Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sbrobos

Duvida sobre campeonatos. Caixa, banco do carro, sub, regulagem.

Recommended Posts

Galera, espero contar com a ajuda de vocês, tem um topico aqui sobre DICAS PARA CAMPEONATO, mas la não se pode mais fazer perguntas, por isso resolvi abrir outro topico, pois preciso tirar algumas duvidas.

É o seguinte, toda vez que vou competir, eu baixo todos os bancos, coloco na faixa de varredura no cd, e deixo rolar dos 4 segundos aos 8 segundos, depois volto para 4 segundos, aumento o volume e tento de novo. Mas vendo que esse jeito ta errado, alem de nunca consegui fazer uma caixa certa.

No meu primeiro campeonato eu tava com um UXP ligado em um SSL4000, e resolvi competir mesmo sem vontade, cheguei la e bati 139.3. No segundo campeonato fui com um E2K ligado em um H-Buster 3000D na caixa do manual, com todos os bancos baixos e bati 141,5. No ultimo campeonato que fui bati 138,7 com um Magnum Rex 1300 e um Hifonics 1700D em uma caixa de 50 litros com todos os bancos baixo.

Então, queria dicas de vocês, como caixa, regulagem e se os bancos devem estar baixos ou não pois estou entrando nessa onda de campeonato junto com uma equipe, e queria sempre bater bons resultados.

Video do ultimo campeonato

http://www.youtube.com/watch?v=VbUrIwKc7l0&feature=plcp

Editado por sbrobos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeira coisa é descobrir a frequencia de ressonancia do seu veiculo..

a caixa deve ser preparada pra tocar forte nessa frequencia..

frequencia fixa é melhor do que varredura de frequencias..

nessas horas um rta ajuda e muito no auxilio geral..

Compartilhar este post

Link para o post

Uma maneira que tentei achar a frequencia do meu carro foi com meu celular android. Achei um decibelimetro que vai até 93db(devido ao microfone do celular não ir mais que isso), então coloquei em um volume baixo, e fui mudando a frequencia, percebi que o que deu mais resultado foi em 60hz. Me disseram que esse meio é errado pq quando se está no volume alto fica diferente.

Esse tipo de teste é valido ? No caso, se for, eu colocaria a frequencia em 60hz no cd de medição correto ?

Agora só falta achar um jeito de deixar a caixa em 60hz.

E em relação aos bancos do carro, é correto deixar todos eles baixo pra o ar ir livremente para o microfone do rta ou seria melhor deixar eles levantado para ter mais pressao ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguem pra ajudar ? Vou ter um campeonato dia 21. Queria ter um otimo resultado la.

Editado por sbrobos

Compartilhar este post

Link para o post

A ultima caixa se não me engano estava algo em torno de 50hz. Pra o proximo campeonato farei outra caixa pra um rex 1300

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes!

- Frequencia fixa sempre, varredura nao rola...

- Caixa feita especifica para SPL, pqna sintonia alta...

- Posicionamento dos bancos vai de cada carro, mas em geral o de carona reto e o mais pra frente possivel, e o de motorista deitado o maximo possivel.

- Nunca fique dentro do veiculo, alem de ficar meio surdo atrapalha na medição...

- Vi que voce deixou o ar condicionado ligado antes da medicao, isso so suga bateria na medicao, ajuda a baixar a temperatura mas prejudica mais a bateria.

Diz o que tens de equipamento, baterias, cabeamento, amplificador, subwofer,e o que usas atualmente de caixa volume e dutos( provavel que vais ter que fazer uma nova).

Com base nisso poderemos ajudar melhor...

se o seu fit for dos primeiros, a frequencia fica ao redor de 65, 66 hz

Compartilhar este post

Link para o post

Se seu subwoofer tiver parâmetros completos, da uma simulada pra ter uma ideia de como ficará o pico ! Quanto mais picuda a caixa na frequência de ressonância do veículo, melhor !

Com um not, o TruRTA instalado (é grátis na net) e um microfone bom que capta bem frequências baixas (vende no ML a preço bom), ajuda bastante !

Eu penso assim, se um dia eu for competir, a caixa vai ser medida no RTA mesmo e não em progamas, faria uma caixa de testes, um pouco grande, e ajustando o comprimento do duto e o volume da caixa, utilizando o RTA tocando ruído rosa, e vendo onde ficará o pico de frequência da caixa, e iria ajustando até ficar na frequência de ressonância do veículo !

Ah, e tente optar por subwoofers mais sensíveis de alta sensibilidade !

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes!

- Frequencia fixa sempre, varredura nao rola...

- Caixa feita especifica para SPL, pqna sintonia alta...

- Posicionamento dos bancos vai de cada carro, mas em geral o de carona reto e o mais pra frente possivel, e o de motorista deitado o maximo possivel.

- Nunca fique dentro do veiculo, alem de ficar meio surdo atrapalha na medição...

- Vi que voce deixou o ar condicionado ligado antes da medicao, isso so suga bateria na medicao, ajuda a baixar a temperatura mas prejudica mais a bateria.

Diz o que tens de equipamento, baterias, cabeamento, amplificador, subwofer,e o que usas atualmente de caixa volume e dutos( provavel que vais ter que fazer uma nova).

Com base nisso poderemos ajudar melhor...

se o seu fit for dos primeiros, a frequencia fica ao redor de 65, 66 hz

Eu usei frequencia fixa nesse campeonato, usei 60hz, e se não me engano 61, e 59hz.

Pois é, deixei o ar ligado pra deixar os equipamentos frio, mas tb vacilei, la não tinha fila, então só fiz ligar o carro e ir pra medição, normalmente deixo o carro ligado durante a fila toda.

No momento eu to com um Hifonics 1700D, mega capacitor 3.5farad, cabo 54mm knukonceptz, bateria auxiliar cral de 90ah e original de 36ah. E o sub, infelizmente meu MTX TS8512 queimou 3 dias antes do campeonato, ai fui improvisado com um Rex 1300. Bem provavel que va com ele de novo pra esse campeonato dia 21. Só falta fazer uma caixa adequada.

Se seu subwoofer tiver parâmetros completos, da uma simulada pra ter uma ideia de como ficará o pico ! Quanto mais picuda a caixa na frequência de ressonância do veículo, melhor !

Com um not, o TruRTA instalado (é grátis na net) e um microfone bom que capta bem frequências baixas (vende no ML a preço bom), ajuda bastante !

Eu penso assim, se um dia eu for competir, a caixa vai ser medida no RTA mesmo e não em progamas, faria uma caixa de testes, um pouco grande, e ajustando o comprimento do duto e o volume da caixa, utilizando o RTA tocando ruído rosa, e vendo onde ficará o pico de frequência da caixa, e iria ajustando até ficar na frequência de ressonância do veículo !

Ah, e tente optar por subwoofers mais sensíveis de alta sensibilidade !

Viepper, você sabe o nome de algum microfone que capta essas frequencias ? Estarei viajando fim do mes, e queria ver se encontrava la fora em um preço mais em conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usei frequencia fixa nesse campeonato, usei 60hz, e se não me engano 61, e 59hz.

Pois é, deixei o ar ligado pra deixar os equipamentos frio, mas tb vacilei, la não tinha fila, então só fiz ligar o carro e ir pra medição, normalmente deixo o carro ligado durante a fila toda.

No momento eu to com um Hifonics 1700D, mega capacitor 3.5farad, cabo 54mm knukonceptz, bateria auxiliar cral de 90ah e original de 36ah. E o sub, infelizmente meu MTX TS8512 queimou 3 dias antes do campeonato, ai fui improvisado com um Rex 1300. Bem provavel que va com ele de novo pra esse campeonato dia 21. Só falta fazer uma caixa adequada.

Viepper, você sabe o nome de algum microfone que capta essas frequencias ? Estarei viajando fim do mes, e queria ver se encontrava la fora em um preço mais em conta.

Próprio pra RTA e usado nos campeonatos é esse, só é meio caro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439182990-dbx-rta-m-microfone-p-medico-analise-de-ambientes-rackpa-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham de um Kicker L7 para campeonato ?

ja vi gente se saindo bem com ele.. e gente se saindo muito mal..

o falante acredito que seja um dos menos importantes do projeto todo.

a caixa manda mais do que falante.. alimentação em segundo lugar.. amplificador em terceiro.. e assim por diante..

procure por um falante que seja vem "sensivel" e responda bem na frequencia que estais a utilizar.. já é um bom começo..

pra ti ver como isso faz diferença..

teve um pessoal que com 1 Questo de 12 de 350rms tirou 145db num fiesta..

mas esse é só um exemplo rapido..

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o microfone para medição, se for apenas para tirar a frequencia de ressonancia do carro, pode usa o ML70 da leson, sem um pré ele guenta até uns 110 dbs... acima disseo só com modificação e um bom pré...

Sobre os subs, acho meio arriscado usar os L7, mas nao vamos desconsiderar, vamos fazer o seguinte, quais subs se tem por ai com possibilidade de usar? precisamos saber o modelo certinho, junto com sua impedancia...

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o microfone para medição, se for apenas para tirar a frequencia de ressonancia do carro, pode usa o ML70 da leson, sem um pré ele guenta até uns 110 dbs... acima disseo só com modificação e um bom pré...

Sobre os subs, acho meio arriscado usar os L7, mas nao vamos desconsiderar, vamos fazer o seguinte, quais subs se tem por ai com possibilidade de usar? precisamos saber o modelo certinho, junto com sua impedancia...

Vou procurar esse microfone.

Os subs, no momento pra esse campeonato para o dia 21 eu só vou poder usar o Rex 1300 mesmo. Mas final do mes vou viajar, e pretendo trazer um sub bom pra mim. Queria o Kicker L7 pq ouvi falar que bate muito bem. Mas se tiver sujestão de sub na mesma faixa de preço agradeceria.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...