Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

OnTheMind

Bateria dentro de caixa selada

Recommended Posts

Postado em

Saudações.

Um amigo está pretendendo mudar/organizar a instalação do trio dele, e estamos pensando em colocar a bateria auxiliar DENTRO da caixa SELADA de um 10PW3.

Antes que digam, não será possível construir a caixa de forma que a bateria fique pelo lado de fora, escondida em espaço "reservado" atrás da caixa, que seria a opção mais usual.

Quanto ao volume, não têm problema, pois está sendo calculado considerando a bateria e o falante, onde restará 17Lts livres.

Esse é o cenário, agora a dúvida:

Por se tratar de caixa selada, existe a possibilidade dos gases produzidos durante o processo de carga da bateria danificarem o falante, por serem corrosivos conforme post do Juliano no tópico http://autoforum.com...dpost&p=1032307 ? (foi o único tópico útil que encontrei sobre o assunto).

Em caso de os gases não serem corrosivos, como outros usuários afirmaram, o simples fato de estarem se acumulando dentro da caixa não poderia interferir no trabalho do falante ou até mesmo estufá-lo até danificar, já que não teriam outro caminho por onde sair?

Penso que, mesmo se tratando de caixa selada, sempre vai existir algum tipo de vazamento, permitindo a saída dos tais gases, mesmo que em pequena vazão, o problema estaria na relação entre a quantidade produzida e a capacidade de liberação.

Agradeço as considerações sobre o assunto.

Postado em

Saudações.

Um amigo está pretendendo mudar/organizar a instalação do trio dele, e estamos pensando em colocar a bateria auxiliar DENTRO da caixa SELADA de um 10PW3.

Antes que digam, não será possível construir a caixa de forma que a bateria fique pelo lado de fora, escondida em espaço "reservado" atrás da caixa, que seria a opção mais usual.

Quanto ao volume, não têm problema, pois está sendo calculado considerando a bateria e o falante, onde restará 17Lts livres.

Esse é o cenário, agora a dúvida:

Por se tratar de caixa selada, existe a possibilidade dos gases produzidos durante o processo de carga da bateria danificarem o falante, por serem corrosivos conforme post do Juliano no tópico http://autoforum.com...dpost&p=1032307 ? (foi o único tópico útil que encontrei sobre o assunto).

Em caso de os gases não serem corrosivos, como outros usuários afirmaram, o simples fato de estarem se acumulando dentro da caixa não poderia interferir no trabalho do falante ou até mesmo estufá-lo até danificar, já que não teriam outro caminho por onde sair?

Penso que, mesmo se tratando de caixa selada, sempre vai existir algum tipo de vazamento, permitindo a saída dos tais gases, mesmo que em pequena vazão, o problema estaria na relação entre a quantidade produzida e a capacidade de liberação.

Agradeço as considerações sobre o assunto.

Faz câmaras independentes, uma é a caixa selada propriamente dita e do lado o alojamento da bateria devidamente ventilada. A frente da caixa vc pode fazer uma só pra dar impressão que é a mesma caixa.

Postado em

Se cabe a bateria dentro, cabe a bateria fora. Basta fazer um recuo certinho no tamanho da bateria.

Dentro envolve problemas com manutenção. Além disto tem sim chance dos gases causarem corrosão nos falantes. Não vai atacar a bobina nem nada, mas provocará corrosão nas partes metálicas. Além disto você vai precisar de uma grande janela de manutenção.

Postado em

A bateria é livre de manutenção, então com isso não há que se preocupar, e a abertura do falante é suficiente para trabalhar com os terminais.

Realmente minha preocupação principal é com relação à corrosão ou de alguma forma interferir no funcionamento do falante pelo acúmulo do "vapor".

Colocar ela por fora da caixa é complicado, não pela construção da caixa, mas pela disposição dos equips, então essa será minha última opção, apenas se o uso interno for totalmente inviável.

Postado em

Não tem como fazer uma caixa assim, pra a bateria ficar por fora não ?

imagem.jpg

Era exatamente isso que eu ia tentar explicar, mesmo porque a bateria tem q ficar extremamente presa né!

Postado em

Bem, como disse no início, o foco não é criar uma abertura reservada na caixa para acomodar a bateria, isso seria o primeiro pensamento de qualquer pessoa... gostaria de saber as implicações de a bateria ficar dentro da caixa selada, inclusive, se fosse dutada já teria feito sem medo.

Se eu optar sempre pela solução mais simples, onde fica o aprendizado?

O projeto é esse da imagem, e as medidas estão todas em seus respectivos limites então, se eu fizer uma abertura na parte posterior da caixa, inevitavelmente vou perder volume, podendo interferir no rendimento do falante, por esse motivo estou evitando esta solução, além de talvez aprender um pouco mais sobre a questão, e não partir de imediato para o óbvio.

Então, só reforçando, a intenção é entender e aprender sobre as implicações de uma bateria dentro de uma caixa selada... compreendido?

projetopaulo.png

Postado em

Tá, vamos lá, eu sou engº químico, lí o tópico que você referenciou.

Baterias automotivas utilizam processo de chumbo ácido, ou seja, placas de chumbo mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico.

a reação do Pb + H2SO4 decompoe o ácido fazendo a sequinte reação:

Pb(s) + PbO2(s) + 2 H2SO4 (aq)----> 2 PbSO4(s) + 2 H2O(l)

Essa reação causa o deslocamento dos eletróns liberando energia Eletrica, ou seja, uma reação eletroquímica característica de uma pilha ou BATERIA como conhecemos.

a Reação inversa é utilizada para carregá-la e ocorre da seguinte maneira:

2 PbSO4(s) + 2 H2O(l) -----> Pb(s) + PbO2(s) + 4 H++ 2 SO4(2-)(aq)

Como Podemos porceber que o ácido sulfúrico não é estável produzindo cations de H+ (hidrogênio livre).

Sim higrogênio é inflamável, porém ele continua solubizilado na sua grande maioria,

Também embora eu nao tenha detalhes de qualtidades massicas ou molares, duvido que a quantidade de Hidrogenio liberado irá explodir seu carro.

Espero ter ajudado dessa vez.

Postado em

Tá, vamos lá, eu sou engº químico, lí o tópico que você referenciou.

Baterias automotivas utilizam processo de chumbo ácido, ou seja, placas de chumbo mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico.

a reação do Pb + H2SO4 decompoe o ácido fazendo a sequinte reação:

Pb(s) + PbO2(s) + 2 H2SO4 (aq)----> 2 PbSO4(s) + 2 H2O(l)

Essa reação causa o deslocamento dos eletróns liberando energia Eletrica, ou seja, uma reação eletroquímica característica de uma pilha ou BATERIA como conhecemos.

a Reação inversa é utilizada para carregá-la e ocorre da seguinte maneira:

2 PbSO4(s) + 2 H2O(l) -----> Pb(s) + PbO2(s) + 4 H++ 2 SO4(2-)(aq)

Como Podemos porceber que o ácido sulfúrico não é estável produzindo cations de H+ (hidrogênio livre).

Sim higrogênio é inflamável, porém ele continua solubizilado na sua grande maioria,

Também embora eu nao tenha detalhes de qualtidades massicas ou molares, duvido que a quantidade de Hidrogenio liberado irá explodir seu carro.

Espero ter ajudado dessa vez.

Saudações mlneto, muito obrigado por responder.

Apesar de só ter entendido o "H²O" de sua demonstração :) , percebi que existe a produção principalmente de hidrogênio, pois bem, até onde sei o hidrogênio é inflamável mas não é corrosivo, então posso concluir que o acúmulo desse gás no interior de uma caixa selada, em contato direto com as partes internas de um falante cujo cone é composto de celulose, teoricamente não irá deteriorar esse material.

O que me chamou a atenção foi o relato do Juliano no tópico citado acima e transcrito abaixo, onde ele afirma que a proximidade da bateria a um amplificador "derreteu a anodização do dissipador" indicando a presença de vapor ácido.

Olha Abreu, eu to com 2 baterias de caminhão na cabine da saveiro, uma atras de cada banco, nunca senti cheiro de acido, mas um amplificador que ficou perto de uma delas derreteu a anodização do dissipador, sinal que tem vapor de acido sim.

As minhas eu quero colocar de baixo da caçamba, tem um espaço enorme lá. Estou esperando chegar o suporte para estepe que vai debaixo da caçamba também para ver como as baterias vão ficar no epaço que sobrar.

Tenho certeza que se fizer um suporte, pode colocar debaixo da caçamba também porque ja vi varias rangers com kit gás nesse lugar.

Abs !

Juliano.

Eu e meu amigo estávamos reconferindo as medidas do PM e achamos que as benditas "alavancas" que sustentam a tampa do sedã, vão interferir drasticamente no projeto, então, se isso se confirmar, provavelmente a bateria não mais precisará ficar dentro da caixa, e infelizmente não poderei verificar o resultado prático dessa situação. Espero que não precise modificar, pois gostei bastante de como os equips ficaram dispostos.

De qualquer maneira, obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos, as suas informações foram de grande valia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...