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escortbala

Baterias extra, pq usá-las?

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Sei que não sou o mais entendido no assunto e que tbm sou novato no forum, mas gostaria de participar e expor alguns pontos que vi e me veio algumas duvidas durante esses meses que venho pesquisando sobre baterias e como instala-las aproveitando o max de seu rendimento.

Bom de começo entrei em contato com um amigo que participava de campeonatos SPL das antigas, e ele me disse que para essa aplicação o mais correto eram baterias que suportassem picos maiores com isso vc teria menor perda de tensão.

Alem disso ele me indicou utilizar sempre baterias de mesma marca/modelo e capacidade(ate mesmo se possível mesmo lote), pois isso minimizaria as chances de pegar baterias com algum tipo de diferença(física e química...sei la!rs) que poderiam alterar alguns de seus valores. Assim evitando que uma fosse um peso pra outra..... não sei se faz sentido, mas pra mim o fato de ter baterias de capacidades diferentes e bem contraditório....ele me diz que quando se coloca baterias de capacidades diferentes elas não atingem o max de sua eficiencia e a de maior valor vai "carregar nas costas" a de menor valor, claro não sei o quanto isso representa se e 5% ou 80%.

Se isso for verdade compensa mais isolar a bat aux do sys do carro e deixa-la so para o som?

Vi também que tem alguns tipos de baterias que não podem ser carregadas diretamente no alternador e como o o pessoal ai em cima disse, e que e necessário colocar um MC em paralelo com a bat para evitar danifica-la, mas ai pergunto se isso adianta mesmo? sendo que o alternador manda tensão max de ~14V porem a corrente não tem um limitador ou seja pode-se ter picos de corrente maiores que a capacidade nominal do alternador, isso pode danificar as bat's? tem como resolver isso?

 

Estou gostando desse topico e vou acompanha-lo pois pelo visto o foco aqui e mais técnico e não tal marca e a melhor e a quela AGM vale 30x mais que a normal, tudo isso sem citar aplicação e capacidade de pico, recarga e etc..

 

Valeu Abrçs

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Sei que não sou o mais entendido no assunto e que tbm sou novato no forum, mas gostaria de participar e expor alguns pontos que vi e me veio algumas duvidas durante esses meses que venho pesquisando sobre baterias e como instala-las aproveitando o max de seu rendimento.

Bom de começo entrei em contato com um amigo que participava de campeonatos SPL das antigas, e ele me disse que para essa aplicação o mais correto eram baterias que suportassem picos maiores com isso vc teria menor perda de tensão.

Alem disso ele me indicou utilizar sempre baterias de mesma marca/modelo e capacidade(ate mesmo se possível mesmo lote), pois isso minimizaria as chances de pegar baterias com algum tipo de diferença(física e química...sei la!rs) que poderiam alterar alguns de seus valores. Assim evitando que uma fosse um peso pra outra..... não sei se faz sentido, mas pra mim o fato de ter baterias de capacidades diferentes e bem contraditório....ele me diz que quando se coloca baterias de capacidades diferentes elas não atingem o max de sua eficiencia e a de maior valor vai "carregar nas costas" a de menor valor, claro não sei o quanto isso representa se e 5% ou 80%.

 

É, seu amigo sofre por repetir alguns preconceitos antigos.

 

Bateria tem resistência interna, logo, uma nunca carrega as outras nas costas. A não ser que você tenha bateria com "placa colada", aí a bateria começa a drenar corrente das outras.

 

Vi também que tem alguns tipos de baterias que não podem ser carregadas diretamente no alternador e como o o pessoal ai em cima disse, e que e necessário colocar um MC em paralelo com a bat para evitar danifica-la, mas ai pergunto se isso adianta mesmo? sendo que o alternador manda tensão max de ~14V porem a corrente não tem um limitador ou seja pode-se ter picos de corrente maiores que a capacidade nominal do alternador, isso pode danificar as bat's? tem como resolver isso?

 

Estas são as estacionárias, cuja tensão de flutuação é de 13,8V (as tracionárias são feitas para 14,4V). Isto porquê elas não podem se sujeitar a grandes correntes de carga. Além disto, as estacionárias não são feitas para "picos" de consumo, são feitas para entregar um determinado valor de corrente por um longo período. Por isto, em aplicações em que existam picos de consumo, é preciso usar capacitores mesmo.

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Eu ando pensando em pegar outra optima 55ah amarela para colocar no lugar da de 75ah

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Eu vou numa limha de raciocinio proxima a do Kleber...

 

Quando começei a escolher o set, procurei um sub com potencia por volta de 200/300rms...

 

Coloquei na cabine uma auxiliar de 60a/h, exatamente igual a do cofre (mesma marca e modelo)... Se isso faz diferença eu não sei, mas pensei assim para evitar possiveis conflitos de construção de baterias (que nem sei se existem)

 

Eu tenho um MC da Stinger, mas depois que instalei o set nesta Strada, ainda nem liguei.... Na epoca que eun estava instalando o set, faltaram alguns terminais, e eu deixei os do MC pra depois...

 

Hoje, sem o MC e apenas com a bat. auxiliar, meu carro não chega a 14,00v não... Fica entre 13,4v e 13,8v...

 

Apesar de conhecer pouco sobre o assunto, depois de algumas pesquisas, resolvi optar por uma bateria auxiliar de baixa amperagem com um MC tb não muito "potente"... Mas ainda não coloquei os dois pra funcionar...

 

Quanto a esse lance de uma maior um algumas menores, eu iria nas 3 menores, mas como disse, decisão sem muito embasamente tecnico...

 

[]s

 

Rui

rui o alternador do carro ele gera 13.8v nunca ele ia passar dos 14v a menos que esteje com defeito.o que gera mais precisamente 14,4volts sao as fontes. e so a bateria se estiver carregada sem nenhuma alimentacao a tensao dela e 12.6v

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rui o alternador do carro ele gera 13.8v nunca ele ia passar dos 14v a menos que esteje com defeito.o que gera mais precisamente 14,4volts sao as fontes. e so a bateria se estiver carregada sem nenhuma alimentacao a tensao dela e 12.6v

 

Então o marcador de voltagem de bateria do meu carro esta com problemas pois ja vi marcando 14,4V carro ligado e 12,6V desligado

 

 

 

Editado

 

Usei bastante terminal de bateria com Voltimetro da Stinguer

Editado por Reginaldocm

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Bateria tem resistência interna, logo, uma nunca carrega as outras nas costas. A não ser que você tenha bateria com "placa colada", aí a bateria começa a drenar corrente das outras.

 

Valeu Kleber pelos esclarecimentos! :legal:

Em alguns lugares vi mesmo esse lance de resistência interna. Mas estava interpretando de forma errada.

So para ilustrar e ver se compreendi seria como resistores de diferentes valores em paralelo onde a tensão e mesma porem a corrente varia de acordo com sua resistência.

 

abrçs

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Então o marcador de voltagem de bateria do meu carro esta com problemas pois ja vi marcando 14,4V carro ligado e 12,6V desligado

 

 

 

Editado

 

Usei bastante terminal de bateria com Voltimetro da Stinguer

 

No meu G5 com o carro ligado o MC mostra 14. alguma coisa V e desligado 12.alguma coisa V...sem Big3.(so tenho uma bat no cofre de 60ah e cabo de 21mm conectado no MC).

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que marca e os mega capacitores de vcs? se for os xing ling esta explicado.!

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E SSL, mas mesmo assim ja fiz o teste com o meu Minipa e tava batendo com o MC....mas vai saber!

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ja tive um mc da pyramid 5.0

e um da boss de 20f

eles dava 14.4v em todos os 2

e tinha um aparelho cd pioneer golfinho e nele estava 13,8v

ai me assustei falei carai algo esta errado, levei no autoeletrica para medir e deu 13,8v aparti dai nunca mais

confie no voltagem do mc.

hoje uso um manômetro medidor de voltagem da cronomac e ele com o carro ligado fica em 13.8v e desligado 12.6v

lembrando acima de 15v e arriscado queimar parte eletrica do carro.

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Teve muito post e gostaria de reponder a todos envolvidos, pq tem informações que são interessantes para cada post:

Rui, sobre a voltagem ficar entre 13,4 e 13,8v é normal, ainda mais se vc estiver na lenta, pois o alternador é um inteligente burro por assim dizer. ele identifica a carga de bateria por resistencia, e a medida que ele enxerga a resistencia de bateria carregada ele diminui voltagem e amperagem para seu mínimo pra não danificar a bateria. isto por um lado é ruim, pq dependendo do sistema de audio instalado o que vai torrar é exatamente o circuito que faz essa função.

Agenor, qualquer coisa mp pra mim, posso te explicar mais se quiser. tem outras informações úteis q se vc quiser posso repassar.

Sobre as Optima, elas tem tipo um estabilizador de corrente interno, q parte da construção dela que as normais não possuem, e isso garante que elas carreguem mais rápido por apresentar menor resistencia a carga e a carga durar mais tempo, por sofrer menos para descarregar, esse sofrer menos significa q ela dura mais tempo.

Kleber, eu entendi tua colocação do sub... outra hora conversamos mais sobre isso, ai podemos tocar mais a parte técnica da coisa, aqui iria poluir um tópico que visa outra finalidade.

Juan, vc já partilhou algumas informações interessantes, e tem um pouco de lenda urbana junto, mas obrigado pelo post, ajudou muito a todos...

 

mais alguém?

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Valeu Kleber pelos esclarecimentos! :legal:

Em alguns lugares vi mesmo esse lance de resistência interna. Mas estava interpretando de forma errada.

So para ilustrar e ver se compreendi seria como resistores de diferentes valores em paralelo onde a tensão e mesma porem a corrente varia de acordo com sua resistência.

 

abrçs

 

Isto mesmo. Em todo gerador (bateria é um gerador) você tem um resistor em série com a fonte de energia. Logo, a corrente se equilibra entre as baterias.

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rui o alternador do carro ele gera 13.8v nunca ele ia passar dos 14v a menos que esteje com defeito.o que gera mais precisamente 14,4volts sao as fontes. e so a bateria se estiver carregada sem nenhuma alimentacao a tensao dela e 12.6v

 

Todo alternador, nominalmente, gera 14,4V.

 

Esta tensão cai quando a bateria está em carga, ou quando temos muita coisa consumindo energia.

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Principal = Alternador.

Secundário = Bateria.

Luz no fim do túnel = Mega Capacitor.

 

O ideal é que o alternador seja o mais parrudo possível, pois é ele que mantém as bateria(s) carregadas, nada adianta ter 300Ah de bateria e um alternador de 60A sem big3. (meu caso no antigo set)

 

Usei por um tempo duas Alphacell's 109Ah em paralelo com a bateria do cofre, AcDelco 45Ah, a tensão de cada Alphacell com o carro desligado e separadas do conjunto, era de 13~13.2v, quando ligava em paralelo com a bateria do cofre, o sistema estabilizava em 12.6v, com o carro ligado entre 14v~14.4v, alternador de 60A sem big3 (MUITO errado), porém utilizava um carregador, dava uma carga lenta nas Alphacells esporadicamente.

 

Nunca tive nenhum problema, as duas baterias auxiliares ficava coladas uma na outra, a menos de 50cm do amp, quando o bixo pegava mesmo a tensão ia pra menos de 12v tranquilo, baterias cansadas e sem o alternador pra carrega-las, ai que o alternador iria fazer seu papel e iria manter a tensão.

 

Agora, o que eu e que acredito que muita gente tenha dúvidas, são as diferenças entre as AGM/Estacionárias/Gel.

 

Excelente tópico.

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Todo mundo usa bateria no cofre?

 

Eu ja faz uns 2 anos que não tenho nada la na frente. apenas os cabos ligados nos polos originais com um fio 35mm quem vem das "auxiliares" e muito bem isolado com fita de alto fusão .

 

Passei um tempo sem o som e depois voltei com algo basico 1,5krms na epoca , coloquei apenas uma de 150a atras do banco "pick-up" e ligei com cabo de 21mm ,sem bateria do cofre nem nada , sem problema alguma e ainda preservando a bateria do calor.

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Todo mundo usa bateria no cofre?

 

Eu ja faz uns 2 anos que não tenho nada la na frente. apenas os cabos ligados nos polos originais com um fio 35mm quem vem das "auxiliares" e muito bem isolado com fita de alto fusão .

 

Passei um tempo sem o som e depois voltei com algo basico 1,5krms na epoca , coloquei apenas uma de 150a atras do banco "pick-up" e ligei com cabo de 21mm ,sem bateria do cofre nem nada , sem problema alguma e ainda preservando a bateria do calor.

Eu uso a de 48A original na frente e uma de 150A na mala...

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Principal = Alternador.

Secundário = Bateria.

Luz no fim do túnel = Mega Capacitor.

 

Pra SPL, né? Afinal, no SPL seu alternador não consegue nem manter a bateria carregada, quanto mais manter o som.

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Pra SPL, né? Afinal, no SPL seu alternador não consegue nem manter a bateria carregada, quanto mais manter o som.

 

Para SQ/Hi-Fi/Trio...

 

O ideal é manter a tensão estabilizada, se o alternador consegue fazer isso, a bateria só será necessária para evitar o ripple.

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Para SQ/Hi-Fi/Trio...

 

O ideal é manter a tensão estabilizada, se o alternador consegue fazer isso, a bateria só será necessária para evitar o ripple.

 

Evitar que ripple? A bateria só vai evitar ripple abaixo de 12,5V. Entre 12,5 e 14,4 ela não existe no sistema.

 

Só o capacitor tem ALGUMA função de apoio ao alternador.

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De qualquer maneira, seria "obrigatório" se utilizar uma bateria extra, não?

 

O Alternado/Bateria originais, são dimensionados apenas para o consumo do carro. No meu caso, alternador de 90ah e bateria de 60ah.

 

Partindo desse princípio, ao meu ver, na hora do dimensionamento das baterias tu vai levar em consideração o consumo do carro + consumo dos amplificadores. Se tiver 130A de consumo extra(amplificadores), tu precisaria de um fornecimento de 180a de bateria, não?

 

E quando o carro estiver ligado, quem mantém a o fornecimento do mesmo é o alternador, correto? E a bateria, atuaria apenas como reforço no caso do alternador falhar...?

Editado por Fortes

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De qualquer maneira, seria "obrigatório" se utilizar uma bateria extra, não?

 

Não.

 

Os automóveis, na realidade, só tem bateria porque precisam dar partida, alguns acessórios precisam funcionar com o carro desligado, inclusive ítens de segurança... Senão nem isto teriam. Um carro funciona perfeitamente sem ela.

 

Hoje os veículos trabalham com alternadores dimensionados para diversos equipamentos eletrônicos, com folga. O consumo da injeção é baixo.

 

Pra se ter uma ideia, fui à Goiânia na sexta. No caminho ouvi uma pancada, mas como não houve outro ruído nem nada acendeu no painel, segui viagem até o próximo posto, cerca de 40km à frente. A direção ficou pesada, mas não acendeu a luz espia de falha no alternador (e por isto nem desliguei o som). No posto, vi que a correia tinha arrebentado. Como a bomba do 206 fica ligada ao comando, e não à correia, rodei mais 15km até a próxima cidade. Lá foi trocada a correia, e o carro deu partida NORMALMENTE, sem demonstrar a menor descarga na bateria, mesmo após 65km.

 

Pra quem tem um consumo, nos picos, de 50% da capacidade do alternador, é fortemente recomendado ter um megacapacitor. Isto porquê, mesmo com bateria extra, você tem uma queda de 20% na tensão com extrema facilidade.

Editado por Kleberlpa

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Alternador

Os elementos geradores do alternador constituem o induzido que encontram-se no interior de um anel fixo, de ferro macio – o estator. O indutor, ou rotor está montado em rolamentos existentes no interior do alternador e é acionado por uma correia.

O rotor contém apenas um enrolamento constituindo uma bobina com cada extremidade ligada a um anel coletor isolador. A corrente é transmitida aos anéis coletores por duas pequenas escovas de carvão fixas; quando a corrente passa através da bobina do rotor, este transforma-se num eletroímã – uma extremidade torna-se pólo norte e a outra pólo sul.

A corrente é gerada no enrolamento do estator quando um eletroímã passa por cada bobina do estator; quanto maior for o número de vezes que os eletroímãs passem por cada bobina, num determinado espaço de tempo, mais elevada será a intensidade da corrente gerada.

Ao contrário do dínamo, um alternador não gera corrente contínua visto não possuir qualquer coletor. Pólos norte e sul passam, sucessivamente, por cada enrolamento do estator, gerando alternadamente corrente positiva e negativa. Esta corrente alternada é transformada em corrente contínua – necessária para carregar a bateria – por intermédio de válvulas eletrônicas de sentido único, denominados díodos ou retificadores, montados no interior do alternador. Como algumas destas válvulas deixam passar apenas corrente negativa, enquanto outras apenas correntes positivas, é contínua a corrente proveniente dos terminais.

Um alternador limita o seu próprio débito de corrente. Os retificadores, uma vez que impedem a passagem da corrente no sentido inverso funciona como disjuntores. Em consequência, o alternador necessita apenas de regulagem de voltagem, podendo o regulador de tensão ser completamente transtorizado e, com frequência, instalado no interior da carcaça do alternador.

a245.jpg

 

Dado que a tensão da corrente gerada pelo dínamo aumenta com a velocidade do motor, aquela necessita de uma unidade de regulagem. Esta unidade limita a tensão cerca de 14, 8 volts, para que a bateria não fique sobrecarregada, nem sejam danificados os dispositivos elétricos.

A unidade de regulagem limita também a intensidade da corrente para evitar danos no próprio gerador e, por meio de disjuntor, evita que a bateria se descarregue através do dínamo. Um alternador limita a intensidade da corrente gerada.

 

a246.jpg

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Não.

 

Os automóveis, na realidade, só tem bateria porque precisam dar partida, alguns acessórios precisam funcionar com o carro desligado, inclusive ítens de segurança... Senão nem isto teriam. Um carro funciona perfeitamente sem ela.

 

Hoje os veículos trabalham com alternadores dimensionados para diversos equipamentos eletrônicos, com folga. O consumo da injeção é baixo.

 

Pra se ter uma ideia, fui à Goiânia na sexta. No caminho ouvi uma pancada, mas como não houve outro ruído nem nada acendeu no painel, segui viagem até o próximo posto, cerca de 40km à frente. A direção ficou pesada, mas não acendeu a luz espia de falha no alternador (e por isto nem desliguei o som). No posto, vi que a correia tinha arrebentado. Como a bomba do 206 fica ligada ao comando, e não à correia, rodei mais 15km até a próxima cidade. Lá foi trocada a correia, e o carro deu partida NORMALMENTE, sem demonstrar a menor descarga na bateria, mesmo após 65km.

 

Pra quem tem um consumo, nos picos, de 50% da capacidade do alternador, é fortemente recomendado ter um megacapacitor. Isto porquê, mesmo com bateria extra, você tem uma queda de 20% na tensão com extrema facilidade.

 

Pô, sempre tive essa dúvida da questão de consumo do carro e do alternador. Pois até onde eu sabia era exatamente isso, o alternador tá alí pra abastecer o sistema. E vinha a dúvida, e o porque da bateria...

 

Outra coisa, eu ia perguntar sobre o uso do MC. Meu capacitor é de 90ah, então se meu consumo pico for de 45a, então precisaria do alternador. Blz, mas como saber o consumo de pico?

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Seu capacitor é de 90Ah, ou seu alternador é de 90A?

 

Seu consumo de pico aí é o consumo do grave. Vamos dizer aí que vc esteja aplicando 400W, então é só calcular, pra ter uma base por alto:

 

400W/14,4V = 28A. 28A * 1,5 = 42A. (1,5 aí é pq queremos saber quanto dará com 50% de eficiência).

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Seu capacitor é de 90Ah, ou seu alternador é de 90A?

 

Seu consumo de pico aí é o consumo do grave. Vamos dizer aí que vc esteja aplicando 400W, então é só calcular, pra ter uma base por alto:

 

400W/14,4V = 28A. 28A * 1,5 = 42A. (1,5 aí é pq queremos saber quanto dará com 50% de eficiência).

 

Foi mal, meu alternador é de 90A. No mais, entendi. Não achei que a conta era essa.

 

Abraço

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