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Ford Focus ST

 

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Com 250 cv e pintura exclusiva, o ST é um dos melhores Focus da história e mostra por que ele é mais que um carro de imagem

 

Dos mesmos criadores do Focus RS, do Mustang Shelby GT500 e da picape F-150 SVT Raptor, chega a terceira geração do Focus Sport Technologies, ST para os amigos, que será lançado em julho na Europa. Para entender por que este é mais que um Focus apimentado, basta saber que foi refinado em horas de teste no circuito de Nürburgring e nas Autobahnen alemãs. Para tanto, a Ford trocou o antigo 2.5 de cinco cilindros de 225 cv por um 2.0 Ecoboost de 250 cv, também turbo, mas de injeção direta, que permitiu melhorar desempenho e consumo. Assim, a máxima subiu de 241 para 248 km/h e o 0 a 100 km/h caiu a 6,1 segundos (contra 6,8). O segredo está em detalhes como o controle variável de abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape, o uso de um pequeno turbo de baixa inércia e a pressão de injeção de até 150 bar.

 

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A carroceria recebeu os habituais anabolizantes para deixá-lo mais musculoso. A grade superior e inferior deu lugar a uma única maior e central, com uma malha hexagonal negra brilhante. Há ainda spoiler esportivo, para-lamas salientes, escape central, aerofólio e roda aro 18 com largos pneus 235/40.

 

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Não menos impactante é a cor de lançamento, um amarelo vivo chamado Tangerina Scream. O interior é mais discreto, com couro cinza. Destacam-se os excelentes bancos Recaro, com apoios laterais amarelos. Acima do painel bem acabado vemos o trio de mostradores (pressão do turbo até 1,2 bar e pressão e temperatura do óleo) e, abaixo, um console com acabamento de fibra de carbono.

 

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Neste esportivo, engenheiros e pilotos de teste centraram seu trabalho em chassi e motor. A geometria da suspensão não mudou, mas molas e amortecedores estão mais duros e deixaram o carro 1 cm mais baixo. A direção elétrica também é nova, com desmultiplicação variável: é mais lenta no ponto central e mais rápida nos extremos, para deixá-la ágil em estradas sinuosas e menos sensível nas retas.

 

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Para conferir todo esse arsenal, nada melhor do que um circuito nos arredores de Barcelona. Ao toque no botão de partida, segue-se uma sonoridade rouca, que invade a cabine com força. As frequências graves permanecem bem vivas em baixo e médio giro, sendo atenuadas em velocidades altas em sexta marcha, para que uma viagem em rodovia não se torne acusticamente cansativa. Na pista, aplausos para a resposta rápida e vigorosa do motor já em baixa rotação - o torque total de 36,7 mkgf está disponível a 1700 rpm e fica assim até as 4000 rpm. As trocas do câmbio manual de seis marchas são rápidas e precisas, mas ainda assim lamentamos não existir uma opção de caixa automatizada de dupla embreagem, como seu concorrente VW Scirocco TSi.

 

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Mas o melhor ainda está por vir: as alterações no chassi conseguiram deixar seu comportamento em curva quase irreal, combinando o melhor que há num carro de série e num de corrida. A entrada em curva é incrivelmente precisa e a facilidade com que se consegue soltar a traseira é desconcertante. Em quase todos os carros de tração dianteira, pisar no acelerador no meio da curva provoca instabilidade e aumenta a trajetória (o efeito subesterçante, quando se sai de frente). Mas essa é a forma ideal para desfrutar o ST, sempre obediente ao motorista - se bem que, no caso, é mais próprio usar o termo piloto...

 

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Aqui, em circuito fechado, dá para desligar o controle de estabilidade e atacar a velocidades quase obscenas qualquer curva porque, na pior das hipóteses, o ST solta a traseira, até levanta a roda interna de trás, mas tudo se resolve com uma facilidade notável, trabalhando volante e acelerador. Nota-se só que a direção elétrica não consegue ser tão comunicativa quanto as melhores do tipo hidráulico.

 

É quase difícil de acreditar como a Ford conseguiu melhorar o que já era ótimo. Sorte dos europeus e americanos. A nós, só resta admirar. Ou quem sabe a Ford brasileira se anima a trazer um de seus melhores representantes da nova geração?

 

VEREDICTO

 

Mais perfomance, menos consumo, som do motor empolgante... Isso tudo sem sacrificar ousonodiaadia. Quer mais? Dirigibilidade exemplar. Como sempre, o pacote tem seu preço.

 

FICHA TÉCNICA

abre_ficha.gif Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbodiesel

Cilindrada: 2 000 cm3

Diâmetro x curso: 87,5 x 83,1 mm

Taxa de compressão: 9,3:1

Potência: 250 cv a 5500 rpm

Torque: 36,7 mkgf a 1 700-4 000 rpm

Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira

Dimenssões: largura, 182 cm; comprimento, 436 cm; altura, 148 cm; entre-eixos, 265 cm

Peso: 1362 kg

Porta-malas/caçamba: 316 litros

Tanque: 55 litros

Suspensão dianteira: McPherson

Suspensão traseira: multilink

Freios: discos ventilados

Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

Pneus: 235/40 R18

0 a 100 km/h: em 6,5 segundos; velocidade máxima de 248 km/h (dados de fábrica)

 

 

 

P.S: Esse carro ficou d+++, sou fã dos esportivos Ford Europa desde dos Escort RS

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Se fosse Corolla ST o Rapha tinha tido ejaculação precoce ashuhasuhuashuashusahuashuhasuhuashuas

 

Esse Focus ST é muito fo**. O RS então... Bem que poderiam chegar aqui chutando tudo né :vts

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N gosto de corolla nao! N gosto dessa babacao de ovo por um focus, e essa po*** nem vem pro BR!

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se fosse um jetta o Rapha teria tido um orgasmo anal.. cara, não vem pro BR..

 

ah, pensei que iria vir, pra estar postando aqui. mas só que se viesse iria ser tenso andar no bixo, projetado em Nürburgring, imagina só o conforto aqui nas nossas estradas.. uasuhsauh

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É só importar q vem pro Brasil.

 

Vou postar matérias apenas sobre carros com importação oficial....

 

ah sim claro...

 

só que sabe como é, o preço no nosso querido Brasil vai deixar proibitivo.

 

rapaiz, é que pensei que iria vir com importação oficial, ai depois que vi que não fiquei meio que frustado uhasuhsahusa

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N gosto de corolla nao! N gosto dessa babacao de ovo por um focus, e essa po*** nem vem pro BR!

O Rapha é o Seu Lunga dos carros! :vts :vts :vts

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37kg de torque a 1700rpm num motorzinho desses ? caraio...

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37kg de torque a 1700rpm num motorzinho desses ? caraio...

 

o torque total de 36,7 mkgf está disponível a 1700 rpm e fica assim até as 4000 rpm

 

não tinha visto que era tudo isso, brutooo.

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perfeito! achei lindao esse focus, pena que nao vem pro BR, e se vir é mto dinheiro! o desing dele é fo**!

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