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Baterias extra, pq usá-las?

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Muito boa a causa, mas a questão toda começa assim , depdendendo da situação temos mudança no diagrama eletrico.

 

Carro ligado

 

Alternador = Gerador de energia

 

Bateria = Acumulador/Reserva de energia/e consumidor se estiver com carga baixa

 

Megacapacitor = Reserva de energia/Estabilizar o consumo/Consumidor

 

 

Carro Desligado

 

Alternador = Nulo

 

Bateria = Acumulador de energia/Gerador de energia

 

Megacapacitor = Reserva de energia/Estabilizar o consumo/Consumidor

 

 

Isto é o basico elétricamente falando, todo alternador com certeza gera mais de 14 Volts, mas quem manda a tensão que sai dele é o regulador de tensão, e como qqr coisa de um carro pode estar um pouco ruim, e mandar uma tensão um pouco maior ou menor que determinado carro, mesmo sendo da mesma marca/modelo.

 

Com certeza é vital saber o consumo do sistema para efeitos de dimensionamento, falando em energia para som hi-fi, eu não me preocuparia em colocar varias baterias para ter alta corrente de partida, pois ter um megacapacitor que descarrega mais rapido que qqr bateria já é suficiente, e eu com certezo recomendo mais de 1 farad por por mil watts de potencia sonora, tbm recomendo o superdimesionamento dos cabos, e além de tudo realmente é muito importante que os amplificadores e o próprio Head (sempre esquecem dele coitado é o gerador do som!!!) não passem "fome", é vital pra não termos flutuações nos circuitos, sempre q temos mais flutução, acabamos por aumentar as tolerancias, e onde se aumenta a tolerancia, pode ter certeza vai ter perda......

 

Baterias de Gel/AGM, as Optimas da vida geralmente tem uma tensão de repouso pouco coisa maior que as de acido, se vc mesclar as duas, como em qqr circuito onde vc tem mais de um gerador de energia, vc tera no final a media de tensão final entre as duas, outro item as de gel tem capacidade de se descarregar mais lentamente do que a outra a acida que se descarrega mais rapido por caracteristicas construtivas, e tbm devido a reação quimica ser diferentes nos dois casos.

 

Se ficarmos apenas na teoria, não consigo entender o fato de não poder usar dois tipos de geradores/acumuladores de energia de diferentes caracteristicas construtivas no mesmo circuito, se alguns deles "sujar" a energia dai sim teriamos argumentos.

 

Sim já ouvi estas lendas de não se misturar tipos de baterias, de não se misturar baterias de capacidades diferentes etc, mas como na teoria não encotrei respostas para esta "lenda" , tome testes praticos.............

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(...)Baterias de Gel/AGM, as Optimas da vida geralmente tem uma tensão de repouso pouco coisa maior que as de acido, se vc mesclar as duas, como em qqr circuito onde vc tem mais de um gerador de energia, vc tera no final a media de tensão final entre as duas, outro item as de gel tem capacidade de se descarregar mais lentamente do que a outra a acida que se descarrega mais rapido por caracteristicas construtivas, e tbm devido a reação quimica ser diferentes nos dois casos.(...)

 

 

Perfeito, no final o que ocorrera sera a "estabilizaçao" das tensões;

Nao sei onde li que os carros atuais consomem algo entre 40ah quando em funcionamento pleno, assim o alternador em regra é suficiente para suprir a demanda energetica do veiculo;

 

Em relaçao a usar baterias pequenas ou grandes por motivos ligados a corrente de pico nao vejo grande utilidade para sistemas hi-fi, pois imagine que uma bateria de 50ah tenha como pico 380ah, o que resultaria em uma potencia = 380x14,4v= 5472watts (calculo simplificado); O que se deve buscar nas baterias é o "Crank", ou seja o quanto a bateria vai entregar em 30 segundos com 30% de queda de tensao;

 

Ora em sistemas deste tipo (hi-fi) normalmente nao se utiliza grandes potencias de pico como por exemplo em campeonatos de SPL, assim acredito que o mais importante em um sistema hi-fi seja tentar manter a tensao o mais estavel e elevada possivel, obvio com a corrente necessaria para manter o sistema;

 

Neste ponto acredito que as baterias AGM ou estacionaria sejam mais uteis, pois detem uma tensao por vezes um pouco mais elevada que as baterias de arranque;

 

Ps. Sera que utilizar vazos auxiliares (2volts) para melhorar o rendimento do sistema é viavel para hi-fi? Seria interessante;

 

Topico interessante,

acompanhando

 

flw

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Essa estabilização entre baterias de tipos diferentes que me deixa intrigado.

Isso ocorre devido a DDP (certo?) onde elas vão se estabilizar pois elas conseguem armazenar carga em tensões diferentes, por isso sem o alternador atuar como carregador elas vão assumir as respectivas tensões, onde a menor vai prevalecer. E pra isso(se estabilizar) ela vai se tornar uma carga para a bateria que tem maior tensão.(to viajando?)

Sendo assim essa bateria com o carro desligado se tornaria um gargalo? Não falando em dias, mas elas poderiam se auto descarregar mais rápido do que se estivessem isoladas?

No caso, para se conseguir ter o maior rendimento(mesmo com o carro desligado) o ideal seria uma bateria que conseguisse manter a maior tensão possível e que suportasse os picos do sys, isso aliado a um bom MC seria o ideal?.

Com o carro ligado o contexto me parece bem diferente, onde o Alternador e quem comanda e as baterias so auxiliam.

 

Não sei se vcs do Hi-fi em campeonatos competem com o carro on ou off, mas se for off creio que faça diferença em ter uma bat com 13.8V a uma com 12.6V.

 

Desculpa ai se viajei em algum ponto! Novato e phoda!rs

 

Abrçs

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Essa estabilização entre baterias de tipos diferentes que me deixa intrigado.

Isso ocorre devido a DDP (certo?) onde elas vão se estabilizar pois elas conseguem armazenar carga em tensões diferentes, por isso sem o alternador atuar como carregador elas vão assumir as respectivas tensões, onde a menor vai prevalecer. E pra isso(se estabilizar) ela vai se tornar uma carga para a bateria que tem maior tensão.(to viajando?)

Sendo assim essa bateria com o carro desligado se tornaria um gargalo? Não falando em dias, mas elas poderiam se auto descarregar mais rápido do que se estivessem isoladas?

No caso, para se conseguir ter o maior rendimento(mesmo com o carro desligado) o ideal seria uma bateria que conseguisse manter a maior tensão possível e que suportasse os picos do sys, isso aliado a um bom MC seria o ideal?.

Com o carro ligado o contexto me parece bem diferente, onde o Alternador e quem comanda e as baterias so auxiliam.

 

Não sei se vcs do Hi-fi em campeonatos competem com o carro on ou off, mas se for off creio que faça diferença em ter uma bat com 13.8V a uma com 12.6V.

 

Desculpa ai se viajei em algum ponto! Novato e phoda!rs

 

Abrçs

 

No EMMA eu competi com carro desligado, mas durante o evento todo ficou ligado a uma fonte o som ficou ligado o dia todo

 

As regras dizem que durante o julgamento não pode ter nada ligado ao carro, mas acho que os carros da 6 e 7 chs a grande maioria usaram 2 baterias

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No meu caso usarei um amp JL 1000/1 e mais um amp estéreo (a definir)

 

O que seria melhor então:

 

1) Uma bateria 'comum' de aprox 150Ah (tipo impact ou moura)

2) Duas baterias 'comuns' de aprox 70ah cada

3) Uma Optima (red, yellow ou blue?) ou alguma outra AGM?

 

Quem puder ajudar agradeço! Preciso definir isso..

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No EMMA eu competi com carro desligado, mas durante o evento todo ficou ligado a uma fonte o som ficou ligado o dia todo

 

As regras dizem que durante o julgamento não pode ter nada ligado ao carro, mas acho que os carros da 6 e 7 chs a grande maioria usaram 2 baterias

 

Então nesse caso creio que essas estacionarias ou AGM que seguram carga a +13..V seriam as melhores principalmente por vcs não explodirem o vol(não sei nunca fui mas por ser hi fi acho que o vol não conta tanto). Mas isso se elas forem isoladas da do cofre, pra não se igualarem em 12v(imagino!).

Creio que isso de certa vantagem.

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No meu caso usarei um amp JL 1000/1 e mais um amp estéreo (a definir)

 

O que seria melhor então:

 

1) Uma bateria 'comum' de aprox 150Ah (tipo impact ou moura)

2) Duas baterias 'comuns' de aprox 70ah cada

3) Uma Optima (red, yellow ou blue?) ou alguma outra AGM?

 

Quem puder ajudar agradeço! Preciso definir isso..

2 75ah, ja esta de bom tamanho

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Essa estabilização entre baterias de tipos diferentes que me deixa intrigado.

Isso ocorre devido a DDP (certo?) onde elas vão se estabilizar pois elas conseguem armazenar carga em tensões diferentes, por isso sem o alternador atuar como carregador elas vão assumir as respectivas tensões, onde a menor vai prevalecer. E pra isso(se estabilizar) ela vai se tornar uma carga para a bateria que tem maior tensão.(to viajando?)

Sendo assim essa bateria com o carro desligado se tornaria um gargalo? Não falando em dias, mas elas poderiam se auto descarregar mais rápido do que se estivessem isoladas?

No caso, para se conseguir ter o maior rendimento(mesmo com o carro desligado) o ideal seria uma bateria que conseguisse manter a maior tensão possível e que suportasse os picos do sys, isso aliado a um bom MC seria o ideal?.

Com o carro ligado o contexto me parece bem diferente, onde o Alternador e quem comanda e as baterias so auxiliam.

 

Não sei se vcs do Hi-fi em campeonatos competem com o carro on ou off, mas se for off creio que faça diferença em ter uma bat com 13.8V a uma com 12.6V.

 

Desculpa ai se viajei em algum ponto! Novato e phoda!rs

 

Abrçs

 

Seu pensamento esta correto, se for possivel ter duas ou mais baterias que se mantem na mesma tensao (o mais alto possivel) melhor será; Mais em si nao existe grandes problemas em se misturar baterias ditas "AGM" com baterias comuns, pois no sistema geral a que tiver tensao mais alta (quando o carro desligado) "carrega-ra" a outra;

 

flw

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No EMMA eu competi com carro desligado, mas durante o evento todo ficou ligado a uma fonte o som ficou ligado o dia todo

 

As regras dizem que durante o julgamento não pode ter nada ligado ao carro, mas acho que os carros da 6 e 7 chs a grande maioria usaram 2 baterias

 

Fala Reginaldo, e o uso de "vazo auxiliar" (2volts) é permitido no campeonato?

 

flw

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Seu pensamento esta correto, se for possivel ter duas ou mais baterias que se mantem na mesma tensao (o mais alto possivel) melhor será; Mais em si nao existe grandes problemas em se misturar baterias ditas "AGM" com baterias comuns, pois no sistema geral a que tiver tensao mais alta (quando o carro desligado) "carrega-ra" a outra;

 

flw

 

Interessante esse sim esta sendo um topico sobre baterias esclarecedor!

Valeu galera, e vamos acompanhando! [-] [-]

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Fala Reginaldo, e o uso de "vazo auxiliar" (2volts) é permitido no campeonato?

 

flw

 

não vaso sobe 2V de tensão nos dias de hoje não vejo mais ninguém usar essas coisas

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Essa estabilização entre baterias de tipos diferentes que me deixa intrigado.

Isso ocorre devido a DDP (certo?) onde elas vão se estabilizar pois elas conseguem armazenar carga em tensões diferentes, por isso sem o alternador atuar como carregador elas vão assumir as respectivas tensões, onde a menor vai prevalecer. E pra isso(se estabilizar) ela vai se tornar uma carga para a bateria que tem maior tensão.(to viajando?)

 

Independente da bateria, a tensão é a mesma. Em repouso, aprox 12,6. AGM ou não.

 

Logo, se as três estão carregadas, as três terão a MESMA tensão. Elas não "se estabilizam". Estamos falando aqui em lei de Ohm mesmo, básica. Se você tem uma queda de tensão nas três baterias, é sinal que cada uma está entregando uma quantidade proporcional de corrente.

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não vaso sobe 2V de tensão nos dias de hoje não vejo mais ninguém usar essas coisas

 

Sim, sei que sobe a tensao em 2volts. Mais o que quiz dizer é que seria interessante o uso se permitido em campeonatos de hi-fi; Imagine estabilizar a tensao do veiculo em 15volts (aprox.) com o veiculo desligado; Em campeonatos onde a diferença entre competidores é muito pequena qualquer vantagem pode gerar a vitoria, ou nao?

 

flw

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Qanto a potencia dos subs,concordo com o Kleber. O user Gledson tem dois fosgate de 12" 250 rms tocando no uno. Infelizmente a galera do low bass corrompeu a mente do menino, agora ele só escuta isso. Da dó do parabrisas e do teto, não tem condição de dizer que só tem aquilo de sub. Toca forte mesmo. Quanto a questão das baterias auxiliares, pelo que vi até hoje, pra manter corrente é fácil, tensão, é o que pega. Nunca usei vasos auxiliares, mas o que vi de melhor até agora pra segurar tensão foi AGM. O pessoal costuma dimensionar alimentação contando com a bateria do cofre. Ela não conta, já está na maioria das vezes subdimensionada pra necessidade do próprio carro! Ai vem outra questão. Como diz o Kleber usar muleta. Ter amplificadores pra graves de 1000 rms pra cima e ter uma bateria de 90A no cofre e mais um megacapacitor de 2F la atras, é andar de muleta. O que eu penso, megacapacitor justifica o investimento pelo fato de como ja foi comentado aqui ter resistencia interna menor do que a bateria, proporcionando menor tempo de resposta no pico. Mas, isto só vai funcionar, se houver quantidade de bateria suficiente pra alimentar inclusive a demanda do megacapacitor. Se não for esse o caso, vai tapar o sol com a peneira. O que eu acredito é na continha, divide o que tem em rms por 10 e tóca bateria, sem contar com a do cofre. Se ta com peninha de colocar bateria dentro do carro, não sonha com set grande. Ja peguei aqui power one mais rs1200d, alimentados por um fio 9mm vindo positivo e negativo direto da bateria do cofre que era de 45A, tudo isso pendurado num fusivel max do tipo faca de 30A! E ta cheio disso rodando por ai! Se é eu que faço, pega fogo em tudo. Mas os cara tem as mãnha, só pode!

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Eu disse isso pq eu comprei uma bat do Rogerio(carro do Leite) e quando peguei ele disse que havia carregado ela a uns dias e quando cheguei em casa medi e estava com cerca de 13.3V(+/-) e agora pouco medi denovo(pra ver se eu tava ficando louco..rs) e esta com 12.99V. Isso que ela esta parada aqui a quase um mes, sem carga sem nd.

Por isso a afirmação de baterias que trabalham com tensão maior.

 

Independente da bateria, a tensão é a mesma. Em repouso, aprox 12,6. AGM ou não.

 

Logo, se as três estão carregadas, as três terão a MESMA tensão. Elas não "se estabilizam". Estamos falando aqui em lei de Ohm mesmo, básica. Se você tem uma queda de tensão nas três baterias, é sinal que cada uma está entregando uma quantidade proporcional de corrente.

 

Em questão de desempenho acredito que e mais negocio uma Aux desacoplada do restante do sys que trabalhe em uma tensão superior, do que a do cofre e Aux em paralelo trabalhando em uma tensão inferior.

Mas vamos la discutir saudavelmente e tentando implementar conceitos!

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Eu disse isso pq eu comprei uma bat do Rogerio(carro do Leite) e quando peguei ele disse que havia carregado ela a uns dias e quando cheguei em casa medi e estava com cerca de 13.3V(+/-) e agora pouco medi denovo(pra ver se eu tava ficando louco..rs) e esta com 12.99V. Isso que ela esta parada aqui a quase um mes, sem carga sem nd.

Por isso a afirmação de baterias que trabalham com tensão maior.

 

Medir em aberto pode dar resultados pouco confiáveis. O ideal é medir com uma pequena carga, como uma lâmpada de 5W (teto).

 

 

Em questão de desempenho acredito que e mais negocio uma Aux desacoplada do restante do sys que trabalhe em uma tensão superior, do que a do cofre e Aux em paralelo trabalhando em uma tensão inferior.

Mas vamos la discutir saudavelmente e tentando implementar conceitos!

 

Elas vão sempre manter uma tensão equilibrada.

 

Se você, por exemplo, ligar uma bateria descarregada em paralelo com uma carregada, a carregada transferirá corrente para a descarregada, até que as duas estejam equilibradas.

 

Ter uma bateria independente do resto do sistema ensejaria um segundo alternador, exclusivo. Em trio faz algum sentido desacoplar a bateria do som, através de relê ou disjuntor, pois assim você preserva a bateria do cofre carregada. Mas em SQ não faz, pois o uso é com o veículo ligado. Com ele desligado o uso é eventual.

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Desculpe a "desvirtuada", mas um mega capacitor "xing" como esse:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242385802-mega-capacitor-technoise-tz-3-farad-c-display-_JM

 

Prestaria para dar uma ajuda num sistema de baixa potência, + ou - 200 Watts rms? Ou seria placebo?

Eu usaria um desses pra um sistema até 500wrms

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Vou dar uma desvirtuada também, usando uma bateria de 70ah heliar + 90 ah agm na mala consigo obter um resultado satisfatorio num set com mal calculados 1600 rms!!!!! é necessrio o uso de um mega capacitor ? se sim de quantos farad ?

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Eu estava com esta mesma duvida referente a alimentacao do meu set. Acabei fazendo o seguinte:

Alternador de 120A original do carro + big 3 + 2 Optima Blue top + Mc fosgate 2f. Para quem quer ver o set completo tem um topico no subforum SQ.

 

Abaixo uma foto de como ficou. Como nao queria perder espaco com bateria extra no pm ou atras do banco, foi adaptada as duas no cofre.

 

 

bd28bf49-c519-5186.jpg

 

bd28bf49-c780-b7b9.jpg

 

Sent from my Arc S using Tapatalk App.

 

Editado por Fretta

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Desvirtuando um pouco do topico tambem, o pessoal sempre comenta de colocar um "banco de capacitores" para o player (HU), como devo dimencionar tal capacitancia? Onde colocar? Posso colocar um MC no cofre do motor (em um local mais refrigerado possivel, max. 120graus) para suprir a demanda de todo o sistema do veiculo?

 

flw

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Eu estava com esta mesma duvida referente a alimentacao do meu set. Acabei fazendo o seguinte:

Alternador de 120A original do carro + big 3 + 2 Optima Blue top + Mc fosgate 2f. Para quem quer ver o set completo tem um topico no subforum SQ.

 

Abaixo uma foto de como ficou. Como nao queria perder espaco com bateria extra no pm ou atras do banco, foi adaptada as duas no cofre.

 

 

bd28bf49-c519-5186.jpg

 

bd28bf49-c780-b7b9.jpg

 

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Show de bola essa adaptação.

 

Gostaria de fazer isso no meu carro mas acho que a adaptação é mais chata... do lado de onde fica a bateria já fica colada a injeção e a frente fica o reservatório do óleo da direção.

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Eu usaria um desses pra um sistema até 500wrms

Valeu brother!

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Medir em aberto pode dar resultados pouco confiáveis. O ideal é medir com uma pequena carga, como uma lâmpada de 5W (teto).

 

Uhm...Boa, vou fazer esse teste amanha!

 

 

Elas vão sempre manter uma tensão equilibrada.

Se você, por exemplo, ligar uma bateria descarregada em paralelo com uma carregada, a carregada transferirá corrente para a descarregada, até que as duas estejam equilibradas.

 

Kleber vc sabe se tem alguma relação sobre a resistência interna de uma bat e sua capacidade. Estava olhando no manual da newmax e ainda não encontrei nd sobre resistência interna. Conforme andei lendo essa resistência interna vai aumentando conforme a vida util da bat vai diminuindo. Não sei se isso e gradual ou se e relacionado a má utilização, vou tentar me inteirar mais no assunto.

 

Ter uma bateria independente do resto do sistema ensejaria um segundo alternador, exclusivo. Em trio faz algum sentido desacoplar a bateria do som, através de relê ou disjuntor, pois assim você preserva a bateria do cofre carregada. Mas em SQ não faz, pois o uso é com o veículo ligado. Com ele desligado o uso é eventual.

 

Entendo, so disse isso para o caso da aplicação em campeonato, onde segundo o Reginaldo e com o carro desligado.

 

 

:legal:

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A resistência interna determina apenas a corrente de curto circuito. Mas ela afeta como um todo o funcionamento da bateria, poiis seu valor é consequência da concentração de ácido no eletrólito, área de contato das placas com o eletrólito, e proximidade entre as placas de polos opostos.

 

Estes são os fatores que determinam a capacidade de entrega de corrente (hot cranking). Com o tempo as placas vão acumulando sulfato, e isto vai aumentando a RI mesmo.

 

Já a capacidade em Amperes-hora é determinada apenas pela espessura da placa / quantidade de eletrólito em cada vaso. Ou seja, a capacidade que ela tem de descarregar.

 

Por isto você tem baterias de baixa capacidade em Ah, mas com absurda capacidade de entrega de corrente, como é o caso das Optima. Uma bateria de meros 32Ah consegue entregar quase 1000A com 30% de queda de tensão!

 

Enquanto isto, as estacionárias de 200Ah não chegam nem perto desses 1000A, pois são feitas para ciclos profundos de descarga. Muito eletrólito livre, placas grossas.

 

A tecnologia AGM pode estar presente tanto nas estacionárias como nas tracionárias. A estrutura da bateria é a mesma, o eletrólito é o mesmo, MAS há uma "esponja" de fibra de vidro que preenche o espaço entre as placas, que, desta forma, podem ficar muito mais próximas. É o caso novamente das Optimas, o que justifica seu alto desempenho. Em termos de bateria de chumbo-ácido, as Optimas são o "estado da arte", pois são de longe uma das mais eficientes do mercado.

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