses diodos iriam fritar

circulando toda essa corrente..

Compartilhar este post

Link para o post

Agora fiquei preocupado, o alicate amperimetro marco 111Ah será o alicate ?

O teste foi feito com dois amperímetros, um Icel e um Minipa, ambos True RMS. Impossível estar errado.

Vou ver se consigo uma Usina de 150A para testar também.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o teste da Usina de 120A dando 111A, sendo que ela é mais fraca que a de 150A. Impossível a de 150A dar só 80A.

É só medir aí que vão ver.

Ah!...a minha tem o núcleo 63/25...e mesmo assim só dá 90A, isto porque recalibrei a bixa aqui.....mas 150A?...nunca....nem segura o DAD D-1500 (130A) sozinha....

Compartilhar este post

Link para o post

Ah!...a minha tem o núcleo 63/25...e mesmo assim só dá 90A, isto porque recalibrei a bixa aqui.....mas 150A?...nunca....nem segura o DAD D-1500 (130A) sozinha....

SHAUSDHAUSH isso me desanimou mais ainda, a minha não vai dar nem 40A... =/

sei que uma série de fatores implica mais o tamanho (massa magnética) ainda implica mais que apenas frequência e quantidade de fios por expira

elem do tipo de fio usado..

Compartilhar este post

Link para o post

Agora o topico ficou bom , afirmações baseadas em conhecimento :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma usina de 60 tocando um stetsom 1k5 e um b buster 1600 sem bateria e toca de boa to empurrando na stetsom 2 gambim de 18 de 400, e no b buster 2 6x9 2 d200 e 2 tweeter

Compartilhar este post

Link para o post

Agora o topico ficou bom , afirmações baseadas em conhecimento :legal:

Verdade, acompanhando...

Alguem chuta quanto a de 600A fornece REALMENTE?

http://www.youtube.com/watch?v=8YB5odxQOLw

Olhem lá pelos 06:50 a placa dela e comparem com a que o thytoin postou

20130202220852.jpg

É aquela coisa, um coisa é "potencia" (sim entre aspas mesmoooo) e outra é ripple + ruido...http://pt.wikipedia.org/wiki/Ripple

:huh:

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma usina de 60 tocando um stetsom 1k5 e um b buster 1600 sem bateria e toca de boa to empurrando na stetsom 2 gambim de 18 de 400, e no b buster 2 6x9 2 d200 e 2 tweeter

Não se esqueça que impedância é diferente de resistência....

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, acompanhando...

Alguem chuta quanto a de 600A fornece REALMENTE?

http://www.youtube.com/watch?v=8YB5odxQOLw

Olhem lá pelos 06:50 a placa dela e comparem com a que o thytoin postou

20130202220852.jpg

É aquela coisa, um coisa é "potencia" (sim entre aspas mesmoooo) e outra é ripple + ruido...http://pt.wikipedia.org/wiki/Ripple

:huh:

Sem dúvida, qd ligo a fonte suja o sinal de saída sim...só a bateria fica limpo!

Compartilhar este post

Link para o post

DAD...pergunta:

Quanto tu acha que é aceitavel de ripple em uma fonte automotiva para nao fudiscás (do verbo fu@#@) um dad por exemplo com o tempo? em informática em equipamentos mais sensiveis o ideai é 80(ou 100)mV para baixo quando o bom mesmo seria 50mV. Lógico que é outro ramo outros tipos de equipamento muito mais sensiveis (como memoria, hdd...).

Compartilhar este post

Link para o post

DAD...pergunta:

Quanto tu acha que é aceitavel de ripple em uma fonte automotiva para nao fudiscás (do verbo fu@#@) um dad por exemplo com o tempo? em informática em equipamentos mais sensiveis o ideai é 80(ou 100)mV para baixo quando o bom mesmo seria 50mV. Lógico que é outro ramo outros tipos de equipamento muito mais sensiveis (como memoria, hdd...).

O grande problema é vc medir este riple, tem que ser com osciloscópio!

E tem outro fator importante, se o riple for alto, pode danificar os capacitores de entrada e até os da fonte dos módulos!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

É...

O drama é ter um osciloscópio descente. Ah, como eu queria ter um portatil....

1300, 10 anos de garantia na perCom, Tektronix 40MHZ 500ms/s Digital.

mais que suficiente.

Em ralação ao sinal, suja mesmo e não é pouco. se seu sistema não conta com boa filtragem pra auxiliar o ruído toma conta.

DAD, a sua fonte ao ligar também tem aquele ruído Audível, espécie de apito bem agudo ?

antes mesmo do cooler ser acionado eu já escuto esse ruído aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

mais que suficiente.

Em ralação ao sinal, suja mesmo e não é pouco. se seu sistema não conta com boa filtragem pra auxiliar o ruído toma conta.

DAD, a sua fonte ao ligar também tem aquele ruído Audível, espécie de apito bem agudo ?

Essa questao da leitura thytoin, quanto menor melhor? ou o contrario?(500ms/s) to ajutando uma grana para comprar um, quem sabe até dar uma parcelada. É um equipamento muito util.

Eu testei uma fonte spark recentemente, assim de relance, escutei foi um barulhinho desses no som quanto esta bem alto ele sem nada tocando...

Compartilhar este post

Link para o post

mais que suficiente.

Ainda não testei ela com som...o ruído a que me refiro é visual no osciloscópio, borra toda a senoide!,....

Uso a fonte como complemento de energia para testar os módulos!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questao da leitura thytoin, quanto menor melhor? ou o contrario?(500ms/s) to ajutando uma grana para comprar um, quem sabe até dar uma parcelada. É um equipamento muito util.

Eu testei uma fonte spark recentemente, assim de relance, escutei foi um barulhinho desses no som quanto esta bem alto ele sem nada tocando...

quanto maior melhor porém mais caros... depois desses vem os modelos com 1gs/s depois 2... assim vai.. más são equipamentos para aplicações

em laboratórios.. são extremamente caros. no catalogo da tektronix você pode ter uma melhor noção da vasta gama de instrumentação de bancada.

Dad.

O ruído que minha fonte produz além de visual (no osciloscópio) é audível rsrs

se assemelha a um apito intermitente. mesmo sem carga conectada.

A sorte do fabricante que essas fontes são usadas em maior parte nos trios elétricos..

onde elas tem um tempo pra se recuperem e um banco de baterias em paralelo.

por que sem nenhuma bateria ligada como nesses testes com carga resistiva elas iriam decepcionar facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

fiz um teste meia boca aqui sem alicate..

usei cabos de cobre com 12mm² curtos (20cm +ou-).. descontando a resistência das pontas de provas 0,4 ohms os cabos deram 0,01 aproximadamente

em quanto frios...

a resistência, Níquel cromo 0,08 a 0,1 +ou-..

tensão de saída na spark deu entre 14,1 a 14,3V.

pegando as médias creio ter extraído uns 140A dela.

Mais tem um detalhe logo os cabos foram ficando quentes e a tensão ia saltando de 14.1 pra 14.2, 14.3V...

Bom mesmo sem alicate lei de ohm não falha. mesmo assim foi só um teste preliminar sem muitos recursos..

A água da bacia que usei logo ficou quente também.. foi necessário movimentar a resistência para que não fritasse,

ela rompeu uma parte por que a água ferveu quando estava parada dentro da bacia.

no geral se aproximou da marca, os retificadores se mantiveram frios mesmo sem a carcaça da fonte pra

guiar o fluxo de ar.

tornarei a repetir o teste quando arrumar um alicate rs

20130203171933.jpg

14,1V em 0,1 (variou de 0,0 entre 0,1 era isso mesmo, descontada as pontas...)

mesmo assim não deu os 150A.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi..

a fonte Usina de 150 amp. deu 140, foi isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi..

a fonte Usina de 150 amp. deu 140, foi isso ?

não foi medida corrente com alicate amperímetro, somente tensão de saída da fonte mais meia hora só posicionando e medindo cabos e

a carga resistiva usada.

logo apliquei lei de ohm. v/r

creio que deva ter uma margem de erro de +ou- 10A da corrente calculada aqui. então só com um bom alicate pra comprovar.

a minha é das primeiras unidades, não possui o voltímetro incorporado a ela.

Nesse teste o núcleo ficou ligeiramente morno, normal até. mais alguns resistores "grandes" aqueceram Muito !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria muito ver um teste das fontes ricsom. Eu não conheço, mas eu gostei muito do ampli que escutei. Se a fonte seguir a mesma linha, acho que pode ser uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

sim mais no geral todas são altas.. 50~100khz, vou fazer a medição aqui pra saber o valor exato.

além do NT dessa fonte não me parecer convincente, tem esse detalhe também na retificação que apesar da ventilação ser forçada e muito forte esses diodos iriam fritar

circulando toda essa corrente..

Os diodos são do tipo schotky, com baixo VF, mas igual se vc tiver 0,5v de VF e uma corrente de 80A, vai ter uns 40W de dissipação em cada diodo.

Quanto ao NT5020, tá de bom tamanho pra potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Os diodos são do tipo schotky, com baixo VF, mas igual se vc tiver 0,5v de VF e uma corrente de 80A, vai ter uns 40W de dissipação em cada diodo.

Quanto ao NT5020, tá de bom tamanho pra potencia.

os diodos até me surpreenderam, com a carga praticamente no limite foram os que menos aqueceram.

más testei por no máximo 1 minuto e meio.. certeza que esses diodos são os V80100P ?

aqui estão raspados.

Agora o resistor de 100r x 5W ao lado do Núcleo de ferrite esquentou muito mesmo. se brincar um de 10W em seu lugar ainda é pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria muito ver um teste das fontes ricsom. Eu não conheço, mas eu gostei muito do ampli que escutei. Se a fonte seguir a mesma linha, acho que pode ser uma boa opção.

se quizer testar tenho a minha que uso aqui de 150A

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...