Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pad

Carregador de bateria 12V ~7Ah barato?

Recommended Posts

Fala pessoal,

Estou pensando em utilizar uma bateria de 12V, entre 6 a 7 Ah, para aplicações de áudio (alimentar transporte, amplificador).

A bateria é bem em conta, coisa de R$30,00 no ML.

O problema é o carregador. Tem desde um "T com lâmpada" por R$12,00, passando por um estilo "fonte de tomada" na faixa dos R$35,00, até alguns aparentemente melhores, em torno de R$150,00.

Procurei também um no-break para uma solução mais "elegante" (retirando a bateria na hora do uso, e recolocando para carregar), mas o custo também é alto.

Qual seria uma solução boa e barata, para deixar carregando e "esquecer da vida"?

Agradeço desde já,

Pad

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal,

Estou pensando em utilizar uma bateria de 12V, entre 6 a 7 Ah, para aplicações de áudio (alimentar transporte, amplificador).

O problema é o carregador. Tem desde um "T com lâmpada" por R$12,00, passando por um estilo "fonte de tomada" na faixa dos R$35,00, até alguns aparentemente melhores, em torno de R$150,00.

Procurei também um no-break para uma solução mais "elegante" (retirando a bateria na hora do uso, e recolocando para carregar), mas o custo também é alto.

Qual seria uma solução boa e barata, para deixar carregando e "esquecer da vida"?

Agradeço desde já,

Pad

Fala Pad, entao no ML tem varias opçoes; Vc pode tambem utilizar uma fonte de notebook que esta na faixa de 40 reais e tem 120w mais ou menos 10ah (reais uns 6) e ainda tem a opçao de escolher a tensao (entre 12 e 20volts); Eu uso uma de note e funciona blz

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um desse aqui :

carregador-de-bateria-12-volts-10-amp-automatico-n-desliga_MLB-O-177738557_5358.jpg

Tá por 159,00 no ml .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429267247-carregador-de-bateria-12-volts-10-amp-automatico-n-desliga-_JM

Não é tão barato como deseja, mas em vista do que encontramos no comércio local, está em conta o preço .

Outra opção do mesmo fabricante (que é vendedor direto no ml)

carregador-baterias-12v-carro-moto-no-precisa-desligar_MLB-O-173802254_5571.jpg

Tá por 109,00 este, mas eu ainda prefiro o acima .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431474697-carregador-baterias-12v-carro-moto-no-precisa-desligar-_JM

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, foram exatamente estes que eu vi.

Ebert, funciona mesmo? Eu tenho algumas fontes de note aqui, em especial uma com seletor de tensão, 15-20V@4.5A, 22-24V@4.0A.

Pode ser meio mentirosa a corrente, mas a tensão medi com um multímetro e parece ser precisa.

Qual a tensão recomendada para carregamento? Como fica a questão do tempo? Pode deixar o tempo que for, ou é melhor programar com aqueles "timers" de tomada?

Valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

Não compensa comprar um carregador caro para carregar uma bateria de 7ah.

Faça você mesmo um carregador. Compre um transformador de 220V para 11V (ou 110V para 11V, não sei se na sua cidade é 110 ou 220V), compre também uma ponte retificadora e um capacitor de 2200uF e 25V. Você terá um ótimo carregador com ripple bem baixo e que carregará sua bateria sem danifica-la, e que custará menos de 50 reais.

Qualquer coisa me manda MP que te explico direito.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, foram exatamente estes que eu vi.

Ebert, funciona mesmo? Eu tenho algumas fontes de note aqui, em especial uma com seletor de tensão, 15-20V@4.5A, 22-24V@4.0A.

Pode ser meio mentirosa a corrente, mas a tensão medi com um multímetro e parece ser precisa.

Qual a tensão recomendada para carregamento? Como fica a questão do tempo? Pode deixar o tempo que for, ou é melhor programar com aqueles "timers" de tomada?

Valeu pessoal!

Bom o meu funciona perfeito, realmente nao sei qual a corrente que eles fornecem; Em regra, a tensao que se pode carregar estas baterias é de 15,5volts; Na minha freedom estacionaria de 55ah é a tensao que utilizo; Obs: essas fontes esquentam muito (a minha pelomenos), assim coloquei ela em um dissipador de mesmo tamanho; Pode-se colocar um cooler tbm;

flw e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Ebert, quanto tempo você deixa carregando?

Lucas, eu até tenho uns trafos guardados aqui (para evitar de jogar fora), mas não é um produto que eu tenho experiência, não sei identificar primário nem secundário (bom, não sei nada quase).

Compartilhar este post

Link para o post

Pad,

Eu acho (disse acho) que só vale a pena construir SE voce estiver mesmo com vontade de por a mão na massa.

Pois economizar 70,00 , pra mim não é economia alguma ,ainda mais levando em consideração que seu tempo e mão de obra não são de graça.

A vantagem do carregador de 10 amperes , é que pode ser utilizado algum equipo ligado durante a carga (teria de ver no manual dele qual o consumo do equipo ). Este modelo tem ventoinha automatica e snme de rotação variavel.

Além de poder dar uma carga emergencial em algum carro da sua casa , etc, etc...

Ou se pensa em SOMENTE usar para a sua aplicação , vai no menor de 6 amperes.

O que tenho é muito bem acabado e aqui fora no comércio não encontro por menos de 250~270 pratas carregadores inferiores em qualidade.

Bom, essa é só a minha opinião.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, normalmente concordaria com você. Também acho que já que tem que pegar, pega um bom logo. Mas como estou desempregado e grana curta, quero evitar de gastar muito.

É somente para carregar essa bateria mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ebert, quanto tempo você deixa carregando?

Lucas, eu até tenho uns trafos guardados aqui (para evitar de jogar fora), mas não é um produto que eu tenho experiência, não sei identificar primário nem secundário (bom, não sei nada quase).

Fala Pad, nao deixo a bateria descarregar muito, a cada 3 dias dou uma carga de 01 hora ou duas mais com certeza a bateria ja esta carregada antes, pois o carregador fica "frio" em uns 20 min de carga; No seu caso acho que 30min ja seria o suficiente; O calculo simplorio e muito facil, se vc tem uma bateria de 7ah e um carregador de 7ah a mesma deve ser carrgada por 01 hora para estar completa, nao tem erro;

Se vc tem as fontes vai nelas mesmo, assim vc nao gasta nada;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Se sempre vc carregar essa bateria com 7 amperes, vc vai estragar ela rapidinho.

Ja desenvolvi carregadores pra essas baterias.

A maioria delas suporta apenas 10% da capacidade para corrente de recarga. Vem especificado na bateria ou em seu datasheet.

O certo é carregar com 13.8 volts á

0.7~1A, e depois deixar ela flutuando em 14.4 volts.

Tenta ver as especificações escritas na lateral da bateria.

Compartilhar este post

Link para o post

Se sempre vc carregar essa bateria com 7 amperes, vc vai estragar ela rapidinho.

A maioria delas suporta apenas 10% da capacidade para corrente de recarga. Vem especificado na bateria ou em seu datasheet.

Com certeza Elias vc tem razao, sempre deve-se carregar a bateria com 10% de sua corrente, correto? So achei estranho a tensao, pois em regra essas bateria de nobreak exigem tensao mais alta, em torno de 15,5volts (como a minha freedom), mais se esta no manual dela ok;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, eu lembro um pouco dessa história de carga lenta, professor comentou quando estudei eletrônica.

Tem algum jeito simples de limitar corrente? Resistor em série resolve?

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, eu lembro um pouco dessa história de carga lenta, professor comentou quando estudei eletrônica.

No site da ajax eles recomendam dar carga de 10% da corrente e em 15volts, nas baterias de nobreaks deles;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

a carga nao pode ser menor do que 10%? tenho um amigo que carrega a sua bateria de 170 a com um carrregador de 5 a

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Pode seguir a lei de ohm limitando em 2A a corrente de curto-circuito, te dá uma carga lenta e segura. Acho que até 3A em curto tá bom.

Compartilhar este post

Link para o post

No momento a ideia ta meio parada.

Mas comentando com um outro amigo sobre, ele sugeriu pegar uma bateria automotiva mesmo, entre 50-60Ah. Dá para pegar uma simples baratinha, maior autonomia, e já usa a fonte como carregador sem gambis.

Achei a ideia bastante razoável, se conseguir uma bateria até uns 100 mangos.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

No momento a ideia ta meio parada.

Mas comentando com um outro amigo sobre, ele sugeriu pegar uma bateria automotiva mesmo, entre 50-60Ah. Dá para pegar uma simples baratinha, maior autonomia, e já usa a fonte como carregador sem gambis.

Achei a ideia bastante razoável, se conseguir uma bateria até uns 100 mangos.

Uma de 45Ah das "não-seladas" custa nesta faixa dos 100. Aqui em Brasília tem por 99 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, revivendo o tópico,

Um pouco da história, antes da pergunta:

Meu disjuntor do cofre estragou e minha bateria extra não foi mais carregada. Ela caiu a tensão para 10volts. Após fazer a troca do disjuntor por um porta fusível, ela está agora com 12,8volts(pois fiz 120km com o carro, e com o som deligado, sem usar a bateria). Só que o seguinte, minha bateria do cofre com carro ligado, estabiliza em 14 volts a tensão e 12,8 volts com carro desligado. Com a bateria extra e carro ligado(depois do incidente) a tensão não passa dos 12,8 volts e a mesma coisa com o carro desligado.

Agora quero dar uma carga lenta na bateria extra e já ter por casa o carregador para de tempos em tempos carregá-la. Minha dúvida é qual carregador comprar. Vi 3:

Citado pelo rick demolidor: 10A, 12volts com reativador - R$159,00

http://produto.merca...o-n-desliga-_JM

Esse aqui de 5A, 12 volts: - R$89,98

http://produto.merca...inteligente-_JM

Esse outro que usa lâmpada de 220/110v: R$35,00

http://produto.merca...s-caminhoes-_JM

Não me importo de pagar os R$35,00 ou os R$159,00, só quero um carregador bom, que não estrage minha bateria e que seja confiável.

PS: A bateria que preciso dar carga é uma Arazzo 95ah.

Obrigado

Abraço

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal,

Agradeço desde já,

Pad

Fala pessoal,

Agradeço desde já,

Pad

Amigo vc está querendo utilizar aquelas baterias seladas 12v 7Ah né? Pad é o seguinte, se vc ler, na própria bateria esta descrito q a carga máxima inicial dessas baterias está na ordem dos 2 Ah(ela não pode ser feita carga rápida pois os núcleos dela são muito finos e a perigo de trincar o vaso dela...

Recomendo vc usar algum carregador como os de moto mas q não sejam aqueles de 5 Ah q já são d+ pra elas, seria bom vc usar aqueles que vi uma lampada, vc escolhe a potencia da carga pela potencia da lâmpada q colocar (200watts = 2Ah 12v) Só q sincéramente eu acho estas muito perigosas pois os 220v passam pelos contatos q vc liga na bat. ou seja se encostar neles leva um pu## choque....

Use este modelo aki carregador-bateria-12v-2ah-portatil-carro-moto-lancha-som_MLB-F-192636720_9789.jpg

Com certeza é a melhor opção pra vc e pra a bateria q vais usar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443410306-carregador-bateria-12v-2ah-portatil-carro-moto-lancha-som-_JM

Espero ter lhe ajudado. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Meu disjuntor do cofre estragou e minha bateria extra não foi mais carregada. Ela caiu a tensão para 10volts. Após fazer a troca do disjuntor por um porta fusível, ela está agora com 12,8volts(pois fiz 120km com o carro, e com o som deligado, sem usar a bateria). Só que o seguinte, minha bateria do cofre com carro ligado, estabiliza em 14 volts a tensão e 12,8 volts com carro desligado. Com a bateria extra e carro ligado(depois do incidente) a tensão não passa dos 12,8 volts e a mesma coisa com o carro desligado.

Agora quero dar uma carga lenta na bateria extra e já ter por casa o carregador para de tempos em tempos carregá-la. Minha dúvida é qual carregador comprar. Vi 3:

Não me importo de pagar os R$35,00 ou os R$159,00, só quero um carregador bom, que não estrage minha bateria e que seja confiável.

Obrigado

Abraço

Fortes, pelo o que vc falou sua bateria baixou muito a tensao e se ficou assim por muito tempo pode ser que danificou a mesma, assim mesmo que vc coloque ela no carregador nao vai subir a tensao; leve ela primeiro em um lugar para dar uma carga e depois testa no carro, se a tensao total subiu para os 14volts, caso isso nao ocorra a bateria pode estar comproblemas;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado

Abraço

Compra um carregador de 10A, e pode deixar pelo menos 36 horas DIRETO. Tem que ser carregador que mantenha em flutuação, não aqueles ditos "inteligentes" que desligam.

Compartilhar este post

Link para o post

Fortes, pelo o que vc falou sua bateria baixou muito a tensao e se ficou assim por muito tempo pode ser que danificou a mesma, assim mesmo que vc coloque ela no carregador nao vai subir a tensao; leve ela primeiro em um lugar para dar uma carga e depois testa no carro, se a tensao total subiu para os 14volts, caso isso nao ocorra a bateria pode estar comproblemas;

flw

Compra um carregador de 10A, e pode deixar pelo menos 36 horas DIRETO. Tem que ser carregador que mantenha em flutuação, não aqueles ditos "inteligentes" que desligam.

Obrigado pelas dicas! Vou procurar esse carregador.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...