Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pablo Fernando

Montando o Primeiro SET

Recommended Posts

Olá amigos do forúm estou com dúvidas sobre alguns equipamentos e gostaria da opinião de vocês. Bom tenho um Santana 97 com um radio Pionner Premier DEH P550 antigo. Estou trocando os falantes antigos e gostaria da opinião de vocês sobre o que usar para ter um bom som interno com uma boa qualidade. Não quero nada do estilo cinema, apenas um bom som interno com um pouco de potência e que não me decepcione muito qdo eu precisar ouvir um som pra fora tbm. Não sou corneteiro apenas quero um som agradevel e com boa qualidade.

Estou na dúvida entre 2 amplificadores:

Hurricane Amplificador Mosfet HA4.160 4 x 160WRMS 02 Ohms

Audiobank KA-4060 Amplificador 4 x 85WRMS (340WRMS) Estereo/Mono

Qual deles é melhor para o esquema que eu quero?

O Santana tem 3 lugares para se colocar falantes (no painel de 5", nas portas dianteiras de 6" e no tampão traseiro de 6"). Já tenho 2 midbass da NAR de 5" que vou colocar na frente no painel.

Gostaria da indicação de 1 Kit 2 vias de 6" para colocar nas portas dianteiras e também de 1 par de coaxial ou triaxial de 6" para colocar no tampão traseiro e também de 1 Subwoofer para ser instalado no porta-malas.

Aguardo indicações e idéias.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera, já que ninquem respondeu minhas dúvidas vou postar uma lista dos equipamentos que eu pretendo colocar no santana e aí vocês podem opinarem e dar idéias para o meu SET.

Segue a lista:

PLAYER (vou usar meu antigo):- Pioneer DEH-5650mp

PAINEL DIANTEIRO:- NAR Par Mid-Bass 5" CW50.01 100WRMS

PORTAS DIANTEIRAS (Tweeter sobre o painel): - Bravox Kit Componente 2 Vias Diamond CS60D 6" 70WRMS (PAR)

TAMPÃO TRASEIRO:- Bravox Coaxial Hi-End Diamond CX60D 6" 70WRMS (PAR)

PORTA-MALAS:- Bravox Subwoofer Bravo BV12-4 12" 350WRMS 4 Ohms

AMPLIFICADOR:- Hurricane Amplificador Mosfet HA4.160 4 x 160WRMS 02 Ohms

E aí galera o que acham dos equipamentos? Alguma idéia pra melhorar ou modificar o SET?

Desde já agradeço as sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

já tive um Santana... bom carro... ( momento nostalgia ) ASUhuaSHduAHSd

o meu era 96, mas era o mesmo modelo. me desfiz dele pq bebia mais que eu, e isso eu nao admito.

vejamos... cara... quer qualidade? coloca um kit NAR na frente mesmo.

um Kit NAR série 2 de 6,5" não é muito caro, mas tem uma boa qualidade (já ví indicarem muito por aqui), e o coaxial traseiro tb.

se vc quizer amplificar tudo isso, vai ficar complicado, vai precisar de 2 amps...

pelo visto vc nao se preocupa tanto com palco sonoro, prefere um som que encha bastante o carro, ne?

mas... pra isso existe solução...

pode ser um Amp Audiophonic 800.4 pro kit e o sub e um digital SD 400.4 pro coaxial traseiro e o mid bass do painel, que demandam bem menos potencia. e de quebra, é um amp barato.

o sub pode ser um Questo de 12" 350wrms...

dá uma olhada aew.

ps.: sugiro mover o tópico pra sessão de iniciantes, vão até te ajudar mais por lá.

Compartilhar este post

Link para o post

problema do santana e as portas que nao rendem quase nada de grave e o espaço e bem limitado, vc tem um set bem simples mas honesto, achei interessante sua idea de montar o nar no painel, mas na boa acho q nao entra 5" ali, ja instalei 4" ali e nao e facil... outro detalhe e como vai ligar tudo isto em um aplificador de 4 canais, se for ligado em paralelo com o kit das portas vc nao vai ouvir nada das portas, devido a posiçao do falante do painel e a menor potencia, eu abriria mao do nar no painel e colocaria o tweeter ali, e simplificaria as coisas, deixa os falantes traseiros na potencia do player e pronto ta feito... entre os dois amps eu ficaria com o audiobank com certeza, mas de uma olhada no jbl gt5, e no kenwood kac-2404s, menor potencia mas sobram em qualidade

Editado por sidineictba

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigos, obrigado pelas dicas.

Bom, minha ideia é usar um amplificador só mesmo. Sobre a ligação dos equipamentos, pensei em usar 1 canal para o kit 2 vias, 1 canal para os coaxiais traseiros e 2 canais em bridge para o sub. Já os mids que vão no painel pensei em ligar direto no player. Tive essa ideia pensando no seguinte, já que não vou tratar as portas do santana, os mids do kit 2 vias que vão nas portas vai perder um pouco o rendimento, sendo assim, os mids a mais que vou colocar no painel vai suprir um pouco a perda de rendimento do kit que vai na porta. Será que é isso mesmo? Foi uma idéia. O que acham?

No caso do ampli o Audiobank é melhor então que o hurricane? Esse audiobank dão pra ligar tudo isso que eu quero ou tenho que mudar alguma coisa?

Obrigado.

Editado por Pablo Fernando

Compartilhar este post

Link para o post

hurricane não.. pelo amor de deus..

pelo que eu entendi, unica coisa que você tem é o player certo? o resto vai comprar? só pra a gente poder te ajudar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

hurricane não.. pelo amor de deus..

pelo que eu entendi, unica coisa que você tem é o player certo? o resto vai comprar? só pra a gente poder te ajudar melhor.

Isso amigo, tenho o player e tenho um par de midbass da Nar de 5" que peguei num rolo. O resto vou comprar. Pensei nos equipamentos da lista que fiz acima.

Compartilhar este post

Link para o post

já tive um Santana... bom carro... ( momento nostalgia ) ASUhuaSHduAHSd

o meu era 96, mas era o mesmo modelo. me desfiz dele pq bebia mais que eu, e isso eu nao admito.

vejamos... cara... quer qualidade? coloca um kit NAR na frente mesmo.

um Kit NAR série 2 de 6,5" não é muito caro, mas tem uma boa qualidade (já ví indicarem muito por aqui), e o coaxial traseiro tb.

se vc quizer amplificar tudo isso, vai ficar complicado, vai precisar de 2 amps...

pelo visto vc nao se preocupa tanto com palco sonoro, prefere um som que encha bastante o carro, ne?

mas... pra isso existe solução...

pode ser um Amp Audiophonic 800.4 pro kit e o sub e um digital SD 400.4 pro coaxial traseiro e o mid bass do painel, que demandam bem menos potencia. e de quebra, é um amp barato.

o sub pode ser um Questo de 12" 350wrms...

dá uma olhada aew.

ps.: sugiro mover o tópico pra sessão de iniciantes, vão até te ajudar mais por lá.

Essa ligação de 2 amplificadores não vai acabar sobrando canal? não entando dessa parte de instalação. No caso de 2 amplificadores a sua idéia seria um canal pra cada falante individualmente e não 1 canal para o par, é isso?

Bom, como comentei anteriormente a ideia é usar 1 amplificador só. Não vai ficar bom levando em consideração as ligações que eu comentei acima?

Compartilhar este post

Link para o post

Pablo, o negócio é assim, cada alto-falante usa um canal (um lado do kit usa um canal, outro lado usa outro), ou seja, cada par de alto-falantes são 2 canais. Como você vai ter 2 pares de alto-falantes, vc usaria 4 canais. Mas e o sub? Por isso a ideia de usar dois amplificadores!

Se eu fosse vc usava os mids dos painéis amplificados no mesmo amplificador do kit 2 vias, os traseiros direto do player e o subwoofer ligado em um amplificador mono ou 2 canais em bridge!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Pablo, o negócio é assim, cada alto-falante usa um canal (um lado do kit usa um canal, outro lado usa outro), ou seja, cada par de alto-falantes são 2 canais. Como você vai ter 2 pares de alto-falantes, vc usaria 4 canais. Mas e o sub? Por isso a ideia de usar dois amplificadores!

Se eu fosse vc usava os mids dos painéis amplificados no mesmo amplificador do kit 2 vias, os traseiros direto do player e o subwoofer ligado em um amplificador mono ou 2 canais em bridge!

Abs!

Agora sim to começando a entender.

Ah, descobri que meu player DEH-550mp tem uma saída propria pro SUB. Será que ficaria legal ligar o SUB no player?

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade essa saída de sub seria uma RCA, onde seria necessário ligar em um amp.. eu acredito..

Minha opnião amigo, na melhor intenção do mundo, não conheço o santana então não posso te dizer exatamente o que fazer, mas não colocaria um mid no painel, apenas os twitters direcionados e mids nas portas.. Isso é uma questão pessoal de gosto de cada um, tenta arrumar um par de crossovers e um par de twitters e usa esse mid que você tem nas portas, trate elas e coloque apenas o sub na mala. Use um amp de 4 canais, 2 canais um pra cada lado no crossover (twitter e mid) e os outros 2 canais em bridge pro sub.

Fica mais simples, mais eficiente e com melhor qualidade.

Ou até mesmo, você pensando em gastar pouco, da pra comprar um kit duas vias phd que tão vendendo bem barato, e são bem melhores do que o bravox, tocam lindamente. Monta o kit 2 vias na frente, com o falante na porta, twitter direcionado no painel.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade essa saída de sub seria uma RCA, onde seria necessário ligar em um amp.. eu acredito..

Minha opnião amigo, na melhor intenção do mundo, não conheço o santana então não posso te dizer exatamente o que fazer, mas não colocaria um mid no painel, apenas os twitters direcionados e mids nas portas.. Isso é uma questão pessoal de gosto de cada um, tenta arrumar um par de crossovers e um par de twitters e usa esse mid que você tem nas portas, trate elas e coloque apenas o sub na mala. Use um amp de 4 canais, 2 canais um pra cada lado no crossover (twitter e mid) e os outros 2 canais em bridge pro sub.

Fica mais simples, mais eficiente e com melhor qualidade.

Ou até mesmo, você pensando em gastar pouco, da pra comprar um kit duas vias phd que tão vendendo bem barato, e são bem melhores do que o bravox, tocam lindamente. Monta o kit 2 vias na frente, com o falante na porta, twitter direcionado no painel.

E se eu esquecer desse par de midbass que eu tenho, comprar um bom kit 2 vias, instalar os mids nas portas e coloca os tweeters sobre o painel e colocar um sub na mala somente. Tipo quem vai atras não vai sentir falta do som? eu poderia colocar um par de coaxiais atras ligados direto no player pra que não falte som pra quem estiver atras. O que vc acha? Qual kit 2 vias, sub, amplificador e coaxiais vc me indicaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah no caso de transportar alguém atrás, Liga os coaxiais no player, mais tenta adaptar alguma chavinha pra ligar e desligar, porque o Fader do rádio não vai funcionar nesse caso, e quando você tiver andando sozinho, você desliga os coaxiais pra ter o palco só pra você... entendeu?

Ficaria perfeito dessa maneira.

Sei que é um tanto pessoal, mas quanto você está disposto a gastar mais ou menos?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah no caso de transportar alguém atrás, Liga os coaxiais no player, mais tenta adaptar alguma chavinha pra ligar e desligar, porque o Fader do rádio não vai funcionar nesse caso, e quando você tiver andando sozinho, você desliga os coaxiais pra ter o palco só pra você... entendeu?

Ficaria perfeito dessa maneira.

Sei que é um tanto pessoal, mas quanto você está disposto a gastar mais ou menos?

Na lista de equipamentos que postei anteriormente ia gastar em torno de uns mil reais em tudo (só equipamentos, sem contar a parte de instalação, fiação, caixa pro sub e tal).

Compartilhar este post

Link para o post

Pablo:

Kit 2 Vias NAR Série 3 ou 2;

Coaxial NAR série 3 ou 2;

Um amplificador SD400.4 e um SD400.1

Subwoofer NAR 1004SW2

Agora tem que calcular, deve dar em torno disso aí...

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Pablo:

Kit 2 Vias NAR Série 3 ou 2;

Coaxial NAR série 3 ou 2;

Um amplificador SD400.4 e um SD400.1

Subwoofer NAR 1004SW2

Agora tem que calcular, deve dar em torno disso aí...

Abs!

Mas no caso de coloca só o kit 2 vias, o sub e os coaxiais direto no player pq vou precisar de 2 amplificadores?

Um só de 4 canais não daria certo?

Lembrando que os coaxiais traseiros vão ser ligados direto no player não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Não não, nesse modo que eu lhe falei o kit 2 vias e o coaxial seriam ligados em um 1 amplificador, e o sub em outro.

Ouu vc pode amplificar só o kit 2 vias e o sub, assim usando um amplificador só, só que somente 200wrms pro sub.. No que eu citei de 2 amplificadores, o sub sairia com 400wrms!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vou dar a sugestão mais receita de bolo possivel que vai te satisfazer. Como é um primeiro som, acredito que vai ficar excelente pra voce.

Kit NAR Serie 2.

Subwoofer NAR 10" serie 2

Amplificador Audiophonic 800.4 ou 2 sounditial 250.2

Canais frontais do amplificador pro kit, Bridge pro sub. No caso de 2 sds, 1 para o kit e outro para o amplificador. Voce vai precisar de 1 cabo rca de 4 canais (recomendavel se usar o ampli 4 canais) ou 2 cabos rca de 2 canais (caso use 2 sd250.2). O Sd é um otimo amplificador? NÃO, mas tambem não é pessimo. pra um set inicial, dá e sobra bonito!

já o audiophonic jé melhor mas é mais caro. veja o que é melhor

cabos voce pode procurar da Techsound que são baratos e bem construidos, além de já estarem a venda aqui no brasil mesmo.

Pega o que voce ja tem ai de falante e liga atras, direto no cd player. Mas faz o esquema da chavinha mesmo, pra ficar bom.

Kit 350

sub 200

amplificador SD 190 cada

amplificador Audiophonic 570 reais.

Cabos rca, speaker e força (separe pelo menos 150 reais)

traamente acustico (pelo o que falaram, no santana é necesasrio por causa das portas) cerca de 100 reais 5m² de manta que é a quantidade necessaria pra tratar as portas.

Lembrando que NAR voce parcela direto no site deles.

Fazendo assim, tem tudo pra dar certo e ficar legal, só levar em algum que realmente saiba isntalar o set e nao fazer cagada do tipo passar todos os fios juntos de um mesmo lado.

o ideal é fiação de energia peo lado em que ela entra no cofre para o carro, RCA pelo meio e speaker pelo lado oposto. Se achar um caro que top fazer a instalação assim, tem tudo pra ficar perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Não não, nesse modo que eu lhe falei o kit 2 vias e o coaxial seriam ligados em um 1 amplificador, e o sub em outro.

Ouu vc pode amplificar só o kit 2 vias e o sub, assim usando um amplificador só, só que somente 200wrms pro sub.. No que eu citei de 2 amplificadores, o sub sairia com 400wrms!

Abs!

Saquei parceiro, obrigado pelas dicas.

Caso alguem tenha mais ideias e dicas de equipamentos para eu usar podem postar por favor.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vou dar a sugestão mais receita de bolo possivel que vai te satisfazer. Como é um primeiro som, acredito que vai ficar excelente pra voce.

Kit NAR Serie 2.

Subwoofer NAR 10" serie 2

Amplificador Audiophonic 800.4 ou 2 sounditial 250.2

Canais frontais do amplificador pro kit, Bridge pro sub. No caso de 2 sds, 1 para o kit e outro para o amplificador. Voce vai precisar de 1 cabo rca de 4 canais (recomendavel se usar o ampli 4 canais) ou 2 cabos rca de 2 canais (caso use 2 sd250.2). O Sd é um otimo amplificador? NÃO, mas tambem não é pessimo. pra um set inicial, dá e sobra bonito!

já o audiophonic jé melhor mas é mais caro. veja o que é melhor

cabos voce pode procurar da Techsound que são baratos e bem construidos, além de já estarem a venda aqui no brasil mesmo.

Pega o que voce ja tem ai de falante e liga atras, direto no cd player. Mas faz o esquema da chavinha mesmo, pra ficar bom.

Kit 350

sub 200

amplificador SD 190 cada

amplificador Audiophonic 570 reais.

Cabos rca, speaker e força (separe pelo menos 150 reais)

traamente acustico (pelo o que falaram, no santana é necesasrio por causa das portas) cerca de 100 reais 5m² de manta que é a quantidade necessaria pra tratar as portas.

Lembrando que NAR voce parcela direto no site deles.

Fazendo assim, tem tudo pra dar certo e ficar legal, só levar em algum que realmente saiba isntalar o set e nao fazer cagada do tipo passar todos os fios juntos de um mesmo lado.

o ideal é fiação de energia peo lado em que ela entra no cofre para o carro, RCA pelo meio e speaker pelo lado oposto. Se achar um caro que top fazer a instalação assim, tem tudo pra ficar perfeito.

Valeu pelas dicas amigo.

Desculpe a ignorancia mas o que é esse esquema de chavinha que vc falou?

E qual o motivo pra tratar as portas do santana? não tava qrendo tratar. Aqui a minha cidade é pequena quase não tem nada e o pessoal que instala som acho que nem sabe fazer isso. Já vai ser dificil convencê-los de passar a fiação tudo separado....kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aproveitaria o bom preço e compraria o kit PHD que o pessoal tá vendendo aqui no forum.

Kit 2 vias PHD (199R$) http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=179584

Subwoofer NAR Serie 2 ou Questo 10"(mais forte e um pouco mais caro 385R$)

Amp Audiophonic 800.4 ou algum usado gringo bacana dos classificados.

Tratamento das portas é imprescindível

Bons cabos speaker, rcas não precisam ser os melhores, porém tem que ter boa blindagem, cabo de energia bacana tbm..

No meu caso, eu não aconselharia 2 amps, mas isso é questão de gosto, cada um tem uma opnião, outros tem mais experiência..

Abraços e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aproveitaria o bom preço e compraria o kit PHD que o pessoal tá vendendo aqui no forum.

Kit 2 vias PHD (199R$) http://autoforum.com...howtopic=179584

Bons cabos speaker, rcas não precisam ser os melhores, porém tem que ter boa blindagem, cabo de energia bacana tbm..

No meu caso, eu não aconselharia 2 amps, mas isso é questão de gosto, cada um tem uma opnião, outros tem mais experiência..

Abraços e boa sorte!

Valew parceiro, obrigado pelas dicas.

Estou feliz do pessoal estar colaborando com um leigo ignorante em som como eu.

Mais dicas, explicações e ideias são bem vindas.

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

O tratamento visa dar uma rigidez maior a porta e com isso ter menos reflexões. Em outras palavras, quando o mid tocar, nao vai ficar parecendo uma escola de samba batendo plastico, forro, e tremendo a porta. Vai deixar ela mais forte e como se fosse uma caixa.

Manta, de repente, até voce mesmo pode passar. Ou marca um fds e vem pra SP, na Status Audio, pra fazer. O moica nao cobra caro e trabalha super bem. Ou at´mesmo o murillo alanis, ele é de americana ou piracicaba, ele é usuario do forum e a pouco tempo abriu um topico de instalação, De repenete, com omurilo voce ja faz toda a instaiação e boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vem pra bauru que a gente instala junto e você paga as três caixas de cerveja que serão consumidas fechou? Te ajudo a tratar as portas e com o som, acho que é mais perto do que ir até a capital. rsrs..

Compartilhar este post

Link para o post

Kit 2 vias PHD (199R$) http://autoforum.com...howtopic=179584

Abraços e boa sorte!

Concordo com o amp e sub, santana tem pm grande e sem passagem pro interior portanto pede um sub de pelo menos 300w, entao o 800.4 vai bem com o questo, ou ate mesmo o jbl gto1004 mesmo faltando um pouco de potencia pra acompanhar bem o questo mas ainda toca bonito, ou ainda procurar um usado, um clarion apx4361. ou entao usa logo dois nar 1004 e um sd 400.4, se ficar caro dois nar pega dois keybass black phanter 8" já um pouco esquecidos pela galera mas continuam tocando bem e baratissimos e cx pequena, e um sd 250.2 pro kit nar serie 2 ou o phd ja sugerido, só tem que tomar cuidado com o phd que parece que o pessoal que usou ele com o sd deu algum problema poi o kit nao tava aguentando a potencia extra dos sd em cima deles ai tem que regular direitinho ou ainda melhor, usar um classe ab em vez dos sd, fica melhor ainda. se quiser pode deixar este coaxial atras ligado direto no player só pra dar um som mais ambiente pra quem vai atras.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...