Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

Linha de Transmissão (LT) para QUESTO 10' - QS350A-10

Recommended Posts

Boa galera, boa mesmo...

Mas obviamente que essa LT é para casa, né?

Com 1,5 metros.. rsrsrsrsrs

E para os carros de vocês, já estão realizando algum projeto?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Bruno, essa ai foi especialmente desenvolvida para meu quarto, e de quem mais tiver bastante espaço kkkkk.

Mas o projeto original da Questo era para carro se não me engano. O Gustavo depois dessa ai se animou a fazer mais LTs kkkk.

A próxima vai ser para o 12" dele. Acho que é para carro? Confirma Gustavo? Dai tens que se fazer mais dobras.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa hj vou conseguir retomar esse projeto, vou reiniciar os testes e ajuste do preenchimento.

Aos poucos vou postando aqui, pois estou entupido de afazeres, sem falar que semana que vem é minha festa e meus nervos estão se arrepiando....rsrsrsrsrsrsr

Com certeza logo vai sair um desenho de uma LT 12' para o carro.

Como sou representante daqui da região, então preciso mostrar para os clientes o rendimento desses falantes e por isso vou montar um BR e um LT para 12' que tenho aqui.

Muitos vão dizer que a LT para o 12' vai ficar enorme e inviável. Concordo, mas eu gostei e meu porta-malas não tem do que reclamar, por isso vou fazer mesmo assim.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem de noite fiz uns teste na caixa e conforme ia mexendo fui escrevendo algumas coisas no Facebook.

Vou apenas citar aqui oq eu disse lá, meu tempo anda meio corrido para deixar tudo com mais detalhes. No final de tudo vejo se consigo fazer um review bem explicativo. wink.gif

Galera estou inciando agora os testes na LT, vou postando aqui conforme for mudando.

Não vou entrar em detalhes sobre músicas, amplificação......., vou apenas falar um pouco do comportamento e como coloquei o preenchimento.

Se for detalhar tudo não termino hj isso...rsrsrsrsrs

‎1º teste. Coloquei bastante preenchimento (1,5Kg +-), bem denso no início, mais suave no 2°/3 e assim por diante. Os subgraves sumiram um bocado, o sub ficou bem prezo, mas as batidas dos Tons e da Caixa de uma bateria ficaram bem realçados.

2° teste. Diminui um pouco o preenchimento, agora deve ter pouco menos de 1Kg. Aliviei bem pouco o preenchimento do início (1/3), dos outros 2/3 eu preenchi com o restante de forma decrescente, do mais denso para o mais suave. O som ganhou

corpo e agora o sub soltou, agora se escuta os subgraves, mas perdeu SPL, o controle quase que se manteve igual. No próximo vou afofar mais o 1° terço e assim por diante, mas mantendo a mesma quantia de plumante.

3° teste. É bem como o Gabriel (Subsonic) fala, mexer no inicio vc ajusta os subgraves, mexer no final muda os graves. Controle de cone está na mesma, mas perdi e muito os subgraves e ganhei uns graves meio estranhos.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não sei explicar.....srsrsrsr

4º teste. Adicionei plumante de forma que no início da linha a densidade fosse a extrema e que o plumante ficasse até a metade da linha, ai fui adicionando no restante de forma que a cada pouco a altura do plumante "super denso" ficasse cada vez mais abaixo da metade da linha, depois disso afofei tudo na linha e testei. Já são 23:00 e estou numa Kit-net de um amigo (provisoriamente) e ele está aqui do lado roncando....srrsrsrs, por isso não pude testar com um volume considerável, mas fiz um teste louco e **** QUE O PARIU!!!!! nunca vi isso. Joguei uma senoide de 20Hz até 25.5Hz e deixei o amplificador brincar um pouco com o falante (rsrsrsrs). Não se houve nada, apenas se sente uma pressão no ambiente e qdo se chega perto de algum objeto ele está vibrando demais. Não se ouve barulho algum pois o volume não está alto o alto-falante excursiona bem pouco, mas nesse mesmo volume qdo se joga 35Hz (é a única senoide que tenho depois da de 25.5Hz) sou obrigado a praticamente zerar o volume pois ai começa a ficar muito audível e os objetos vibram de forma a começar a fazer barulho. Na senoide de 20Hz dava para ver a porta excursionando de leve mas com um leve barulho......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Acho que fiquei louco.

Um fato que reparei fui que de pé e ao lado da caixa vc não escuta nada, mas é se afastar 1m da caixa e a pressão sonora é alta.

O amigo Fabio deu uma dica.

Cara, certa vez li que não se preenche as laterias da caixa e notei que vc pos forro. Ja experimentou tirar o mesmo? arranca das laterais, deixe so nas linhas..... Isso aconteceu com alguem la do HTForum, ele pos nas paredes e acabou com a caixa. so quando tirou que realmente sentiu o drama. e se eu não me engano foi em uma sublime. parece que a forração lateral atrapalhava o deslocamento de onda..... (ja que ta em teste)......

Passando minha festa vou ver com um amigo se ele me sede um local na loja dele para que eu possa abusar do bixinho e assim poder ajustar o som da caixa com volume moderado, pois do jeito que está ela com som agradável mas acho que se aplicar um pouco mais de potencia ai o cone vai querer voar....srsrsrsrrss

Segue algumas fotos sendo a 1ª foto a do 2° teste e a 2ª e 3ª foto são do 4° teste.

Não se consegue ver a diferença, só apalpando mesmo. Antes de finalizar eu bolo um jeito de mostrar como adicionar o plumante de forma que tenhamos um padrão e que fique fácil para quem tbm for fazer.

64841375.jpg

88172576.jpg

81270353.jpg

Abraço.

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

Show. Deixou ele amaciando Gustavo?

Conseguiu a telinha para segurar o preenchimento?

Editado por RoderickOl

Compartilhar este post

Link para o post

Nada de telinha, ainda. Acho que vou num cara que vende laranja e comprar um saquinho daquele.

Será que rola?

Nossa depois dos abusos que fizemos, amaciar pra que? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

eu não forro caixa de subwoofer! pra médios, sim, funciona, mas pra sub, na minha opinião FECAL, é melhor paredes lisas!

Compartilhar este post

Link para o post

eu não forro caixa de subwoofer! pra médios, sim, funciona, mas pra sub, na minha opinião FECAL, é melhor paredes lisas!

É interessante usar uma LT sintonizada em 60Hz num full range?

Tenho quase certeza que sim, mas opiniões nunca são demais...

Compartilhar este post

Link para o post

É interessante usar uma LT sintonizada em 60Hz num full range?

Tenho quase certeza que sim, mas opiniões nunca são demais...

Eu usaria! com preenchimento, pra ter o mais proximo possivel de um baffle infinito verdadeiro!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria! com preenchimento, pra ter o mais proximo possivel de um baffle infinito verdadeiro!

O Full range no meu caso é um woofer de 15 rsrsrssrs

(com intenções pra trio, mas nada ignorante)

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

O Full range no meu caso é um woofer de 15 rsrsrssrs

(com intenções pra trio, mas nada ignorante)

provavel q perca SPL em relação a outras caixas, pq vai precisar de bastante preenchimento pra eliminar o ripple, mas a naturalidade do som ficaria excelente!

Compartilhar este post

Link para o post

provavel q perca SPL em relação a outras caixas, pq vai precisar de bastante preenchimento pra eliminar o ripple, mas a naturalidade do som ficaria excelente!

Então infelizmente não vai rolar, já to usando o woofer sub alimentado se rolar mais perda de SPL eu fico sem grave

Compartilhar este post

Link para o post

Então infelizmente não vai rolar, já to usando o woofer sub alimentado se rolar mais perda de SPL eu fico sem grave

se vc deixar ela meio vazia (ou completamente) vc vai ter um cancelamento FORTE no dobro da sintonia da caixa, mas vai ter um ganho gigante em torno da sintonia! Pra fullrange isso não rola! Pra sub as vezes dá pra deixar a caixa mais vazia pq a faixa de frequencias é menor, tipo, de 30 a 60Hz, algo assim, aí da pra aproveitar o pico, mas no full complica pq vai ter um cancelamento de multiplos da ressonancia!

Compartilhar este post

Link para o post

se vc deixar ela meio vazia (ou completamente) vc vai ter um cancelamento FORTE no dobro da sintonia da caixa, mas vai ter um ganho gigante em torno da sintonia! Pra fullrange isso não rola! Pra sub as vezes dá pra deixar a caixa mais vazia pq a faixa de frequencias é menor, tipo, de 30 a 60Hz, algo assim, aí da pra aproveitar o pico, mas no full complica pq vai ter um cancelamento de multiplos da ressonancia!

Entendi, se quiser ganho spl vai haver diminuição do range (Efeito Band-pass né)

Pergunta: Esse ganho gigante, não vai gerar um descontrole de cone gigante também?

Obrigado pela aula :legal::rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, se quiser ganho spl vai haver diminuição do range (Efeito Band-pass né)

Pergunta: Esse ganho gigante, não vai gerar um descontrole de cone gigante também?

Obrigado pela aula :legal::rever1:

depende do falante, amplificador... o controle de cone passa a ser muito mais "elétrico" do que físico, mas quando vc deixa ressonar o que se faz é empurrar o cone mesmo, e isso gera, sim, descontrole, limitando a potencia aplicável! Dependendo da proposta pode ser útil e interessante (afinal estamos falando de 12dB de ganho com a caixa completamente vazia!), mas aí depende MUITO do setup completo!

Compartilhar este post

Link para o post

depende do falante, amplificador... o controle de cone passa a ser muito mais "elétrico" do que físico

O controle está relacionado ao fator de amortecimento do amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Sub, vc acha então que devo manter o preenchimento do jeito que está, retirar o feltro das laterias e fazer um corte subsonico para o falante não se descontrolar em baixas fs?

Oque mais vc pode complementar?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Sub, vc acha então que devo manter o preenchimento do jeito que está, retirar o feltro das laterias e fazer um corte subsonico para o falante não se descontrolar em baixas fs?

Oque mais vc pode complementar?

Abraço

eu teria testado sem o feltro antes! Há chances do subgrave aparecer mais com isso! O subsônico eu colocaria na frequência necessária, especialmente pra filmes é bem legal ter 15Hz na sala! Nos programas normais se tem uma atenuação muito grande já nessa faixa de resposta, e pode ser que o subsonico seja obsoleto, mas ai varia bastante, tem q ver o comportamento do sub em condições meio agressivas e avaliar!

Dica de música para testar o sub:

Shigeru Umebayashi - The Echo Game

Da trilha sonora do Clã das Adagas Voadoras

Se ele tocar isso sem embolar, é o sub menos embolador de todos, e seu amplificador, cabos e tudo mais são TOPS também! HEAUEHuaEHaE

Pra vc ter uma idéia, se eu ligo meu fone de ouvido (AKG K-77, conhecido por graves muito precisos, até meio apagados pra alguns) no amplificador do minisystem que alimenta as caixas de som do quarto aqui... a musica embola, ligado direto na placa mãe toca blzinha!

[media=]

[/media] Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Galera revivendo o tópico.

Estou no finalmente da caixa, quero finalizar antes de postar videos.

Estou na faze de testes e escutando muita música, mas como estou por fora desse assunto gostaria de mais indicações de músicas, não para testar a qualidade* mas sim as frequências reproduzidas pela caixa.

*O Gabriel já indicou umas músicas para se testar a qualidade do falante, agora quero finalizar deixando ela com bastante subgrave e de forma que fique bem plana até os 50Hz, pois será esse o corte.

Renato,

Vc poderia simular umas músicas e me passar em que frequência chega certas partes....srsrsrsrs

Ajuda bastante.

Sub,

Valeu pelas dicas de músicas vou testar com elas, mas já adianto que vai embolar pois o amplificador não é dos melhores...srsrsrsrsrs

Testei umas músicas do Dream Theater e percebi que o bumbo duplo é reproduzido com perfeição, vou caçar uns solos de bateria do Joe (Slipknot) e ver qualé desse sub....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Galera revivendo o tópico.

Estou no finalmente da caixa, quero finalizar antes de postar videos.

Estou na faze de testes e escutando muita música, mas como estou por fora desse assunto gostaria de mais indicações de músicas, não para testar a qualidade* mas sim as frequências reproduzidas pela caixa.

*O Gabriel já indicou umas músicas para se testar a qualidade do falante, agora quero finalizar deixando ela com bastante subgrave e de forma que fique bem plana até os 50Hz, pois será esse o corte.

Renato,

Vc poderia simular umas músicas e me passar em que frequência chega certas partes....srsrsrsrs

Ajuda bastante.

Sub,

Valeu pelas dicas de músicas vou testar com elas, mas já adianto que vai embolar pois o amplificador não é dos melhores...srsrsrsrsrs

Testei umas músicas do Dream Theater e percebi que o bumbo duplo é reproduzido com perfeição, vou caçar uns solos de bateria do Joe (Slipknot) e ver qualé desse sub....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tenho algumas musicas que tem bumbo duplo do começo até o fim acredito que ira gostar

bride-metal might

bride-live to die

bride-heroes

classica one- metallica (essa eu nunca tive um sistema que tocasse bem do começo até o fim)

tenho um pioneer 306 numa LT e é bem dificil deixar ela plana do começo ao fim é preciso muita paciencia recomendo baixar um gerador de ondas! pra fazer o ajuste fino.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho algumas musicas que tem bumbo duplo do começo até o fim acredito que ira gostar

bride-metal might

bride-live to die

bride-heroes

classica one- metallica (essa eu nunca tive um sistema que tocasse bem do começo até o fim)

tenho um pioneer 306 numa LT e é bem dificil deixar ela plana do começo ao fim é preciso muita paciencia recomendo baixar um gerador de ondas! pra fazer o ajuste fino.

Nile (banda de death metal) sempre é um desafio para subwoofers!

Compartilhar este post

Link para o post

Morreu aqui? Eu to acompanhando la no HTForum

Uma dúvida.... LT com o de 15" seria similar, ou a forma de preenchimento muda?

Compartilhar este post

Link para o post

Puts agora só o Rodrigo para relatar, vou dar um toque nele.

Cristiano, como a área do cone muda e sendo assim a área da curva, então o preenchimento muda tbm, mas já da se ter uma base. Acredito que apenas terá que colocar mais preenchimento mas na mesmo proporção que coloquei.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que apenas terá que colocar mais preenchimento mas na mesmo proporção que coloquei.

sendo assim, a minha LT pro home vai ser dotada de um subinho de 15"

:D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...