Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
arthurparo

Ajuste T.A

Recommended Posts

Preciso de ajuda para regulagem do T.A (sou iniciante e nunca utilizei este recurso)

 

HU: clarion dxz786USB (3way mode)

Tweeter: Morel mt-22

midbass: Helix competition 806 6.5"

Amplificador Stereo: Soundstream rubicon 4.600

Subwoofer: Questo audio 350w 10"

Amplificador Mono: Hifonics bxi2610d @ 4 ohms (600w rms)

 

O set está ligado em bi-amp no soundstream.

 

Cortes Tweeter: hpf 3.15 khz -12db

Corte midbass: hpf 80hz lpf 3.15hz -12db

Corte Subwoofer: hpf 25hz lpf 80hz -12db

 

NA HU tentei fazer o alinhamento de tempo através das distâncias dos falantes para o meu ouvido... mas não estou conseguindo deixar o som vindo do meio do carro..

 

alguem poderia me ajudar em como proceder para um ajuste mais correto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz de ouvido, vai girando até achar que tá centralizado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem um cd com faixa específica pra te dar uma referência?

 

Tem no cd do Quality Sound.

 

Se tu não tiver, fala com o Ianaconi que ele consegue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok vou procurar este cd. Valeu.

 

1: Acha um CD com bastante voz, e bota pra tocar. Normalmente a voz é centralizada, nunca vi algo diferente disso.

2: Deixa tocando apenas os tweeters.

3: Adiante o tweeter direito até centralizar a voz.

4: Deixe ligado apenas o lado esquerdo, e adiante o mid até o palco subir.

5: Coloque apenas os mids pra tocar, e adiante o lado direito até centralizar a voz.

6: Ligue tudo e confira o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixei as faixas para testes de SQ e trabalhando com T.A percebi que o som está mais centralizado agora. Porém ainda tenho dúvidas se esta é a configuração ideal. Em uma faixa de sax deste testes a musica começou tocar lado esquerdo e foi terminar do lado direito passando por todo painel.

 

Acredito que seja fuçando e percebendo as mudanças o melhor jeito para este acerto. Existe alguma regrinha fundamental para os alinhamentos ou varia de ouvido para ouvido e gosto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Percebo diferença quando sento do lado motorista e passageiro é possivel deixar o som centralizado para ambos os lados ?? consegui centralizar quando estou dirigindo porém ao sentar no passageiro parece que o efeito já não é o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Percebo diferença quando sento do lado motorista e passageiro é possivel deixar o som centralizado para ambos os lados ?? consegui centralizar quando estou dirigindo porém ao sentar no passageiro parece que o efeito já não é o mesmo.

 

Com TA não tem jeito, vc acerta pro motorista e só bagunça o outro lado. Pra centralizar dos dois lados só com muito trampo com o posicionamento mágico nos pezinhos, como nos velhos tempos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No in phase, o som tem que ficar veindo de apenas uma ponto, no caso, o centro do carro. no out phase, vem de todos os lados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo e se o in phase não estiver vindo do centro é porque o alinhamento está errado ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, o meu pelo menos sempre esteve.

 

Esquece isso de formulas cara, Vai pelo ouvido mesmo. Quando voce sentir que o som tá mais centralizado voce para de girar o controle.

 

Eu mesmo nunca usei formula ou coisas do tipo para meues sets.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desliguei meus mids e desativei o subwoofer... não consigo perceber diferença mechendo no T.A para os tweeters.

Quando mechi nos mids percebi diferença e consegui deixar centralizado, para o subwoofer não percebi diferença também..

No in fase e out fase o som parece que sai igual para os dois.

 

Estou com um chiadozinho de fundo no som quando começa tocar musicas... porém no mute nao fica chiado nenhum o que pode ser ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas esse chiado aparece também nos testes do cd SQ lá...

 

quando esta tocando musica nem se percebe o chiado .. mas nos testes la ao passar de uma faixa para outra da pra perceber!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo lado direito do carro passa perto dos fios dos falantes...

 

po não estou sentindo muita diferença mechendo no T.A .. será que o T.A do meu player não é bom ou não estou conseguindo perceber os detalhes ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se está fazendo bi amp, troque os canais do MID pelo os do TW, talvez melhore, tem alguns players que não regulam T.A em um dos canais do 3 way.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo lado direito do carro passa perto dos fios dos falantes...

 

po não estou sentindo muita diferença mechendo no T.A .. será que o T.A do meu player não é bom ou não estou conseguindo perceber os detalhes ?

talvez vc não esteja percebendo o efeito do sax é um teste de palco começa do lado esquedo-centro-direita- e se não me engando volta para o meio, faz o seguinte coloca o balanço no r1 vc pode estar escutando o som do lado esquerdo muito mais alto, mas é isso aí não atoa que tem gente que gosta tando de fuçar no TA são horas de brincadeira ;) Editado por Andretti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou testar inverter os canais no AMP.

 

Na faixa do Sax eu percebi que o som começa do lado esquerdo e vai passando até lado direito e depois volta até o esquerdo novamente.

 

Ele deve parar no centro na volta ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo lado direito do carro passa perto dos fios dos falantes...

 

po não estou sentindo muita diferença mechendo no T.A .. será que o T.A do meu player não é bom ou não estou conseguindo perceber os detalhes ?

 

Particularmente eu sinto mais diferença no T.A. nos graves. O ajuste de esquerdo-direito também faz diferença mas nao sinto tanta quanto um ajuste de volume de cada um, um bom ponto de partida seria medir mesmo as distâncias e deixar lá...

 

Sobre a fase se os falantes estiverem ligados de maneira correta só haverá problema de cancelamento no encontro de frequencias de sub x mid e mid x tw, tenta inverter a fase do sub e/ou tw e vê o que acha do som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...