Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
CRIS RMS

Partindo para o Trio em Definitivo / (2xSuB800+2x550W12+2xDTi7653) OFF

Recommended Posts

Teste as sintonias entre 50-55hz, mas acredito que como o Armando falou: 120L e 52hz terá uma resposta bem interessante. Eu tambem concordo com o Nando, particularmente prefiro caixas um pouco menores para sub800, proximo a 110L. Mas independente da escolha final do projeto da caixa o sistema tende a ter resultado muito bom :legal:

artsompb acho que conheço esse seu projeto. O Emerson (oversound) me passou um algum tempo atraz e acho que trata-se do mesmo rs.Se for eh bem "mal educado" hehe. Tem um certo pico...rs, mas toca forte.

Fala meu grande , a sintonia a 55hz pelo menos na teoria respeita o Xmax e mantem resposta flat , mais como sabemos bem , na pratica pode ser bem diferente do simulado.hehehe

Bem, falar que tem um certo pico é bomdade sua , a caixa em si ja é um pico hehehe , mais na pratica mesmo com respota mononota nas simulações me rendeu pegada com força até incriveis 53hz tocando frenquencia , depois disso cai até os 48hz depois despenca. mais no geral tocou de tudo e forte.

Mesmo usando outros afs ,optei por não mecher no projeto , pois no quesito cornetas de grave não entendo 5% do assunto "sou um fracasso no horn resp", mais com tudo isso todos tocaram forte , alguns com resposta mais picuda "tornado", outros mais musicais "over e magnum".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montei a caixinha, medindo e recalculando depois de pronta ficou com 251Lts brutos e 225Lts livre de tudo, duto com 9x44cm(396cm²). Mas me surgiu uma dúvida, a sintonia se calcula usando o volume bruto certo?

Não sei ainda se meu cross BC-60X chegou, mas se for usar esse modelo quero cortar o sub em 40Hz, muito baixo será? Tem tudo pra ficar com uma boa aparência a caixa, arredondei todos os cantos e entrada do duto na tupia, pena que não levei a câmera pra captar umas imagens, revestimento vai pintura com batida de pedra.

O trampo está sendo feito na casa do meu xará Gariba, user mais ativo no subfórum SQ.

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a sintonia se faz usando o volume bruto , tem que ser cauculado como se fosse a caixa pronta com tudo dentro ..

Me passa as mesdidas da caixa e da madeira que eu faço a sintonia , é camara unica ou separada ? é um duto de 396cm² para cada AF neh.

Gariba fazendo a caixa ???.. MEU AMIGO VEM ACABAMENTO TOP DE LINHA POR AI..

Pra adiantar aqui.

Fiz aqui com 225Livres de tudo , com 2af+ dois dutos de 9x44x19cm ficou em 55hz exatos , mais o volume bruto ficou 262,1L "com dutos e afs"

Se for 251L brutos .fica 2x dutos de 9x44x 22cm para cravar 55hz , e fica com 210L livres .

"lembrando que nas duas simulações foi considerado volume bruto como volume interno sem afs e dutos , a medida externa vai ser maior com adição da medida do mdf"

Compartilhar este post

Link para o post

Como tu pediu a medida da madeira também então tu quer as medidas externas da caixa OK?

Usei MDF de 18mm, câmara única, ficou com 63.8cm de profundidade, 47.5cm de altura, largura 100.5cm até 48cm de profundidade, desses 48cm até os 63.8cm fui diminuindo até ficar com 89.5cm de largura para poder entrar entre as caixas de rodas. Pra facilitar o cálculo considere 1cm à menos na largura(99.5cm) a diferença é de +/-200ml calculando esse canto separado. Conseguiu me entender?

Com essas medidas sobrou só 9cm entre os falantes pra fazer o duto, como esses 396cm² equivalem à cinco dutos de 4" imaginava que já era suficiente. Para aumentar essa área só mudando o formato do duto, ai eu fico sem ideias de novo. OBS: o pórtico já foi feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Vixx agora deu ruim .. Area muito pequena , era para ser dois dutos desse cara ..

Com 396cm² para sintonizar @55hz, vai ficar com incriveis 25mm de profundidade , vai soprar MUITO. não rola mesmo .

So vejo um jeito , abrir dutos triangulares nas laterais dos afs , 4 dutos triangulares de 15x15cm ,sendo dois em cada lateral ai fica com 846cm² de area , profundidade de todos os dutos com 22cm fica @ 55hz .

Compartilhar este post

Link para o post

Mano não levei a porcaria do pen-drive para loja e não peguei os graficos do PowerX, Pode sintonizar a 55hz , a 47hz passou o xmax , dei uma simulada rapida e a resposta parecia Muito mista , tocando 55-60hz com força e descendo legal um pouco abaixo dos 50hz .

E considerei 110L Livres de tudo para cada AF .

Quanto ao projetinho , perai , vou procurar aqui e ja posto aqui no topico mesmo.HEHEHE nego pira nos gravão desse projetinho com apenas 2500w aplicados, e o pior que o lazarento ja usei para tornado2200 ,over sub 800-sub1000 ,rex 18-1100-1500 e Todos tocaram muito forte .

Mais ja aviso , de FLAT ele não tem nada , é feito para TOCAR FORTE e manter o minimo aceitavel de musicalidade. tipo uma caixa para usar no carnaval ou para ir nos encontros brincar no RTA.

EDIT . Link do projeto .. http://imgur.com//6YGoD

Eh esse mesmo rs. Eu tinha passado ele para o Wendell a um tempo atraz tbem SNME.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Fala meu grande , a sintonia a 55hz pelo menos na teoria respeita o Xmax e mantem resposta flat , mais como sabemos bem , na pratica pode ser bem diferente do simulado.hehehe

Bem, falar que tem um certo pico é bomdade sua , a caixa em si ja é um pico hehehe , mais na pratica mesmo com respota mononota nas simulações me rendeu pegada com força até incriveis 53hz tocando frenquencia , depois disso cai até os 48hz depois despenca. mais no geral tocou de tudo e forte.

Mesmo usando outros afs ,optei por não mecher no projeto , pois no quesito cornetas de grave não entendo 5% do assunto "sou um fracasso no horn resp", mais com tudo isso todos tocaram forte , alguns com resposta mais picuda "tornado", outros mais musicais "over e magnum".

Fiz uns testes com pequenas alteraçoes para uso nos 818SDS. Vou "caçar" aqui, so q acho q num ta "digitalizado". Ta num papel cheio de rasuras, anotaçoes e tals - demorei um pouco para achar o que eu queria. Depois te passo por MP (na hora que eu achar hehehe). Mas o resultado rs, ficou bom hehe. So que da mesma forma: nao pense em musicalidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uns testes com pequenas alteraçoes para uso nos 818SDS. Vou "caçar" aqui, so q acho q num ta "digitalizado". Ta num papel cheio de rasuras, anotaçoes e tals - demorei um pouco para achar o que eu queria. Depois te passo por MP (na hora que eu achar hehehe). Mas o resultado rs, ficou bom hehe. So que da mesma forma: nao pense em musicalidade...

Orra passa mesmo, aqui o povo so quer canhão e planar , sei que de cornetas tu entende muito e nesse asunto eu sou um 0 a esquerda..

Ta vendo como é ,eu tento na colher de chá com progamas de computar e não sai nada . o cara que entende rabisca numa folha e sai tudo certinho.

Em janeiro vou tirar 15dias exclusivos para estudar cornetas de grave, quero pegar a base depois vou gastando madeira e aprendendo na pratica.

Quanto a ser musical , ai é querer demais .. mais tendo um eqzinho na mão da para amenizar para escutar a meio volume gravando um pre-set que reduza os picos.

Compartilhar este post

Link para o post

Orra passa mesmo, aqui o povo so quer canhão e planar , sei que de cornetas tu entende muito e nesse asunto eu sou um 0 a esquerda..

Ta vendo como é ,eu tento na colher de chá com progamas de computar e não sai nada . o cara que entende rabisca numa folha e sai tudo certinho.

Em janeiro vou tirar 15dias exclusivos para estudar cornetas de grave, quero pegar a base depois vou gastando madeira e aprendendo na pratica.

Quanto a ser musical , ai é querer demais .. mais tendo um eqzinho na mão da para amenizar para escutar a meio volume gravando um pre-set que reduza os picos.

Nao eh bem assim nao mano rsrs. Num sei assim nao. Eh que eu gosto de testes na pratica, o Fernando sabe bem disso (fcoelhogomes). Geralmente dou uma simulada, para nao ter "certos riscos" e dai os acertos finais sao na prática mesmo. Ainda mais qdo trata-se de "adaptaçoes".

Nesse modelo especifico, seguindo o "feijao com arroz" de acertar a sintonia da boca(canhao) com a caixa, vc ja terá um resultado muito bom. Se nao tiver algum programa específico, simule a caixa como uma dutada convencional. Depois faça a conta para achar a sintonia da corneta (canhao) nessa mesma freq. SNME (as contas tao nesse mesmo papel rsrs):

Selada: 343/Fb x 4 Dutada: 343/Fb x 8

Um detalhe: nao adianta tentar descer de mais na sintonia. Esse projeto eh destinado a maiores picos mesmo, em sintonias mais altas - assim que vc obtem os melhores resultados. Pois o correto seria trabalhar nao somente com um par de falantes e sim com varias caixas, tendo no acoplamento, o famoso detalhe: "descendo" mais com um baita SPL. Mas como vc mesmo disse: quem procura SPL, nao liga muitos se perder um pouco nas baixas e na musicalidade e quer fazer farra: Eh um prato cheio! No Carnaval do ano passado utilizei e nesse vou de novo hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando aqui tive a idéia de fazer dois cortes em forma de triângulo embaixo e encima dos dutos, assim aumentando a área para 708.5cm². É o máximo que dá pra fazer sem trocar a frente para poder usar quatro dutos triangulares por falante.

Desculpem a grosseria de desenho mas é oque minhas habilidades permitem [^]

caixao.png

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa area de duto ai fica legal ja . para ficar @55hz precisa de 15cm de profundidade .

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa area de duto ai fica legal ja . para ficar @55hz precisa de 15cm de profundidade .

Só espero que a aparência da caixa não fique mto ruim, porque olhando o desenho ficou medonho, A sintonia to pensando em arriscar algo mais baixo que 55Hz, combina mais com meu gosto.

E chegou meu cross, só de ler o manual já gostei bastante, tenho que aprender a calcular quanto usar no delay, fiz uma procura rápida lá nos artigos e não encontrei nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse modelo especifico, seguindo o "feijao com arroz" de acertar a sintonia da boca(canhao) com a caixa, vc ja terá um resultado muito bom. Se nao tiver algum programa específico, simule a caixa como uma dutada convencional. Depois faça a conta para achar a sintonia da corneta (canhao) nessa mesma freq. SNME (as contas tao nesse mesmo papel rsrs):

Selada: 343/Fb x 4 Dutada: 343/Fb x 8

Vou usar o tornado 18" 4ohms como exemplo aqui e tu complementa .. to perdido..hehehe

Vb traseiro dutado com 85L livres com Fb a 50hz . "usando o AF invertido "

A conta seria 343/50 x8 =54,88 e ai faço o que com esse numero ?? é o comprimento da corneta?"acho que não"

Compartilhar este post

Link para o post

Só espero que a aparência da caixa não fique mto ruim, porque olhando o desenho ficou medonho, A sintonia to pensando em arriscar algo mais baixo que 55Hz, combina mais com meu gosto.

E chegou meu cross, só de ler o manual já gostei bastante, tenho que aprender a calcular quanto usar no delay, fiz uma procura rápida lá nos artigos e não encontrei nada.

Não tem como , com esse volume todo vai ultrapassar o Xmax muito facil . e a 55hz não vai ficar nada "SECO" como voce imagina fica bem flat apenas com um pico menor que 3db na região 60-70hz que é onde vem o gravão na maioria das musicas.

Delay ?? agora a coisa fica seriamente seria pica das galaxia ao².

Vamos ao basico , o delay depende da velocidade do som e essa velocidade está ligada diretamente a temperatura ambiente.

O calculo é feito atrasando as vias mais a frente em relação a ultima via traseira , usando como ponto de referencia para medição a ponta do diafragma do transdutores. "diafragma=bobina"

Formula pra calculo da velocidade por temperatuda. Lembrando que a 0ºcelsius a velocidado som é 331,4m/s .

Vsom = 331,4 + 0,61*T, onde T é a temperatura em graus Celsius.

Agora vamos ao calculo do delay em milisegundos."considerando 21ºc e uma diferença de 1metro ente vias"

Delay>Velocidade do Som = Espaço (distancia) DIVIDIDO pelo Tempo, logo TEMPO = Distancia / Velocidade do som.

Assim TEMPO = 1 metro / 344 m/s => ou seja : Tempo = 0.2901 SEGUNDOS ou 29.10 milisegundos "este é o valor do delay a ser aplicado na via"

O basico é isso , só adequar a sua necessidade .

Uma trena e calculadora na mão 5minutos voce mata isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou usar o tornado 18" 4ohms como exemplo aqui e tu complementa .. to perdido..hehehe

Vb traseiro dutado com 85L livres com Fb a 50hz . "usando o AF invertido "

A conta seria 343/50 x8 =54,88 e ai faço o que com esse numero ?? é o comprimento da corneta?"acho que não"

Manin mas sua conta esta errada rs.

Olha: para a sintonia de 50hz: 343/50 x 8 = 343/400 = 0,85 ou seja, sua corneta teria que ter 0,85m ou 85cm de comprimento + camara traseira. Vamos supor que sua camara traseira tenha ai uns 50cm de profundidade, entao a caixa teria 135cm totais.

Outro detalhe: como eu disse antes, para esse tipo de caixa prefiro as sintonias um pouco mais altas, 55hz, 60hz, 65hz e as vezes ate 70hz. Tudo depende da utilizaçao e do resultado buscado. Tambem dou preferencia para falantes na posiçao normal. Acho que fica um pouco melhor (nesse tipo especifico de caixa), faz os testes p vc ver, pq tambem nao da p generalizar - o negocio eh testar hehe. Nas "mini canhão" a posicao inversa acredito que leva vantagem; nao posso afirmar pois fiz uma unica caixa dessas e nao gostei.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Manin mas sua conta esta errada rs.

Olha: para a sintonia de 50hz: 343/50 x 8 = 343/400 = 0,85 ou seja, sua corneta teria que ter 0,85m ou 85cm de comprimento + camara traseira. Vamos supor que sua camara traseira tenha ai uns 50cm de profundidade, entao a caixa teria 135cm totais.

Outro detalhe: como eu disse antes, para esse tipo de caixa prefiro as sintonias um pouco mais altas, 55hz, 60hz, 65hz e as vezes ate 70hz. Tudo depende da utilizaçao e do resultado buscado. Tambem dou preferencia para falantes na posiçao normal. Acho que fica um pouco melhor (nesse tipo especifico de caixa), faz os testes p vc ver, pq tambem nao da p generalizar - o negocio eh testar hehe. Nas "mini canhão" a posicao inversa acredito que leva vantagem; nao posso afirmar pois fiz uma unica caixa dessas e nao gostei.

A erro primario mesmo , mais alivia essa Olha a hora da postagem, sono ?? e muito ..KKKKKKKK

Pow muito obrigado mesmo ,entendi tudo certinho , logo logo estarei comprando um par de bloco MDF 18mm para brincar de caixa canhão aos fins de semana KKKKK

Bom que se der certo ja serve para meu reboque que vou montar esse ano que vem ..

OFF topic ,alguem sabe onde encontro reparo para os Drivers Snake 3082 ?? rapaz tem 4 dessas aqui pra negocio e não econtro raparo , o bixo é ignorante ao ponto de uma D405 fica parecendo uma D250x ao lado dela ..11kgs cada driver..

Se alguem tiver mais informações ou mesmo um manual dela por favor me avisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vixx agora deu ruim .. Area muito pequena , era para ser dois dutos desse cara ..

Com 396cm² para sintonizar @55hz, vai ficar com incriveis 25mm de profundidade , vai soprar MUITO. não rola mesmo .

So vejo um jeito , abrir dutos triangulares nas laterais dos afs , 4 dutos triangulares de 15x15cm ,sendo dois em cada lateral ai fica com 846cm² de area , profundidade de todos os dutos com 22cm fica @ 55hz .

Relendo aqui surgiu uma dúvida, tu sugere que eu acrescente dutos triangulares nos cantos da caixa.Mas misturar dutos com áreas diferentes não faz que eles fiquem em sintonias deferentes apesar de terem o msm comprimento?

E também caberia só 13x13cm ali pelo que desenhei aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto faz o formato do duto , se todos tiverem o mesmo comprimento não muda muita coisa.

Ajuda ??não mesmo ,

Piora ? talvez , mais com certeza coisa bem insignificante perto de usar pouca area de duto..

Dai é aquela coisa , ou faz assim ou vai ter que refazer a frente da caixa ..

entendeu o delay?

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto faz o formato do duto , se todos tiverem o mesmo comprimento não muda muita coisa.

Ajuda ??não mesmo ,

Piora ? talvez , mais com certeza coisa bem insignificante perto de usar pouca area de duto..

Dai é aquela coisa , ou faz assim ou vai ter que refazer a frente da caixa ..

entendeu o delay?

Vou aumentar a área desse duto sim mas provavelmente vai se do meu jeito. Acho que no sábado termino e domingo eu pinto ela, to na agonia de ouvir esse som, não instalei o cross ainda, tenho que trocar o RCA de 1Mt por um de 1.5Mt pq ficou curto pro amplificador dos MG. Me apareceu em negócio aqui um MTX RT604, será que fica bom pra tocar drivers e STs?

Entendi sobre o delay, se não me engano o BC-60X tem ajuste de até 14 milisegungos mas não faz mal pq minhas vias não vão ficar mais que 50cm umas das outras.

Vlw man.. se o cara quiser 200pila em cada eu compro , mermão esse driver é um monstro.

Olhei umas imagens na net, grandinhu mesmo hein. Eu achava que não tinha drive do porte do D400.

Tem ST que acompanha ele ou precisa de uma par?

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Faz ai teu estilo sim , mais com no minimo 800cm² de boca, do contrario vai soprar.

Quanto ao 3082 é um monstro "maior que o D400" 11kgs cada um, todo em aluminio , declara 100wrms , mais o dono me falou que usava 300wrms "corte 800hz 18db8ª" em cada por 12 anos num P.A e só agora queimaram "falour ser culpa de um amplificador digital que tinha acabado de instalar" ..e mais uma vez minha teoria dos digitais para as altas se confirmam ..

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa quase terminada, falta reforços e acabamento. Até que não ficou feia, pelo menos pra mim.

novosom026.jpg

novosom027.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um belo reforço para travar essa frente , do contrario vai abrir.

Pra ajudar no travamento faz o ressonador central traseiro , em forma de triangulo como nas laterais, mais com uma madeira vindo até a boca trazeira do duto.

Pensando aqui , cobrir com corvin por fora e o duto, deixar branco por dentro, colocar uma fitinha de led rgb a noite ficaria Pica das galaxia ...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um belo reforço para travar essa frente , do contrario vai abrir.

Pra ajudar no travamento faz o ressonador central traseiro , em forma de triangulo como nas laterais, mais com uma madeira vindo até a boca traseira do duto.

Pensando aqui , cobrir com corvin por fora e o duto, deixar branco por dentro, colocar uma fitinha de led rgb a noite ficaria Pica das galaxia ...

Não sei se entendi bem, pretendo fazer três reforços cada lado desse duto.

Edit: trabalhar domingo não rende, só consegui fazer os reforços, as brahmas não deixaram fazer mais nada.

novosom059n.jpg

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...