Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Equilibrum

Som para área externa

Recommended Posts

Fala galera!

Sei que aqui o pessoal é mais sem noção mas também ajuda bem mais haha então vou postar aqui mesmo.

Eu tou querendo montar um somzinho pra área externa da minha chácara, na parte da piscina, o esquema lá o seguinte.. o espaço é bem grande, mas pretendo colocar o som dentro de um barracão de uns 30 metros quadrados mais ou menos, e a piscina fica a uns 5-8m desse barracão.

Cogitei comprar uma dessas caixas multiusos mas pelo o que eu lí por aí, o som é mto sofrível, então descartei.. pesquisando um pouco mais cheguei nos seguintes equipamentos (ainda não estou certo entre a compatibilidade entre os aparelhos, por isso também preciso de ajuda, impedância e afins:

Amplificador: Mk 1200

http://produto.merca...-mark-audio-_JM

Woofer: Selenium 15pw3

http://produto.merca...-rms-8-ohms-_JM

Driver: D250-X

http://www.leosound....8f62b7942a4a62f

E precisaria montar uma caixa pra tudo isso xD Agora as dúvidas:

- Isso aí vai tocar bem? Acredito que não passe de 20-30 pessoas nas festas, pouca coisa mesmo

- Como ligar tudo isso? Vou precisar de um capacitor pro driver não?

- Eu vou ter 100w por canal? É pouco?

- Pretendo ligar um notebook ali.. são 2 canais, como faço pra ligar?

Desculpem a enxurrada de perguntas, mas ainda to começando nesse esquema do som residencial xD

Outra coisa, pronto, acho que vou gastar uns R$850 nesse sisteminha.. não compensaria comprar um mini system e poupar a "dor de cabeça" com esse dinheiro, como esse aqui por exemplo:

http://www.kabum.com...tag=mini system

Agradeço desde já! Valeu!

Editado por Equilibrum

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te confessar uma coisa.

tinha uma potência de 200rms x 2

um par de 15pw3 em caixa selada + um par de Tweeter leson

e tocava festa pra 50 ~ 70 pessoas fácil!

o problema do pw3 é a impedância de 8 ohms.

usaria um desse:

http://www.portaldos...igo_produto=707

+ 1 D200 + 1St 200 pra um melhor custo beneficio.

não vai ficar perfeito, mas vai ficar bom!!

Edit:

se não quizer usar Driver + St.

pode usar até um kit 2 vias, woofer 8" + Driver Ti ou St

enfim, várias possibilidades!

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Eu indicaria o seguinte:

- Esse woofer oversound (ou algum outro 4 ohms que vc preferir)

- Driver Selenium D200 ou Hinor hdi 300

- Super tweeter St200

- Módulo Taramps T400

Pra ligar no notebook basta vc comprar dois cabos Y e um adaptador RCA/P2 (compra em qualquer eletronica), e ligar =p Com esse sisteminha vc vai ter uma "gordurinha" de potência caso queira arrochar, e o custo será próximo do que vc tinha idéia =)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu indicaria o seguinte:

- Esse woofer oversound (ou algum outro 4 ohms que vc preferir)

- Driver Selenium D200 ou Hinor hdi 300

- Super tweeter St200

- Módulo Taramps T400

Pra ligar no notebook basta vc comprar dois cabos Y e um adaptador RCA/P2 (compra em qualquer eletronica), e ligar =p Com esse sisteminha vc vai ter uma "gordurinha" de potência caso queira arrochar, e o custo será próximo do que vc tinha idéia =)

e vai alimentar como o taramps?

vai precisar de bateria + fonte.

o melhor é PA mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais negocio voce usar 1 D200 e 1 ST200. Tem o som mais bonito que a D-250x, que é so gritaria.

Compartilhar este post

Link para o post

e vai alimentar como o taramps?

vai precisar de bateria + fonte.

o melhor é PA mesmo.

Depende MUITO, viu manolo?

Tu já deu uma pesquisada nos preços?

Melhor é uma coisa! Pagar 3, 4 vezes mais caro é outra!

Enfim, dá uma lida nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=180017

Nele eu citei uma receita que foi exatamente o citado aqui! Um woofer de 12' ou 15', um driver, um tw e um amp!

Tá no primeiro post, dá uma lida lá!

Um sd250.2d pode facilmente ser alimentado por uma fonte ATX comum... ou seja... com ~R$200,00 você tem um amp de 250wrms em 110v!

Dá uma pesquisada nos de PA.. e vê qual amp tu consegue com R$ 200,00... e depois vê quanto tu gasta pra ter 250wrms em 110v! (com amps de PA)

Enfim, enquanto a grana não saía, eu usei por um bom tempo esse conjunto e recomendo! No meu caso era um 12 + driver ti... mas podes usar qualquer um dos citados na receita! Ah, e eu alimentava ambos com SD250.2d!

No caso, a ligação seria.. o woofer (4 ohms) em bridge, um driver em um canal com seu respectivo capacitor... e o tweeter no outro canal, também com seu respectivo capacitor!

Dá pra animar festinhas de até 50~80 pessoas sem problemas (usando um woofer de 15' em caixa adequada).

Compartilhar este post

Link para o post

Galerinha, valeu pelas respostas até agora. Já deram uma grande ajuda. Como o bloom citou aqui pra cima, como tenho mais contato com som automotivo e parece ser mais em conta.. tou pendendo pra ele. Como inicialmente, não tenho a pretensão de fazer nada muito forte nem caro gostei da receita.

Mas uma coisa que não entendo, é como ligar um woofer de 4ohms + driver + tweeter em um SD250.2d. Caso ligasse o woofer em bridge não usaria os 2 canais do amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, já sendo chato:

- Aqui e o Coffee

- Este tópico deveria estar no Residencial

- se começarmos a responder por aqui, os outros sub-fóruns irão continuar mais parados do que já sao

Na minha opinião tópicos relacionados a perguntas de Som devem ser respondidos apenas no seu respectivo sub-forum

Compartilhar este post

Link para o post

Andei lendo sobre o tri-mode. acho que foi isso que o blOom quis dizer qndo disse pra ligar em um sd250.2d. Moderação, se acharem apropriado mover o tópico para a área Residencial, por favor, podem fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, já sendo chato:

- Aqui e o Coffee

- Este tópico deveria estar no Residencial

- se começarmos a responder por aqui, os outros sub-fóruns irão continuar mais parados do que já sao

Na minha opinião tópicos relacionados a perguntas de Som devem ser respondidos apenas no seu respectivo sub-forum

Exato! Mas como o vxice comentou e não moveu nem fez nada demais, enfim.. preferi deixar quieto!

Até na seção trio dava pra levar numa boa, afinal, vai ser um pequeno trio automotivo encostado no canto da piscina!

Galerinha, valeu pelas respostas até agora. Já deram uma grande ajuda. Como o bloom citou aqui pra cima, como tenho mais contato com som automotivo e parece ser mais em conta.. tou pendendo pra ele. Como inicialmente, não tenho a pretensão de fazer nada muito forte nem caro gostei da receita.

Mas uma coisa que não entendo, é como ligar um woofer de 4ohms + driver + tweeter em um SD250.2d. Caso ligasse o woofer em bridge não usaria os 2 canais do amp?

Isso tem tanto no tópico do SD250.2D, quanto no manual do produto!

Pega um woofer de 4 ohms, um driver com seu respectivo capacitor e um tw com o respectivo capacitor!

As sugestões tem no tópico que postei o link lá em cima!

E a fonte ATX, pode ser qualquer uma de computador, que custa 50~70 reais (uma de qualidade).

No final das contas, vai sair menos de mil reais e um som completinho, pra tocar gostoso!

Compartilhar este post

Link para o post

Complementando oque o Bloom falou, nem toda fonte ATX toca uma SD250 não em, vi isso por experiencia propia.

Eu recomendaria uma fonte de 300W Reais para tocar um SD250 no maximo dela.

Fontes genericas, 250w 300w depende da fonte até 400w não toca um SD250.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende MUITO, viu manolo?

Tu já deu uma pesquisada nos preços?

Melhor é uma coisa! Pagar 3, 4 vezes mais caro é outra!

Enfim, dá uma lida nesse tópico:

http://autoforum.com...howtopic=180017

Nele eu citei uma receita que foi exatamente o citado aqui! Um woofer de 12' ou 15', um driver, um tw e um amp!

Tá no primeiro post, dá uma lida lá!

Um sd250.2d pode facilmente ser alimentado por uma fonte ATX comum... ou seja... com ~R$200,00 você tem um amp de 250wrms em 110v!

Dá uma pesquisada nos de PA.. e vê qual amp tu consegue com R$ 200,00... e depois vê quanto tu gasta pra ter 250wrms em 110v! (com amps de PA)

Enfim, enquanto a grana não saía, eu usei por um bom tempo esse conjunto e recomendo! No meu caso era um 12 + driver ti... mas podes usar qualquer um dos citados na receita! Ah, e eu alimentava ambos com SD250.2d!

No caso, a ligação seria.. o woofer (4 ohms) em bridge, um driver em um canal com seu respectivo capacitor... e o tweeter no outro canal, também com seu respectivo capacitor!

Dá pra animar festinhas de até 50~80 pessoas sem problemas (usando um woofer de 15' em caixa adequada).

Da pra fazer, mas fica meio Gambiarra e precisa de uma bateria.

eu ainda acho mais prático uma fonte PA.

mas das 2 formas funciona.

Com o orçamento de 850 reais proposto, eu não pensaria duas vezes.

Over 400rms + D200 + St200 com a PA que ele mesmo indicou.

179 + 50 + 50 + 370 = 649,00

e o restante para caixa e fiação.

se quizer uma potência mais forte, eu arriscaria nessa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438863663-potencia-500-wrms-direto-da-fabrica-por-apenas-r-45000-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

pode comprar um amplificador mais antigo usado, é um bom custo-beneficio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...