Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

[ dúvida nova caixa] MANIFOLD ou DUTADA? Hinor 18Hpl

Recommended Posts

Bom galera, esse final de semana foi meu aniversário e aproveitei pra fazer uma festinha na casa de praia e dar uma regulada melhor no som e ver do que os Hpl são capazes.

O Problema é que tenho a sensação que não estão tocando da forma que deveriam, o som não ta fraco mas também não ta forte como eu esperava.

Ainda to com o problema de clip antes do 44, é horrível esse ajuste de ganho do SD, um pentelhésimo e já clipa.

OBS: saída do player é 4v, ajuste de entrada do crossover em 4v.

Fonte ligada, não fiquei monitorando a tensão mas não fica abaixo dos 13,8v.

Outro ponto negativo dos SD que eu tinha esquecido é a pooowrra da tampa traseira, tenho que achar outra borracha pra colocar nas frestas, aquilo vibra pra caraleo [o_]

Mas o meu problema maior ta na caixa, acredito eu.

E ainda to apanhando no projeto da manifold, o jeito correto de projetar é com o bassbox 6 pro, utilizando bandpass 6ª ordem?

pois utilizando as dicas do Guto no tópico indicado pelo Everton, ficou horrível a resposta.

Segue abaixo a lista de equipamentos usados:

Player Deh 7980ub

2x 18Hpl

2x 10pw3

2x D210ti

Crossover Roadstar Rs - 6dx (comprado com Solanosom)

Módulos:

Soundigital 2000 @ 2 ohms

Dbsound400.4

Bateria Moura clean 105ah.

Up's:

um módulo para tocar os 2x 10pw3 (ou usar um bridge do db400.4 para cada pw3) ou sd250 para os drivers.

Bateria freedom df2000

Segue abaixo os parâmetros do modelo em 8 ohms, segundo o próprio manual do produto: 18HPL - 8 ohms

fs - 38hz

Re - 7,4 ohms

qts - 0,638

qms - 7,55

qes - 0,58

vas - 285 litros

sd - 0,118m²

vd - 0,59 litros

xmax linear - 5mm

diâmetro efetivo do cone - 0,390m

potência rms - 450w

potência musical - 900

Spl (db/w/m) - 98,5

Resposta de frequência (-10db) 30 - 3100hz

peso - 12kg

Fotos:

ta faltando os acabamentos ainda.

Gxb8ah.jpg

PwAS3h.jpg

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara ja vi os hpl 15" tocando, eu gostei, achei o som parecido com os wpu, mas tem um bom tempo que não vejo mais nenhum deles

Compartilhar este post

Link para o post

esse video quem fez foi um babaca, odeio essas babaquices e ainda o cara se acha,affff

pelo o que eu sei dele e um otimo woofer ja vi tocar. se tu pretende estender na faixa de 40hz nao seria muito indicado nao. ele vai tocar bem

mais ou menos de 55 a 65hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Ale.

esse é o modelo novo, que veio pra substituir o modelo em questão.

Mas percebeu no manual? caixa recomendada 75L :blink:

esse video quem fez foi um babaca, odeio essas babaquices e ainda o cara se acha,affff

pelo o que eu sei dele e um otimo woofer ja vi tocar. se tu pretende estender na faixa de 40hz nao seria muito indicado nao. ele vai tocar bem

mais ou menos de 55 a 65hz.

tenho a mesma opinião, ridículo isso. Mas achei que mostrou uma boa resistência.

a idéia é essa mesmo, uma boa resposta a 65hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Ale.

esse é o modelo novo, que veio pra substituir o modelo em questão.

Mas percebeu no manual? caixa recomendada 75L :blink:

tenho a mesma opinião, ridículo isso. Mas achei que mostrou uma boa resistência.

a idéia é essa mesmo, uma boa resposta a 65hz.

entao seja feliz . heeheheheh

ele toca bem, e um belo de um woofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, eu ja tive 2 HPL 600 de 15" na caixa de 60L recomendada...na verdade a caixa tinha menos litragem ainda, acredito que uns 52L. O grave era seco sim, mas bem forte! Nessa caixa que eu tinha tocava mto forte pancadão e eletrônica. Mas sertanejo e hip hop ja ficava sem grave...acredito que uma caixa maior (60L a 70L líquido)seria o ideal. Porém tem q prestar atenção no xmax, são falantes que excursionam pouco e não foram feitos pra tocar subgrave. Por isso não adianta querer fazer caixão pra tocar subgrave pq vai arriscar o falante.

O de 18" numa caixa de 75L a 85L líquido deve ficar show! Ja ouvi o batstaka nessa caixa e fica mto bom!

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

cara ja vi os hpl 15" tocando, eu gostei, achei o som parecido com os wpu, mas tem um bom tempo que não vejo mais nenhum deles

Poiseh, eu tinha um par de Wpu e tocavam muito bem, desciam bem e subiam bem só dependia da configuração da caixa.

pois é, a hinor sempre sugeriu caixas pequenas.

lembro de um amigo q tinha um par de hpl numa montana, isso lá por 2003/04 e era bem seco o som deles.

tenta da uma olhada aqui, tem o 4.5, o 600 e o 800, http://www.hinor.com...nload/busca/hpl

to com um pouco de medo sobre a caixa, não acho nada concreto sobre o volume correto e nas simulações eu não tenho muita experiência e o xmax do meu bassbox6 ta alcoolizado.

Sobre o Link, já vasculhei o site inteiro da hinor e nada. tem vários modelos de HPL.

o modelo HPL 4.5 :

g-18hpl_frente.jpg

o modelo HPL 600:

g-hpl_600_8ohms_woofer.jpg

e o modelo em questão que é o HPL:

s_MLB_v_O_f_214072214_1949.jpg

Vamos lá, eu ja tive 2 HPL 600 de 15" na caixa de 60L recomendada...na verdade a caixa tinha menos litragem ainda, acredito que uns 52L. O grave era seco sim, mas bem forte! Nessa caixa que eu tinha tocava mto forte pancadão e eletrônica. Mas sertanejo e hip hop ja ficava sem grave...acredito que uma caixa maior (60L a 70L líquido)seria o ideal. Porém tem q prestar atenção no xmax, são falantes que excursionam pouco e não foram feitos pra tocar subgrave. Por isso não adianta querer fazer caixão pra tocar subgrave pq vai arriscar o falante.

O de 18" numa caixa de 75L a 85L líquido deve ficar show! Ja ouvi o batstaka nessa caixa e fica mto bom!

70Litros pra um falante de 15" ta dentro da normalidade, mas no manual do 4.5 pede 75L pro modelo de 18", eu acho muito pouco, é obrigado a ficar seco mesmo.

a x-max é de 5mm, o wpu 1507 que tinha era 4,3mm e descia considerávelmente.

Não quero subgrave e nem tenho interesse de tocar abaixo dos 50hz, mas também não quero um pico monstro em 90hz.

uma resposta legal em 65hz eu já to satisfeito hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh, eu tinha um par de Wpu e tocavam muito bem, desciam bem e subiam bem só dependia da configuração da caixa.

to com um pouco de medo sobre a caixa, não acho nada concreto sobre o volume correto e nas simulações eu não tenho muita experiência e o xmax do meu bassbox6 ta alcoolizado.

Sobre o Link, já vasculhei o site inteiro da hinor e nada. tem vários modelos de HPL.

o modelo HPL 4.5 :

g-18hpl_frente.jpg

o modelo HPL 600:

g-hpl_600_8ohms_woofer.jpg

e o modelo em questão que é o HPL:

s_MLB_v_O_f_214072214_1949.jpg

70Litros pra um falante de 15" ta dentro da normalidade, mas no manual do 4.5 pede 75L pro modelo de 18", eu acho muito pouco, é obrigado a ficar seco mesmo.

a x-max é de 5mm, o wpu 1507 que tinha era 4,3mm e descia considerávelmente.

Não quero subgrave e nem tenho interesse de tocar abaixo dos 50hz, mas também não quero um pico monstro em 90hz.

uma resposta legal em 65hz eu já to satisfeito hehe

se eu tivesses como fazer por brincadeira uma caixa selada cornetada, eu arriscaria so pra ver como esse hpl se comporta.

doideira da minha cabeca nada concreto, ate por que eu to no trabalho e nem da pra usar nenhum simulador nem nada.kkkkk

mais vamos voltar pra pratica a selada daria um melhor controle de cone, que compensaria o woofer de ter apenas 5mm de xmax,

e como ele e um woofer de frequencia alta deve render um grave nessa caixa. muito bom rendendo um bom spl. poderia usar apenas com um exemplo

de caixa a hb1505c1. e logico que essa e de 15'' eu sei. mais fazer uma no mesmo sistema so que 18.

a hb1805c1 ja nao recomendaria por se uma caixa com resposta de 40 a 200hz;

Compartilhar este post

Link para o post

se eu tivesses como fazer por brincadeira uma caixa selada cornetada, eu arriscaria so pra ver como esse hpl se comporta.

doideira da minha cabeca nada concreto, ate por que eu to no trabalho e nem da pra usar nenhum simulador nem nada.kkkkk

mais vamos voltar pra pratica a selada daria um melhor controle de cone, que compensaria o woofer de ter apenas 5mm de xmax,

e como ele e um woofer de frequencia alta deve render um grave nessa caixa. muito bom rendendo um bom spl. poderia usar apenas com um exemplo

de caixa a hb1505c1. e logico que essa e de 15'' eu sei. mais fazer uma no mesmo sistema so que 18.

a hb1805c1 ja nao recomendaria por se uma caixa com resposta de 40 a 200hz;

Já tive um par de 15pw3 em caixa selada e tocavam MUITO bem, excelente qualidade.

a idéia com esse HPL é uma dutada mesmo com um pico em 65 ~ 70hz e HPF em 50hz

é o que pretendo usar, mas os gráficos de excursão de cone do meu bassbox estão completamente fora, aparece 2357mm sei lá como isso acontece, muitas dorgas eu acho.

e subindo até uns 200hz pra mim ta ótimo, dai em diante os 10pw3 acompanham numa boa.

Vou usar um Sd2000 @ 2 ohms, com o dobro da impedância no par de 18Hpl, vai melhorar um pouco o controle de cone (eu acho!)

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um par de 15pw3 em caixa selada e tocavam MUITO bem, excelente qualidade.

a idéia com esse HPL é uma dutada mesmo com um pico em 65 ~ 70hz e HPF em 50hz

é o que pretendo usar, mas os gráficos de excursão de cone do meu bassbox estão completamente fora, aparece 2357mm sei lá como isso acontece, muitas dorgas eu acho.

e subindo até uns 200hz pra mim ta ótimo, dai em diante os 10pw3 acompanham numa boa.

Vou usar um Sd2000 @ 2 ohms, com o dobro da impedância no par de 18Hpl, vai melhorar um pouco o controle de cone (eu acho!)

por mais estando o dobro da impedância e o corte de ate 200hz vai ser meio complicado segurar o xmax dele.hehehehehe

quando tu fizer testa ele o hpf em 50 ~65hz, corte de 50-250hz, acho que com isso ele se comportaria melhor, ate por que a caixa vai ser uma dutada. dará de subir um pouco, vai ficar um pouco seco, mais vai melhorar o ataque e um melhor controle no cone.

bom pros forrozeiro, swingueiros, pagodeiros, futriqueiros, paneleiros, etc.kkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

por mais estando o dobro da impedância e o corte de ate 200hz vai ser meio complicado segurar o xmax dele.hehehehehe

quando tu fizer testa ele o hpf em 50 ~65hz, corte de 50-250hz, acho que com isso ele se comportaria melhor, ate por que a caixa vai ser uma dutada. dará de subir um pouco, vai ficar um pouco seco, mais vai melhorar o ataque e um melhor controle no cone.

bom pros forrozeiro, swingueiros, pagodeiros, futriqueiros, paneleiros, etc.kkkkkkkkk

sim, gosto de fazer um ajuste "fino" de ouvido mesmo.

mas o que pretendo é fazer os mesmos cortes que tinha nos wpu Hpf em 50hz e lpf em 200hz. se não se comportar bem assim é só ir ajustando.

Então fudeu, porque só escuto música eletrônica :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

sim, gosto de fazer um ajuste "fino" de ouvido mesmo.

mas o que pretendo é fazer os mesmos cortes que tinha nos wpu Hpf em 50hz e lpf em 200hz. se não se comportar bem assim é só ir ajustando.

Então fudeu, porque só escuto música eletrônica :vts :vts :vts

ixi lascou entao.kkkkkkkkkkkkkk

ei mais tu quer colocar esse 2 de 18 no pug?

Compartilhar este post

Link para o post

ixi lascou entao.kkkkkkkkkkkkkk

ei mais tu quer colocar esse 2 de 18 no pug?

Podemos dizer que o pug não ta em condições. Dei PT na páscoa [^]

To com um Palio 99.

e vai os 2x18" + 2x10" + 2 D210ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Podemos dizer que o pug não ta em condições. Dei PT na páscoa [^]

To com um Palio 99.

e vai os 2x18" + 2x10" + 2 D210ti.

puts ai e ralado!!!

acredito que vai ficar um som file

Compartilhar este post

Link para o post

da uma conferida nos parâmetros e nas unidades principalmente, pode ser q no lugar de litros esteja cm³ por ex.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

exato Editado por FabioSB

Compartilhar este post

Link para o post

da uma conferida nos parâmetros e nas unidades principalmente, pode ser q no lugar de litros esteja cm³ por ex.

Poooowrra véi!!

tu é o cara :vts :vts

Sd tava em cm³ e o parâmetro é m³ :rever1:

edit:

tentei fazer o bichim descer um pouco, mas num desce nem abaixo de porrada!

o único jeito de ter um bom desempenho sem mandar o cone passear é a caixa com 90 Litros e Fb em 60hz, xmax na baga com a potência nominal aplicada.

Sem margem pra cachaça! [^]

Edit 2:

vi uma sutil diferença no xmax alterando o corte em 2ª ordem e em 4ª ordem.

Em 4ª ordem o xmax aumenta bastante, porém aumenta o Spl também.

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Poooowrra véi!!

tu é o cara :vts :vts

Sd tava em cm³ e o parâmetro é m³ :rever1:

edit:

tentei fazer o bichim descer um pouco, mas num desce nem abaixo de porrada!

o único jeito de ter um bom desempenho sem mandar o cone passear é a caixa com 90 Litros e Fb em 60hz, xmax na baga com a potência nominal aplicada.

Sem margem pra cachaça! [^]

Edit 2:

vi uma sutil diferença no xmax alterando o corte em 2ª ordem e em 4ª ordem.

Em 4ª ordem o xmax aumenta bastante, porém aumenta o Spl também.

Chutou.jpg

amanha vejo se consigo simular alguma coisa aqui pra segurar esse cone e fazer descer (acho q descer é assim q escreve, to muito bebado). posta ai o espaço q vc tem pra cx.

Compartilhar este post

Link para o post

amanha vejo se consigo simular alguma coisa aqui pra segurar esse cone e fazer descer (acho q descer é assim q escreve, to muito bebado). posta ai o espaço q vc tem pra cx.

uns 110 ou 120Litros no máximo eu consigo, eu axo!

é um palio 4 portas 99, não me importo muito com o banco traseiro e pode ficar em 90º.

não quero som interno e nem subgrave, quero grave pra fora.

uma resposta "considerável" em ~ 55hz e pico em 65 ~ 70hz.

não tenho muita experiência com esses programas, não sei das manha de usar.

Compartilhar este post

Link para o post

E tu ainda consegues desses falantes novos?

É o tipo de falante que eu estou em busca e pretendo lidar pelo momento, rs rs.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

E tu ainda consegues desses falantes novos?

É o tipo de falante que eu estou em busca e pretendo lidar pelo momento, rs rs.

Graaaaande Fernando!

Ta sumido ein cara.

Então achei um par no ML num preço bacana e estão novos, nunca usados na caixa da hinor e tal. Diz o cara que ganhou, não usou e agora resolveu vender.

Já fechei negócio, e como o cara é daqui da região amanhã eu vou lá pegar.

Mas pelas simulações já percebi que é mais sensível que os wpu, se sobreviverem ao carnaval estarão aprovados [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim ta na mão!

Comprei o PAR novo, nunca usado num preço bom d++!

nqcATh.jpg

HbfJth.jpg

Edit:

Alguém sabe me explicar porque toda essa diferença de parâmetros da linha 4 para 8 ohms?? (comparativo no primeiro post)

Na mesma caixa do modelo de 4 ohms ultrapassa o xmax em 2mm.

90 Litros e fs em 60hz.

para controlar o cone pede uma caixa de 75 Litros..

Acho que vou na de 90 litros mesmo [^]

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...