Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

blOom

Montando um PA 12v, médio porte.. vários subs ou woofers?

Recommended Posts

Postado em

Klb depende muito do uso do som e do tamanho do evento, que tem P.A mesmo só aluga o som .

Quem aluga tudo num pacote na maioria das vezes é esses organizadores que tem um som bem menor para bailes ,aniversario de 100 pessoas com voz violão e quando pegam algo maior faz terceirizado.

Mais alugando o pacote tira muito mais grana . porem o valor da iluminação é bem salgado "mais que o som".

Só uma dica , pagamento adiantado em dinheiro SEMPRE e sempre ter uma pessoa para funcionar o som , nunca deichar na mão dos clientes "100% das vezes da melda".

Tem isso mesmo, do PA!

Mas quem tem só o PA, geralmente é PA de grande porte... de 16x18' pra cima! Acho que o KLB não ia começar assim, tão "de cima".

Já aqui em Aju, pra festas até mil pessoas, estourando 1500.. eles alugam tudo junto! Luz e som! 8x18' dá conta de 1500 pessoas com folga, à depender do ambiente!

Outra coisa que dá dinheiro é "Moving Head"... cada moving (aqui) cobram em média 150~250... quando o preço de uma nova é em torno de 2k! 10% de lucro garantidos!

E o som que eu alugo, o dono do som tem um peão "conhecido", que já tem noção de clipping, etc... sempre fica segurando os volumes da mesa quando o DJ aumenta! rsrsrs

Postado em

Do PA? Nem sei viu... vai depender das festas que vão rolar! =(

Por mim, terminava! Mas não vou pagar do bolso!

Só não posso te ajudar muito no lance de valores, pq aqui é tudo barato em relação à Brasilia!

Mas aqui, o cara cobra 200 pila em 4x18' + 2x12' + 2 driver ti... E não é nada top! Mas é caixa comum mesmo, não automotiva!

Já com iluminação e estrutura, ele não fecha por menos de 600,00 se for coisa simples! Pra evento pago (festinha cobrando entrada), 800 é o mínimo! 2 strobos, máquina de fumaça, 2 strobo LED, daquelas q muda de cor e 1 laser vagabas! Não gasta nem 2k de iluminação!

Enfim, mesmo aqui, que o custo é baixo, é bastante rentável! Pq ele tira SEMPRE mais de 10% do que foi investido em CADA evento! SEMPRE!

E o lance dos alugueis é basicamente CONTATOS!

Conheço um figura q tinha 2x18' no carro.. comprou mais 2x18', montou umas 6 a 8 caixinhas com 10pw3 + ti.. arrumou um contato, espalhou por dentro de um bar climatizado e toca sertanejo, etc. O bar vive lotado e ele tira limpo uns 500 conto por noite! Iluminação? Quase nada, só os leds RGB mesmo (como costumam chamar os que variam a cor, tipo esse: )

http://produto.merca...x-110-volts-_JM

..ele tem umas 2 dessas + um strobo.

Ah, no começo ele tocava com 12v + bateria + fonte... tudo escondido num case, desses "profissionais". Mas hoje ele já trocou.. só usa Studio-R, botou processador, etc etc... tá tirando uma grana SOLTA! (considerando q esse bar abre sexta, sabado e domingo)

Vou montar 4 cornetas pra 4 8PW3. Na frente corneta exponencial (pra maior sensibilidade), e atrás uma corneta dobrada sintonizada em 50Hz. Atualmente uso 2 em cornetas (sem a corneta traseira) e toca MUITO alto. Cada corneta + driver D200 + stw. Pra tocar, tenho um Gradiente HAII (2x200W RMS @ 4 ohms).

Pensei em cobrar no aluguel dessas 4 caixas + amp + mesa 4 canais + 2 microfones algo em torno de 300 reais/dia. Tenho reboque, então é manha pra deixar e buscar.

Um amigo meu pagou 200 no aluguel de um amp com mixer + 1 caixa (sim, só uma, mas no final o cara deixou a outra "de brinde", pois ia ficar ociosa) "escorregadeira" com um woofer Keybass 12" fodidão e 2 mics fodidos. O cara fez por mais uns 150 reais um RGB com strobo, uma máquina de fumaça e um laser pequeno. Tudo muito vagabundo.

Iluminação eu acho que vou comprar uns 2 sequenciais coloridos e só. Se pintar uma máquina de fumaça barata, pode ser tb. Mas acho que só ano que vem.

Vou dar uma pesquisada nos valores por aqui, mas se essa po*** render uns 600 por mês tá passando de bom. Hoje não rende nada. Fica meses e meses só pegando poeira.

Postado em

Klb depende muito do uso do som e do tamanho do evento, que tem P.A mesmo só aluga o som .

Quem aluga tudo num pacote na maioria das vezes é esses organizadores que tem um som bem menor para bailes ,aniversario de 100 pessoas com voz violão e quando pegam algo maior faz terceirizado.

Mais alugando o pacote tira muito mais grana . porem o valor da iluminação é bem salgado "mais que o som".

Só uma dica , pagamento adiantado em dinheiro SEMPRE e sempre ter uma pessoa para funcionar o som , nunca deichar na mão dos clientes "100% das vezes da melda".

Cara, aluguel de som grande eu tô fora. Meu irmão mexeu com isto muito tempo, só dor de cabeça. Ele tinha 2 "equipes", cada uma com umas 10 Jhorns + 20 caixas de médio-agudo cada. Vendeu tudo.

Por aqui, aluguel de coisa pequena não rola de botar "operador". O que já vi fazerem é pegar o aluguel adiantado + cheque caução.

Com corte subsônico fixo e limitação de potência duvido que vá ter problemas com danos aos falantes. Reparo eu mesmo faço, caso preciso. O fo** é se alguém destruir o amplificador, ou sumir com o equipamento e sustar o cheque. Aí só na justiça.

Postado em (editado)

Maquina de fumaça é a coisa mais facil do mundo de fazer , um reservatorio com motor acoplado de limpador de parabrisa , faz a serpentina com cano de freio enrolada numa resistencia de barra .

Gasta 80-100 pilas e funciona muito bem.

EDIT . esqueci um transformador 12v 3-5a baratinho.

Editado por artsompb
Postado em

Chegou a comparar T18 versus W-Horn?

Não...não tive a oportunidade. Ouvi as minhas T-18 e as W-horn com falantes diferentes...A T-18 digamos é um sub puro, toca muito forte até uns 120~150hz, acima disso força o falante e tem uma chance grande de gastar um bom dinheiro com reparos, tempos em tempos. A W-horn e mais música é admiti um corte superior maior...200~220hz. Mas tem o pro do tamanho, quem nunca viu ao vivo a caixa é muito grande. Para fabricar as minhas usei o projeto do CCDB que tem poucas diferenças do projeto original JBL, mas segundo a Snake é a mais recomendada para o falante que vou usar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...