Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ewertonrm

Saveiro cross caixa para 12 Cp 308

Recommended Posts

Galera comprei uma sava cross, e eu mesmo vou fazer a minha caixa de grave tenho todas as ferramentas em casa, pra fazer a caixa.

Ja fiz caixas ate para 4 cp, mais essa pra 12 quero fazer do jeito certo toda calculada pra tocar forte como não entendo muito de caixas de som, estou com duvidas quanto a litragem pra tocar aberto qual a melhor, frequência da caixa, dutos e medidas.

Se alguém experiente em caixas acústicas poder ajudar, na construção da caixa ficarei muito grato.

Foto P. Malas

3-184151616_g.jpg

Especificações

-Porta malas com 734 litros, lembrando que tem que sobrar o espaço para a bundinha com 12 6x9 pioneer e 4 ST 304 selenium, e para 4 bateria alpha cell.

-Vou usar MDF de25 MM para construção da caixa

- Modulo a ser usado pra tocar os 12 308 ainda não decidi vai ser uma SD 5.000 ou 3 roadstar 1600.

Pensei em fazer uma caixa de grave igual a dessa saveiro da Thevolution mais no MDF

1306337241_206706743_7-Som-Automotivo-Completao-SAVEIRO-G5-.jpg

1306337241_206706743_9-Som-Automotivo-Completao-SAVEIRO-G5-.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caçamba da Saveiro Cross é pequena, se couber 38 litros para cada sub é muito, mas já é mais que suficiente para tocar forte aberto.

edit.: deveria ter postado no Trio.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

A caçamba da Saveiro Cross é pequena, se couber 38 litros para cada sub é muito, mas já é mais que suficiente para tocar forte aberto.

edit.: deveria ter postado no Trio.

Ela tem 740 litros ja vi uma sava cross com 16 cp 309 e tava tocando forte...

Acho que tirando o local das baterias e da bundinha ainda sobre uns 640 litros pra caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela tem 740 litros ja vi uma sava cross com 16 cp 309 e tava tocando forte...

Acho que tirando o local das baterias e da bundinha ainda sobre uns 640 litros pra caixa.

Dá pra tirar mais volume do que falei mesmo, pensei que era 16 subs, agora que você falou que vi que são 12. 12 dá pra tirar um volume considerável, mas o ideal seria entre 40 e 42 litros para tocar aberto, caixa grande não rende para tocar aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra tirar mais volume do que falei mesmo, pensei que era 16 subs, agora que você falou que vi que são 12. 12 dá pra tirar um volume considerável, mas o ideal seria entre 40 e 42 litros para tocar aberto, caixa grande não rende para tocar aberto.

Tava pensando nisso mesmo mais ou menos de 42 a 45 litros

E quanto as dutos e a frequência qual seria a ideal?

Amanha vou fazer as medidas de altura e largura do porta malas e posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

42 litros pra cada, se possivel 12 dutos de 4"(ou o mais proximo disso possivel), sintonia em 40hz...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, retira a proteção plastica que reveste a caçamba.

faça com 40L pra tocar aberto. foi a litragem que eu testei com sintonia em 37hz que tocou melhor aberto.

de uma olhada nessa foto onde eu tive participação em fazer.

2037_301486859953695_2033204957_n.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, retira a proteção plastica que reveste a caçamba.

faça com 40L pra tocar aberto. foi a litragem que eu testei com sintonia em 37hz que tocou melhor aberto.

de uma olhada nessa foto onde eu tive participação em fazer.

2037_301486859953695_2033204957_n.jpg

Não entendi o porque de retirar o revestimento plastico da caçamba?

Vou tirar as medidas da caçamba esse final de semana pra vcs que ajudarem na construção da caixa.

Porque eu não sei medir frequência, e nem dimensionamento dutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que retirar o protetor de caçamba mesmo, aquilo além de roubar espaço faz barulho (vibra) quando os subs estão tocando.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando o topico a ativa dei uma parada, em mexer no carro pois estava estudando para um concurso e tinha aula de segunda a segunda ai tava fo** sem tempo pra nada.

Os modulos de grave ja comprei vão ser 3 RD 1600 tocando os 12 CP, vi varias pick-up tocando e o som que mais agradou foi o da roadstar.

Para a voz sd 2500 tocando os 32 6x9 e 2 SD 250 tocando 14 ST 304.

Aqui no DF e difícil demais achar capa de MDF de 25MM, finalmente achei a um preço justo R$ 90 e vou pegar 2 amanha, pra começar a caixa de grave.

Tirando o revestimento plastico da caçamba posto aqui as medidas do PM.

Editado por ewertonrm

Compartilhar este post

Link para o post

Medi o PM do carro esse final de semana e ja fizemos um esboço da caixa.

Altura 47 CM

Comprimento 126 CM

Largura 127 CM

Agora a duvida e sobre a quantidade de dutos para essa caixa, pois não sei fazer esses cálculos no winisd.

Compartilhar este post

Link para o post

da pra tirar entre 35 e 40litros pra cada sub, use 1 duto de 4" pra cada falante.. depois teste os tamanhos

eu acho que o que vc vai curtir vai ser algo entre 20e 25 cm..

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma caixa com 3 câmaras (uma pra cada Roadstar). 160 litros cada câmara com 3 dutos (não precisa mais que isso) de 4" por 30 cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pensando em dividir ela no meio 6 Cp cada câmara e colocar 4 dutos em cada camara de 4 cm por 30 cm

Editado por ewertonrm

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é uma câmara para cada amplificador, se não você pode ter problemas de cancelamento...

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é uma câmara para cada amplificador, se não você pode ter problemas de cancelamento...

A saveiro cross e muito pequeno o espaço ela só e mais funda, não cabe uma câmara para 4 subs, o único jeito e igual ao da foto acima que postei pra caber todos os subs por isso estou pensando em dividir em 2 câmaras ou câmara unica mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz câmara única então, dividir em duas câmaras não resolverá nada, pelo contrário...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz câmara única então, dividir em duas câmaras não resolverá nada, pelo contrário...

Vou fazer em câmara unica mesmo e usar 8 dutos de 4 por 30 mm

Amanha vou aproveitar o feriado para começar a construir a caixa

Compartilhar este post

Link para o post

observando aqui! vendi meu som e vou vender o carro, pra até o fim do ano, comprar uma saveiro cross ou uma montana, não decidi ainda, e montar um trio goiano com 12 ou 16 pioneer, e 6x9 nas portas e na trazeira!

Compartilhar este post

Link para o post

observando aqui! vendi meu som e vou vender o carro, pra até o fim do ano, comprar uma saveiro cross ou uma montana, não decidi ainda, e montar um trio goiano com 12 ou 16 pioneer, e 6x9 nas portas e na trazeira!

T vendendo a minha CROSS ano 2011 / 2012 prata 17.000 km rodados, legalizada suspenssão Fixa full xenon, banco em couro sensor de estacionamento completa completa,

dsc01625v.jpg

dsc01623z.jpg

dsc01624ej.jpg

e ja vai com um sonzinho interno bacana acompanhando o cunjunto so desfila mesmo, ta top a saverinho....

79793104.jpg

73496603.jpg

marcaoq.jpg

Abraço a todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Poize galera tava sem tempo pra postar aqui pois estava estudando demais para concurso e para a prova da OAB, graças a Deus pelo menos um de meus objetivos consegui que foi passar na prova da ordem.

Quanto ao som terminei a caixa semana passada agora só esta faltando a parte de acabamento dela selar direito, lixar para dar o plaine, e bater o batido de preta nela por fora.

Ta ai uma foto de como ficou a caixa, a noite quando chegar em casa posto as medidas internas e externas da caixa pra alguém do fórum que entenda de litragem e frequência me de uma ideia de como sintonizar da melhor forma essa caixa.

20130605137043902214061.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

show hein, mais diz uma coisa, são 6 dutos de 3" para 12 subs?

Compartilhar este post

Link para o post

show hein, mais diz uma coisa, são 6 dutos de 3" para 12 subs?

Não são 10 dutos de 3 e porque ai na foto ainda não tinha cortado os 4 dutos dos fundos

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera finalmente terminei a caixa kkkkkkkkkkkkkkk já esta no prime pronta pra despachar pra pintura.

Como o final de semana e curto, não deu tempo que fazer os aterramentos das baterias e a instalação delas, pois quero fazer com barramento de cobre positivo e negativo.

As portas, a bundinha e o porta modulo decidi que não vou fazer na madeira e sim no acrílico devido a ter achado a um ótimo preço a folha de 8MM, assim quem vai fazer e um brother que já e mais experiente nesse tipo de material.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...