Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gildanml

Posicionamento do palco

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde. o posicionamento correto do palco deve ser na frente do ouvinte, favorecendo apenas uma pessoa (motorista no caso) ou deve ser no centro do painel?

pergunto isso pois instalei um sony mex-bt4007 e percebi que deixando o "setting position" em off o som "vai" pro meio do painel, fica normal como era com meu pioneer 3UB velho de guerra........ ja em front L ele "vem" pra frente do motorista. fica OTIMO, mas no banco do passageiro nao fica tao bom.

entao, qual a posiçao correta??

abraço

Postado em

O palco, o vocal deve estar no centro e os ouros instrumentos espalhados em seus respectivos lugares... o palco tem que ser largo e não só no centrinho do painel

qto mais largo, profundo e alto, melhor é... é isso que procuramos incessantemente....rsrs

abraços

Postado em (editado)

Agora q tem o topico, me surgiu uma duvida...

O palco deve estar todos os instrumentos em cima do painel?

Digo isso pelo simples fato de que o midbass fica posicionado na porta, e por mais q vc ajuste o t.a, para o palco subir, ou ainda quando vc faz um corte mais baixo no tw, mesmo assim quando fica somente um instrumento fazendo solo e só ele tocando e nada mais.... e o mesmo fica beeeem na esquerda ou beeeem na direita, vc percebe que o palco ficou baixo, pois vc percebe o som vindo direto do midbass. É isso mesmo?

É só no meu q é assim ou tem uma certa regrinha pra corrigir?

Editado por STL
Postado em (editado)

O palco na verdade são os pontos que os instrumentos reproduzidos delimitam o espaço. Palco se normalmente é definido por largura, profundidade e altura. Pela Iasca, quanto maior é a largura, mais pontos voce ganha, assim como na profundidade,quanto mais profundo, melhor. Isso acontece normalmente quando voce extrapola os limites fisicos do carro, como parabrisa ("o som ta tocando no meio do capô") ou "o som tá tocando nos retrovisores". Em relação à altura, não é quanto mais alto melhor, mas quanto mais próximo da altura da orelha ele estiver, melhor.

O Emma já nao prioriza tanto isso, creio que eles foquem mais na coerencia, extremo esquerda, meio esquerda, centro, meio direita e extrema direita. Corrijam se eu estiver errado.

A parte da voz que eu acho que voce quis falar se fica na frente do motorista (centro do volante) ou centro do painel do carro, é IMAGEM. Assim como a representação dos instrumentos que sao tocados.

Sim o ideal é que todos os instrumentos estejam em cima do painel, e a imagem central (voz) na maioria das musicas é no centro do painel do carro

Editado por triatletadan
Postado em (editado)

Faço o seguinte: primeiro os tws (deixo os mids desligados), centralizo a voz, sempre adiantando a direita. Centralizou, pronto!

Depois vou para os mids (tws desligados), procuro fazer um corte mais alto, somente para ressaltar mais a voz, na hora de centralizá-la. Centralizou, pronto!

Depois ligo somente o lado esquerdo, tw e mid, eu volto o corte normal do mid, e tento buscar subir o palco o máximo possível e pronto!

Depois ligo tudo e faço um ajuste preciso pra focar a imagem, e centralizar certinho a voz, e pronto!

........massssssss quando toca somente um instrumento sozinho, cujo qual é reproduzido pelo mid, lado total esquerdo ou total direito, ai meu não a santo q faça subir, pois vc vai perceber ele vindo de baixo, direto da porta.

O ideal era jogar tudo pra cima do painel, com os belos peitões, ae a brincadeira fica mais facil, quando se usa kit 2 vias..

Editado por STL
Postado em

Boa tarde. o posicionamento correto do palco deve ser na frente do ouvinte, favorecendo apenas uma pessoa (motorista no caso) ou deve ser no centro do painel?

pergunto isso pois instalei um sony mex-bt4007 e percebi que deixando o "setting position" em off o som "vai" pro meio do painel, fica normal como era com meu pioneer 3UB velho de guerra........ ja em front L ele "vem" pra frente do motorista. fica OTIMO, mas no banco do passageiro nao fica tao bom.

entao, qual a posiçao correta??

abraço

Em teoria, o motorista deveria ficar no meio. Há quem prefira assim. O problema é que a "metade" direita do palco fica larguíssima, e a metade esquerda fica MUITO comprimida. Fica uma aberração, na boa!

Em relação ao passageiro, nenhum acerto de TA favorece o passageiro. O único que favorece é a opção "off". De qualquer forma, o passageiro tá cagando e andando pro palco, não se preocupe com ele.

Postado em

Em teoria, o motorista deveria ficar no meio. Há quem prefira assim. O problema é que a "metade" direita do palco fica larguíssima, e a metade esquerda fica MUITO comprimida. Fica uma aberração, na boa!

Em relação ao passageiro, nenhum acerto de TA favorece o passageiro. O único que favorece é a opção "off". De qualquer forma, o passageiro tá cagando e andando pro palco, não se preocupe com ele.

se o passageiro estiver no meu carro, prefiro que ele esteja só andando...

o resto eu concordo.

Postado em

o correto é isso, mas realmente fica com este problema, o melhor seria deslocar o banco para o centro, como o carro da Hybrid, mas isso é inviável, ai entra o T.A, vc puxa o centro para o volante, mas dai fica estranho um lado muito mais largo. É complicado achar uma posição correta pois cada um acha melhor de um jeito.

Postado em

Sim o ideal é que todos os instrumentos estejam em cima do painel, e a imagem central (voz) na maioria das musicas é no centro do painel do carro

jamais escute o primeiro álbum do Pink Floyd no carro então

tu vai ficar MALUCO rsrsrs

esses dias eu escutei, jurei que tinha queimado o midbass uma hora, pq o baixo vinha totalmente da direita!

O ideal era jogar tudo pra cima do painel, com os belos peitões, ae a brincadeira fica mais facil, quando se usa kit 2 vias..
por isso parti pros FULL RANGE!

palco elevado em detrimento de outras coisas

De qualquer forma, o passageiro tá cagando e andando pro palco, não se preocupe com ele.
a gente que caga e anda pro passageiro

:vts

Postado em

jamais escute o primeiro álbum do Pink Floyd no carro então

tu vai ficar MALUCO rsrsrs

esses dias eu escutei, jurei que tinha queimado o midbass uma hora, pq o baixo vinha totalmente da direita!

a gente que caga e anda pro passageiro

:vts

Pega o primeiro disco do Van Halen...Baixo de um lado, guitarra do outro e vocal e batera no meio!

os mids na porta ou pezinho?

Depende do mid.
Postado em

Pelo que pude entender, o palco sonoro é um resultado direto da forma com foi gravado o áudio, correto? Vide os exemplos do Pink Floyd e Van Halen.

Agora me tirem uma dúvida, em relação a altura do palco, no meu carro eu consigo ouvir os instrumentos na altura do painel, mas não consigo identificar de onde vêm, com exceção da voz do cantor, que realmente fica no meio.

A sensação estereofônica é aplicada uniformemente para todos os instrumentos. Isto poderia ser uma deficiência do próprio sistema, ou da midia que uso para ouvir música?

Em algumas situações, raras, consigo ouvir em um lado do carro um solo por exemplo e o baixo em outro.

Postado em (editado)

que estranho! tenho um disco aovivo do Pearl Jam que a voz vem toda da esquerda, o gariba viu tbm acho q depende da gravação tbm.

Sim depende de como o cara que fez a mixagem "panoramizou" a gravação! Editado por Boccotte
Postado em

que estranho! tenho um disco aovivo do Pearl Jam que a voz vem toda da esquerda, o gariba viu tbm acho q depende da gravação tbm.

Operador chapado, jogou o pan do vocal todo pro lado e não viu. Estranho é ninguém ter corrigido na pós produção... hauhauhauhau

É totalmente fora do padrão. Existem casos mais "artísticos", mas nem assim se puxa muito pra fora do centro.

Postado em

Operador chapado, jogou o pan do vocal todo pro lado e não viu. Estranho é ninguém ter corrigido na pós produção... hauhauhauhau

É totalmente fora do padrão. Existem casos mais "artísticos", mas nem assim se puxa muito pra fora do centro.

Mixagem chapada, Masterização drogada.
Postado em

Só pode ser um bootleg, não um disco oficial. Coitados dos Pearl Jameiros... Rsrsrs

Alguns discos que gosto de escutar justamente pela estereofonia bem aplicada são o Dark Side do Pink Floyd e The in Side From Way Out do Beastie Boys

Postado em (editado)

ninguem nunca ouvir war pigs do black sabbath ou stairway to heaven do led ?

é de propósito, não tem nada de errado, foi assim gravado porque quiseram assim.

beatles também, tem infinitas músicas mixadas assim, revolution por exemplo.

edit: lembrei de uma agora ouçam ai: brown sugar do ZZ top. parece que você caiu dentro da guitarra do vocalista. é bizarro. só ouvindo. o detalhe da palheta tá de um lado junto com a voz, e a guitarra mesmo tá do outro, e não é um pouco, é 100% do volume dividido...

Editado por murillo_g_b
Postado em
Só pode ser um bootleg, não um disco oficial. Coitados dos Pearl Jameiros... Rsrsrs

Alguns discos que gosto de escutar justamente pela estereofonia bem aplicada são o Dark Side do Pink Floyd e The in Side From Way Out do Beastie Boys

é um bootleg com qualidade mto boa! Exelente qualidade melhor q muito oficial por aí.

Enviado de meu LG-P500h usando o Tapatalk 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...