Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ScuLt

Tratamentos Acústicos

Recommended Posts

Entrando nesse assunto de facilidade de aplicação...

 

Ok, as mantas de marca são mais faceis de se aplicar. Mas e as autoadesivas e asfalticas? como fica a aplicação delas? a asfaltica deve ser derretida quando ja estiver na porta? ou ficamos com o soprador em cima dela por um tempo e depois com luvas para nao se queimar colocamos essa camana na porta?

 

Até que ponto é valido colocar manta em todas as chapas da porta?

 

derrete ela com o soprador antes de colocar até o ponto dela liquefazer, aplica com a mao, pois com luva vc nao vai conseguir, vai grudar na luva. sim, queima a mao, e nao é pouco, mas é o preço que se paga.

 

Tenho muito interesse em fazer este tratamento. Tenho um Corsa Hatch 2011, já desmontei as portas mas fico com dúvida em relação a parte mais interna da porta(sem ser o lado com buracos, o que fica depois do vidro). Como eu tenho acesso pra colocar manta por lá? É passando a manta entre os buracos e colando lá atrás ou dá pra desmontar tudo e colar de uma vez?

 

coloca pelos buracos que vc tem aceso, caso conrario só se levar seu carro num funileiro e pedi pra ele soltar a folha da porta pra vc aplicar depois coloca denvo e faz a repintura.. eu acho a primeira opçao melhor né??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falando em isolamento, alguém já viu como fica o som num carro blindado ??? Eles reforçam toda Lataria, será que fica bom?

(null)

carro blindado?

rapaz, o unico carro q eu vi blindar, eles "colaram" o forro com uma cola q é tipo super bond 1000x (explicação do amigo que blindou o carro)

não tem como tirar o forro da porta, então não tem como tratar

e, pelo q li, o tratamento serve pra add peso as portas, coisa q a blindagem faz...

 

mas antes confirma se é possível tirar os forros das portas

 

se for para usar manta asfaltica eu usaria da ciplak....

opa, vlw!!

é essa "KIMANTA ALICERCE"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da pra desmontar sim, ja montei som em carro blindado, nao tratei a porta, mas é a mesma coisa, unica diferença é que no carro blindado ele ja tem aproximadamente 10mm de kevlar na folha externa, entao, manta asfaltica na folha externa é dispensavel, se quiser pode colocar alguma coisa extra fonoabsorvente, mas atenção que ali ja tem pelo menos 10mm, cuidado pra nao avançar demais e pegar em maquina de vidro e outros.

 

seria interessante apenas fazer o tratamento na folha interna da porta pra finalizar o tratamento em um blindado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe os valores da Manta STP?

 

Já utilizei Viapol e gostei; e irei utilizar a mesma novamente pelo CxB, mas irei utilizar feltro betumado em conjunto com a manta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe os valores da Manta STP?

 

Já utilizei Viapol e gostei; e irei utilizar a mesma novamente pelo CxB, mas irei utilizar feltro betumado em conjunto com a manta.

 

Na R2 tem... Se alguem quiser fechar um pacote, to pensando em comprar e dividir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou falar pro experiencia própria...

usei vedacity auto colante nas 4 portas do meu carro, o trampo foi DIY(primeira vez que fiz, nunca nem tinha visto fazer, foi na cara e na coragem), fazem dois anos já mais ou menos e até agora, nada de descolar ou derreter ou blá blá blá... meu carro pega sol o dia todo, visto que onde trampo não tem garagem coberta... então pra mim ela é muito boa e barata, compra em qualquer loja de material de construção, tipo leroy merlin, etc...

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal essa discussão sobre tratamento acústico, estou estudando muito sobre isso (conversando bastante com o foquinha também)

 

Finalizei semana passada um grande projeto em uma captiva blindada (a qual ainda não estou autorizado a postar fotos) aonde desmontamos o carro todo e fiz o tratamento seguindo meus conhecimentos obtidos nesse pequeno estudo que fiz.

 

Fiz da seguinte forma:

-Utilizei a manta da seladin no carro todo (portas, teto, laterais, porta malas e assoalho) para que proporciona-se a estrutura do carro maior rigidez e reduzi-se sua frequência de ressonância nas portas, teto e porta malas utilizei duas camadas, devidamente aquecidas para fixar perfeitamente;

-Após isso utilizei o BAM da focal nas portas (lata interna e externa) e no teto todo;

-Nas partas plasticas do carro (forros de porta e laterais de acabamento) utilizei uma espuma com excelentes propriedades acústica resistente a água e de 9mm de espessura, isso proporcional o total preenchimento dos espaços vazios dentro das peças plasticas, evitando assim qualquer vibração e qualquer câmara acústica que pode-se proporcionar algum tipo de reverberação.

 

O resultado foi muito bom, não há entrada alguma (nenhuma mesmo!) de ruido externo dentro do carro, a parte de áudio também foi muito bem favorecida, os médios ficaram muito naturais e agudos se dispersão pelo carro sem se perceber nenhuma vibração.

 

O carro ajuda pois como é blindado já havia em grande parte, portas, teto e tal a manta de kevlar que mesmo não tendo propriedades acústicas ela reforça e bem a lata.

 

A meu conhecimento e meu intendimento não vejo resultado tão significativamente maior do que o obtido nesse projeto, o Foca poe ouvir carro e ficou muito satisfeito com o resultado, ouviu diversas musicas no set e aprovou.

 

No próximo encontro em são paulo esse projeto irá e quem quiser poderá constatar o resultado.

 

 

Minha opinião pessoal? Queria que meu carro foce blindado para fazer o mesmo processo, ficou absurdamente bom em todos os aspectos, temperatura interna controlada, ruídos externos inexistentes rendimento do sistema de áudio muito bom, nenhum grilo de peças mesmo com torções da carroceria, enfim, se inveja matasse rsrsrsrs.

 

Não sou nenhum Expert em áudio, e estou longe disso, más estou estudando bastante sobre diversos assuntos e um deles é tratamento acústico busco um resultado satisfatório sem a necessidade de se investir absurdos nesse ponto, mais conhecido como custo beneficio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O moica é um cara que me surpreende muito!

 

Ele evoluiu muito e continua buscando mais conhecimento!

 

 

Lembro que antigamente o pessoal falava sobre espuma expansível que vinha em uma lata; estou pensando em utilizar nos plásticos do meu carro.

Alguém sabe onde encontrar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fomos desmontar um carro no final da semana passada e qdo eu desmontei a porta a surpresa........ Cairam tds as mantas e foram para no fundo da porta, por sorte não chegou a colar no vidro..

 

Pensem na desgraça que foi pra tirar isso... :banghead :banghead

 

A manta que estava era Seladin.. Se for aplicar as nacionais tem que ter mto cuidado e caprichar na aplicação!!! :legal: :legal:

 

Só pra ficar claro, o carro não foi montado aqui na loja...rsss

 

photo45p.th.jpg

photo44n.th.jpg

photo43aj.th.jpg

photo42p.th.jpg

photo41yw.th.jpg

Editado por massami

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois que eu falo que tem que derreter tuudo pra colar, e que um tratamento bem feito demora e por isso tem uma mdo condizente, falam que eu sou exagerado e preferem mandar um diy colando com a "colinha tenaz" que vem na manta.. ta ai o resultado.

 

nada contra quem monta o proprio som, pois eu comecei assim, mas isso é um alerta para os entendidos que demerecem o trabalho de um profissional e dizem "vai la na telhanorte compra um rolinho de manta e cola, é facinho"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massami, o que vc utilizou pra retirar a manta?

 

Qdo. Fui vender meu carro, tentei tirar mas não consegui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massami, o que vc utilizou pra retirar a manta?

 

Qdo. Fui vender meu carro, tentei tirar mas não consegui.

 

Usei mta força nos braços!!hahahahahah

 

Pra tirar legal, vc tem que esquentar o lado de fora da porta e ir puxando onde esquentar, se esquentar em cima da manta ela tende a aderir mais.. Pra limpar, thiner, mas não da pra tirar td...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belas fotos Massami.

 

Isso prova que não vale a pena partir pra solução mais barata.

 

Vale a pena investir em um produto específico para uso automotivo. O tempo de aplicação é muito menor, sem contar que o resultado final é superior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja bem...mandar a pessoa fazer DIY não é vai lá e faça mer**. e sim vai lá e faça bem feito... eu fiz sem ajuda nenhuma e até hoje não descolou...

Não é nenhum bicho de sete cabeças e não precisa ser engenheiro com curso de mantador profissional pra fazer uma colagem de manta, é só ter um soprador térmico, um rolinho e paciência...

 

O pessoal fala como se seladim fosse um lixo, oq não é, pois antes de vir essas megas caras, todo mundo utilizava seladim, vedacity e afins e ia ganhar campeonatos, com os carros tratados com essas mantas...

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que a Seladin é uma porcaria.. Mas quis mostrar a desgraça que fica qdo ela desgruda.. E que pra tirar é uma bos...a!!!!

 

A Seladin, Vedacit, etc se bem aplicadas não tem problemas, mas consome mto tempo pra aplicar.. Mas é como o Ianaconi disse, as mantas importadas economizam mto, mas mto tempo mesmo em sua aplicação..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que a Seladin é uma porcaria.. Mas quis mostrar a desgraça que fica qdo ela desgruda.. E que pra tirar é uma bos...a!!!!

 

A Seladin, Vedacit, etc se bem aplicadas não tem problemas, mas consome mto tempo pra aplicar.. Mas é como o Ianaconi disse, as mantas importadas economizam mto, mas mto tempo mesmo em sua aplicação..

 

Eu sei massami, vc não disse, mas alguns disseram...

 

e sabemos que não é assim... tudo bem as mantas tops são melhores, mas custam 5 x mais... ok, pra quem pode pagar é ótimo, mas pra quem não pode ou não quer, terá praticamente o mesmo resultado com seladins e vedacitys da vida, desde que bem aplicadas, mas isso serve até pras tops, mesmo uma STP ou BAM da focal, mal aplicada fica uma bosta...

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certeza Guto.. Mesmo as importadas mal aplicadas podem cair com o tempo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois que eu falo que tem que derreter tuudo pra colar, e que um tratamento bem feito demora e por isso tem uma mdo condizente, falam que eu sou exagerado e preferem mandar um diy colando com a "colinha tenaz" que vem na manta.. ta ai o resultado.

 

nada contra quem monta o proprio som, pois eu comecei assim, mas isso é um alerta para os entendidos que demerecem o trabalho de um profissional e dizem "vai la na telhanorte compra um rolinho de manta e cola, é facinho"

Veja bem...mandar a pessoa fazer DIY não é vai lá e faça mer**. e sim vai lá e faça bem feito... eu fiz sem ajuda nenhuma e até hoje não descolou...

Não é nenhum bicho de sete cabeças e não precisa ser engenheiro com curso de mantador profissional pra fazer uma colagem de manta, é só ter um soprador térmico, um rolinho e paciência...

 

O pessoal fala como se seladim fosse um lixo, oq não é, pois antes de vir essas megas caras, todo mundo utilizava seladim, vedacity e afins e ia ganhar campeonatos, com os carros tratados com essas mantas...

 

abs

Eu sei massami, vc não disse, mas alguns disseram...

 

e sabemos que não é assim... tudo bem as mantas tops são melhores, mas custam 5 x mais... ok, pra quem pode pagar é ótimo, mas pra quem não pode ou não quer, terá praticamente o mesmo resultado com seladins e vedacitys da vida, desde que bem aplicadas, mas isso serve até pras tops, mesmo uma STP ou BAM da focal, mal aplicada fica uma bosta...

abraços

 

 

 

 

so dando um quote no meu proprio post, pq se foi pra mim, eu nao estou defendendo marca nenhuma, inclusive eu uso seladin.

 

só estou colocando a prova de que uma aplicaçao de manta nao é soltar o adesivo e grudar na lata, como isso tem sido feito e muio por aqui quando todo mundo fala que é facinho.. eu ja tratei muuuitas portas, e o trabalho pra fazer bem feito é absurdo.

 

e eu ja vi muuuito topico diy com aplicaçao de manta que eu VI QUE FCOU UMA BELA mer** e muito proicio a problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so dando um quote no meu proprio post, pq se foi pra mim, eu nao estou defendendo marca nenhuma, inclusive eu uso seladin.

 

só estou colocando a prova de que uma aplicaçao de manta nao é soltar o adesivo e grudar na lata, como isso tem sido feito e muio por aqui quando todo mundo fala que é facinho.. eu ja tratei muuuitas portas, e o trabalho pra fazer bem feito é absurdo.

 

e eu ja vi muuuito topico diy com aplicaçao de manta que eu VI QUE FCOU UMA BELA mer** e muito proicio a problemas.

 

Foi também pra vc.. mas pra não ficar citando nomes e nomes, decidi responder sem colocar nome, mas todo mundo viu quem meteu o pau, não vi necessidades de citar nomes...

 

sobre vc ter visto topico de DIy mal feito e que ficou uma bosta, Tbm vi muuuito trabalho de "profissionais" que o meu DIY ficou melhor(e olha que o meu não ficou dos melhores la do DIY)... se for procurar um profissional que procure um bom, pois senão é melhor fazer DIY mesmo...

 

tem alguns que eu sempre recomendo qdo me perguntam. outros nem precisam de recomendação, mas nem todo mundo dispõe da grana pra pagar... ja vi instalação de 6k (pra minha humilde pessoa não rola nem fodendo, e garanto que pra muitos tbm é carissimo)

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, é possível ter resultados satisfatórios com mantas nacionais, porém o tempo de aplicação é muito maior, o que acaba gerando um custo muito maior. Mas não, não fica o mesmo resultado que uma manta de qualidade.

 

As mantas feitas especificamente para uso automotivo (digo das marcas de alta qualidade como STP e Dynamat, por exemplo), tem propriedades acústicas melhores, além de não terem perigo de descolar. São atóxicas, anti-fungo, entre outras características muito superiores às mantas nacionais, que são para vedação de lage.

 

Já tive Seladin em meu antigo carro e, mesmo com uma aplicação muito bem feita, ela acabou descolando em algumas partes depois de cerca de 1 ano e meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas Galera,

 

Vamos ao assunto Manta e Tratamento acústico novamente?! :legal:

Muito bom o tópico! Leio muito o Fórum e não posto muita coisa, mas nesse achei interessante, pois esclareceu muita coisa, antes de fazer caca!

Estou com 2 tipos de Manta pra colocar no meu próximo: Cyplac e Focal BAM.

Ia colocar a Cyplac na lâmina de fora do carro e depois a Focal por cima e tb do lado de dentro, porém depois de tudo o que foi falado que mesmo se bem aplicada pode-se soltar. Iria perder tempo e também as mantas!

Agora farei o seguinte: Cyplac para o assoalho e porta malas, STP (Bomb ou Silver) na lâmina de fora e a Focal BAM do lado de dentro e portas traseiras.

Bom, valeu ae! Ah, vamos nos centrar apenas no Tópico.

 

Abrassss,

Kadu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi também pra vc.. mas pra não ficar citando nomes e nomes, decidi responder sem colocar nome, mas todo mundo viu quem meteu o pau, não vi necessidades de citar nomes...

 

sobre vc ter visto topico de DIy mal feito e que ficou uma bosta, Tbm vi muuuito trabalho de "profissionais" que o meu DIY ficou melhor(e olha que o meu não ficou dos melhores la do DIY)... se for procurar um profissional que procure um bom, pois senão é melhor fazer DIY mesmo...

 

tem alguns que eu sempre recomendo qdo me perguntam. outros nem precisam de recomendação, mas nem todo mundo dispõe da grana pra pagar... ja vi instalação de 6k (pra minha humilde pessoa não rola nem fodendo, e garanto que pra muitos tbm é carissimo)

 

abs

 

 

nao critico o diy, de forma alguma, seiq ue tem muitos bem feito, eu comecei assim, tenho muitos amigos no foum que fazem os proprios carros, e muito bem, melhor do que muita loja. nunca me referi ao seu trabalho, que sequer eu conheço..

 

eu estava apenas alertando porque vejo muita gente aqui entrando pedindo informaçao quernedo fazer as coisas, e muitos que nem sabem ligar um player, que nem sabem o que é um soprador termico, e qual a instruçao dada? vai na telhanorte compra um rolo de manta vedacit 1mm e cola na porta ta pronto. é facil, e é idiota quem paga pra fazer isso, vejo gente repetindo isso e desmerecendo o trabalho de profissionais (bons profissionais) como se o nosso trabalho fosse enganar cliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

carro blindado?

rapaz, o unico carro q eu vi blindar, eles "colaram" o forro com uma cola q é tipo super bond 1000x (explicação do amigo que blindou o carro)

não tem como tirar o forro da porta, então não tem como tratar

e, pelo q li, o tratamento serve pra add peso as portas, coisa q a blindagem faz...

 

mas antes confirma se é possível tirar os forros das portas

 

 

opa, vlw!!

é essa "KIMANTA ALICERCE"?

 

manta aluminizada de 10cm de largura da ciplak, essa marca que eu uso, e meu carro é blindado tb, entre o forro e a lata da porta tenho uma camada de manta e uma de feltro sem problemas, não tem vibração nenhuma e a manta da blindagem deixa a porta super rigida, o que ajuda muito já que uso os fosgates com 250rms cada lado, de qualquer forma eu tenho muita curiosidade em utilizar essas manta butilicas automotivas, acredito que devem diminuir ainda mais o barulho de rodagem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, não usei soprador e nem rolinho no meu antigo carro e nunca soltou. E o mesmo ficava no sol quente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, não usei soprador e nem rolinho no meu antigo carro e nunca soltou. E o mesmo ficava no sol quente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...