Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LeORiPaNi

Direcionamento de frequencias

Recommended Posts

Conversando com uma pessoa com bastante experiência no ramo este me disse q c fizer o corte do mid-bass em 300Hz naum importa onde eu colocasse o falante pois teria o mesmo efeito em qq lugar q este ficasse, já q até aproximadamente 300Hz não somos capazes de dizer de onde vem o som já q até 300Hz as frequencias são ohmni-direcionais....bom me interessei sobre o assunto e pequisei um pouco (achei poka coisa sobre) e, simplificando bastante, cheguei a conclusão de q dependendo da distância da fonte de som (até ~5m), devido a natureza da onde, ela se forma de maneira q chega aos nossos dois ouvidos ao mesmo tempo tornando bem dificil a percepção da fonte dessa onda....

 

bom queria saber se alguém ae pode me dizer algo a respeito ou explicar de modo mais simplificado ou até c naum concordam.

 

é isso ae...

 

Vlw

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando tópico (podia estar no Hot Topics, inclusive)

 

li sobre isso tbm, inclusive postei algo nesse sentido, mas fui meio rechaçado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessantíssimo esse assunto! Poderia mesmo estar no hot topics!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Interessantíssimo esse assunto! Poderia mesmo estar no hot topics!

Principalmente por ter toda essa gama de respostas técnicas `a pergunta feita :vts :lol:

 

Sarro de lado, agora falando serio: mesmo sendo o ouvido humando incapaS de saber DE ONDE VEM o som, CREIO ke seja mais plausível deixar o falante o mais direcionado possível aos ouvidos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Principalmente por ter toda essa gama de respostas técnicas `a pergunta feita  :vts :lol:

 

Sarro de lado, agora falando serio: mesmo sendo o ouvido humando incapaS de saber DE ONDE VEM o som, CREIO ke seja mais plausível deixar o falante o mais direcionado possível aos ouvidos...

mas qual seria a vantagem de ocupar espaço desnescessário, muitas vezes prejudicando a ergonomia (com os pezinhos por exemplo, q atrapalham bastante, pricipalmente os mais altos) do carro, se isso não irá trazer vantagem alguma e pior terá o mesmo rendimento q teria se colocado em qq outro lugar?

 

acredito q devemos nos valer de todos os recursos possíveis pra otimizar o sistema sem prejudicar a ergonomia.....

 

bom espero resposta e opiniões...

 

 

ah eskeci de dizer q na minha "pesquisa" tive a impressão q esse tema é meio polêmico, uns concordam outros não, outros nem comentam...bom sei lá...opinem ae!!

 

Abraços

Editado por LeORiPaNi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

leo resumiu minha filosofia

de qq jeito vc tem que botar fullrange no painel, mas isso até que é aceitável, melhor 1 litro ali no cantinho do que 12 te espremendo as perna

 

vamo lá molecada, vamo responder!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Principalmente por ter toda essa gama de respostas técnicas `a pergunta feita :vts :lol:

 

Sarro de lado, agora falando serio: mesmo sendo o ouvido humando incapaS de saber DE ONDE VEM o som, CREIO ke seja mais plausível deixar o falante o mais direcionado possível aos ouvidos...

Caro BLauPunKT: Se "o mais plausível" é colocar os falantes o mais direcionado possível para os ouvidos, então vou ter que encontrar um jeito de retirar o sub do porta-malas do meu carro e colocá-lo em cima do painel...

 

A validade de alguns dados como esse que o LeORiPaNi disse são muito importantes na hora de se montar um projeto, como exemplo, o projeto de som num veículo onde a colocação de pezinhos fosse inviável... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Caro BLauPunKT: Se "o mais plausível" é colocar os falantes o mais direcionado possível para os ouvidos, então vou ter que encontrar um jeito de retirar o sub do porta-malas do meu carro e colocá-lo em cima do painel..."

 

Pegou ar hein? :P Relax...

Por "falantes" gostaria ke subentendesse "mids".

 

Bom... em se tratando de inviabilidade de se colocarem peSinhos em determinado veículo, aí nao teria jeito mesmo, entao nao adianta nem discutir.

 

Tratando-se da viabilidade de peSinhos, porém na dúvida entre coloca'-los ou nao, creio ke o direcionamento do falante (e desta veS da' para subentender ke é o mid, e nao o subwoofer ke ta na sua mala) para os ouvidos seja a melhor opçao, pois a onda viajara' sem obstaculos ate o seu destino (os ouvidos).

Colocando na porta, ela tem mtos obstaculos ate chegar aos ouvidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas qual seria a vantagem de ocupar espaço desnescessário

 

Nao precisa levar em conta ke o peSinho é uma "caixa" para o falante(deixa eu explicar direitinho: o midbass)? a resposta nao é mais plana do ke na porta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"Caro BLauPunKT: Se "o mais plausível" é colocar os falantes o mais direcionado possível para os ouvidos, então vou ter que encontrar um jeito de retirar o sub do porta-malas do meu carro e colocá-lo em cima do painel..."

 

Pegou ar hein? :P Relax...

Por "falantes" gostaria ke subentendesse "mids".

 

Bom... em se tratando de inviabilidade de se colocarem peSinhos em determinado veículo, aí nao teria jeito mesmo, entao nao adianta nem discutir.

 

Tratando-se da viabilidade de peSinhos, porém na dúvida entre coloca'-los ou nao, creio ke o direcionamento do falante (e desta veS da' para subentender ke é o mid, e nao o subwoofer ke ta na sua mala) para os ouvidos seja a melhor opçao, pois a onda viajara' sem obstaculos ate o seu destino (os ouvidos).

Colocando na porta, ela tem mtos obstaculos ate chegar aos ouvidos.

Pois é meu caro BLauPunKT... Vc está coberto de razão em relação ao posicionamento dos falates. Em nenhum momento discordei disso. Entendí e concordo com tudo que vc disse, apenas tratei a sua resposta de forma bem humorada, da mesma forma que vc fez ao me responder. O único senão foi que, do jeito que vc respondeu, pareceu-me que estava desconsiderando completamente o tópico, como se fosse um assunto que não fosse merecedor de uma discussão mais aprofundada. Sem stress amigo! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

=] Tudo bem... concordo ke ficou soando meio pejorativo meu primeiro post dentro desse tópico... deixa eu só frisar ke nao era minha intencao, eu só kis brincar um pouco com a situacao.... :(

 

 

Força

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá gALLera! Alguém mais que tenha alguma informação a respeito???? :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos lá gALLera! Alguém mais que tenha alguma informação a respeito???? :+1

Primeiro: Acho muito interessante este tópico.

 

Por mim o local faz diferença sim, principalmente por causa dos obstáculos. Até 300 hz a onda vai a todas direções, mas se você colocar o midbass nas portas traseiras eu acho que não fica a mesma coisa. Quem tem 2 kit 2 vias um nas portas da frente, outro nas portas traseiras pode fazer o teste. Liga só os mid da frente, depois só os de tras e veja se tem diferença e posta o que achou.

 

Obs. De nada adianta o tese se os mid forem de diferentes modelos, e se os da frente estiverem em peZinhos.

Obs 2. Quem for mais paciente e tem só um kit, pode colocar nas portas dianteiras, perceber o som, depois desmontar e colocar nas portas traseiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Por mim o local faz diferença sim, principalmente por causa dos obstáculos. Até 300 hz a onda vai a todas direções, mas se você colocar o midbass nas portas traseiras eu acho que não fica a mesma coisa. Quem tem 2 kit 2 vias um nas portas da frente, outro nas portas traseiras pode fazer o teste. Liga só os mid da frente, depois só os de tras e veja se tem diferença e posta o que achou.

 

Obs. De nada adianta o tese se os mid forem de diferentes modelos, e se os da frente estiverem em peZinhos.

Obs 2. Quem for mais paciente e tem só um kit, pode colocar nas portas dianteiras, perceber o som, depois desmontar e colocar nas portas traseiras.

esse teste não vai funcionar pra mtas pessoas..só pra akelas q tem Mid-bass com LP em 300Hz na frente e tbm atrás e sem atenuação....senaum fica mais fácil a percepção da espacialidade...

 

qto ao uso de pezinhos, mesmo q viável, dependendo do tipo da instalação, não é adequado, afinal de um modo ou de outro ocupa espaço e na maioria das vezes vira apoio de pé....

 

 

qto ao direcionamento dos falantes, a onda chegará passando por menos obstáculos, mas surtirá o mesmo efeito ao ouvinte do q c estivesse na porta ou em qq outro lugar (por baixo do painel por exemplo)....então, não vejo vantagem em ocupar espaço desnecessário....

 

 

mas o q eu queria saber mesmo dos mais entendidos é, o q acham? ateh qual frequencia, ou melhor, qual a frequencia limite das ondas ohmni-direcionais? é válido tomar partido disso?!? vantagens?? desvantagens??

 

bom é isso!!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Conversando com uma pessoa com bastante experiência no ramo este me disse q c fizer o corte do mid-bass em 300Hz naum importa onde eu colocasse o falante pois teria o mesmo efeito em qq lugar q este ficasse, já q até aproximadamente 300Hz não somos capazes de dizer de onde vem o som já q até 300Hz as frequencias são ohmni-direcionais....bom me interessei sobre o assunto e pequisei um pouco (achei poka coisa sobre) e, simplificando bastante, cheguei a conclusão de q dependendo da distância da fonte de som (até ~5m), devido a natureza da onde, ela se forma de maneira q chega aos nossos dois ouvidos ao mesmo tempo tornando bem dificil a percepção da fonte dessa onda....

 

bom queria saber se alguém ae pode me dizer algo a respeito ou explicar de modo mais simplificado ou até c naum concordam.

 

é isso ae...

 

Vlw

Abraços.

Eu diria que até uns 200Hz há essa propriedade do som ser omni-direcional, mas:

- O pesinho não possui somente o Mid Bass, mas também o tweeter. Com esses dois alto falantes praticamente juntos o "delay" entre eles é quase nulo. Também por isso o pesinho deve ser utilizado.

- Mesmo com um crossover de 2ª Ordem em 200Hz, você ouvirá frequencias de até uns 800Hz com certa facilidade apesar de haver uma atenuação de 24dB (em 800Hz).

- Você deixará o Mid Bass trabalhando somente entre uns 80Hz e 200Hz??

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade quem me falou a respeito foi o Willian da Alchemy Way, pois eu iria colocar o mid-range na porta e mid-bass no pezinho com tweeter na coluna, devido a problemas de espaço e acomodação dos falantes.

 

então ele me aconselhou a colocar os mid-range no pezinho e colocar o mid-bass em qq outro lugar, embaixo do banco, por exemplo, com o corte em 300Hz, q devido a essa propriedade das ondas omni-direcionais, o resultado seria mto bom.

 

Mas como não sei c meus mid-bass vaum dar certo embaixo do banco, comecei a pesquisar a respeito para ver se poderia coloca-los atrás do banco do passageiro (é uma picape).

 

 

Então, concluindo, no pezinho pretendo colocar apenas o Mid-range...tweeter na coluna e mid-bass embaixo dos bancos ou atrás do passageiro.

 

pelo q vc falou, meu problema seria no corte de 300Hz em diante, pois nessa faixa eu não conseguiria fazer o corte pelo player (onde eu conseguiria corte de até 4º ordem) e teria q usar crossovers de 2º ordem..agora fiquei na dúvida, será que se eu fizer dessa maneira terei meu palco prejudicado?

 

minha intenção é usar o Mid-bass entre exatamente 80Hz e 300Hz, por isso estou tentando pesquisar a respeito pra resolver o q faço!

 

bom é isso ae, desculpe ter me alongado tanto.

Abraços

Leonardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Conversando com uma pessoa com bastante experiência no ramo este me disse q c fizer o corte do mid-bass em 300Hz naum importa onde eu colocasse o falante pois teria o mesmo efeito em qq lugar q este ficasse, já q até aproximadamente 300Hz não somos capazes de dizer de onde vem o som já q até 300Hz as frequencias são ohmni-direcionais....bom me interessei sobre o assunto e pequisei um pouco (achei poka coisa sobre) e, simplificando bastante, cheguei a conclusão de q dependendo da distância da fonte de som (até ~5m), devido a natureza da onde, ela se forma de maneira q chega aos nossos dois ouvidos ao mesmo tempo tornando bem dificil a percepção da fonte dessa onda....

 

bom queria saber se alguém ae pode me dizer algo a respeito ou explicar de modo mais simplificado ou até c naum concordam.

 

é isso ae...

 

Vlw

Abraços.

Eu diria que até uns 200Hz há essa propriedade do som ser omni-direcional, mas:

- O pesinho não possui somente o Mid Bass, mas também o tweeter. Com esses dois alto falantes praticamente juntos o "delay" entre eles é quase nulo. Também por isso o pesinho deve ser utilizado.

- Mesmo com um crossover de 2ª Ordem em 200Hz, você ouvirá frequencias de até uns 800Hz com certa facilidade apesar de haver uma atenuação de 24dB (em 800Hz).

- Você deixará o Mid Bass trabalhando somente entre uns 80Hz e 200Hz??

Um abraço,

Renato

Bem, os meus planos incluem deixar o midbass tocando até 250Hz. Acima disto o midrange vai operar, e realmente pensei em prejudicar o posicionamento do pezinho em prol da ergonomia e da segurança do midbass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mesmo com um crossover de 2ª Ordem em 200Hz, você ouvirá frequencias de até uns 800Hz com certa facilidade apesar de haver uma atenuação de 24dB (em 800Hz).

Acho que tem pouca gente dando a devida importância pra isso que o Renato falou.. mas faz uma diferença....

 

Se vc quiser que o médio responda até uns 200 Hz, eu não faria o passa baixa acima de 100/120 Hz se ele não fosse, no mínimo, de 4ª ordem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se assim é melhor por o midbass em um tampão ou midbass necessita de uma caixa acustica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se assim é melhor por o midbass em um tampão ou midbass necessita de uma caixa acustica?

Olha, isso não tem tanto à ver quanto ao divisor para passa baixa, e mais com passa alta e característica dos falantes. Alguns precisam de muito volume pra uma resposta boa, e se seguram bem na excursão, daí quando vc coloca na porta ou no tampão (blafe infinito/free air), ele se dá melhor. Outros falantes já rendem legal se estiverem dentro de uma caixa acústica que isole/mude a fase da onda traseira, e por isso, melhoram em pezinhos/caixas. Geralmente estes falantes perderão controle da excursão quando colocados em free-air, e seria então necessário um cross. passa alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora o tópico tá tomando a direção q eu imaginava....

 

Cacius, será q seria necessário uma atenuação tão forta (4º ordem) em uma frequencia tão "baixa" pra alcançar o efeito desejado??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
será q seria necessário uma atenuação tão forta (4º ordem) em uma frequencia tão "baixa" pra alcançar o efeito desejado??

Cara, tem que ser sim

 

Outro dia tava brincando no carro, testando caixas pro E2K. Desliguei médios e agudos, deixei só o sub. Coloquei o cross em aproximadamente 50/55 Hz (atenuação 18 dB/oct - terceira ordem) e coloquei uma faixa que sai de 1 Hz até sei lá quantos, alterando 1 Hz por segundo.

Sabe quando eu notei uma grande queda nos graves?? Quando chegou lá perto dos dois minutos de música (100 segundos, ou 100 Hz). Depois, desliguei o sub e testei o estéreo... deixei o passa alta dos médios em 70 Hz, 12 dB/oct (2ª ordem), em pezinhos pequenos (3 litros) e a partir de uns 35/40 Hz vc já ouve... obviamente não é aquela maravilha, mas ouve...

 

Quando vc está tratando de um sistema que busca o melhor (não vamos nem falar em perfeição), e está tentando 'esconder' os falantes do espectro inferior (sub e médio-grave), os cortes tem que ser baixos e violentos. Se não ele responde em outras freq. com amplitude suficiente pra ser notado....

 

Desculpem a bíblia.

Editado por Cacius

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cortes violentos podem ser úteis pra utilizar mais potência num range maior de frequencias, para ter melhor direcionamento, mas um corte de primeira ordem eh muito usado em caixas hi-end, residenciais, Hts bons e etc, pois promove uma transição mais suave com menor rotação de fase

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
um corte de primeira ordem eh muito usado em caixas hi-end, residenciais, Hts bons e etc, pois promove uma transição mais suave com menor rotação de fase

Realmente, Gusk

Lembro do meu professor de música pedir pra fazer a transição de notas da forma mais suave possível.

 

Mas o lance aqui é esconder um falante... e daí ele não pode reporoduzir muito acima de determina freq. pra não aparecer.

Num kit duas vias, se fosse possível usar só 1ª ordem, e colocados os falantes juntos.. nossa, seria 'tudibãum'.

Mas com 24 dB vc tem 360° de rotação.. quer dizer.. nada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então seu colocasse o midbass com LP em 120Hz (pra responder até uns 300) e qto deveria ser o HP do midrange pra naum ficar um buraco??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...