Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Boa notícia! Tem como conciliar trio e SQ sim! =D

Recommended Posts

Galera, pra maioria aqui, isso vai ser bobagem, vai ser do tópico que você lê e diz: "Sim, e daí?"

Mas tenho certeza que meia dúzia de vocês, quando não tão na curtição, sempre querem um som de qualidade pra dentro do carro!

No meu caso, em específico, possuo dois mids nas portas traseiras do corolla, e um kit duas vias na dianteira, com tweeter near-field on-axis (na altura aproximada das "urêia", e virado pra elas!)

Infelizmente o ponto baixo do meu som INTERNO (considerando que o trio tá prontinho), é o SUB!

Não vou mentir que já cogitei em pegar um Questo 10', e fazer uma BP4 escondidinha, entre a caixa do trio e o habitáculo.. mas seria mais custo, mais amp.. enfim...

....até que, por esses dias, enquanto esperava meu irmão terminar de se arrumar (pense numa "moça".. enquanto eu tomo banho, faço a barba.. tudo em menos de meia hora, ele passa quase 1h pra fazer tudo MENOS barba (ele usa barba grande))... enfim.. enquanto espero meu irmão terminar de se arrumar.. fiquei mexendo no sub! Mexi aqui, ali... até que consegui um ponto IDEAL no meu som!

SUB: Low Pass em 50hz pra músicas tipo MPB (com percussão leve) e 63hz pras demais. Sem subsônico, pois quando tô ouvindo "SQ", geralmente escuto baixinho, de boas!

INterno: High Pass sempre em 50hz.. nas MPB deixa essa frequência atenuada, nos rockzinhos, deixou uma pegadinha bacana (somou a área de 50hz acima do sub com dos mids).

E crossover.. bom.. o resto do som já tava afinadinho... mas tive que dar uma subidinha (2db) nos 40hz do equalizador, pois o crossover tá cortando justamente aí! Nos 80hz eu já equalizei (aumentei) de acordo com os mids, pra dar mais pegada!

Volume do sub: Aí vem o mais engraçado! Pra ficar 100% equilibrado, tive que botar em -9db! Isso mesmo! Acima disso, o sub destacava ligeiramente, matando o palco e cobrindo os graves altos (pouco acima de 50hz) dos mids!

Enfim, é isso! Tô apenas contando que, TEM COMO vc ter um trio.. e ainda curtir um SQ dentro do carro, quando estiver passeando de boas!

Detalhe: O resto do trio eu dou "kill" no crossover JFA, fica apenas o sub ligado!

Detalhe 2: No meu player, tem 2 eqs CUSTOM. Um eu separo pro trio, outro pro SQ! Perfeito!

Edit: Pequenas correções, pra ficar tudo mais claro!

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tópico bem interessante... eu mesmo migrei do trio para o SQ por este motivo.. com PM aberta eu usava pouco o som e usava mais interno então sentia essa falta..

Compartilhar este post

Link para o post

Postagem bastante interessante, eu sinceramente ainda não consegui decidir qual vai ser meu próximo set porque quero um som razoavel para fora mas não abro mão de jeito nenhum de um som BOM para dentro!

Não seria interessante você talvez postar mais informações sobre o set, como caixa, amplificadores e tudo mais? Com certeza você já deve ter um tópico no fórum que fale sobre o teu set, mas para quem não conhece (meu caso) acaba ficando meio perdido... Outro ponto que não entendi foi o corte dos SDS, HP e LP em 50hz?

Valeu! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

tópico bem interessante... eu mesmo migrei do trio para o SQ por este motivo.. com PM aberta eu usava pouco o som e usava mais interno então sentia essa falta..

Então, justamente! Eu NÃO POSSO ficar sem trio, pois da turma que ando, sou o único com som grande!

Já cansei de ir em festinhas topadas... 40~80 pessoas na beira da piscina, muita gata de biquini.. e ninguém tinha um som decente! Daí eu abria a mala!

Mas eu nunca curti sair pela rua com o trio "torando tudo", como muita gente faz!

Geralmente eu desligava TODO o trio, e deixava só o interno.. até que, dia desses, aconteceu o que descrevi! Consegui conciliar o woofer parrudão (eros 2.7k 18') num set de SQ!

E quando for abrir a mala, só voltar tudo pra onde tava! Já decorei os cortes! ;)

Interessante!

mas e o hi-pass dos woofers?

Todos os cortes do trio são feitos no cross JFA! 40hz pro Eros SDS, 80 a 250hz pra WPU 1205 (depende do volume que esteja)....

.....já os cortes do interno, tudo no player!

Postagem bastante interessante, eu sinceramente ainda não consegui decidir qual vai ser meu próximo set porque quero um som razoavel para fora mas não abro mão de jeito nenhum de um som BOM para dentro!

Não seria interessante você talvez postar mais informações sobre o set, como caixa, amplificadores e tudo mais? Com certeza você já deve ter um tópico no fórum que fale sobre o teu set, mas para quem não conhece (meu caso) acaba ficando meio perdido... Outro ponto que não entendi foi o corte dos SDS, HP e LP em 50hz?

Valeu! ;)

Bom, meu set em resumo tá assim:

Trio:

Eros SDS 2.7k 18' 4 ohms num DAD 3000 4 ohms, em caixa de 90 litros brutos sintonizada em ~45hz

WPU 1205 12' 4 ohms num Boog 2900 2000wrms 2 ohms (enviando pouco mais de 1000wrms sem clipar) em caixa cornetada

Driver hinor HDT 3200 num SD250.2d com expansor oval.

Tudo isso controlado por um cross JFA 5 vias (Que na verdade são 4 e eu só uso 3! kkkkkkkkkk)

Interno:

Kit duas vias Nar IMPP (comum) na frente

par de mids Nar IMPP atrás

..por enquanto no player, ainda decidindo um amp!

Os cortes tão:

SDS: HP 40hz LP.. depende! Quando tô com interno.. 50hz ou 63hz! Quando tô com trio, 80hz a 125hz.. depende da música e do volume!

WPU: HP entre 80hz e 200hz, depende da música e do volume!

E os internos.. tão sempre cortados em 50hz, pq nunca abuso no volume (quando tô curtindo o interno)

O lance de variar os cortes é o seguinte: Se tu tá num barzin, que não pode ligar som alto... aí eu desço o corte da WPU... boto HP em 80hz.. e desço o do SDS.. boto em 80hz também! Dessa forma a voz fica encorpada e o grave apenas na hr que precisa! Mas se vou prum lugar que exige mais volume, passo o HP da WPU pra 125hz e o LP do SDS idem! E se for pra topar o volume até o limiar do clipping, subo o HP da WPU pra 200hz, pra segurar o cone totalmente! Perde o "corpo" do som, fica ligeiramente seco.. mas fala ALTO!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, justamente! Eu NÃO POSSO ficar sem trio, pois da turma que ando, sou o único com som grande!

Já cansei de ir em festinhas topadas... 40~80 pessoas na beira da piscina, muita gata de biquini.. e ninguém tinha um som decente! Daí eu abria a mala!

Mas eu nunca curti sair pela rua com o trio "torando tudo", como muita gente faz!

Geralmente eu desligava TODO o trio, e deixava só o interno.. até que, dia desses, aconteceu o que descrevi! Consegui conciliar o woofer parrudão (eros 2.7k 18') num set de SQ!

E quando for abrir a mala, só voltar tudo pra onde tava! Já decorei os cortes! ;)

Todos os cortes do trio são feitos no cross JFA! 40hz pro Eros SDS, 80 a 250hz pra WPU 1205 (depende do volume que esteja)....

.....já os cortes do interno, tudo no player!

Trio:

Eros SDS 2.7k 18' 4 ohms num DAD 3000 4 ohms, em caixa de 90 litros brutos sintonizada em ~45hz

WPU 1205 12' 4 ohms num Boog 2900 2000wrms 2 ohms (enviando pouco mais de 1000wrms sem clipar) em caixa cornetada

Tudo isso controlado por um cross JFA 5 vias (Que na verdade são 4 e eu só uso 3! kkkkkkkkkk)

Interno:

Kit duas vias Nar IMPP (comum) na frente

par de mids Nar IMPP atrás

..por enquanto no player, ainda decidindo um amp!

Os cortes tão:

SDS: HP 40hz LP.. depende! Quando tô com interno.. 50hz ou 63hz! Quando tô com trio, 80hz a 125hz.. depende da música e do volume!

WPU: HP entre 80hz e 200hz, depende da música e do volume!

E os internos.. tão sempre cortados em 50hz, pq nunca abuso no volume (quando tô curtindo o interno)

O lance de variar os cortes é o seguinte: Se tu tá num barzin, que não pode ligar som alto... aí eu desço o corte da WPU... boto HP em 80hz.. e desço o do SDS.. boto em 80hz também! Dessa forma a voz fica encorpada e o grave apenas na hr que precisa! Mas se vou prum lugar que exige mais volume, passo o HP da WPU pra 125hz e o LP do SDS idem! E se for pra topar o volume até o limiar do clipping, subo o HP da WPU pra 200hz, pra segurar o cone totalmente! Perde o "corpo" do som, fica ligeiramente seco.. mas fala ALTO!

Sempre faço isso kk

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom.

mas você usa Hp em 40hz e Lp em 50 ou 63hz?

fugindo rapidamente do assunto, tem algo a comentar sobre os DAD?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora esclareceu bem! O que tenho percebido é que a grande maioria dos woofers e subwoofers profissionais de 18 polegadas tocam realmente bonito entre 40 a 60hz, acima disso também são bons, mas quem tem um ouvido mais apurado percebe que eles não são tão musicais e dentro do carro isso fica mais perceptivel!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom.

mas você usa Hp em 40hz e Lp em 50 ou 63hz?

Cara... curti o timbre deles! O Damping é mais alto, e tem mais dinâmica! O que remete aos amps de PA! Ele soa mais "flat", estilo amp de PA mesmo, saca?

E se tu quiser mais "punch", bota no eq ou bass boost!

E o led clipping com extensor, é uma mão na roda! :legal:

Agora esclareceu bem! O que tenho percebido é que a grande maioria dos woofers e subwoofers profissionais de 18 polegadas tocam realmente bonito entre 40 a 60hz, acima disso também são bons, mas quem tem um ouvido mais apurado percebe que eles não são tão musicais e dentro do carro isso fica mais perceptivel!

:+1

Justamente! Fazendo o corte baixo, você mata os picos das caixas pequenas.. e deixa ele FLAT! Ficou MUITO gostoso de ouvir! Muito mesmo!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... curti o timbre deles! O Damping é mais alto, e tem mais dinâmica! O que remete aos amps de PA! Ele soa mais "flat", estilo amp de PA mesmo, saca?

E se tu quiser mais "punch", bota no eq ou bass boost!

E o led clipping com extensor, é uma mão na roda! :legal:

Justamente! Fazendo o corte baixo, você mata os picos das caixas pequenas.. e deixa ele FLAT! Ficou MUITO gostoso de ouvir! Muito mesmo!

Pegada de amplificador profissional é outra coisa! Quem já ouvir sabe que esse damping faz uma diferença tremeenda! heheheh

Voltando aos SDS, com a regulagem, já chega perto de um subwoofer dos ditos como "automotivos", aquele subgrave macio que as vezes chega a excursionar o carro junto? [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Chega sim, pelo fato de estar cortando baixo e com +2db nos 40hz! Treme de leve o para-brisa, a lata da mala vibra toda (se em volumes exagerados)... e é engraçado, que o SDS mal excursiona... área de cone é bom demais! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

foi por isso que montei meu som atual. Com o SPL ficava muito bom pra dentro, mas não tinha som nenhuma pra fora. Com o trio eu tinha um som excelente pra fora, mas pra dentro ficava muito seco e eu abro a mala acho que 1 ou 2x a cada 3-4meses.

Agora acredito que conseguí o que queria. Fica excelente pra dentro (com os 6x9 atenuados) e quando abre a mala, ainda dá pra curtir um churras de leve com os amigos.. claro que nada no nivel do bloom com um sds de 18 ne kkk

Compartilhar este post

Link para o post

BloOm . porque não usar sem Hp no SDS?? eu sempre fiz isso , cortava LP 63hz no pioneer e deixava sem HP para tocar interno.

Compartilhar este post

Link para o post

O lance é justamente pq o HP é no cross JFA... pra fazer a mudança, eu teria que baixar o banco!

Mas a idéia não é ruim, tendo em vista que 80% do tempo eu tÔ curtindo o SQ... e raramente em volume alto!

Compartilhar este post

Link para o post

Faz la e vai ver a diferença , fica muito melhor digo porque o meu humilde Stx84 tb tem corte Hp 40hz 24db8ª e e sempre deixo Flat "ou 20hz" e fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom como vc conseguiu colocar o sds 18" num corolla?posta foto ae HAUIEHUAIehuaiEHUIEaheAE

nunca vi um sedan com woofer de 18"...

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que a Fielder tenha um pm generoso, pois pretendo comprar uma futuramente para tem um triozinho tmbm....

e tentar mesclar com um SQ básico....

Editado por mauricio_schmitz

Compartilhar este post

Link para o post

Trio:

Salve mestre :rever1: Poxa eu ja estava confuso agora to mais ainda, por estar insatisfeito com o meu set to pesquisando p carai querendo um woofer melhor e talz e sem querer te afrontar ou ter inimizade mas ha um tempo atraz vc fez um topico falando de woofers parrudos que nao valia a pena e era jogada de marketing para encher os olhos ... ate concordei ta na cara nao entendo muito do assunto entao simulei algumas caixas fiz testes pelo winisd (so nao testei woofers de 18') vi que realmente o rendimento dos parrudoes nao e sao mais forte quanto ao gasto, que o melhor custo x beneficio para mim era o oversound sub 800 ai agora vc tem um set com 2 eros SDS os mesmos citados naquele seu topico :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

uma carro de propaganda de som do meu pai torrou um modulo e eu tive que tirar minha ts800.4 que tocava os mids + dr+ st, fiquei somente com o kit 2 vias nas dianteiras e os 2 snakes SLX815 atraz... fiz a mesma coisa que vc bloom, fui mechendo ali futucando ali,, dei um ganhozin nas frequencias de 40hz deixei o subsonico da taramps por volta de 40hz, abaixei as frequencias no aparelho de 100hz um pouco e joguei o fade pra + 7 dianteira o som ficou perfeito e com muita qualidade, eu gostaria de verdade que vc escutasse o som desses snakes realmente tocam muito parecidos com subwoofer. não endendo pq a snake tirou a linha SLX do mercado. eu não vendo esses falantes por nd nesse mundo. :legal: " já teve gente me oferecendo 500 reais em cada" a uns 5 anos atras eu fui na loja com meu pai e ele pagou 320 reais em cada unidade [¨] parabens pelo topico bloom.

Compartilhar este post

Link para o post

bloom ta com pouco modulo?nao acha ?eo headroom n faz?

Editado por FabioSB

Compartilhar este post

Link para o post

bloom ta com pouco modulo?nao acha ?eo headroom n faz?

3000watts em 1 sds não dá um headroom de mais de 3db?

Compartilhar este post

Link para o post

Salve mestre :rever1: Poxa eu ja estava confuso agora to mais ainda, por estar insatisfeito com o meu set to pesquisando p carai querendo um woofer melhor e talz e sem querer te afrontar ou ter inimizade mas ha um tempo atraz vc fez um topico falando de woofers parrudos que nao valia a pena e era jogada de marketing para encher os olhos ... ate concordei ta na cara nao entendo muito do assunto entao simulei algumas caixas fiz testes pelo winisd (so nao testei woofers de 18') vi que realmente o rendimento dos parrudoes nao e sao mais forte quanto ao gasto, que o melhor custo x beneficio para mim era o oversound sub 800 ai agora vc tem um set com 2 eros SDS os mesmos citados naquele seu topico :banghead

UP!

Compartilhar este post

Link para o post

??????

Compartilhar este post

Link para o post

Galera ainda NAO c tocou q usa só 1 sds, affff

Pelo jeito não se tocaram mesmo... E galera, falantes tunados não são ruins, assim como os profissionais não são perfeitos! Se for usar somente um falante, como é o caso do bloom e quer fazer render um pouco a mais, tem que partir para um tunado para compensar a menor quantidade de falantes com mais potência aplicada... Simples assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...