Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

Linha de Transmissão (LT) para QUESTO 10' - QS350A-10

Recommended Posts

Mas e a questão da sensibilidade? Tipo, ele não corre o risco de ficar descontrolado com essas sds meio grandes?

Preenchimento o Renato já deu a dica, e o Subsonic tbm.

Material a gente já sabe, o preenchimento temos base, e é só dosando pra ver como fica melhor, fazendo uma caixa modelo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que não Rodrigo, o controle que esse sub tem não vai deixar ele exagerar tão fácil assim, vc pode olhar ali nos parâmetros e verá que ele tem baixo QTS, alto BL e se mexer na suspensão e na centragem vai sentir que são bem moles, isso quer dizer que o conjunto magnético é bem forte e é ele que segura o falante.

A dúvida surgiu pois ali mudamos a linha, ela não tem mais 4 dobras e sim 2, por isso acredito que mude alguma coisa no preenchimento, sem falar que o Renato aconselha espuma e o Gabriel não. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu só levantei esta questão de perder o controle pq o Kleber mencionou ali atras.

O preenchimento acho q vai mudar sim, pq é menos turbulencia né? Mas quanto ao volume do preenchimento é o de menos, a gente vai testando. Só o material mesmo, que devemos chegar num consenso.

Haushaush, mas já estamos chegando lá!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que projetei algo aqui....srsrrsrss, só preciso ter uma noção do preenchimento nela agora, preciso da ajuda de alguém....rsrsrsrsrrs

2,9m de comprimento de linha, SD inicial em 1,9 e terminando em 0,8.

Material de 18mm espessura.

Dimensões: 350(L) x 1500(A) x 296(P) mm

52472908.jpg

Como esse projeto é para podermos fazer a caixa do Rodrigo, então será para residencia e como ele mesmo disse que espaço ele tem, as dimensões não entraram na lista das limitações....srsrsrsrrs.

Se rolar essa caixa ai depois vou mexer no projeto da para automóveis.... :legal:

SHOW de bola!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto de Sd inicial tão alta.

Acima de 1 a tendência é amortecer o efeito da LT, mas sem adicionar carga acústica. Aí vc tem que ENCHER a primeira parte da linha de fono absorvente, mantendo uma densidade alta, pra conseguir alguma carga.

Eu faria com menos, no máximo 1Sd inicial. 1-1, ou 1-0,7.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber explique melhor essa de amortecer o efeito da LT, por favor?

Quais as causas de se ter um SD inicial mais alto?

Att.

Gustavo Mazzarin

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto de Sd inicial tão alta.

Acima de 1 a tendência é amortecer o efeito da LT, mas sem adicionar carga acústica. Aí vc tem que ENCHER a primeira parte da linha de fono absorvente, mantendo uma densidade alta, pra conseguir alguma carga.

Eu faria com menos, no máximo 1Sd inicial. 1-1, ou 1-0,7.

Att.

Gustavo Mazzarin

Eu não tinha visto a SD inicial de 1,9! Também acho muito! Sem contar que uma relação maior q 2:1 entre S0 e S1 já tira um pouco da velocidade da caixa e tal!

Eu começaria com 1,2Sd e terminaria com os 0,8!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tinha visto a SD inicial de 1,9! Também acho muito! Sem contar que uma relação maior q 2:1 entre S0 e S1 já tira um pouco da velocidade da caixa e tal!

Eu começaria com 1,2Sd e terminaria com os 0,8!

Eu tinha imaginado algo em torno de 1sd terminando com 0,7sd. Mas com base nos comentários do Subsonic e do Kleber.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha imaginado algo em torno de 1sd terminando com 0,7sd. Mas com base nos comentários do Subsonic e do Kleber.

Pra casa as vezes compensa começar com um teco acima da Sd, apesar que eu sempre tive resultados ótimos começando em 1Sd... minhas de 5,25" mesmo, eu fiz para médio-grave 1-0,5Sd e sintonia em 35Hz, mas descem brincando a 30Hz, mesmo com falantes meia boca... como é de se esperar, são ridiculamente rápidas e definidas!

Eu to pensando seriamente em pegar 1 dos Subs de 8" do Guto que tenho aqui e fazer 1 LT 1-0,8Sd (pouco tapering pra deixar ela mais rápida), Nessas férias se td correr bem eu faço o HT da sala, com tudo de 20 a 3KHz em LT! Já tá quase tudo no jeito aqui, só falta tempo!

Compartilhar este post

Link para o post

Att.

Gustavo Mazzarin

Bom, explicar é difícil... um engenheiro poderia definir isto com base em engenheirês, mas eu não... hehehehehe.

Vamos pensar de forma simples em volumes...

Você tem um cano de 2" e um de 4", ambos com o mesmo comprimento, ambos cheios de água. Empurre 100ml dentro deles.

No de 2" você tem uma maior pressão no outro ponto, no de 4", uma menor pressão. E é isto que uma linha de transmissão provoca! Seu ar viaja em ondas de pressão, e esta onda reflete no fim e retorna ao falante, criando uma pressão positiva (temos uma caixa com 1/4 de onda, logo, ela retorna com o falante iniciando a excursão no sentido contrário. por isto funciona, ela reforça o movimento do cone, e é por isto que ele desce mais).

Quando a onda de pressão está num ambiente muito amplo, ela produz uma pressão menor lá no falante. Ou seja, seu efeito é reduzido.

Além disto, quanto maior a pressão que este ar movimentado provoca naquele espaço, mais carga acústica o falante enxerga. Estamos falando de um ambiente PIOR que o freeair para um falante! Falantes que dependem da carga acústica das caixas VÃO sentir a falta delas, e é aí que o amortecimento de um Sd MENOR que 1 se torna interessante.

Quando você não tem este amortecimento, você precisa SOCAR bastante material fonoabsorvente nas imediações do falante para conseguir mantê-lo controlado. Tem que ser alta densidade MESMO, para criar resistência à passagem do ar.

Aí surgem os colaterais, que são a perda ainda maior do efeito do tubo ressonante. Esta perda tem que ser MÍNIMA, senão não faz sentido algum tê-la!

Ou seja, eu, PESSOALMENTE, não consigo ver nada d einteressante acima de 1,2, no máaaaaaaaaaximo 1,5Sd. E ainda assim, 1,5 só quando o falante desloca muito ar, ou quando é preciso que ele trabalhe desacoplado prematuramente do tubo ressonante. Caso de LTs fullrange.

No caso dessas LTs, se o efeito do tubo ressonante continuar numa faixa ampla, 2 oitavas acima da sintonia você já tem um cancelamento absurdo.

Neste, específicamente, faria iniciando em 1,5Sd, com densidade constante (e baixa) do material durante toda a linha (exceto no último terço), e cuidando fortemente do corte subsônico, já que o falante VAI sentir a perda do damping físico.

Vejam bem, LT é um bagulho MUITO empírico. O que eu falei acima são conclusões minhas, de quem teve SÉRIOS problemas com o JL 12W1 numa LT com Sd inicial de 1,6. Simplesmente o controle de cone era NENHUM, e só veio aparecer com lã de vidro na primeira parte da caixa. Só que passou a responder mais como selada que como LT. Tirei a lã e cortei potência mesmo, único jeito.

Já minhas experiências com Sd por volta de 1, contante ou decrescente foram TODAS muito boas. Sem excessão. Até pra dimensionar o material dentro da caixa é tranquilo, diferentemente do pesadelo de fazer esse dimensionamento numa LT com seção exageradamente grande.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Puts olha a cagada, me desculpe comi um numero ali, a SD inicial é em 1,19. :banghead

Kleber valeu pela explicação, ficou bem entendível...rsrsrs

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

Puts olha a cagada, me desculpe comi um numero ali, a SD inicial é em 1,19. :banghead

Kleber valeu pela explicação, ficou bem entendível...rsrsrs

1,19 tá show!

Compartilhar este post

Link para o post

aqui no trampo não da pra ver as imagens! Algumas coisas a serem consideradas:

reduzir em 20% o comprimento calculado da linha, as dobras e o preenchimento "aumentam" a linha, se vc sintonizar a 25Hz na calculadora (que vai dar 3,44m de comprimento), quando colocar o preenchimento vai ser como se tivesse sido sintonizada em 20Hz! Calcula essa linha pra 31Hz (2,75m de comprimento) que ela vai ter uma sintonia efetiva de 25Hz!

menos dobras é sempre melhor

PARA CARRO, tapering funciona muuuito pra ganhar SPL e "pegada" de sub-grave! boomy não fica, não perceptível no carro, mesmo com tapering de 1,5-0,5Sd ainda é BEM mais rápida que qualquer selada!

Amplificador com alto F.A. sempre cai bem pra LT, pelo bem do próprio sub!

LT pra carro, trabalha com caixa "magra", 1,0-0,6Sd é uma ótima medida, MUITO rápida e não vai faltar força de subgrave (é uma caixa que toca PLANA onde TODO sub já morreu faz tempo!)

Se mantiver a sintonia em 25Hz... HELICOPTERO! Pode lançar 15Hz nessa joça que vc sente/ouve fácil e com força!

vendo as imagens eu dou mais palpite!

Me veio umas ideias interessantes com essa dica. Posso até testar no meu Nashville NA6400, que ajusta a potência até a 1/4. Os valores de potência por canal são esses e aproveitando o FA de um desses ficará filé.

NA6400

Maior que 2.500 @ 8 ohms / 40Hz.

Calculei numa planilha e nos 08 ohms, dá para ligar, rs rs:

--------------- 1 ---------------------- 1/2---------------------------- 1/4

8 ohms -- 1250w --------- 625w--------------------313w

Condição: NA6400-2Ω

2 ohms estéreo 6.400 watts RMS

4 ohms estéreo 4.000 watts RMS

8 ohms estéreo 2.500 watts RMS

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, deve ser mais ou menos isso mesmo. Pq nas espec ta dizendo que tem 236mm então 23,6cm/2=11,8²=139,24*3,1415=437,42cm²

Respondendo meio atrasado por só ver o tópico agora hehe, segue esclarecimento quanto ao Sd:

236mm é o diâmetro TOTAL cone + suspensão. Porém em cálculos de Sd não se leva esse diâmetro total em consideração, pois parte da suspensão não entra no cálculo. Alguns consideram metade da suspensão, outros 3/4, etc. É aproximado mesmo. Nós mechemos o cone e vemos mais ou menos o que se desloca, que é algo próximo a 3/4.

Sendo assim, o diâmetro considerado para o cálculo do Sd é 220mm.

Logo: (220/2)^2 * PI = 380cm^2

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Neukamp, muito obrigado. Tinha lá a sd, mas o tonto aqui quis tirar a prova kkkkkkkkkk

Mais facil mudar a grandeza mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

em ambos, lt e questo, mas tenho que conseguir um espaço em casa antes, talvez até mais lts, pra montar um ht no meu quarto e outras caixinhas na sala

Compartilhar este post

Link para o post

Então te prepara, que o tópico é bem produtivo.

O Gustavo já ta com um bem adiantado, o Renato DIYAudio também está ajudando muito, junto com o pessoal deste Forum. Alem do proprio Team da Questo que me parece que estão com um projeto tbm já adiantado.

Acredito que não muito distante já teremos uma ou mais finalizada!

Compartilhar este post

Link para o post

O Gustavo já ta com um bem adiantado, o Renato DIYAudio também está ajudando muito, junto com o pessoal deste Forum. Alem do proprio Team da Questo que me parece que estão com um projeto tbm já adiantado.

Eu queria conseguir colocar no carro, mas lá cabe mal uma caixa de no máx 47L, e pra completar ainda comprei ano passado, antes de saber da Questo, um JL12w6v1. Agora é esperar sobrar um $$ pra pegar um Questo pra usar em casa em conjunto com o que tenho em casa, te prepara Mazza pra perturbação por tel qdo eu for fazer tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

É, não sei que carro é o seu, mas TL pra carro é pra quem quer mesmo ahsuhasu

Mas acredito que o pessoal vai conseguir chegar num tamanho bom ai pro carro também.

Eu tbm to comprando um 12" Questo (Eu incomodando o Gustavo tbm kkkkkkk) para o carro, mas neste caso vou de BassReflex mesmo, ou se não fosse tão trabalhoso e grande, uma BP.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra casa as vezes compensa começar com um teco acima da Sd, apesar que eu sempre tive resultados ótimos começando em 1Sd... minhas de 5,25" mesmo, eu fiz para médio-grave 1-0,5Sd e sintonia em 35Hz, mas descem brincando a 30Hz, mesmo com falantes meia boca... como é de se esperar, são ridiculamente rápidas e definidas!

Eu to pensando seriamente em pegar 1 dos Subs de 8" do Guto que tenho aqui e fazer 1 LT 1-0,8Sd (pouco tapering pra deixar ela mais rápida), Nessas férias se td correr bem eu faço o HT da sala, com tudo de 20 a 3KHz em LT! Já tá quase tudo no jeito aqui, só falta tempo!

É possivel um par de LTs que respondam a partir de 40hz com um mid como o superbranquinho ou aqueles gradientes? Sobe até quanto? da pra usar mid + tweeter? se isso der certo, seria perfeito pro meu novo quarto :)

Compartilhar este post

Link para o post

.....te prepara Mazza pra perturbação por tel qdo eu for fazer tudo.

Eu tbm to comprando um 12" Questo (Eu incomodando o Gustavo tbm kkkkkkk) para o carro........

Vixi, me ferrei....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Galera, vcs me conhecem!

Só gritar aqui que eu apareço.....srsrsrsrsr :legal:

Po Clevando, vc sumiu cara, nem fiquei mais sabendo do seu som, me deu um cano falando que ia me mandar as fotos do processo e tudo mais, mas até hj não as recebi.....srsrsrrsrsrsrsrrs

Abraço fera.

É possivel um par de LTs que respondam a partir de 40hz com um mid como o superbranquinho ou aqueles gradientes? Sobe até quanto? da pra usar mid + tweeter? se isso der certo, seria perfeito pro meu novo quarto :)

Miranda é possível sim, uma LT é uma caixa bem versátil, vc pode fazer uma com uma pegada melhor nos subgraves como vc pode fazer uma mais full-range.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...