Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Montando um PA 12v, médio porte.. vários subs ou woofers?

Recommended Posts

Pessoal, vou apenas adiantar o assunto, depois posto mais detalhes!

Tô precisando montar um PA pra mim... não tenho (teoricamente) limite de espaço nem de potência! Mas quero uma resposta bacana, principalmente nos ~40hz!

O que seria mais interessante? Será que rolava de fazer vááárias LTs (ou air coupler) com subs de 10' ou12'? (Pelo menos umas 16...)

Seria bacana pq teria pouca área "de frente", e dava pra monta-las embaixo do palco!

Ou monto várias manifoldzinhas, cada uma com 2x10', 2x12' ou até 4x12'? Essas 4x12' poderiam seguir a forma da MTL-4.... ou até usando logo 8x12'... como fazem nos carros de SPL americanos!

Ou de repente, várias dutadas.. com 2x12' cada, segundo o estilo das SB850?

Ou deixo de bobagem e sigo usando os woofers mesmo? Tipo SDS?

O lance é que... raramente toco em espaços MUITO grandes... o lance é 90% do tempo indoor.. e caixas muito grandes acabam ficando apertadas no local!

Daí a ideia de fazer algumas air couplers... dava pra montar umas 12 ou 16 delas embaixo do palco!

Enfim, o que acham? =D

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que dúvida hein, mas se o intuito é boa resposta na faixa dos 40hz, eu iria de sub, agora configuração de caixa não sei te dizer a melhor !

Compartilhar este post

Link para o post

Como seriam as caixas...

A LT / air coupler seria assim:

16565555.jpg

Esticada... podendo deixa-las empilhadas embaixo do palco! Caberiam ~16 facin!

A manifold.. poderia ser com 2, 4 ou 8 subs.. de 10', 12' ou 15'...:

manifoldu.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Que dúvida hein, mas se o intuito é boa resposta na faixa dos 40hz, eu iria de sub, agora configuração de caixa não sei te dizer a melhor !

Penso nisso também! 8x12' num local fechado já dá pra brincar interessante! Falo pq eu tinha 4x12', e se o local não fosse muito grande, era bonzinho da gota!

16x12' então.. perfeito! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

E quem falou em 6x9 ou coisa assim?

Sub = trio goiano? rsrs

Enfim, como citei acima, é pra tocar "indoor", em lugares fechados... e subs 15' e 18' só fariam diferença em locais abertos e grandes!

Pq se fosse pra tocar em lugar aberto, faria logo umas W-Horns com SDS 2.7k 18 e pronto! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Montaria J Horns no piso, mais uma caixa com 12", driver e tweeter pra cada J Horn.

4 conjuntos desses e você derruba qualquer coisa que estiver em cima das mesas próximas. Cresci ao lado de J Horns, sasporra tocam alto pra ca*****!

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca logo 24 Paioner di 12 com roadsta tudo ligado com fonte de computador........hehehheheheh

Zueira....

Acompanhando a Ideia da manifold com 12", muito embora acredite que para a freq. desejada (com o que já foi falado) os 15 saiam-se melhor.....

Compartilhar este post

Link para o post

Montaria J Horns no piso, mais uma caixa com 12", driver e tweeter pra cada J Horn.

4 conjuntos desses e você derruba qualquer coisa que estiver em cima das mesas próximas. Cresci ao lado de J Horns, sasporra tocam alto pra ca*****!

Vc diz, as Jhorn, com falante de 15'? (que se não me engano, é o projeto original)?

No caso.. 4 x 15' + altas?

Compartilhar este post

Link para o post

Não chamam esta de caixa "Turbo" tb ?

Sim, em alguns lugares chamam de turbo mesmo. Aqui ela ficou famosa como "JHD", quase um padrão das boates nas décadas de 80 e 90.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha aqui um projetinho interessante:

Compartilhar este post

Link para o post

Vc diz, as Jhorn, com falante de 15'? (que se não me engano, é o projeto original)?

No caso.. 4 x 15' + altas?

O projeto original é pra falantes que nem existem mais.

Faça a caixa dutada (ajuda a esfriar as bobinas), com volume igual ao recomendado, e a parte da corneta você pode fazer igual ao projeto original. Quanto maior a boca, melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Blom P.A com subs de 12" bloom?? VAI TOMAR NO BRIOCO .

Dexa de inventar moda , monta 4x Sb1000 ou 8x T18 com over Sub800 e ja era, 40hz com nó na garganta FACIL.

4caixas com 2x12" tipo o 550w12 "250wrms" da over com uma Dti 4630 em cada caixa.

Vai ter ai , 6krms no grave e mixaria de 2krms no medio-mediograve-agudo. Sd8k um 2k e um Bbuster 2400 para as Ti e ja era.

Se vai mesmo montar um Pa para festa Ja providencia o processador , um Dcx vai bem , mais se puder ir num DBX+ é melhor .

Compartilhar este post

Link para o post

Blom P.A com subs de 12" bloom?? VAI TOMAR NO BRIOCO .

Dexa de inventar moda , monta 4x Sb1000 ou 8x T18 com over Sub800 e ja era, 40hz com nó na garganta FACIL.

4caixas com 2x12" tipo o 550w12 "250wrms" da over com uma Dti 4630 em cada caixa.

Vai ter ai , 6krms no grave e mixaria de 2krms no medio-mediograve-agudo. Sd8k um 2k e um Bbuster 2400 para as Ti e ja era.

Se vai mesmo montar um Pa para festa Ja providencia o processador , um Dcx vai bem , mais se puder ir num DBX+ é melhor .

Mas a maioria das festas é em local pequeno e fechado!

Tow já me arretando e montando T18 ou W-Horn mesmo --'

Pelo menos umas 4 pra começar a brincadeira!

Digo pq a galera qui, usa 4x18' pra alugar, cobra 800 pila facin! Fico pensando... 800 pila por festa, faço no mínimo 5 ao ano... poutz... --'

Compartilhar este post

Link para o post

Já simulei diversos subwoofer profissionais e até hoje não encontrei um subwoofer nacional que toque plano desde os 35Hz (ou seja, caixa grande) sem ultrapassar o xmax mesmo aplicando a potência nominal (quem dirá com headroom). Isso pra mim é o principal problema dos woofers nacionais, baixo xmax...

Compartilhar este post

Link para o post

Como se diz aqui IAPOIS . monta 4x T18 , e vai upando ..

Vez enquando eu alugo meu som para aniversarios,festas pequenas e etc , e vai no 12v mesmo , coloco 2 baterias freedom de 115a estacionarias e ligo a fonte . Tenho uma mesinha da LLaudio 12v 4 canais , ligo meu note e ja era . 150paus 1hora e 100 cada hora adicional, sempre da uma media de 450-600 .

Pago um muleke para cuidar do equip ,80pila por festa ,e so quem toca no som é ele , so tenho o trabalho de montar e desmontar o equipo.

Compartilhar este post

Link para o post

As festas que faço geralmente vão 8h.. daí sempre acaba saindo por aí... 800pila por festa =\

arthur, tu tá com 2 SB1000??? Ou são 2 "sub 1000" da over?

Compartilhar este post

Link para o post

Já simulei diversos subwoofer profissionais e até hoje não encontrei um subwoofer nacional que toque plano desde os 35Hz (ou seja, caixa grande) sem ultrapassar o xmax mesmo aplicando a potência nominal (quem dirá com headroom). Isso pra mim é o principal problema dos woofers nacionais, baixo xmax...

Nenhum subwoofer profissional toca 40hz plano "um ou outro importado de 21" toca", em som profissional quem faz o som DESCER é caixa de alto rendimento e ACOPLAMENTO , caixas com resposta plana acima dos 50hz e o que vier abaixo disso é acoplamento.

O baixo Xmax que não é tão baixo em alguns é devido a sensibilidade que é a alma do som profissional , veja que ninguem usa afs com menos de 95db-1w em P.a . enquanto os subs automotivos giram entorno de 80 a 90db-1w.

Compartilhar este post

Link para o post

To com dois Oversound 18"sub1000w mesmo , nas TB destruindo a tampa da caçamba a 40hz.

E vou te falar depois que torrei eles e coloquei o reparo 4ohms casando impedancia na 2k5 2ohms TA DESTRUINDO TUDO , minha via de alta não acompanha mais , Clipou o grave some a via de altas.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum subwoofer profissional toca 40hz plano "um ou outro importado de 21" toca", em som profissional quem faz o som DESCER é caixa de alto rendimento e ACOPLAMENTO , caixas com resposta plana acima dos 50hz e o que vier abaixo disso é acoplamento.

O baixo Xmax que não é tão baixo em alguns é devido a sensibilidade que é a alma do som profissional , veja que ninguem usa afs com menos de 95db-1w em P.a . enquanto os subs automotivos giram entorno de 80 a 90db-1w.

Quando eu digo plano não é "extremamente plano" (0dB), -3dB ainda é plano (para mim) e um SDS 2.7k ou Over Sub 800 mesmo conseguem reproduzir desde os 35~40Hz em -3dB em caixa dutada voltada para isso, ou seja, 180~200 litros e sintonia por volta de 38Hz.

E o xmax é baixo sim. Visto que os woofers com maior xmax tem 7~9mm real. Os 12mm que a Eros divulga não é uma informação real...

Enquanto alguns importados tem 14mm de Xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

Corcondo lucas , o grande problema é que o pessoal de P.a não precisa disso , sempre tem 8-10 unidades de W-horn ou equivalentes , o que proporciona a oportunidade de usar caixas menores "não muito" mais com Xmax baixissimo tipo 2-3mm no maximo para não forçar o AF.

A verdade é que nos somos uma mulekada que quer tirar leite de pedra usando até a ultima gota de W na bunda do Af ,e usamos o som para diversão , para nos a queima é normal , mais no Pa é impraticavel , diminui muito a vida util dos equips , e equips queimado é sinal de menos dinheiro para o pão , temos que lembrar que o pessoal VIVE DISSO, por isso não é raro ver P.A com wpu 1505 com 20anos de uso com reparo original ..

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu digo plano não é "extremamente plano" (0dB), -3dB ainda é plano (para mim) e um SDS 2.7k ou Over Sub 800 mesmo conseguem reproduzir desde os 35~40Hz em -3dB em caixa dutada voltada para isso, ou seja, 180~200 litros e sintonia por volta de 38Hz.

E o xmax é baixo sim. Visto que os woofers com maior xmax tem 7~9mm real. Os 12mm que a Eros divulga não é uma informação real...

Enquanto alguns importados tem 14mm de Xmax.

Bem lembrado também.. umas SB850, que SNME é sintonizada lá pelos 35~40hz..

..vi 4 dessas numa boite em maceió, que tremia até os cabelo do suvaco! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...