Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

v1eira

2 P3 12 + Stetsom 2k5

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera!

To montando outro projetinho que pretendo ficar por um BOM tempo e conta com a ajuda de vcs.

Bem... vamos as dúvidas.

Caixa Definida: (Agradecimentos ao Lucas Rossi que me ajudou nas simulações)

Bem, chega de simulações, chega de teoria, vamos para a prática agora!

Medidas: MDF 18mm com reforços internos.

Altura: 48cm

Largura: 88cm

PM: 50cm

Pm: 35cm

145L brutos

Duto: 11 x 31 x 60 cm @ 35hz

Manual dos subs (P3 D2): http://www.rockfordf...bs-MAN_Rev2.pdf

Qual módulo?

Taramps TA 2000 definido.

Entrou Stetsom 2k5 14/12.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos ao que já está definido.

Alimentação:

115ah Freedom estacionária;

55ah First Power AGM;

MC Booster 18F.

Cabos:

50mm para módulo mono e entre baterias;

9mm para SD 250 (já ligado);

6mm para subs;

RCA MTX ZN7 4ch.

Stereo (já funcionando):

SD 250.2

Mids Bravox CS60D;

Tweeters Selenium 1TW1;

Par de coaxiais Pioneer 70w RMS atrás;

O player é um Pioneer 3050UB velho de guerra. Carro é um Gol G5.

FOTOS:

5x4gsk.jpg

bbuck.jpg

nx3szk.jpg

2r59m3r.jpg

Editado por v1eira
Postado em

Amigo se for de classe AB vai faltar bateria não consegue mais uma freedom? muito boa essa bateria, acredito que qualquer um dos 3 vão te servir muito bem, vai tocar um subgrave de muita qualidade.

Postado em

O Lanzar já utilizei no meu sistema, só elogios, MUITO cavalo, tocou igual a Stetsom 5k2 no dobro da impedância, porém com um timbre mais macio, recomendo 100%.

A caixa, simulei no WINISD com 120L, fb em 35hz, duto 7 x 46 x 50, velocidade do ar no duto fica baixa, f3 28hz, f0 32hz, 3dB 35hz, 5dB 40hz, controle de cone excelente, aplicando 2000w só ultrapassa o xmax abaixo dos 28hz.

Você tem baterias de sobra, pode ligar o Lanzar em 0,5 ohms sem problema nenhum, tem tudo pra dar certo.

Postado em (editado)

Amigo se for de classe AB vai faltar bateria não consegue mais uma freedom? muito boa essa bateria, acredito que qualquer um dos 3 vão te servir muito bem, vai tocar um subgrave de muita qualidade.

Infelizmente mais bateria não dá, tem 2 atrás do banco já e estão no limite, nem consigo colocar o banco muito pra trás kkk

Acredito que com isso de bateria dê pra tocar tranquilo o pouco que ligo no talo, coisa de 20 min no máximo... não sou de ficar horas tocando não hehe

Essas baterias são independentes do sistema do carro, eu carrego elas no carregador guerreiro aqui hehe

Vlw pela opinião.

O Lanzar já utilizei no meu sistema, só elogios, MUITO cavalo, tocou igual a Stetsom 5k2 no dobro da impedância, porém com um timbre mais macio, recomendo 100%.

A caixa, simulei no WINISD com 120L, fb em 35hz, duto 7 x 46 x 50, velocidade do ar no duto fica baixa, f3 28hz, f0 32hz, 3dB 35hz, 5dB 40hz, controle de cone excelente, aplicando 2000w só ultrapassa o xmax abaixo dos 28hz.

Você tem baterias de sobra, pode ligar o Lanzar em 0,5 ohms sem problema nenhum, tem tudo pra dar certo.

Fala Lucas blz?

Realmente o ampli parece ser bem fortinho, a decisão está beeem dificil hehe

Quanto as medidas do duto... vamos lá.

A altura vc mediu em relação ao comprimento do duto ou a altura mesmo? Digo isso porque a caixa vai ser com os subs virados pra cima, duto pra cima, só pra eu me situar aqui hehe... nessas medidas infelizmente não vai caber =/

Poderia aumentar a largura do duto pra compensar a perda de altura? O máximo que dá pra tirar de altura do DUTO é 38cm...

Vlw pela força Lucas.

EDIT: Peguei essa caixa do Diego Alves para 2 P3 de 15, as medidas estão já no limite, só que a dele era "meio-trapezoidal". O carro dele tb era um Gol G5.

Quem sabe fica melhor trabalhar nessas medidas.

fosgatep3caixa.jpg

Editado por v1eira
Postado em

A altura do duto, eu fiz em relação a altura da caixa e a madeira utilizada, no caso 22mm, ai descontado as duas chapas, daria 45,6cm. (~46)

O duto você pode fazer assim, 8,5cm largura x 38cm altura x 51cm comprimento, dá nos mesmos 35hz, igual a caixa acima.

Postado em

Lucas e se aumentar essa largura para uns 10cm, como fica o restante (A e C)? Isso pode "atrapalhar" no rendimento da caixa/subs?

Vlw.

Postado em

Aumentando pra 10cm, vai aumentar um pouco a área do duto, vai pra 380cm², muda um pouco o delay e a velocidade no ar do duto, mas nada significativo, a diferença é quase nula mesmo.

E pra manter a sintonia nos 35hz, tem que aumentar a profundidade do duto pra 62cm, lembrando que essas medidas são para uma caixa com 120L.

10 x 38 x 62

Essa área de 380cm², é como se fosse um pouco mais que 4 dutos de 4", ou seja, 2 dutos de 4" por sub.

Postado em

Acho que ficou um pouco grande a área do duto, o ideal seria em torno de 300~350cm² acredito eu.

O meu interesse seria diminuir essa altura, pois assim a caixa vai ficar bem rente a mala, no limite.

O duto retangular ocupa quanto na litragem +-? Cada P3 ocupa 5,5L, portanto 138-11 = 127 - "duto" = ?

As medidas do duto que vc ta me passando é com a espessura da MDF decontada certo?

Vlw cara.

Postado em

e ai viera

cara fui ver o jbl 14001 po axei um amp bem interessante ! será q ele é top ??? nunca vi ngm q usou pra dizer algo aki no forum, mas fikei com vontade de comprar um desses. O lanzar tbm ja foi bem usado e como dizer eh cavalo

vc pod passar por Mp aond cotou esses 2 amps e preço???

abraços

Postado em

Pow legal, vou acompanhar esse projeto ! Só não opino, pois não tem como !

Só uma sugestão, já pensou em utilizar baterias AGM Slim ? ficaria bacana !

Postado em

sim eh 2ohm finais o jbl, porem esse modelo 14001, ja saiu de linha andei pesquisando sobre ele tbm, nao eh mais fabricado entrou um novo q é carcaça preta com cortes a 24db(antes eram 12) porem tem apenas 1000w e ainda possui led clip !!! ta 399$ no soniceletronicx

entao axo meio furada comprar algo com preço de novo sendo q nem eh mais fabricado !

Postado em

e ai viera

cara fui ver o jbl 14001 po axei um amp bem interessante ! será q ele é top ??? nunca vi ngm q usou pra dizer algo aki no forum, mas fikei com vontade de comprar um desses. O lanzar tbm ja foi bem usado e como dizer eh cavalo

vc pod passar por Mp aond cotou esses 2 amps e preço???

abraços

Te mandei MP :legal:

[¨] belo sub

:vts

Fala Kustella, tu tens um set semelhante né? hehe manda umas dicas aí da tua caixa ;)

Abs.

Pow legal, vou acompanhar esse projeto ! Só não opino, pois não tem como !

Só uma sugestão, já pensou em utilizar baterias AGM Slim ? ficaria bacana !

Vipper, eu não penso em mexer nas baterias agora, para isso eu teria que vender uma das minhas... o máximo que poderia fazer seria ligar as auxiliares em paralelo com a do cofre (40ah), porém iria forçar muito o alternador (60 ah). Nesse caso seria obrigado a fazer um BIG 3, estou estudando essa possibilidade.

Abs.

Postado em (editado)

não tinha visto que as baterias eram independentes achei que era 55 no cofre, iria no lanzar em 0,5 ohm amp parrudo desce pra caramba

O Lanzar demoraria um pouco mais pra chegar, pois iria vir da terra do tio sam mas entre todos seria o mais barato!

Eu iria no JBL, facil facil.

Ele é 2ohms de impendancia final?

É 2 ohms sim. Eu achei bem interessante o Dynamic Bass Optimization que ele tem, pelo que eu entendi, se tu corta o HP em 20hz e o LP em 80hz por exemplo, o bass boost trabalha nessa faixa... não sei se é isso, me corrigam se falei bobagem ;)

sim eh 2ohm finais o jbl, porem esse modelo 14001, ja saiu de linha andei pesquisando sobre ele tbm, nao eh mais fabricado entrou um novo q é carcaça preta com cortes a 24db(antes eram 12) porem tem apenas 1000w e ainda possui led clip !!! ta 399$ no soniceletronicx

entao axo meio furada comprar algo com preço de novo sendo q nem eh mais fabricado !

Eu acho que ainda é válido, pois o preço dele caiu bastante, deve ter sido por isso.... antes era na faixa de R$ 1200,00, agora se encontra por R$ 900,00 e o bom é que tem garantia.

Tem uma diferença do americano, o de lá é/era AB e o nacional é D.

Se aparecesse um Clarion DPX11551 novo eu abraçava na hora hehe nem sempre o que sai de linha é desvantajoso ;)

Abs.

Editado por v1eira
Postado em (editado)

Pessoal, a caixa está definida.

Medidas: MDF 18mm com reforços internos.

Altura: 48cm

Largura: 88cm

PM: 50cm

Pm: 35cm

145L brutos

Duto: 11 x 31 x 60 cm @ 35hz

Agora resta a dúvida quanto a qual ampli usar... coloquei o Taramps TA 2000 na lista, o que vcs acham?

Pelos relatos tem uma pegada boa, preço acessível e garantia.

Os P3 já estão vindo hehe devem chegar até terça da próxima semana.

Editado por v1eira
Postado em

Sem desmerecer o amp dele, muito menos a pessoa dele mas o ampli tem um bom tempo de uso e várias marcas, e o preço tá bem salgado, visto que mandando vim dos USA sai por menos... claro que tem a chance de ser taxado e tals...

Se for pra pegar um amp usado, quero em ótimas condiçoes e com pouco tempo de uso. (sim sou mega chato pra essas coisas hauahuaa)

Estou cogitando colocar um cross clarion pra dar um gás a mais hehe vai depender do módulo..

Abs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...